Futebol Formação - Juvenis B (2011-2012)

André Sousa

Citação de: Burger King em 15 de Maio de 2012, 03:15
Depende de com quem fazes o acordo e em que Série ficas. O CAC e o Sacavenense subiram este ano. Para o ano haverão outros 2 CAC e Sacavenense. Em relação ao Atlético relembro-te que foi lá que essa geração que agora é Juvenil A perdeu pela primeira vez fazia não sei quanto tempo... Acho que quem fez esta fase regular da divisão de Honra enfrentou um nível competitivo e de dificuldades bastante alta. Até porque jogar no Nacional não é garante de nada. Não acredito e continuo a dizer que o problema não está aí. Se não porque razão continuamos a ser ano após ano, quase, campeões de Iniciados? É que os miúdos vêm todos do distrital, uns da honra, outros da 1ª... e chegam lá e mostram todo o potencial que têm.

Quanto à questão dos Juniores de 1º ano, excepto raríssimas excepções, um Junior de 1º ano que não jogue regularmente dificilmente algum dia pode vestir a camisola do SLB a nível profissional.

Quanto às tuas dúvidas... Começa a contar. Eu aposto em pelo menos 4. Mas cá estaremos para ver. Ah!! E sem contar com o Guedes e o Romário.

O Cultural é uma equipa também com uma certa tradição na formação. Beneficia de ter um campo semelhante a uma caixa de fósforos, mas em algumas gerações apresenta qualidade. O Sacavenense tem evoluído muito bem. Pois foi. E é o mesmo Atlético que não desceu por pouco. Não estou para ir ver, mas sei que ficaram lá bem em baixo da classificação. Fez? Porquê? Por não terem massacrado tudo o que lhes apareceu à frente? Será que jogarem num nível mais acima, independentemente de ganharem tantos jogos, não lhes teria feito melhor? Esta é fácil.

E eu nunca disse que esse era o problema. Também fomos campeões de juvenis no ano passado e já eu dizia que podíamos muito bem ter todas as equipas no Nacional. Só seria benéfico para os jogadores.

Que questão dos juniores de 1º ano?

A base será a mesma. Tendo em conta que fomos buscar o Lima, o pack do Belenenses, o Hildeberto e o Respício, esta época...

faneca_slb4ever

O Gonçalo Maria do que tenho visto está a desiludir...

Esperemos que na Nacional melhore o seu jogo.

funchalnovo

Citação de: Burger King em 15 de Maio de 2012, 03:15
Depende de com quem fazes o acordo e em que Série ficas. O CAC e o Sacavenense subiram este ano. Para o ano haverão outros 2 CAC e Sacavenense. Em relação ao Atlético relembro-te que foi lá que essa geração que agora é Juvenil A perdeu pela primeira vez fazia não sei quanto tempo... Acho que quem fez esta fase regular da divisão de Honra enfrentou um nível competitivo e de dificuldades bastante alta. Até porque jogar no Nacional não é garante de nada. Não acredito e continuo a dizer que o problema não está aí. Se não porque razão continuamos a ser ano após ano, quase, campeões de Iniciados? É que os miúdos vêm todos do distrital, uns da honra, outros da 1ª... e chegam lá e mostram todo o potencial que têm.

Quanto à questão dos Juniores de 1º ano, excepto raríssimas excepções, um Junior de 1º ano que não jogue regularmente dificilmente algum dia pode vestir a camisola do SLB a nível profissional.

Quanto às tuas dúvidas... Começa a contar. Eu aposto em pelo menos 4. Mas cá estaremos para ver. Ah!! E sem contar com o Guedes e o Romário.

De repente toda a gente se começou a lembrar do campeonato distrital de juvenis que existe e participamos nele a 20 anos. Nunca vi aqui ninguém se preocupar com a competitividade deste campeonato. Mas agora que começamos a ganha-lo logo vieram os iluminados a dizer que o problema dos juvenis A no nacional foi terem participado no distrital no ano anterior. Andaram esquecidos 18 anos. Virem mas é a agulha para outro lado e não enfiem a cabeça na areia. Deixem as equipas trabalhar o melhor que poderem e souberem. O que me leva a pensar é que para justificar insucessos se começaram a lembrar dos campeonato distrital.

