Sergei Yuran

Avançado, 55 anos,
Rússia
Equipa Principal: 3 épocas (1991-1994), 96 jogos (7242 minutos), 34 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

Pancho Lopes 67

Citação de: Shoky em 06 de Março de 2015, 14:03
Saudade?

Yuran. "O FC Porto era uma família. O Benfica era uma... brincadeira"

Alguma recordação especial dessa época? Ahhhh, claro que é aquele golo na Luz [2 de Outubro de 1994]. Marquei o 1-0 aos 65 minutos, fui expulso por dois amarelos aos 75'' e o Isaías empatou aos 90''. Acabou 1-1, mas marcar aquele golo foi muito bom, libertador. A caminho do balneário, o José Mourinho, naquele estilo que ainda hoje lhe é característico, agarrou-se a mim e gritava para o ar ''és o maior'', ''estás aqui é para marcar'', ''mostraste aos gajos que és bom'', ''deste-lhes uma lição''. Eu só me ria, enquanto os jogadores do Benfica seguiam cabisbaixos, como o treinador [Artur Jorge] e até o presidente [Manuel Damásio]. O Mourinho deixou a porta do balneário aberta e continuou a falar altíssimo, para os do Benfica ouvirem.

Para não falar que o lugar dos Assassinos não é em Saudade. Por algum motivo o Kulkov está lá e o Yuran não.

Não o condeno, foi DISPENSADO do Benfica, existe uma humilhação maior para um jogador do que esta?

Elvis the Pelvis

Essas declarações têm um contexto, e ele fala em termos de espírito de grupo, coesão do balneário. Surpreendentemente ou talvez não, tem razão. O Benfica tinha melhores jogadores e melhor equipa que o fcp naqueles anos, mas as equipas do fcp eram mais homogéneas. Até o próprio Mozer disse-o várias vezes nos últimos anos. Isso não significa que esteja a dizer que o fcp é maior ou melhor, porque não é. Até ganhou mais títulos no Benfica que nos corruptos.

Como jogador, era muito bom. Extremamente forte fisicamente, dificílimo de marcar pelos adversários, bom tecnicamente apesar de não ser top. Infelizmente tinha problemas fora do campo, ele e o Kulkov, que impediu que atingissem todo o potencial que tinham.

Çula

Trezeguet

Yuran: «Astana? Benfica não pode jogar só com uma perna»
Jogou no Benfica, treinou o Astana. Sergei Yuran faz, ao Maisfutebol, a antevisão do jogo de estreia dos encarnados na Champions. E comenta a mudança de Jesus: «Quem quiser fazer toda a vida a mesma coisa que vá pastar»

Não é fácil encontrar uma linha que ligue o Benfica ao Astana, o primeiro adversário das águias na campanha desta época na Liga dos Campeões. O emblema do Cazaquistão estreia-se na prova milionária e, mais do que isso, tem uma história curtíssima. No seu primeiro ano de vida, para se ter uma ideia, o Benfica era treinado por...Quique Flores.

Precisamente, o Astana foi fundado em 2009. Quando realizou o seu primeiro jogo oficial, em março desse ano, o Benfica já tinha festejado o seu 105º aniversário.

Mas a linha que une os dois clubes existe. Ténue, mas descoberta pelo Maisfutebol. Falamos de Sergei Yuran, avançado que representou o Benfica entre 1991 e 1994, e treinou o Astana em 2009. Foi o terceiro treinador da equipa nesse ano e deixou-a no segundo lugar. O clube ainda era conhecido por Lokomotiv Astana, pois o principal patrocinador era a companhia estatal de caminhos-de-ferro.

Ora o Maisfutebol descobriu Yuran na Rússia. Está por casa, desempregado, depois de ter treinado o Baltika Kaliningrad, na época passada. Aguarda que o telefone toque. Tocou, mas não com uma oferta de trabalho.

O que não faz o russo perder a simpatia. Num português quase impecável traça-nos o perfil do embate da Luz...e da segunda volta.

