Bernardo Silva

Médio, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 3 jogos (31 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 38 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

cristiano_1904

Citação de: rdr10 em 15 de Maio de 2026, 12:52
Citação de: cristiano_1904 em 15 de Maio de 2026, 12:24
Citação de: rdr10 em 15 de Maio de 2026, 12:20
Citação de: cristiano_1904 em 15 de Maio de 2026, 12:03
Citação de: rdr10 em 15 de Maio de 2026, 11:55
Citação de: cristiano_1904 em 15 de Maio de 2026, 11:54
Citação de: joaonunes em 15 de Maio de 2026, 10:54
Citação de: cristiano_1904 em 15 de Maio de 2026, 10:50
Citação de: joaonunes em 15 de Maio de 2026, 10:43
Citação de: Croissant em 15 de Maio de 2026, 10:35
Citação de: skydevil em 15 de Maio de 2026, 10:30
Citação de: Croissant em 15 de Maio de 2026, 10:26Lógica de muita malta:
Ah e tal vou rejeitar um ordenado de 150K€ anuais em França e continuar a receber 35K anuais em Portugal porque assim mantenho a minha lealdade a Portugal.

E não há nenhum problema em escolher França, agora torna-se desnecessário fazer juras de amor aos portugueses e que vai voltar aos 32 anos para ainda ser útil.

No nivel da nossa liga e se ele não tiver nenhuma lesão que o limite, ia ser um jogador muito acima da média até aos 37 anos, tranquilamente.
Basta ver os veteranos que foram bons jogadores em toda a carreira que têm cá jogado, muitos deles quase aos 40 ainda dão cartas.

Se estamos a falar de Otamendis, Pepes e Thiagos Silvas são defesas centrais, GRs também são exceção e PL também é uma posição muito específica.

Há alguns médios que conseguem prolongar a sua carreira a um nível alto (Modric p.e.) mas não são todos.
Talvez consigo porque nunca teve o perfil de jogador físico e não tem grande histórico de lesões.

Posto isto, são jogadores profissionais e são muito raros os jogadores que vão para o clube de coração ainda no seu auge.

Principalmente agora que as diferenças salariais são absurdas.

Se fosse comigo com esta direção não metia lá um pé sequer.

Não é fisico? O Bernardo é o sempre um dos jogadores que mais quilómetros faz por jogo nas competições em que participa.

É lento (não tem velocidade de ponta) mas corre sempre grandes distâncias.
Isso vale para qualquer médio e não importa tanto distância percorrida mas sim os picos.

Compara por exemplo um Nuno Mendes e um Vitinha, qual achas que desgasta mais o corpo num jogo?

Nos meus tempos de futebolista também jogava a médio, estava longe de ser o que tinha mais velocidade ou resistência e era dos que naturalmente percorria maior distância.

Entre Vitinha e Nuno Mendes tenho zero dúvidas que o desgaste é muito maior no Nuno Mendes, acho que deste um mau exemplo já que o Nuno Mendes no PSG faz um pouco de tudo, tanto jogo exterior como interior, e aparece constantemente em zonas de finalização.
Não, um lateral faz naturalmente mais picos que um médio. Só se não atacar.

Obviamente que há médios que têm mais perfil "físico", os chamados box to box mas não são todos os médios que andam sempre em transporte rápido da bola.

Um Enzo terá mais desgaste que o Bernardo, são perfis diferentes.

Sim, o Nuno Mendes tem mais desgaste que o Vitinha, foi o que eu disse.
Eu dei como exemplo, mas o que não falta são laterais que se desgastam mais que médios. Era esse o ponto camarada.

A questão aqui é que inicialmente estavam a falar que um médio podia "durar menos" porque percorre mais distância, o que em si não quer dizer muito.

Não percebo qual é a tua dúvida.

O Bernardo foi durante bastante tempo um dos médios com mais capacidade fisica da Europa, ainda me recordo do famoso jogo contra o Liverpool que ele bate o recorde de kms corridos e aos 90 minutos andava a fazer sprints para fazer carrinhos.
Sim, como o kros que também tem um recorde de distância percorrida.

Não quer dizer é que sejam extraordinários fisicamente.

tiago1991

Citação de: slb_0793 em 15 de Maio de 2026, 11:48Faz ele muito bem, eu se fosse jogador de futebol a última coisa que faria era vir jogar para o tugão ou para este Benfica.

Mas isso ninguém mete em causa

Agora é ridículo é andar a falar disso aos anos, e não me venham com direções

Dos_Anjos

Muito bem, demonstra carácter.

Os 65% quiseram foi os Rafas, portanto agora que não chorem pelos Bernardos.

Karagounis1904

Citação de: Torrejano em 15 de Maio de 2026, 12:43
Citação de: MuchoG em 15 de Maio de 2026, 11:41Para mim a razão é simples. Deve estar a receber abordagens bem mais atraentes que o Benfica, e acredita que daqui a 2/3 ainda vai conseguir regressar e render desportivamente. Os atletas a este nível são ultra competitivos.

Se me desilude um bocadinho? Sim, mas entendo.

Nem mais. Foi o Bernardo que fomentou a ideia de voltar. Mas é dificil de criticar...
Quem? O fenerbache ou o besiktas? Por quando quiser voltar comia um grande cagalhao

burnvski

Citação de: Karagounis1904 em 15 de Maio de 2026, 13:08
Citação de: Torrejano em 15 de Maio de 2026, 12:43
Citação de: MuchoG em 15 de Maio de 2026, 11:41Para mim a razão é simples. Deve estar a receber abordagens bem mais atraentes que o Benfica, e acredita que daqui a 2/3 ainda vai conseguir regressar e render desportivamente. Os atletas a este nível são ultra competitivos.

