Eleições 2020

Darkboy

Citação de: ElPayaso em 16 de Setembro de 2020, 22:59
Citação de: Darkboy em 16 de Setembro de 2020, 22:57
Citação de: ElPayaso em 16 de Setembro de 2020, 22:54
Citação de: Darkboy em 16 de Setembro de 2020, 22:45
Boa entrevista do Francisco Benitez.

Só não gostei da resposta à possível remuneração do cargo de presidente. Tem que se acabar com a fantochada de que o presidente não recebe (quando, por fora, é o que se sabe). No estado atual, para se ser presidente do Benfica é preciso ser (i) rico; ou (ii) desonesto. Há muita gente competente e sem uma fortuna acumulada que, sendo eleito presidente, certamente gostaria de ter um ordenado declarado e pagar os seus impostos.

De resto, esteve bem e comunicou de forma clara.

As eleições são para a Presidência do clube. Ora os Estatutos não permitem que esse cargo seja remunerado, pelo que não faz sentido o Benitez, ou qualquer outro candidato, dizer o que vai fazer nesse aspecto. Tal só pode ser feito, em bom rigor, promovendo uma alteração aos Estatutos.
Se no mesmo vídeo diz que vai alterar os estatutos em vários pontos, por que não pode dizer que os estatutos devem ser alterados e o presidente deve ser remunerado?

Porque as coisas não se dizem só "porque sim". Diz-se aquilo que se pensa efectivamente. Outro candidato, caso o queira, pode propor essa alteração. Os pontos que propomos alterar nos estatutos estão bem explícitos no Programa Eleitoral que já apresentámos e que pode ser consultado em www.servirobenfica.pt
Eu disse que o presidente devia ser remunerado e só não gostei desse ponto.

Tu respondeste que os estatutos não permitem, pelo que não faz sentido o Benitez, ou qualquer outro candidato, dizer o que vai fazer nesse aspecto.

Eu respondi que o Benitez quer mudar os estatutos, pelo que esse argumento é inválido.

Tu dizes então que as coisas não se dizem só "porque sim". Diz-se aquilo que se pensa efectivamente.

Então eu volto a dizer: o presidente devia ser remunerado. Só não gostei desse ponto e da forma como respondeu.

RGouveia.SLB

Citação de: Flavius em 16 de Setembro de 2020, 22:54
Sócios da Rádio Estádio acusam Bruno Costa Carvalho de gestão danosa

O empresário Bruno Costa Carvalho, que assumiu publicamente a intenção de concorrer à presidência do Benfica, é suspeito de gestão danosa na Rádio Estádio, de acordo com Pedro Mendes Ferreira, que prestou declarações ao Negócios.

O advogado que representa João Espírito Santo e outros sócios de Bruno Costa Carvalho na RDD - Rádio Desporto (a empresa que detém a Rádio Estádio) afirmou ao jornal que "há fortes indícios" a sustentar essa acusação.

João Espírito Santo e outros sócios, que em conjunto detêm cerca de 62 por cento do capital da empresa, admitem avançar para tribunal assim que for conhecido o resultado de uma futura auditoria, acrescentou o advogado.

"Está dependente de uma auditoria que será feita às contas da sociedade, depois de ser facultada a documentação solicitada cuja recusa ainda persiste", explicou Mendes Ferreira.

Os sócios contestam o plano de recuperação traçado por Bruno Costa Carvalho e aprovado em Assembleia Geral, cuja ata foi depois impugnada pela maioria dos acionistas, pois não estiveram nessa reunião.

Foi convocada uma nova Assembleia Geral de acionistas da RDD, para 30 de setembro, para debater e votar um outro plano de recuperação.

Nessa reunião, será também analisada "a atuação dos anteriores vogais do conselho de administração quanto a possíveis atos de abuso de confiança e de gestão danosa", acrescentou o advogado.

De acordo com as declarações de Mendes Ferreira, poderá seguir-se a destituição do conselho de administração, liderado pelo anunciado candidato à presidência do Benfica.

Citado pelo Negócios, Bruno Costa Carvalho negou as acusações, sustentando que partilhava a gestão da Rádio Estádio com João Espírito Santo.

"Esses pontos que estão na agenda [da AG de 30 de setembro] são sobre um período em que o doutor João Espírito Santo foi administrador da empresa o tempo todo. Ele sabia de tudo o que se passava na empresa, portanto, não pode fingir agora que não sabe", reagiu o empresário.

