Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Ghost.Of.Red


magoslb

Citação de: Ghost.Of.Red em 30 de Julho de 2015, 10:03
Citação de: magoslb em 30 de Julho de 2015, 10:02
Citação de: 10Baggio em 30 de Julho de 2015, 10:00
Citação de: sagan1976 em 30 de Julho de 2015, 09:48
Citação de: 10Baggio em 30 de Julho de 2015, 08:47
"Um carro nâo anda mais por ter mais rodas á frente"


De quem foi essa tirada eloquente?

Do dono do tópico...

Falas a sério?!

Está em todos os jornais de hoje...

Ando tão desiludido que nem olho para os jornais. Mas fdx, essa afirmação é obra! :crazy2:

Querem ver que o RV se vai transformar no Fonseca do porco? Ainda vamos acabar  jogar contra o Bayern de Leverkusen.

SorcereR

Citação de: VodkaBoy em 30 de Julho de 2015, 08:33
Citação de: O Soberbo em 30 de Julho de 2015, 02:01
Citação de: SuperGlorioso em 30 de Julho de 2015, 01:27
Pessoal, fizemos um punhado de jogos a brincar com um treinador novo. Calma!

Nao queimem o homem, primeiro vemos, depois julgamos...
Nós já estamos a ver. Primeiro foi: "Calma, é só o primeiro jogo..." Depois: "Calma, é só o segundo jogo..." E assim sucessivamente. Toda a gente está calma. Não estou a pedir o despedimento do treinador, como é óbvio. Estou só a notar que:

1. A pré-época foi mal planeada. Viagens e mais viagens, altitudes, passeios em Manhattan, jet lag, poucos jogos. Começar devagarinho, com Étoiles Carouges, para dar ritmo e moral, nunca fez mal a ninguém. Lembro-me de pré-épocas do Benfica com 10 jogos. Esta vai ter 5. Numa época em que chega um novo treinador, com novas ideias para implementar e que tem um grupo inicial de 30 jogadores, parece-me muito pouco.

2. Os poucos jogos fazem com que certos jogadores tenham ido só passear. Guzzo tem zero minutos, Lindelof fez 13, Nelson Oliveira 32, Nuno Santos 45.

3. Não se vê uma ideia de jogo. A produção ofensiva é aflitiva. Há inúmeros lances de ataque em que o Benfica tem 1 (um) jogador na área. O que se torna mais preocupante se pensarmos que, em geral, temos jogado mais com os potenciais titulares.

4. A equipa campeã (nem me refiro ao plantel) estava toda espremida e tinha lacunas evidentes. Era preciso reforçar a posição de Eliseu, Jardel e Pizzi, que serão bons suplentes mas não podem ser titulares de uma equipa com as ambições do Benfica. Em vez disso, criaram-se lacunas novas: a lesão do Salvio, a saída do Maxi e a venda do Lima.

5. Dentro de 10 dias começa a temporada, com um título oficial em disputa.

Tudo isto me parece preocupante. Se não podemos falar disto aqui, porque estamos "a queimar o homem", então para que é que serve o fórum? Para batermos todos muitas palmas, enganarmo-nos a nós próprios e dizermos que está tudo bem?
O que acabaste de fazer é o que preconizo que deve ser um debate racional. Expuseste as tuas preocupações de forma bem clara e todas fazem sentido.

Em geral concordo com as preocupações, mas do que conheço do Rui Vitória, ele tem outra visão.

1. Ele já afirmou mais do que uma vez e em clubes diferentes que não gosta de ter muitos jogos na pré-época. Segundo ele 5-6 jogos são mais que suficientes. Para mim, sendo um novo desafio, parecem-me poucos.

2. Quando se levam 30 jogadores para um estágio com 5 jogos, é óbvio que qlguns não vão ter muitos minutos, especialmente se se usar maioritariamente os que ele pensa constituir como equipa inicial. A questão aqui, penso eu, é que aparentemente ele não tinha a certeza de quem deveria excluir. E por isso levou para estágio todos aqueles a quem via potencial para utilizar.