«O Benfica é favorito, claro (risos). Ainda por cima em casa...Não vai ter qualquer problema. Quando for lá já é diferente. É muito longe. A viagem cansa sempre e pode fazer alguma mossa. Mas o Astana não é muito forte», assegura.

Yuran salienta que o Astana de hoje já é muito diferente da equipa que treinou, há seis anos. O que não quer dizer que algumas coisas não se mantenham intactas.

E dá exemplos: «É uma equipa que não tem estrelas e onde os jogadores trabalham muito. É uma equipa dura, trabalhadora, do primeiro ao último minuto. O Benfica vai ter de estar concentrado e de trabalhar muito também.»

A sobranceria e o excesso de confiança poder ser o inimigo maior do Benfica na abertura da Liga dos Campeões. «Não podem pensar que dá para jogar só com uma perna», alerta.

«Se pensam que a outra equipa não está ao nível deles, vai ser mau para o Benfica. Se trabalharem, não terão problemas. Vai ser três ou quatro zero», vaticina.

«Não tenho preferência. Sei que o Benfica ganha»

O jogo da Luz terá sentido único. Essa é a convicção de Yuran, que vê o Astana com «onze jogadores atrás da linha da bola».

«Vão tentar defender, principalmente. E depois um contra-ataque para aproveitar um momento de pouca concentração do Benfica. Acho que é o normal», considera. E explica porquê: «Para o Astana já é histórico chegar à fase de grupos. Já ganharam o prémio.»

E esse dado até pode jogar a favor da equipa. «Não têm pressão, toda a gente acha que vão perder os jogos todos. O Benfica precisa de ganhar, toda a gente vai falar de ganhar, está mais pressionado», avisa Yuran.

Questionado sobre uma eventual preferência entre os dois clubes, o, agora, treinador brinca: «Não tenho preferência. Sei que o Benfica ganha aí e lá (risos). Falta saber a diferença mas aposto em três ou quatro zero...»

Olhando mais para a frente, Yuran antevê, já, a viagem do Benfica à capital do Cazaquistão. Será dia de celebração para os locais, garante.

«O país é um espetáculo. A viagem é longa, mas o Benfica vai ser recebido em festa. Vão querer ganhar claro, mas acima de tudo os sócios vão fazer uma grande festa e vão encher o estádio. É a primeira vez que o Benfica vai lá jogar. Se calhar vão passar 50 anos até irem lá outra vez...», comenta. E ninguém pode dizer que seja um vaticínio demasiado arriscado.

«Jesus? Foi como eu e Kulkov, uma bomba!»

Era impossível falar com Sergei Yuran e não recordar a mudança que marcou o verão de 1994, quando trocou o campeão Benfica pelo FC Porto, onde também iria festejar o título. Yuran e Kulkov rumaram ao norte e o país ficou abalado com a notícia.

Para o russo foi parecido com o que Jorge Jesus fez esta época. «É um bocado como isso é», atira entre risos . «Foi uma bomba», diz. Com mais risos pelo meio. Passados tantos anos, o tema parece divertir Yuran.

Sobre Jesus, e já mais a sério, garante que uma coisa não houve: surpresa. «Sinceramente não fiquei surpreendido», diz.

«Ele esteve lá muitos anos, ganhou campeonatos, esteve na final da Liga Europa. Acho que sentiu que o trabalho dele estava feito. E agora no Sporting vai fazer um bom trabalho de certeza. Vi o jogo com o CSKA e não tiveram sorte. Aqui em Moscovo fizeram uma primeira parte espetacular, não deram nenhuma chance. No final, aqueles dois golos...Foi pena. Mas a equipa é boa, eu gostei», elogia.

Sobre a mudança, Yuran diz que «sair do Benfica e ir para o Sporting nunca é fácil», como não foi no seu caso, quando rumou a norte. «Em Espanha ou Itália isso é normal, mas Portugal é diferente. Mais pelos sócios, claro, a quem custa muito. Mas olhe, é a vida, têm de aceitar. São jogadores, são treinadores, têm de continuar a carreira», sublinha.