Há dias, a propósito de notícias que circulavam nas redes sociais, alegando haver trabalhadores da Rádio Estádio com salários em atraso, Bruno Costa Carvalho considerou que essas "inverdades" foram lançadas para a praça pública pela única "razão" de ele ser "candidato à presidência do Sport Lisboa e Benfica".

Bruno Costa Carvalho disse ainda ao Negócios que "nunca" recebeu o salário "que estava previsto, mas sempre muitíssimo abaixo".

Nas declarações ao mesmo jornal, o advogado Pedro Mendes Ferreira referiu ainda que os sócios já contestaram, em tribunal, o plano de recuperação de Bruno Costa Carvalho, alegando que "não houve qualquer negociação com os credores", apesar da mesma constar da "nova versão do plano" que "a devedora veio juntar aos autos".

Esse requerimento refere que a "revitalização" da empresa exige que a proposta seja assinada "por algum dos credores" quando "não se encontra sequer assinada".

"Face à insistente recusa por parte do devedor em negociar com os credores reclamantes, persistindo em levar avante um plano real de esvaziamento da sociedade devedora, prejudicando de forma clara qualquer hipótese de revitalização e por ter tido conhecimento de uma proposta bastante mais vantajosa aos interesses universais dos credores, o credor, ora requerente, vem para o efeito apresentar uma proposta de plano de recuperação de modo a que todos os credores se possam prenunciar na fase negocial em curso", consta ainda no requerimento apresentado em nome de João Espírito Santo.

Junto com esse requerimento seguiu um plano de recuperação delineado por Vítor Fernandes, empresário que detém quatro estações de rádio em Trás-os-Montes.

Esse documento reconhece 15 trabalhadores como credores da Rádio Estádio e exige uma auditoria "detalhada" à "gestão de Bruno Costa Carvalho", com os resultados a serem reportados ao Ministério Público "para os fins que julgar pertinentes na lei".

https://bancada.pt/artigos/prolongamento/bruno-costa-carvalho-suspeito-de-gestao-danosa-na-radio-estadio

O que vale é que quase ninguém liga ou dá crédito a este paspalho.

rcoelho

Citação de: Cor_rubrum em 16 de Setembro de 2020, 23:01
Citação de: Keiroxes em 16 de Setembro de 2020, 22:39
A Benfica TV é o maior cancro que existe no Benfica, que puta de lavagem cerebral que os mais velhos levam...acabei de falar com um vieirista, e minha nossa senhora, nem queria acreditar no que tava a ouvir, nem dá pra debater com esta gente.

Pedras da calçada, vale e Azevedo, Seixal,ainda não foi condenado em nenhum processo, e quando isso acontecer que se demite, máquina propaganda do porto bem oleada, máquina de propaganda da oposição que quer tomar o clube de assalto, agora que tá apetecível, a puta do mesmo discurso 15 anos depois

Limpeza geral de alto a baixo.
Outra linha editorial independente da direcção eleita.
Provedor do  sócio, também neste campo.
Novos comentadores excluindo-se todos os invertebrados  que lá pululam.
Maior participação dos sócios.

sem duvida...... os candidatos podem fazer disso bandeira eleitoral, pode ser que alguns se calem com medo de perder o poleiro e no fim varre-los todos de lá.....

Gostei muito da BTV no inicio, fizeram algumas coisas excelentes como o programa "Vitorias & Património" mas hoje em dia dá-me asco ver....

começo pelo director do jornal que era o primeiro a varrer, depois os guerras, ferreiras e o dentolas que acha que é o Daniel Oliveira...... condutos e outros tantos que nem o nome sei....

zizou

Se o Vieira ganhar as eleições, juro que nunca mais vejo um jogo do Benfica, já não me revejo em nada do que o Benfica representa actualmente.
Nunca pensei dizer isso, mas é o que eu sinto.

PorscheLM1

Citação de: Viper1982 em 16 de Setembro de 2020, 23:02
Saudações Benfiquistas.
Tenho 2 dúvidas que desde já agradeço a quem me possa esclarecer.
Eu como sócio correspondente posso votar nestas eleições?
E em caso positivo, posso fazê-lo numa casa do Benfica mais perto de mim ao invés de me ter de deslocar ao Estádio?
Obg desde já.