3. Isso é de facto preocupante, pois deixa-nos a todos com muitas reservas em relação a esta época. Até a mim que tenho total confiança no Rui Vitória.

4. Aqui tenho de concordar com a forma como está a ser gerida a matéria de contratações e dispensas. O Benfica não tem dinheiro como teve nos ultimos 7 anos, por vários factores que não interessa dissecar aqui e agora. Posto isto, seguir o caminho de verificar se temos dentro de casa quem possa suprir algumas lacunas e só depois avançar para caras novas, parece-me uma boa politica, que aliás defendi enquanto cá estava o treinador anterior. (E antes que me venham com as 10 contratações já feitas, sem ser Carcela, nenhuma delas comportou custos enormes para o clube.)

5. Neste ponto, posso relembrar-te o que se passou em 2010. O Porto de Vilas Boas fez uma pré-época quase miserável, sem fio de jogo e com constantes derrotas, ao contrário do Benfica que aparecia goleador e motivado. Chegados à Supertaça, o Benfica foi completamente engolido pelo Porto, por isso o facto de estarmos mais ou menos preparados aparentemente, para mim vale pouco. Que a pré-época não tem empolgado os benfiquistas é um facto.

Para finalizar, o trabalho do Rui Vitória iria sempre ser dificil. Não só pelo peso de representar o Benfica e da pressão associada, bem como do período de onde vimos recentemente. Neste início as coisas parecem não estar a sair a 100% e devemos olhar para as razões para tal. A minha convicção é a de que o treinador sabe bem o que tem de fazer e chegará a altura em que todos veremos os resultados do seu trabalho.

1. Depende muito da análise do treinador. Há quem goste de expor as coisas em terreno de jogo e há os treinadores que gostam de expor mais em treinos. Ter menos jogos também implica que possas fazer mais nos treinos, apesar de esta semana ter tido muitos jogos. Deu para remediar coisas do 1º jogo com uma semana. Poucos ou muitos depende do treinador para treinador, também pode haver jogos de treino entre o plantel onde RV pode rectificar posicionamentos.

2. Sendo a primeira época no clube, há que ver todos os jogadores. Enquanto o treinador na sua segunda época e seguintes pode dar mais minutos aos jogadores que têm que se destacar porque o treinador sabe claramente o que os titulares da época passada valem, quando chega um treinador, com novas ideias e estilo de jogo há que ver todos os jogadores. Neste campo não interessa só os jogos, porque dá para perceber nos treinos. Não é por um se chamar Gaitan e outro Jonas que devem ter o lugar garantido, partem em vantagem pelo que demonstraram, mas têm que mostrar qualidade para o novo treinador.

3. Para o estilo de jogo que RV tenta implementar falta-nos claramente um jogador de area possante. Eu aqui chorei muito para que a contratação do Mitrovic fosse fechada porque sentia que precisávamos de um titular com essas características, em dados momentos do jogo podia colocar-se jonas atrás dele. Precisamos de alguém que arraste os centrais e que apareçam as segundas linhas a rematar (Talisca e Pizzi à cabeça, que jogam ambos no miolo. Um a 10 outro a 8) assim como os extremos. O problema é que esse único jogador que aparece na área normalmente é engolido pelos adversários, neste esquema é preciso um Matador. Enquanto num 442 os avançados têm que ter outras qualidades que não a finalização num 4231 a finalização tem que ser o foco principal da unidade atacante.

4. Creio que este dossiê tem muito haver com o RV analisar o jogadores do plantel, principais jogadores da equipa B e emprestados. Para as posições carenciadas (DD, DE, ED) foram contratados jogadores (Silvio, Marçal e Carcela). Além disso tens jogadores da equipa B que podem fazer as funções. A falta de um 8 deve dar-se ao facto de mudarmos de estilo de jogo. Em 4-2-3-1 temos jogadores com capacidade para fazer a posição. Em relação ao PL, não duvido que chegue um. Quase que se fechou o Mitrovic e ainda tinhamos Lima, Jonas, Jonathan e Nelson. Depois acredito que se tenha entrado em Stand-by. Acredito que a opção Chicharito seja incluída na venda do Gaitan, apesar de a finalização não ser o seu ponto mais forte, acredito que cause muitos estragos na nossa liga.

