Estádio da Luz

Edgar_SLB

Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 00:17
Citação de: Edgar_SLB em 02 de Dezembro de 2024, 23:52Sim. Era por aí. Aumentar a inclinação do piso inferior.

Em relação à visibilidade do último anel, bom se queremos aumentar a lotação a visibilidade do último anel será sempre prejudicada. Seja afundando o relvado, seja construindo o novo anel acima do último atual. Não há soluções perfeitas.

Mas ao aumentares a inclinação do anel inferior, estás a afundar ainda mais o relvado, e chega uma altura em que grande parte deixa de ser ver lá do cimo.

Citação de: Burik em 02 de Dezembro de 2024, 23:57Um estádio moderno também não tem que parecer um shopping, basta ver o horrível que está o estádio do Real Madrid por fora.

Eu nunca percebi muito bem essa ideia de que estádios com um design moderno, muitas vezes em vidro, são parecidos com shoppings. Qual shopping? O Colombo? O Dolce Vita? Sim, há o Vasco da Gama, mas os shoppings são tão variados em aspecto que não acho que faça sentido tal comparação. E muito menos conheço um shopping que seja parecido com o Bernabéu.

Deixar de se ver, não se deixa. Eu estive em Milão e a zona onde ficámos era bem mais alta que no nosso estádio e nem por isso se vê mal ou pior.

Slbstriker

Citação de: Jb3011 em 03 de Dezembro de 2024, 12:40
Citação de: Slbstriker em 02 de Dezembro de 2024, 19:10
Citação de: Zetuga em 02 de Dezembro de 2024, 19:08
Citação de: DBdennisDB em 02 de Dezembro de 2024, 15:09Em vez de andarem com mais 10mil lugares...se apostassem na renovaçao EXTERIOR e colocar uns leds como no Allianz Arena

Parece um estadio no Peru da 3 liga

eu prefiro mais 10 mil benfiquistas la dentro

O problema é que pelo que se fala, serão 75.000 benfiquistas bem mais apertadinhos!
Não vão ter de partilhar cadeiras nem sentar-se ao colo uns dos outros, pois não?

Pois, não sei, depende do tamanho se cada um. Eu já pago o que pago, e é para estar minimamente confortável. E quanto ao número de pessoas, é só a equipa entrar numa onda de maus resultados, e a questão de não haver bilhetes para todos deixa logo de ser um problema.

GGG

Citação de: Mjölnir em 03 de Dezembro de 2024, 14:42
Citação de: iloy em 03 de Dezembro de 2024, 13:31
Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 12:57
Citação de: iloy em 03 de Dezembro de 2024, 12:53o estadio estava vazio? nao

Olha que jogos com 2 mil espectadores é praticamente vazio.

isso foi quando?
Com 2 mil não me recordo, mas num Benfica-Estrela, na jornada anterior à visita a Alvalade dos 6-3 que viria a dar o titulo, estiveram na luz 10.000...

Eu apanhei lotações de 3 a 4 mil pessoas, em diversos jogos, fosse para o campeonato, taça de portugal ou mesmo competições europeias.

Aka

Citação de: Edgar_SLB em 03 de Dezembro de 2024, 15:12
Citação de: Edgar_SLB em 02 de Dezembro de 2024, 23:52Sim. Era por aí. Aumentar a inclinação do piso inferior.

Em relação à visibilidade do último anel, bom se queremos aumentar a lotação a visibilidade do último anel será sempre prejudicada. Seja afundando o relvado, seja construindo o novo anel acima do último atual. Não há soluções perfeitas.

Mas ao aumentares a inclinação do anel inferior, estás a afundar ainda mais o relvado, e chega uma altura em que grande parte deixa de ser ver lá do cimo.

Citação de: Burik em 02 de Dezembro de 2024, 23:57Um estádio moderno também não tem que parecer um shopping, basta ver o horrível que está o estádio do Real Madrid por fora.