Sim.

E sim podes votar numa casa do Benfica perto de tua casa. Tens 5 ou 6 cidades com essa possibilidade.

BARÃO1904

Citação de: slbenfica_croft em 16 de Setembro de 2020, 22:59
Obviamente o Presidente do BENFICA deveria ser remunerado.

Enquanto foi possível não ser optimo, mas depois de damasios, vales, vieiras..., que não ganham no papel, mas ganharam de outras formas...

Não pode ser. Aliás, hoje por hoje já devia estar nos estatutos.

E os adeptos têm que ser pragmáticos. Há que definir um valor decente sem excessos e é esse o valor que o Presidente ganha.
É um assunto que estou dividido.
Se por um lado acho que deveria ser trabalho pro bono.... Neste momento começo a ver as coisas de um prisma diferente.
Se quisermos órgãos sociais com exclusividade a pensar 24 horas no Sport Lisboa e Benfica... Então têm que receber para comer.
Uma ideia seria a remuneração ser igual ao valor de IRS declarado no ano anterior. Sem ganhar com o Benfica.... Mantinham apenas a qualidade de vida que tinham anteriormente.

Pinguinha

A época passada escrevi um post onde disse e expliquei claramente que o projecto do LFV para o Benfica , estava esgotado.

Ao já desastroso ciclo pré COVID, em que perdemos pontos em catadupa e terminámos o campeonato pré-covid a 1 ponto do Porto, seguiu-se o ainda mais desastroso ciclo pós covid.

No entanto depois de perder tudo, uma semana depois , LFV sacou de um coelho da cartola a contratar o JJ e a prometer uma grande equipa. de uma assentada contratou Everton , waldsmidt , e vertoghen , ainda se acenava com Cavani etc etc etc . no entanto, parou por aí ... até se fazer o negócio mais absurdo da historia do Benfica ao contratar um jogador por 25M de euros , vindo do Almeria , da segunda liga espanhola, sem qualquer experiência ou sequer créditos firmados, porque não passou de um 4º ou 5º marcador do campeonato.  Com a agravante maior de todas. Paulo Gonçalves estava metido no negócio e a mamar comissões.

Fomos para o principal jogo da temporada a nível financeiro e perdemos. Agora , fala.se em vender , para equilibrar as contas .


Como é que LFV tem cara de pau para ir a eleições quando tudo em seu redor ruiu como um castelo de cartas ?

Não há ponta por onde pegar no projecto de LFV para o benfica , desmoronou-se por completo.
Vender quem ? quando nem os excedentários se consegue capitalizar. Um deles depois de 3 anos aqui a ganhar principescamente , foi dispensado a semana passada para jogar agora, contra o benfica e olha , marcou-nos um golo que até valeu a eliminação, porque o jogo foi 2-1...

Dyego Sousa, seferovic, Gabriel, Jardel, continuam no plantel do benfica a fazer o quê ?




Cor_rubrum

Alberto Miguéns é uma pessoa  que seria um desperdício não ser aproveitada  no Benfica do futuro próximo, incluindo na parte editorial e no museu.
Se é verdade o que ele afirmou do Seara Cardoso em 2016, sobre a  História do clube ter sido posta de parte por motivos fúteis, ligados ao lucro, parece-me que tal pessoa deverá ficar longe das decisões do clube.
Só por isso, se JNL lhe der guarida nas listas, não conte comigo.
Acho isso muito mais grave que as fotografias que ele tirou ao lado do Fernando Gomes. Como eu já demonstrei aqui através de um vídeo, o Benfica em 2011, apoiou Fernando Gomes para a FPF, e não vou mais longe para não ferir susceptibilidades...

ElPayaso

Citação de: Viper1982 em 16 de Setembro de 2020, 23:02
Saudações Benfiquistas.
Tenho 2 dúvidas que desde já agradeço a quem me possa esclarecer.
Eu como sócio correspondente posso votar nestas eleições?
E em caso positivo, posso fazê-lo numa casa do Benfica mais perto de mim ao invés de me ter de deslocar ao Estádio?
Obg desde já.

Não é o facto de seres sócio correspondente que define se podes votar ou não. É a antiguidade. Portanto, se tiveres mais do que 1 ano de sócio, poderás votar. O número de votos dependerá da tua antiguidade como sócio, sendo que nunca terás mais do que 20 na condição de correspondente.