André Sousa

Felizmente que defendo essa medida há vários anos.

Burger King

Concordo com a opinião do funchalnovo. Sinceramente e conhecendo bem as 2 divisões, não me parece que existam grandes diferenças. Perguntem-se porque razão parece que nos Iniciados há jogadores que são supra-sumo, e chegando a Junior, os que ainda resistiram à dispensa, são iguais a tantos outros...

André Sousa

Eu pensava que a diferença entre uma Nacional e uma Honra era mais que óbvia. Mas nem isso.

Burger King

Citação de: André Sousa em 15 de Maio de 2012, 22:51
Eu pensava que a diferença entre uma Nacional e uma Honra era mais que óbvia. Mas nem isso.

A pensar morreu um burro dizia-se na minha terra... Importa é operacionalizar.

André Sousa

Pois é. Mas mais vale operacionalizar contra boas equipas do que contra padeiros.

Burger King

Citação de: André Sousa em 15 de Maio de 2012, 22:55
Pois é. Mas mais vale operacionalizar contra boas equipas do que contra padeiros.

E o que são boas equipas? Alverca, Malveira, Pombal, Amora, Elvas, Montemor, Odemirense, Piedade?

É que essas equipas tiveram uma boa geração em determinado ano que os fez subir mas não garante que o tenham no ano seguinte para manter. O campeonato torna-se igual.

Porque jogar apenas contra Estoril e Setúbal, de relevante, não compensa em termos de gastos e apoios à estrutura desse clube satélite. Não compensa em nada. E continuo a dizer que jogar na Honra ou na Nacional da Série D é exactamente a mesma coisa... o mal não está aí.

André Sousa

Já te dei vários exemplos. Sporting, Belenenses, Leiria, Real e Académica. Não chega? Ou vais-me falar do Atlético, do CAC e do ADCEO?

O campeonato não se torna igual. O facto de estarem numa divisão nacional atrai muito mais jogadores que um clube que esteja numa honra. Isto falando de clubes relativamente desconhecidos. Depois, os clubes que referi no 1º parágrafo são clubes que apresentam sempre equipas mais fortes que as da Honra. Com o Real não acontece sempre, mas é um clube com nome na formação. E ainda este ano foram um osso duro de roer no Seixal.

Se quiseres falar da série D, tens o Estoril, o Vitória, o Oeiras, que é um clube semelhante ao Real, e o Casa Pia, que também costuma apresentar boas equipas.

cheguevara

Boa noite
André Sousa face a tudo isso que tem estado a defender e como percebo que segue as camadas jovens com regularidade dê-me a sua opinião ; porque motivo equipas que sempre tiveram um bom desmpenho em iniciados ou mesmo juv de 1º ano, acabam por "desaparecer " em Juvenis A e em juniores? Será só pela falta de um "padroense"? ou haverá alguma motivo mais? Falha na prospecção? Falhas na nossa propria formação? Apostas erradas? Não me preocupam os título mas a verdade é que  também poucos jogadores capazes de vingar nos seniores têm aparecido

Burger King

Citação de: André Sousa em 15 de Maio de 2012, 23:07
Já te dei vários exemplos. Sporting, Belenenses, Leiria, Real e Académica. Não chega? Ou vais-me falar do Atlético, do CAC e do ADCEO?

É utópico, não vais jogar contra essas porque esse clube satélite teria de entrar na zona D.

André Sousa

Não, não é. O Padroense também joga na mesma série do Porto.

Rei

Eu não li nada, cheguei agora, mas discordo de tudo o que o André Sousa escreveu.

Burger King

Citação de: Rei em 16 de Maio de 2012, 00:01
Eu não li nada, cheguei agora, mas discordo de tudo o que o André Sousa escreveu.

Normal.

Já agora, não é? Então vês o Benfica criar esse protocolo com quem da série C? O Real Massamá? Belenenses? Leiria? Académica? Quem, que não estou a ver?