5. A pré-época tem sido bastante fraca, é um facto inegável. Mas há coisas que tenho gostado na equipa assim como há outras que tenho desgostado. Veremos o que a época nos trará, não faz sentido despedir o RV com base numa pré-época.

Taliscão

Citação de: Ghost.Of.Red em 30 de Julho de 2015, 10:03
Citação de: aguia1 em 30 de Julho de 2015, 09:59
As criticas ao RV sao normais. O outro que ganhava titulos era criticado e rotulado de limitado em muitos aspectos por alguns users.

E era bem limitado, só assim se explica que com um plantel de luxo tenha perdido campeonatos para o Vitó que tinha um plantel bem inferior.

Mas este Vitória sempre mostrou isso em todos os clubes por onde passou, ñ passa de um treinador que só sabe jogar na retranca, bloco médio-baixo, e ataques rápidos. Qdo tinha de fazer o jogo - o Guimarães em casa com equipa mais fracas - era quase sistematicamente incapaz de fazer a diferença.

Erro de casting monumental.

O único português capaz de pegar nisto era o Marco Silva.
Entao passamos de um treinador limitado para um treinador retrancado?

SorcereR

Citação de: Ghost.Of.Red em 30 de Julho de 2015, 10:03
Citação de: aguia1 em 30 de Julho de 2015, 09:59
As criticas ao RV sao normais. O outro que ganhava titulos era criticado e rotulado de limitado em muitos aspectos por alguns users.

E era bem limitado, só assim se explica que com um plantel de luxo tenha perdido campeonatos para o Vitó que tinha um plantel bem inferior.

Mas este Vitória sempre mostrou isso em todos os clubes por onde passou, ñ passa de um treinador que só sabe jogar na retranca, bloco médio-baixo, e ataques rápidos. Qdo tinha de fazer o jogo - o Guimarães em casa com equipa mais fracas - era quase sistematicamente incapaz de fazer a diferença.

Erro de casting monumental.

O único português capaz de pegar nisto era o Marco Silva.

Apesar de concordar contigo de forma geral, o Vitória do ano passado tinha um plantel que há entrada para a liga era bastante fraco. Andavam muito em crise, mas mesmo assim conseguiu fazer um bom resultado, mas nem sempre com as melhores exibições.

O Marco Silva seria a minha escolha, já há alguns anos (não vou muito à bola com o JJ, apesar de lhe reconhecer qualidades). Mas também sei que o sporting meteu uma clausula anti-Benfica e o Benfica ter que esperar até ao desfecho do processo sporting-marco silva para contratar um treinador podia ser prejudicial. O sporting apenas meteu o processo para se certificar que o Benfica não o podia ir buscar, na minha optica.

Trezeguet

O único português capaz de pegar nisto era o Marco Silva.

fantástico...

e depois começavam os treinos uns dias antes da supertaça e ficavam todos felizes só porque tínhamos o Marco Silva.

isso sim, gestão fabulosa...

Ghost.Of.Red

Citação de: Trezeguet em 30 de Julho de 2015, 10:10
O único português capaz de pegar nisto era o Marco Silva.

fantástico...

e depois começavam os treinos uns dias antes da supertaça e ficavam todos felizes só porque tínhamos o Marco Silva.

isso sim, gestão fabulosa...

Então escolhiamos um técnico estrangeiro, ou só havia a opção Rui "Zerinho" Vitória

magoslb

Citação de: Ghost.Of.Red em 30 de Julho de 2015, 10:03
Citação de: aguia1 em 30 de Julho de 2015, 09:59
As criticas ao RV sao normais. O outro que ganhava titulos era criticado e rotulado de limitado em muitos aspectos por alguns users.

E era bem limitado, só assim se explica que com um plantel de luxo tenha perdido campeonatos para o Vitó que tinha um plantel bem inferior.

