Álvaro Magalhães

Defesa, 64 anos,
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1981-1990), 265 jogos (16588 minutos), 8 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (4), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Aloutre

joao_manike

Esteve ontem muito bem no programa da Rtp N, que o LFL e o Carvalhal costumam comentar sobre futebol.

Francisco Lemos

O Álvaro ontem fez uma avaliação justa e ponderada das qualidades e das fragilidades da equipa e também de Luís Filipe Vieira. Foi justo, correcto e fez uma crítica séria que poderia levar muito boa gente a reflectir se não estivessem cegas pelo ódio e pela estupidez.

VALEBEM

Vi o programa de quinta feira, e não acho que o Álvaro tenha um bom discurso, ou que tenha dito algo que não se saiba!
Aliás, o moderador perguntou-lhe sobre o Peixoto, e em vez de responder sobre isso, fez um exercício de auto-gabarolismo!

cernache1

Citação de: VALEBEM em 11 de Dezembro de 2010, 12:02
Vi o programa de quinta feira, e não acho que o Álvaro tenha um bom discurso, ou que tenha dito algo que não se saiba!
Aliás, o moderador perguntou-lhe sobre o Peixoto, e em vez de responder sobre isso, fez um exercício de auto-gabarolismo!

Que era melhor que o Peixoto nunguém duvidava !

Red skin

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=237246

Os leitores perguntaram, Álvaro Magalhães respondeu. Leia aqui a primeira parte da entrevista, na qual o treinador do Interclube, de Angola, fala da actualidade do "seu" Benfica.

Qual foi, para si, a melhor equipa do Benfica depois do tempo do Eusébio? Poderia fazer, resumidamente, uma análise à actual equipa do Benfica?
Nuno Raimundo
Localidade: Lisboa
- Várias, o Benfica teve excelentes equipas. Falando da actualidade, é verdade que o Benfica não está bem, mas tem uma grande equipa, uma das melhores da Europa.

Considera o benfica 2010/2011 mais fraco do que o do ano passado?
Nuno Santos
Localidade:Almada
- Sairam dois jogadores importantes, como o Di Maria e o Ramires. Talvez por isso o rendimento da equipa tenha caído um pouco. Mas acredito que dentro de algum tempo o rendimento será bem superior.

Fábio Coentrão ou Álvaro Magalhães? Até onde acha que pode ir Fábio Coentrão?
Hugo Mendes
23 anos
Amadora
- Não podemos comparar o Fábio com o jogador que eu era. É um pouco diferente. Uma coisa é certa, tenho a certeza que vai chegar muito longe.

Quais são as diferenças entre a maneira de jogar do seu clube e a maneira de jogar do Benfica? Os jogadores da sua equipa teriam capacidade para jogar na equipa principal do Benfica?
Joel Ávila
15 anos
Fontinhas,Terceira (Açores)
- O que se fazia no Benfica é o que transmito no Interclube. A ambição é a mesma, o trabalho também. O Minguito, o Paty e o próprio guarda-redes, o Tsherry, caberiam num plantel do Benfica.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=237280

Sem papas na língua, Álvaro Magalhães fala directamente aos leitores de A BOLA. Perguntam-lhe porque não tem convites para treinar grandes clubes portugueses e responde que lhe falta um bom padrinho. Leia aqui a última parte desta entrevista especial.

Ser seleccionador de Portugal é um objectivo para a sua carreira?
Maria Gonçalves
32 anos
Cadaval
- Todos devemos sonhar e se um dia essa oportunidade surgir vou ficar radiante.

Ainda está nos seus objectivos enquanto treinador , um dia treinar um dos grandes de Portugal ? Se sim, a qual dava preferência e porquê?
Rúben Pedrosa
18 anos
Vila Nova de Gaia
- Gostaria de treinar uma equipa que dê condições para se fazer um bom trabalho e felizmente que em Portugal já não são apenas três...

Sente que a conquista do Campeonato Angolano lhe abrirá uma porta para treinar em Portugal num clube com grande ambição?
João Gonçalves
17 anos
Coimbra
- Penso que este título foi sinal que os treinadores portugueses têm competência e que muitas vezes os competentes são obrigados a emigrar. Importante é fazermos bons trabalhos e deixarmos as pessoas pensarem um pouco.

Com um palmarés invejável como jogador e agora como treinador, entende que continuarão a não lhe dar oportunidades para dirigir um clube português e que é preciso ir para o estrangeiro para mostrar o seu real valor?
Harshadray Gamana
48 anos
Manchester
- É sempre assim. Somos muitas vezes incompreendidos e além disso há interesses que se tornam mais importantes do que a competência.

Os treinadores Portugueses são caros para Portugal? Vê-lo-emos um dia na Académica?
Carlos Oliveira
52 anos
Lousã
- Talvez sejam. Aqui nem sempre a competência é importante. Os compadres e os padrinhos funcionam bem no futebol português... Treinar a Académica é, sem dúvida, um desejo meu.