Se me desilude um bocadinho? Sim, mas entendo.

Nem mais. Foi o Bernardo que fomentou a ideia de voltar. Mas é dificil de criticar...
Quem? O fenerbache ou o besiktas? Por quando quiser voltar comia um grande cagalhao

Vai para a juve.

Dennis

Citação de: Shoky em 15 de Maio de 2026, 10:56Passou a carreira toda a alimentar esta novela. Ele, por opção própria. Ninguém o obrigou a oferecer-se ao Benfica. Dizia que queria cumprir esse sonho, não queria vir em fim de carreira, mas em condições de ajudar, bla bla bla.

É mais que natural que agora as pessoas se virem contra ele. Vai fazer 32 anos. É a última chance de cumprir com o que dizia. E o que diz ele? Nesta fase, para o Benfica é que não.

Então, obviamente que o Benfica só tem uma coisa a fazer, fechar-lhe definitivamente as portas. Daqui a 2 ou 3 anos, de andarilho, que vá jogar ao pau com os ursos.
E se acham que não volta por ser o Rui Costa, ainda são mais tapadinhos que eu pensava. Ele não voltaria com ninguém, a estrelinha. Ele vê o Benfica como algo inferior.

Ele não deve nada ao Benfica, mas o Benfica também não lhe deve nada. É livre de tomar as suas decisões profissionais, mas os Benfiquistas também são livres de dizer que ele é mais um como todos os outros. Seja muito feliz, mas longe daqui. Não o quero cá.

Não concordo.
"Este" benfica (com minúscula) é, realmente, algo inferior.
Um Benfica a sério, um Benfica ao nível do que foi no tetra ou no primeiro ano do Roger Schmidt, ou um Benfica em renovação, que desse indicações de seguir no caminho certo, isso seria um desafio que daria gozo a ele ou a qualquer benfiquista.
Agora... "isto"? Isto que temos não é nada. Eu, por exemplo, não estou para "isto" e deixei de pagar quotas ao fim de 44 anos e deixei de ir ao estádio depois de 22 anos de cativo. Porque não me revejo nisto, porque não me dá qualquer alegria.
Para o Bernardo Silva, o motivo para regressar ao Benfica seria sempre a alegria de estar no clube do coração. Mas acredito que para ele, tal como para mim, isto já só traga tristeza e prefira manter-se longe.

Tacuara_7

Tudo certo para depois acabar no kebabao.

Não julgo, mas que não venha com juras de amor nem que quer muito vir aos 36 quando já ninguém o quiser.

O timing era agora.

Special_Red

A decisão é apenas dele. Nunca será nada no historial do Benfica, já q a única coisa que nos liga é ter feito a formação cá.

burnvski

Citação de: Special_Red em 15 de Maio de 2026, 13:27A decisão é apenas dele. Nunca será nada no historial do Benfica, já q a única coisa que nos liga é ter feito a formação cá.

Fará mais que o nosso presi

Redceltic

Citação de: burnvski em 15 de Maio de 2026, 13:29
Citação de: Special_Red em 15 de Maio de 2026, 13:27A decisão é apenas dele. Nunca será nada no historial do Benfica, já q a única coisa que nos liga é ter feito a formação cá.

Fará mais que o nosso presi

Lol

Redceltic

Citação de: Tacuara_7 em 15 de Maio de 2026, 13:22Tudo certo para depois acabar no kebabao.

Não julgo, mas que não venha com juras de amor nem que quer muito vir aos 36 quando já ninguém o quiser.

O timing era agora.

Deve achar a liga turca melhor. E depois falam do qi elevado.

skydevil

Como já aqui disse, o jogador tem legitimidade absoluta para decidir o melhor para o seu futuro pessoal e familiar, nomeadamente escolhendo a proposta financeiramente mais vantajosa.

Agora é óbvio que é absolutamente desnecessário andar a fazer juras de amor para depois fazer uma escolha diferente.

E o pessoal anda aqui a dizer que ele não escolhe o Benfica por causa do Rui Costa, mas é evidente que escolheu uma conta bancária mais recheada, o que é legítimo.

É mais uma lição de que hoje em dia não vale a pena glorificar jogadores e figuras dos clubes.

É por se glorificarem ex-jogadores do clube que hoje estamos como estamos.

Dito isto, boa sorte para o Bernardo, mas voltar ao Benfica daqui a uns anos espero sinceramente que não (até para bem dele).

Zeca_Diabo

Sempre é melhor que o presi, um escarro na história do clube

Spiritvs

Esta fixação pelo regresso de ex jogadores ao clube deve ser algo patológico no adn da maioria do benfiquistas.

Nunca vi um clube assim.

É todos os anos a mesma esperança bacoca que um ex jogador regresse.

O ano passado foi Félix o verão todo com um cheirinho de Nelson Semedo pelo meio, antes disso tinha sido o Renato, agora ia ser o Bernardo e ainda andam uns zumzum's de Cancelo no ar..

Eu não vejo esta merda nos outros clubes. Pode haver uns rumores esporádicos mas não como se passa aqui.

Que doença.

O'Brien

Citação de: Tacuara_7 em 15 de Maio de 2026, 13:22Tudo certo para depois acabar no kebabao.

O timing era agora.

Mas o timing era agora porquê?

O timing agora é que é errado com o circo temos. Um jogador devidamente inteligente e perspicaz, consegue perceber o que se passa no Benfica e a consequência será um autentico downgrade.

O ruizinho andou a ser adorado e também não fez nada pelo Benfica,  mal teve teve a minima oportunidade saltou fora, e só regressou porque não sabe fazer mais nada, e precisava de arranjar uma cunha para xular o clube de "coração"