Eu nunca percebi muito bem essa ideia de que estádios com um design moderno, muitas vezes em vidro, são parecidos com shoppings. Qual shopping? O Colombo? O Dolce Vita? Sim, há o Vasco da Gama, mas os shoppings são tão variados em aspecto que não acho que faça sentido tal comparação. E muito menos conheço um shopping que seja parecido com o Bernabéu.

Deixar de se ver, não se deixa. Eu estive em Milão e a zona onde ficámos era bem mais alta que no nosso estádio e nem por isso se vê mal ou pior.

Cada estádio tem a suas bancadas e cada bancada tem a sua inclinação. As bancadas do Giuseppe têm uma inclinação muito grande.

Esta é a visão do anel superior e nem sequer é da parte mais alta. Se tornares um piso 0 ainda mais inclinado e afundares o relvado uns bons metros, lá se vai a linha final e a baliza.

Mamb

Citação de: Slbstriker em 03 de Dezembro de 2024, 15:15
Citação de: Jb3011 em 03 de Dezembro de 2024, 12:40
Citação de: Slbstriker em 02 de Dezembro de 2024, 19:10
Citação de: Zetuga em 02 de Dezembro de 2024, 19:08
Citação de: DBdennisDB em 02 de Dezembro de 2024, 15:09Em vez de andarem com mais 10mil lugares...se apostassem na renovaçao EXTERIOR e colocar uns leds como no Allianz Arena

Parece um estadio no Peru da 3 liga

eu prefiro mais 10 mil benfiquistas la dentro

O problema é que pelo que se fala, serão 75.000 benfiquistas bem mais apertadinhos!
Não vão ter de partilhar cadeiras nem sentar-se ao colo uns dos outros, pois não?

Pois, não sei, depende do tamanho se cada um. Eu já pago o que pago, e é para estar minimamente confortável. E quanto ao número de pessoas, é só a equipa entrar numa onda de maus resultados, e a questão de não haver bilhetes para todos deixa logo de ser um problema.

Isso é um não assunto. Estão mais de 17 mil red pass em espera, se o clube vender os 5mil que se espera aumentar, os bilhetes ficam pagos, o clube continua a ganhar. Quem paga e depois não vai, ou é rico ou não é problema do clube.

pablogringo

Seja a antiga Luz seja o novo estádio... Cheios, são lindos.
Para mim, os mais emocionantes do mundo...

Edgar_SLB

Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 15:16

Cada estádio tem a suas bancadas e cada bancada tem a sua inclinação. As bancadas do Giuseppe têm uma inclinação muito grande.

Esta é a visão do anel superior e nem sequer é da parte mais alta. Se tornares um piso 0 ainda mais inclinado e afundares o relvado uns bons metros, lá se vai a linha final e a baliza.

Certo. Mas ainda tem margem. 3 ou 4 metros mais fundo não acredito que se deixe de ver a linha de fundo de nenhum dos lados. Mas não sou arquiteto.
E o anel inferior ainda tem uma boa margem para o relvado. Dava para ocupar mais qualquer coisa ali.

ze_luz

Citação de: Edgar_SLB em 03 de Dezembro de 2024, 15:34
Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 15:16

Certo. Mas ainda tem margem. 3 ou 4 metros mais fundo não acredito que se deixe de ver a linha de fundo de nenhum dos lados. Mas não sou arquiteto.
E o anel inferior ainda tem uma boa margem para o relvado. Dava para ocupar mais qualquer coisa ali.

Deixa de ver a linha sim. Por exemplo, no setor 42 da Emirates vê-se o canto do lado do banco do SLB mesmo no limite.
Afundar o relvado ou tapar as aberturas no 3º anel (onde está ancorada a cobertura) estará fora de questão.