Para quem muda, garante Yuran «não é difícil» encarar a nova realidade. Acima de tudo está o profissionalismo.

«Vai chegar uma pessoa e culpar-nos, outros vão culpar outros. Mas depois passa. Temos de pensar com a cabeça e não com o coração. Se queres trabalho, tens de trabalhar. Se antigamente já não era fácil, hoje é impossível estar sempre só no Benfica ou só no FC Porto. Quem quiser fazer uma coisa a vida toda mais vale ir pastar...», remata.

Ainda a propósito do FC Porto, o seu outro clube em Portugal, Yuran, que continua espectador atento do futebol português e garante ter «Portugal no coração», diz que «não está tão forte como há três ou quatro anos».

«Nessa altura era muito forte, não dava hipóteses a ninguém. O Benfica aproximou-se. Então com o tempo em que estive aí é que não tem mesmo nada a ver. O Benfica está muito mais perto do FC Porto agora, claro», completa.

http://www.maisfutebol.iol.pt/champions/liga-campeoes/yuran-astana-benfica-nao-pode-jogar-so-com-uma-perna

ff77

Um merdas como sempre foi.

SonicYouth

Continua sentadinho no sofá, mono.
Have fun

Holmesreis

Hoje vamos jogar a Setúbal e lembrei-me deste palhaço na copiosa derrota que sofremos (5-2) em 1993-94. Falhou 2 golos certos e isolado frente ao guarda-redes (salvo erro, o José Carlos que era um frangueiro de primeira),depois de dois passes açucarados do João Vieira Pinto. Ao falhar um deles, começa a barafustar com o árbitro que era o José Pratas e levou um amarelo estúpido.

Muito potencial, pouca cabeça.

Trezeguet

Sergei Yuran, antigo jogador de Benfica e Dínamo Kiev, concedeu uma entrevista ao site do emblema ucraniano, próximo adversário das águias na Liga dos Campeões, onde analisa a partida entre os dois clubes marcada para a próxima quarta-feira. O ex-avançado, de 47 anos, espera um jogo complicado para o Dínamo Kiev.

"Benfica é um clube de bom nível na Europa e é sempre um candidato. Tem uma equipa forte, com jogadores de alto nível, e, por isso, será difícil para o Dínamo Kiev. Mas espero que joguem bem", atirou o antigo jogador, lembrando que os ucranianos "estão a jogar com vontade e dedicação".

Falando dos tempos em que foi futebolista, Yuran lembrou ainda que esteve muito perto de rumar a Inglaterra. Mas o clube da Luz antecipou-se... "Podia ter ido para o Liverpool. Estive perto de viajar para Inglaterra para assinar contrato, mas, nos últimos instantes, o Benfica ofereceu uma grande verba pela transferência e tudo mudou em poucos dias", começou por dizer o ex-avançado, de 47 anos, garantindo que não se arrependeu da decisão: "Ambos os clubes tinham grandes nomes e uma história rica."

_JonasThern_

Citação de: Pancho Lopes 67 em 06 de Março de 2015, 14:15
Citação de: Shoky em 06 de Março de 2015, 14:03
Saudade?

Yuran. "O FC Porto era uma família. O Benfica era uma... brincadeira"

Alguma recordação especial dessa época? Ahhhh, claro que é aquele golo na Luz [2 de Outubro de 1994]. Marquei o 1-0 aos 65 minutos, fui expulso por dois amarelos aos 75'' e o Isaías empatou aos 90''. Acabou 1-1, mas marcar aquele golo foi muito bom, libertador. A caminho do balneário, o José Mourinho, naquele estilo que ainda hoje lhe é característico, agarrou-se a mim e gritava para o ar ''és o maior'', ''estás aqui é para marcar'', ''mostraste aos gajos que és bom'', ''deste-lhes uma lição''. Eu só me ria, enquanto os jogadores do Benfica seguiam cabisbaixos, como o treinador [Artur Jorge] e até o presidente [Manuel Damásio]. O Mourinho deixou a porta do balneário aberta e continuou a falar altíssimo, para os do Benfica ouvirem.

