Sven-Göran Eriksson

Treinador, (1948-02-05 - 2024-08-26),
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1982-1984, 1989-1992), 241 jogos (163 vitórias, 48 empates, 30 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

_Huji_Slb

R.I.P

uns dos melhores treinadores da historia a passar pelo o glorioso.

Menino de Ouro RS

keivy

Ghost.Of.Red

RIP - um dos primeiros treinadores que conheci no Benfica e um dos senão o melhor que me lembre de ver por cá.

GloriaEterna1904

Infelizmente não tive o privilégio de viver de perto essas glórias antigas com as quais o Mister nos premiou.
Fico feliz por ter sido homenageado ainda em vida tal e qual como merecia.

Que nós Benfiquistas possamos retribuir e honrar a sua história devolvendo a identidade e exigência com a qual o Mister viveu e tão bem compreendeu noutros tempos.

Que descanse em paz, bem merece!

Um dos grandes.

Festivus

Citação de: GloriaEterna1904 em 26 de Agosto de 2024, 15:55Infelizmente não tive o privilégio de viver de perto essas glórias antigas com as quais o Mister nos premiou.
Fico feliz por ter sido homenageado ainda em vida tal e qual como merecia.

Que nós Benfiquistas possamos retribuir e honrar a sua história devolvendo a identidade e exigência com a qual o Mister viveu e tão bem compreendeu noutros tempos.

Que descanse em paz, bem merece!

Um dos grandes.
Nem eu tive. Pois nasci em 1990. As minhas memórias mais sólidas dele são como seleccionador inglês.

Mas claro que sempre soube que o Eriksson treinou o Benfica. É importante os pais contarem a história do clube aos seus filhos benfiquistas.

Red2802

Citação de: Elvis the Pelvis em 26 de Agosto de 2024, 15:35
Citação de: Red2802 em 26 de Agosto de 2024, 14:53
Citação de: txjose em 26 de Agosto de 2024, 14:31Até já mister.

Depois do Benfica ser eliminado na Taça dos Campeões (não me lembro da época), Sven disse nos jornais (uma coisa parecida).

"A partir de agora, às Quarta-Feira os jogadores em vez de estar a jogar vão ver os jogos na TV"

Completamente furioso mas com uma postura de gentleman.

Isso deve ter sido na eliminação com a Roma em 90/91 para a Taça Uefa.

Repara:

82/83 - Finalista da Taça Uefa
83/84 - Eliminado da TCE pelo Liverpool

89/90 - Finalista da TCE com Milan
90-91 - 1 Ronda da Taça Uefa com Roma
91-92 - Eliminado pelo Barcelona em Camp Nou num jogo cuja vitória daria acesso a mais uma final da TCE (o vencedor do grupo tinha acesso à final).

Ou seja:

Em cinco anos perdeu duas finais, foi eliminado duas vezes pelos campeões europeus desse ano (Liverpool em 84 e Barcelona em 92).

Sobra a eliminação com a Roma como a pior prestação europeia do Benfica de Eriksson.

Patamares...

Certíssimo.

A de 84 foi nos quartos de final da Taça/Liga dos Campeões. Esse Liverpool era apenas a melhor equipa da Europa.

Em 1992 foi contra o Dream Team do Cruyff. E o Benfica tinha também uma excelente equipa, deu bastante luta lá em Camp Nou, perdendo 2-1. Cá na Luz foi 0-0 e o Benfica podia perfeitamente ter vencido. No final do jogo, os benfiquistas assobiaram fortemente a equipa... por empatar contra o Barcelona. Outros tempos, outra exigência.

A eliminação contra a Roma em 90/91 foi realmente a única eliminação precoce e surpreendente. Essa Roma acho que foi à final da Uefa nesse ano, mas perdeu para o Inter.

Fui ver o jogo do Barcelona à Luz.

Podíamos ter ganho mas também podíamos ter perdido...

O Laudrup e o Stoitchkov puseram a cabeça dos defesas do Benfica em água...

Era um Barcelona de sonho que viria a sagrar-se campeão europeu pela primeira vez na sua história, em Wembley frente à Sampdoria, no famoso livre do Koeman.

Olha aí a relíquia...

Cloughie

Que tenha o descanso merecido.