Tds 28

Citação de: duuslb em 03 de Dezembro de 2024, 14:45
Citação de: Tds 28 em 02 de Dezembro de 2024, 22:17Só acredito nos tais 70 mil, vendo.
Até lá será mais uma medida eleitoral apresentada numa fase em que tem de aproveitar para surfar a onda positiva que atravessamos.
Se cumprir tanto como cumpriu com a promessa da mudança das cadeiras, continuaremos com a mesma capacidade
E não esquecer que prometeu também a renovação e embelezamento do exterior do estádio, nada disso foi comprido!!
O Rui é um homem de promessas, promete muito e não cumpre

sergio19azb

O estádio devia ser intervencionado por fora, parece que ficou por terminar.

tiagomachado18

Citação de: duuslb em 03 de Dezembro de 2024, 14:45
Citação de: Tds 28 em 02 de Dezembro de 2024, 22:17Só acredito nos tais 70 mil, vendo.
Até lá será mais uma medida eleitoral apresentada numa fase em que tem de aproveitar para surfar a onda positiva que atravessamos.
Se cumprir tanto como cumpriu com a promessa da mudança das cadeiras, continuaremos com a mesma capacidade
E não esquecer que prometeu também a renovação e embelezamento do exterior do estádio, nada disso foi comprido!!

como assim não cumpriu? estas te a esquecer do incrível painel led que colocaram na porta 18 junto à estátua do eusébio?

MDourado

Citação de: Eagle Heart em 03 de Dezembro de 2024, 11:05
Citação de: MDourado em 03 de Dezembro de 2024, 10:56
Citação de: Eagle Heart em 03 de Dezembro de 2024, 03:27
Citação de: tomaz em 03 de Dezembro de 2024, 03:12
Citação de: Petrov_Carmovich em 01 de Dezembro de 2024, 16:11
Citação de: SG Ventil em 01 de Dezembro de 2024, 11:31A malta mais nova não tem noção do barulho que eram 120,000, era outra dimensão, outro mundo.
A malta nascida depois do ano 2000 não sabe o que era somente 80 mil cadeiras vermelhas cheias no velho Estádio. Um absurdo. Um monstro a rugir nos melhores momentos. Só tenho a agradecer a Deus ou a quem me permitiu ir lá, uma única vez na vida.

Ficou para sempre gravada na minha memória uma tarde de Maio de 1994. 120.000, no minimo (talvez 130.000 estavam escadas cheias de gente etc)

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

O actual estadio todo sem cadeiras e sem regras de segurança e facilmente caberiam na "Nova" Luz cerca de 100 mil.

Como agora é moda utilizar o Chat GPT, fiz a pergunta:
"O velho Estadio da Luz com cadeiras e com as actuais medidas de segurança de 2024, ficaria com quantos espectadores?"

Resposta:
"O antigo Estádio da Luz, também conhecido como "Estádio da Luz" antes da remodelação em 2003, tinha uma capacidade de 120.000 espectadores quando foi inaugurado em 1954. No entanto, essa capacidade foi projetada sem as restrições de segurança, conforto e acessibilidade modernas.

Com a implementação das atuais regras de segurança de 2024, incluindo o uso de cadeiras para todos os espectadores e as normas de segurança estabelecidas pela UEFA e pelas autoridades nacionais, a capacidade do antigo estádio seria significativamente reduzida. Hoje, as exigências de segurança, como o distanciamento entre os assentos, a largura das passagens, as zonas de evacuação e as áreas de emergência, limitam o número de espectadores possíveis.

Embora o antigo Estádio da Luz tenha uma estrutura que poderia acomodar um grande número de pessoas, as normas atuais de segurança e a necessidade de conforto (como a inclusão de cadeiras para todos os espectadores) limitariam sua capacidade.

Com base nas normas de segurança atuais, se o estádio fosse adaptado para seguir essas regras, a capacidade poderia ser de cerca de 60.000 a 65.000 espectadores, o que é uma estimativa razoável, considerando as atuais exigências de segurança e a adaptação de infraestrutura.