Para não falar que o lugar dos Assassinos não é em Saudade. Por algum motivo o Kulkov está lá e o Yuran não.

Não o condeno, foi DISPENSADO do Benfica, existe uma humilhação maior para um jogador do que esta?

Eu destaco dai as declarações do Mourinho. Mostraste aos gajos. Benfiquista dizem alguns.

TJSF

O Mourinho nessa altura era o cão de guarda do Bobby Robson.

Enviado do meu ZTE BLADE A512 através de Tapatalk

Enzo Pérez

''Se o Benfica jogar com confiança não dará hipóteses ao Dínamo.''

20simao1

ficou triste pelas finais perdidas na LE? Dessa não estava à espera, mas resta saber se estava a falar a sério :p

Alento

Oh Yuran vai para a puta que te pariu.

Monte de esterco.

Já agora, porque é que o tópico do Cabrao do Kulkov não está também em ex funcionários?

Existe alguma razão?

Pancho Lopes 67

Ida de Yuran para o Benfica dava um filme: «Posso ser preso por andar com moeda estrangeira»
Ex-internacional russo lembra transferência para as águias, em 1991, e como tudo se desenrolou de forma estranha

O destino alterado à última da hora, o dinheiro não declarado no contrato ou até mesmo os 20 pares de sapatilhas que comprou só porque sim. A transferência de Sergei Yuran do Dínamo de Kiev para o Benfica, em 1991, foi uma verdadeira peripécia com um guião perfeito para um filme digno de Hollywood.

O antigo internacional russo, que também chegou a representar em Portugal o FC Porto, voltou atrás no tempo esta quarta-feira, em entrevista exclusiva a um podcast russo sobre desporto, e recordou o momento em que o Benfica se intrometeu nas negociações entre o avançado e o Liverpool e como tudo se desenrolou de forma suspeita.

"O Dínamo Kiev na altura estava a trabalhar com o famoso empresário Pini Zahavi, ele disse-me que íamos viajar para Liverpool. Eu pensei: 'Bem, fantástico, romântico'. Eu já tinha o visto [para viajar para Inglaterra] e à última da hora dizem-me: 'Vais para o Benfica' e aí eu pensei: 'Bem, ótimo, Portugal'. O que aconteceu é que o Liverpool tinha oferecido 2 milhões de euros e o Benfica chegou com 2,8 M€. Mais tarde, descobri que eles [empresário e o Dínamo Kiev] nem quiseram conversar mais [sobre o negócio]", começou por recordar Sergey Yuran, antes de revelar como se desenvolveram as negociações com as águias, num hotel em Lisboa.

"O diretor financeiro e o tradutor vieram ter comigo à noite e deram-me 50 mil dólares (cerca de 42 mil euros). Eu pensei: 'Porra, agora vai haver aqui alguma provocação'. Afastei-me. O tradutor disse que eu tinha de assinar. Eu disse: 'Não, vou assinar a minha própria sentença. Por andar com moeda estrangeira posso ficar preso até 10 anos. Eles estão a recrutar-me desta forma'", lembrou.

"Fiquei uma hora e meia sentado sem assinar, o diretor financeiro mostrou-me os documentos, mas nem toquei em nada para não deixar as minhas impressões digitais. Aí, o tradutor diz-me: 'Isso está incluído no contrato, o resto estará na tua conta bancária'. Eu respondo: 'Bem, sim, eu sei. O resto não será necessário. Acho que é uma falsificação, com certeza'. Depois ligaram-me e eu falei com eles. Peguei no dinheiro e imediatamente comprei 20 pares de ténis da Adidas. Também comprei umas calças. Já na caixa, eles olharam para mim e eu pensei: Não importa, e se de repente eles vendem tudo e não vai haver mais? No início foi difícil viver outra realidade", concluiu.

Alexandre1976

Foi um dos melhores marcadores da edição experimental da Champions League em 1991-1992 juntamente com Jean Pierre Papin.Na época anterior marcou em Camp Nou ao Barcelona com a camisola do Dinamo De Kiev.