Haverá casas do Benfica com Mesas de Voto. Salvo erro, são 6 as casas que costumam ter Mesas de Voto, mas podes sempre deslocar-te ao Estádio da Luz, claro. O Movimento está a lutar para que haja uma mesa de voto em cada capital de distrito, mas não pode prometer algo que não depende dele.


nwpt

Citação de: RGouveia.SLB em 16 de Setembro de 2020, 23:04
Citação de: Flavius em 16 de Setembro de 2020, 22:54
Sócios da Rádio Estádio acusam Bruno Costa Carvalho de gestão danosa

O empresário Bruno Costa Carvalho, que assumiu publicamente a intenção de concorrer à presidência do Benfica, é suspeito de gestão danosa na Rádio Estádio, de acordo com Pedro Mendes Ferreira, que prestou declarações ao Negócios.

O advogado que representa João Espírito Santo e outros sócios de Bruno Costa Carvalho na RDD - Rádio Desporto (a empresa que detém a Rádio Estádio) afirmou ao jornal que "há fortes indícios" a sustentar essa acusação.

João Espírito Santo e outros sócios, que em conjunto detêm cerca de 62 por cento do capital da empresa, admitem avançar para tribunal assim que for conhecido o resultado de uma futura auditoria, acrescentou o advogado.

"Está dependente de uma auditoria que será feita às contas da sociedade, depois de ser facultada a documentação solicitada cuja recusa ainda persiste", explicou Mendes Ferreira.

Os sócios contestam o plano de recuperação traçado por Bruno Costa Carvalho e aprovado em Assembleia Geral, cuja ata foi depois impugnada pela maioria dos acionistas, pois não estiveram nessa reunião.

Foi convocada uma nova Assembleia Geral de acionistas da RDD, para 30 de setembro, para debater e votar um outro plano de recuperação.

Nessa reunião, será também analisada "a atuação dos anteriores vogais do conselho de administração quanto a possíveis atos de abuso de confiança e de gestão danosa", acrescentou o advogado.

De acordo com as declarações de Mendes Ferreira, poderá seguir-se a destituição do conselho de administração, liderado pelo anunciado candidato à presidência do Benfica.

Citado pelo Negócios, Bruno Costa Carvalho negou as acusações, sustentando que partilhava a gestão da Rádio Estádio com João Espírito Santo.

"Esses pontos que estão na agenda [da AG de 30 de setembro] são sobre um período em que o doutor João Espírito Santo foi administrador da empresa o tempo todo. Ele sabia de tudo o que se passava na empresa, portanto, não pode fingir agora que não sabe", reagiu o empresário.

Há dias, a propósito de notícias que circulavam nas redes sociais, alegando haver trabalhadores da Rádio Estádio com salários em atraso, Bruno Costa Carvalho considerou que essas "inverdades" foram lançadas para a praça pública pela única "razão" de ele ser "candidato à presidência do Sport Lisboa e Benfica".

Bruno Costa Carvalho disse ainda ao Negócios que "nunca" recebeu o salário "que estava previsto, mas sempre muitíssimo abaixo".

Nas declarações ao mesmo jornal, o advogado Pedro Mendes Ferreira referiu ainda que os sócios já contestaram, em tribunal, o plano de recuperação de Bruno Costa Carvalho, alegando que "não houve qualquer negociação com os credores", apesar da mesma constar da "nova versão do plano" que "a devedora veio juntar aos autos".

Esse requerimento refere que a "revitalização" da empresa exige que a proposta seja assinada "por algum dos credores" quando "não se encontra sequer assinada".

"Face à insistente recusa por parte do devedor em negociar com os credores reclamantes, persistindo em levar avante um plano real de esvaziamento da sociedade devedora, prejudicando de forma clara qualquer hipótese de revitalização e por ter tido conhecimento de uma proposta bastante mais vantajosa aos interesses universais dos credores, o credor, ora requerente, vem para o efeito apresentar uma proposta de plano de recuperação de modo a que todos os credores se possam prenunciar na fase negocial em curso", consta ainda no requerimento apresentado em nome de João Espírito Santo.

Junto com esse requerimento seguiu um plano de recuperação delineado por Vítor Fernandes, empresário que detém quatro estações de rádio em Trás-os-Montes.