Portanto, com as medidas de segurança de 2024, a capacidade seria mais ou menos similar ao novo Estádio da Luz, que atualmente tem cerca de 65.000 lugares."

Por isso segundo se diz, em 2003 antes da demoliçao, a Velha Luz tinha cerca de 80 mil lugares. Actualmente com as regras de segurança teria menos.
Para nao falar que falta a incognita de se a estrutura da Velha Luz poderia suportar um aumento de capacidade nos moldes actuais e quanto ficaria finaceiramente.

Mais um arquiteto de bancada a fazer contas uma calculadora da texas instruments....mas onde é que a antiga luz só levaria hoje 65K, isto só pode ser dito por alguém que nunca lá esteve nem viu o estádio nascer praticamente de raiz. O estádio antigo albergava sem qualquer tipo de restrições 80K  á vontade e até podias pôr poltronas e um terraço para café. Desde que comecei a frequentar o estádio (desde criança) terei falhado meia dúzia de jogos em todas as décadas seguintes de jogos e como tal conheci aquele estádio como poucos.

Posso ser arquitecto de bancada.
Mas como tu dizes e bem sem quaisquer restrições.
Com as actuais restrições, é bem provável que tivesse a mesma lotação que o actual.
Mas é sempre bom dizer coisas como "conheci aquele estádio como poucos.", para mostrar que é mais benfiquista que os outros.

Não tem mais a ver com o facto de sempre ter vivido perto do Estádio (e hoje mesmo ao lado) e com o facto de ter décadas de existência e mais de 50 anos de Sócio....apenas isso. O Estádio da Luz sempre foi a minha segunda casa e ás vezes até a primeira.

1904southside

O Benfica cresceu em militância efetiva, que vai ao futebol.
Se tem adeptos em lista de espera e se já é dificílimo comprar bilhete, não vejo qual a duvida em aumentar a lotação do estádio.
Concordo que se deveria modernizar o exterior e tapar a zona superior que circunda o estádio.
Tinhamos um estadio imponente, onde não era preciso comprar bilhete com 1 mês de antecedência e o problema não se punha.
Com o tempo vamos voltar à antiga lotação.

tulio_slb

Citação de: 1904southside em 03 de Dezembro de 2024, 17:04O Benfica cresceu em militância efetiva, que vai ao futebol.
Se tem adeptos em lista de espera e se já é dificílimo comprar bilhete, não vejo qual a duvida em aumentar a lotação do estádio.
Concordo que se deveria modernizar o exterior e tapar a zona superior que circunda o estádio.
Tinhamos um estadio imponente, onde não era preciso comprar bilhete com 1 mês de antecedência e o problema não se punha.

Como o João Diogo Manteigas fala acho que seria sensato aproveitar o Mundial de 2030 para construir um novo estádio, teria que ser ligeiramente reposicionado acabando com os pavilhões.

Um estádio para o Sport Lisboa e Benfica tem de ter cerca de 80/90 Mil lugares mínimo. Mesmo nas imediações do Estádio há muita coisas a mudar e melhorar e isso não depende somente do Benfica

1904southside

Citação de: tulio_slb em 03 de Dezembro de 2024, 17:11
Citação de: 1904southside em 03 de Dezembro de 2024, 17:04O Benfica cresceu em militância efetiva, que vai ao futebol.

Como o João Diogo Manteigas fala acho que seria sensato aproveitar o Mundial de 2030 para construir um novo estádio, teria que ser ligeiramente reposicionado acabando com os pavilhões.

Um estádio para o Sport Lisboa e Benfica tem de ter cerca de 80/90 Mil lugares mínimo. Mesmo nas imediações do Estádio há muita coisas a mudar e melhorar e isso não depende somente do Benfica

Não é preciso fazer um novo de raiz.
Mas claramente que 70.000 irão ser poucos no fututo.
O Clube cresceu, a cidade e o Pais tb, e temos os turistas que aproveitam para conhecer o estádio em dias de jogo.