Uma das maiores figuras da longa história de 120 anos do Sport Lisboa e Benfica.

bmuc79

Aconteceu o inevitável.
É uma lenda do clube que marcou uma era.

Como Benfiquista há 2 jogos  que jamais esquecerei e este Senhor o responsável.

Morre um bocadinho de tds nós.
Que descanse em paz.

Semprefiel49

Que Deus lhe dê a felicidade eterna, pq qd por cá andava parecia (e acho que era mesmo ) uma pessoa feliz.Daquela felicidade que só uma pessoa boa pode ter!

joaoaria

Citação de: raymanzarek em 26 de Agosto de 2024, 14:28Entregues aos bichos.

Das partilhas em redes sociais e palavras endereçadas, a do clube via oficial foi mesmo a mais fraca.

Calculo que a gratidão seja só sentida por gatunos e oportunistas ligados ao clube.

Percebe-se, o clube foi refundado apenas em 2003

Bmjfsa

Citação de: Red2802 em 26 de Agosto de 2024, 16:03
Citação de: Elvis the Pelvis em 26 de Agosto de 2024, 15:35
Citação de: Red2802 em 26 de Agosto de 2024, 14:53
Citação de: txjose em 26 de Agosto de 2024, 14:31Até já mister.

Depois do Benfica ser eliminado na Taça dos Campeões (não me lembro da época), Sven disse nos jornais (uma coisa parecida).

"A partir de agora, às Quarta-Feira os jogadores em vez de estar a jogar vão ver os jogos na TV"

Completamente furioso mas com uma postura de gentleman.

Isso deve ter sido na eliminação com a Roma em 90/91 para a Taça Uefa.

Repara:

82/83 - Finalista da Taça Uefa
83/84 - Eliminado da TCE pelo Liverpool

89/90 - Finalista da TCE com Milan
90-91 - 1 Ronda da Taça Uefa com Roma
91-92 - Eliminado pelo Barcelona em Camp Nou num jogo cuja vitória daria acesso a mais uma final da TCE (o vencedor do grupo tinha acesso à final).

Ou seja:

Em cinco anos perdeu duas finais, foi eliminado duas vezes pelos campeões europeus desse ano (Liverpool em 84 e Barcelona em 92).

Sobra a eliminação com a Roma como a pior prestação europeia do Benfica de Eriksson.

Patamares...

Certíssimo.

A de 84 foi nos quartos de final da Taça/Liga dos Campeões. Esse Liverpool era apenas a melhor equipa da Europa.

Em 1992 foi contra o Dream Team do Cruyff. E o Benfica tinha também uma excelente equipa, deu bastante luta lá em Camp Nou, perdendo 2-1. Cá na Luz foi 0-0 e o Benfica podia perfeitamente ter vencido. No final do jogo, os benfiquistas assobiaram fortemente a equipa... por empatar contra o Barcelona. Outros tempos, outra exigência.

A eliminação contra a Roma em 90/91 foi realmente a única eliminação precoce e surpreendente. Essa Roma acho que foi à final da Uefa nesse ano, mas perdeu para o Inter.

Fui ver o jogo do Barcelona à Luz.

Podíamos ter ganho mas também podíamos ter perdido...

O Laudrup e o Stoitchkov puseram a cabeça dos defesas do Benfica em água...

Era um Barcelona de sonho que viria a sagrar-se campeão europeu pela primeira vez na sua história, em Wembley frente à Sampdoria, no famoso livre do Koeman.

Olha aí a relíquia...

No mesmo dia com o pavilhão"rebentado pelas costuras"campeões nacionais de basket
Negra c ovarense 5 stars.
0 2 luz
O 2 ovar
Negra SLB.

kingvata

Mais um grande do Benfica que vai
O melhor treinador que vi treinar o Benfica, mas de longe para os outros todos!

Obrigado getleman!

Provaste que é possível ser-se grande sem ser necessário ser grosseiro ou arrogante! um Grande Senhor!

Vidito

Citação de: raymanzarek em 26 de Agosto de 2024, 14:28Entregues aos bichos.

Das partilhas em redes sociais e palavras endereçadas, a do clube via oficial foi mesmo a mais fraca.

Calculo que a gratidão seja só sentida por gatunos e oportunistas ligados ao clube.

Se fosse o Rei dos Frangos, na sexta feira se fosse preciso entravam todos em campo com um limão no cu.