Esse documento reconhece 15 trabalhadores como credores da Rádio Estádio e exige uma auditoria "detalhada" à "gestão de Bruno Costa Carvalho", com os resultados a serem reportados ao Ministério Público "para os fins que julgar pertinentes na lei".

https://bancada.pt/artigos/prolongamento/bruno-costa-carvalho-suspeito-de-gestao-danosa-na-radio-estadio

O que vale é que quase ninguém liga ou dá crédito a este paspalho.
Não te preocupes que vão já aparecer por aí Vieiristas a dizerem: são estes candidatos que querem para presidente?!
Colocando todos no mesmo saco  ;D

ElPayaso

Citação de: BARÃO1904 em 16 de Setembro de 2020, 23:07
Citação de: slbenfica_croft em 16 de Setembro de 2020, 22:59
Obviamente o Presidente do BENFICA deveria ser remunerado.

Enquanto foi possível não ser optimo, mas depois de damasios, vales, vieiras..., que não ganham no papel, mas ganharam de outras formas...

Não pode ser. Aliás, hoje por hoje já devia estar nos estatutos.

E os adeptos têm que ser pragmáticos. Há que definir um valor decente sem excessos e é esse o valor que o Presidente ganha.
É um assunto que estou dividido.
Se por um lado acho que deveria ser trabalho pro bono.... Neste momento começo a ver as coisas de um prisma diferente.
Se quisermos órgãos sociais com exclusividade a pensar 24 horas no Sport Lisboa e Benfica... Então têm que receber para comer.
Uma ideia seria a remuneração ser igual ao valor de IRS declarado no ano anterior. Sem ganhar com o Benfica.... Mantinham apenas a qualidade de vida que tinham anteriormente.

Sujiro a leitura do nosso programa relativo a essa temática.

Henriquem

Citação de: BARÃO1904 em 16 de Setembro de 2020, 23:07
Citação de: slbenfica_croft em 16 de Setembro de 2020, 22:59
Obviamente o Presidente do BENFICA deveria ser remunerado.

Enquanto foi possível não ser optimo, mas depois de damasios, vales, vieiras..., que não ganham no papel, mas ganharam de outras formas...

Não pode ser. Aliás, hoje por hoje já devia estar nos estatutos.

E os adeptos têm que ser pragmáticos. Há que definir um valor decente sem excessos e é esse o valor que o Presidente ganha.
É um assunto que estou dividido.
Se por um lado acho que deveria ser trabalho pro bono.... Neste momento começo a ver as coisas de um prisma diferente.
Se quisermos órgãos sociais com exclusividade a pensar 24 horas no Sport Lisboa e Benfica... Então têm que receber para comer.
Uma ideia seria a remuneração ser igual ao valor de IRS declarado no ano anterior. Sem ganhar com o Benfica.... Mantinham apenas a qualidade de vida que tinham anteriormente.

Completamente a favor de ter um presidente remunerado mas nunca baseado no IRS, caso contrário à pelo menos um candidato que ganharia milhões pelo que já vi aqui.

O padrão geral que é usado e sempre o deveria ser por várias questões é o vencimento do presidente da república. Bom ou mau é o que me parece mais ajustado, não falo a 100% ou acima ou abaixo mas tendo como referência esse valor.

ElPayaso

Citação de: Darkboy em 16 de Setembro de 2020, 23:04
Citação de: ElPayaso em 16 de Setembro de 2020, 22:59
Citação de: Darkboy em 16 de Setembro de 2020, 22:57
Citação de: ElPayaso em 16 de Setembro de 2020, 22:54
Citação de: Darkboy em 16 de Setembro de 2020, 22:45
Boa entrevista do Francisco Benitez.

Só não gostei da resposta à possível remuneração do cargo de presidente. Tem que se acabar com a fantochada de que o presidente não recebe (quando, por fora, é o que se sabe). No estado atual, para se ser presidente do Benfica é preciso ser (i) rico; ou (ii) desonesto. Há muita gente competente e sem uma fortuna acumulada que, sendo eleito presidente, certamente gostaria de ter um ordenado declarado e pagar os seus impostos.

De resto, esteve bem e comunicou de forma clara.