Mas este Vitória sempre mostrou isso em todos os clubes por onde passou, ñ passa de um treinador que só sabe jogar na retranca, bloco médio-baixo, e ataques rápidos. Qdo tinha de fazer o jogo - o Guimarães em casa com equipa mais fracas - era quase sistematicamente incapaz de fazer a diferença.

Erro de casting monumental.

O único português capaz de pegar nisto era o Marco Silva.

Mas esse era o que muitos benfiquistas queriam, isso assim não pode ser, isto sem dificuldades não tem piada.

Workaluk

Citação de: Taliscão em 30 de Julho de 2015, 10:09
Citação de: Ghost.Of.Red em 30 de Julho de 2015, 10:03
Citação de: aguia1 em 30 de Julho de 2015, 09:59
As criticas ao RV sao normais. O outro que ganhava titulos era criticado e rotulado de limitado em muitos aspectos por alguns users.

E era bem limitado, só assim se explica que com um plantel de luxo tenha perdido campeonatos para o Vitó que tinha um plantel bem inferior.

Mas este Vitória sempre mostrou isso em todos os clubes por onde passou, ñ passa de um treinador que só sabe jogar na retranca, bloco médio-baixo, e ataques rápidos. Qdo tinha de fazer o jogo - o Guimarães em casa com equipa mais fracas - era quase sistematicamente incapaz de fazer a diferença.

Erro de casting monumental.

O único português capaz de pegar nisto era o Marco Silva.
Entao passamos de um treinador limitado para um treinador retrancado?

Passamos de um treinador que esteve cá 6 anos, ganhou 3 campeonatos mas tambem perdeu 3 campeonatos de forma idiota, alem de outras vergonhas que mais vale nem lembrar, para um que ainda antes de ter feito 1 minuto de um jogo Oficial, já está a ser queimado por toda a gente.

Trezeguet

Citação de: Ghost.Of.Red em 30 de Julho de 2015, 10:12
Citação de: Trezeguet em 30 de Julho de 2015, 10:10
O único português capaz de pegar nisto era o Marco Silva.

fantástico...

e depois começavam os treinos uns dias antes da supertaça e ficavam todos felizes só porque tínhamos o Marco Silva.

isso sim, gestão fabulosa...

Então escolhiamos um técnico estrangeiro, ou só havia a opção Rui "Zerinho" Vitória
isso é diferente, tu apenas querias o MS.

trainmaniac


Ghost.Of.Red

Citação de: Trezeguet em 30 de Julho de 2015, 10:12
Citação de: Ghost.Of.Red em 30 de Julho de 2015, 10:12
Citação de: Trezeguet em 30 de Julho de 2015, 10:10
O único português capaz de pegar nisto era o Marco Silva.

fantástico...

e depois começavam os treinos uns dias antes da supertaça e ficavam todos felizes só porque tínhamos o Marco Silva.

isso sim, gestão fabulosa...

Então escolhiamos um técnico estrangeiro, ou só havia a opção Rui "Zerinho" Vitória
isso é diferente, tu apenas querias o MS.

Como português, que pelos vistos era a única alternativa aos olhos de Vieira.

Taliscão

Correram com o Marco Silva dos lagartos porque queriam melhor, mas aqui já ficavam satisfeitos com o Marco a treinador!

Eu também gosto do Marco, mas ainda está uns furos a baixo do Jesus, tenham calma.

Trezeguet

Citação de: Taliscão em 30 de Julho de 2015, 10:13
Correram com o Marco Silva dos lagartos porque queriam melhor, mas aqui já ficavam satisfeitos com o Marco a treinador!

Eu também gosto do Marco, mas ainda está uns furos a baixo do Jesus, tenham calma.
eu sei PAslb, para ti até um Guardiola está furos a baixo do Jesus.

blog benficaatemorrer

Citação de: Taliscão em 30 de Julho de 2015, 10:13
Correram com o Marco Silva dos lagartos porque queriam melhor, mas aqui já ficavam satisfeitos com o Marco a treinador!

Eu também gosto do Marco, mas ainda está uns furos a baixo do Jesus, tenham calma.
mas o bácoro é chamado para aqui porquê?