As eleições são para a Presidência do clube. Ora os Estatutos não permitem que esse cargo seja remunerado, pelo que não faz sentido o Benitez, ou qualquer outro candidato, dizer o que vai fazer nesse aspecto. Tal só pode ser feito, em bom rigor, promovendo uma alteração aos Estatutos.
Se no mesmo vídeo diz que vai alterar os estatutos em vários pontos, por que não pode dizer que os estatutos devem ser alterados e o presidente deve ser remunerado?

Porque as coisas não se dizem só "porque sim". Diz-se aquilo que se pensa efectivamente. Outro candidato, caso o queira, pode propor essa alteração. Os pontos que propomos alterar nos estatutos estão bem explícitos no Programa Eleitoral que já apresentámos e que pode ser consultado em www.servirobenfica.pt
Eu disse que o presidente devia ser remunerado e só não gostei desse ponto.

Tu respondeste que os estatutos não permitem, pelo que não faz sentido o Benitez, ou qualquer outro candidato, dizer o que vai fazer nesse aspecto.

Eu respondi que o Benitez quer mudar os estatutos, pelo que esse argumento é inválido.

Tu dizes então que as coisas não se dizem só "porque sim". Diz-se aquilo que se pensa efectivamente.

Então eu volto a dizer: o presidente devia ser remunerado. Só não gostei desse ponto e da forma como respondeu.

O argumento não é inválido porque Francisco Benítez não quer mudar TODOS os artigos dos Estatutos. Quer mudar alguns, especificamente, aqueles que ele menciona no programa.

Isso não invalida que, nas AGs obrigatórias que terão de se realizar necessariamente antes de uma alteração aos Estatutos, os sócios do clube - entre os quais estou em crer que te encontras - possam sugerir outros artigos a alterar OU incluir.


Sylphs

#34108
Citação de: Cor_rubrum em 16 de Setembro de 2020, 23:09
Alberto Miguéns é uma pessoa  que seria um desperdício não ser aproveitada  no Benfica do futuro próximo, incluindo na parte editorial e no museu.
Se é verdade o que ele afirmou do Seara Cardoso em 2016, sobre a  História do clube ter sido posta de parte por motivos fúteis, ligados ao lucro, parece-me que tal pessoa deverá ficar longe das decisões do clube.
Só por isso, se JNL lhe der guarida nas listas, não conte comigo.
Acho isso muito mais grave que as fotografias que ele tirou ao lado do Fernando Gomes. Como eu já demonstrei aqui através de um vídeo, o Benfica em 2011, apoiou Fernando Gomes para a FPF, e não vou mais longe para não ferir susceptibilidades...

Penso que o Seara Cardoso tenha estado pelo País fora com o JNL.
Pelo menos, havia um vídeo de um jantar agora da campanha, onde ele aparentemente estava.

BARÃO1904

Citação de: Henriquem em 16 de Setembro de 2020, 23:15
Citação de: BARÃO1904 em 16 de Setembro de 2020, 23:07
Citação de: slbenfica_croft em 16 de Setembro de 2020, 22:59
Obviamente o Presidente do BENFICA deveria ser remunerado.

Enquanto foi possível não ser optimo, mas depois de damasios, vales, vieiras..., que não ganham no papel, mas ganharam de outras formas...

Não pode ser. Aliás, hoje por hoje já devia estar nos estatutos.

E os adeptos têm que ser pragmáticos. Há que definir um valor decente sem excessos e é esse o valor que o Presidente ganha.
É um assunto que estou dividido.
Se por um lado acho que deveria ser trabalho pro bono.... Neste momento começo a ver as coisas de um prisma diferente.
Se quisermos órgãos sociais com exclusividade a pensar 24 horas no Sport Lisboa e Benfica... Então têm que receber para comer.
Uma ideia seria a remuneração ser igual ao valor de IRS declarado no ano anterior. Sem ganhar com o Benfica.... Mantinham apenas a qualidade de vida que tinham anteriormente.

Completamente a favor de ter um presidente remunerado mas nunca baseado no IRS, caso contrário à pelo menos um candidato que ganharia milhões pelo que já vi aqui.

O padrão geral que é usado e sempre o deveria ser por várias questões é o vencimento do presidente da república. Bom ou mau é o que me parece mais ajustado, não falo a 100% ou acima ou abaixo mas tendo como referência esse valor.
Sim é um valor referencia que se consideraria justo.