Qual é a sensação de não ver o seu trabalho reconhecido em Portugal?
Ricardo Ramos
18 anos
São João Da Madeira
- Lá está... nunca tive um bom padrinho...

Qual foi o clube que lhe deu mais prazer treinar e porquê?
Francisco Ribeiro
18 anos
Amares
- Todos me deram prazer, desde o Lourosa ao Interclube de Angola.

O que pensa sobre a actual arbitragem portuguesa, comparando-a com a arbitragem que encontrou na Roménia e em Angola?
Bruno Marques
18 anos
Ponte de Sôr
- Na Roménia é muito complicado. Entre Angola e Portugal é muito semelhante, não há grandes diferenças.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=237276

Serão centenas as histórias que Álvaro Magalhães acumulou ao longo da vida. Nesta entrevista, o treinador do Interclube, de Angola, conta algumas em resposta às perguntas dos leitores de A BOLA.pt. Csernay e Eriksson no pior e no melhor de uma carreira...

Qual foi a história mais incrível que viveu no mundo do futebol?
Mário Pereira
18 anos
Lisboa
- Foi com Paul Csernay. Ele desconfiava dos jogadores internacionais e provocou muito alguns jogadores do Benfica. Quando o falecido Bento era de longe o melhor guarda-redes de Portugal, ele teve o desplante de dizer que o Bento queria era beber whisky. Disse-o em voz alta para toda a gente ouvir, foi chocante.

De entre todas as palestras que ouviu, enquanto jogador, qual a que mais o marcou?
Miguel Cruz
16 anos
Lisboa
- Marcou-me uma. Há gente que fala muito e acerta muito pouco e um dia Sven Goran Erikson com meia dúzia de palavras disse tudo o que era preciso. Não foram mais de cinco minutos e foi antes de um jogo com o Sporting de Braga. O treinador deles era o Quinito e disse que vinha ao Estádio da Luz ganhar e que por isso trazia o melhor fato que tinha em casa. O Erikson chegou, deu a equipa que ia jogar e no fim só disse: 'o treinador do SC Braga disse que vinha aqui ganhar. Boa tarde e respondam-lhe, Espicaçou-nos de tal forma que vencemos por sete!

Ser jogador, primeiro, e treinador, depois, permitiu-lhe ter uma vida diferente do que imaginava? O que há de melhor em ser um homem do desporto?
Francisco Pereira
59 anos
Porto
- Ser futebolista não é fácil, mas tive essa sorte. Representei grandes equipas, como a Académica, o Benfica, o Leixões e fui um jogador de Selecção, o que me permitiu ter uma vida diferente de uma pessoa normal, não só em termos financeiros, mas em termos de conhecimentos. Quando acabei a carreira, tornou-se mais fácil ser treinador. Agora tenho a mesma dedicação e continuo a ser conhecido de toda a gente, o que traz vantagens.

Qual considera o seu momento mais alto enquanto jogador de futebol?
Luís Correia
19 anos
Senhora Da Hora
- Primeiro ser titular do Benfica, depois ser campeão Nacional. Finalmente, ser titular num campeonato da Europa e num Campeonato do Mundo na Selecção Nacional.

Qual foi o melhor jogador que defrontou? E qual foi, para si, o melhor de sempre? Pelé ou Maradona?
Sérgio Ribeiro
26 anos
Setúbal
- O jogador mais difícil que defrontei foi o Lacatus, do Steaua de Bucareste. Maradona ou Pelé? Dois grandes talentos, mas vou pelo Pelé...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=237272

As perguntas dos leitores de A BOLA a Álvaro Magalhães não foram unicamente sobre futebol. Houve quem quisesse saber qual o carro de sonho do técnico, ou o que guarda de cada cidade. Por entre revelações, uma em especial: o treinador gostava de conhecer D. Afonso Henriques, fundador de Portugal.

Que memória especial vai guardar de cada país estrangeiro onde viveu?
Marco Lopes
32 anos
Macau
- Na Roménia convivi com gente muito afável e Bucareste é uma cidade maravilhosa. Angola é um país fantástico e tem essa coisa boa de se falar português. Em Luanda vive-se bem, o clima é fantástico e aquela gente tem alegria de viver e sabe ser muito hospitaleira.

O que há de mais especial em África? E o que lhe custou mais a adaptar-se?
Susana Antunes
49 anos
Maputo
- Acredito que a adaptação varia de pessoa para pessoa. O mais importante é ter paciência, muita paciência. Os engarrafamentos em Luanda são de loucos e só com uma paciência imensa é que se consegue viver. África é um Continente fantástico, de gentes simples e muito afáveis. Os africanos gostam de viver, o clima deve dar uma força de viver infindável. Além de tudo isso amam o desporto.

Qual o carro que gostaria de ter? E em que cidade gostaria de viver quando se reformar?
Marta Guedes
19 anos
Aveiro
- Viver em Portugal, talvez em Lisboa. Os carros que sempre adorei foram os BMW, mas talvez seja um Mercedes o carro de sonho.

Que personalidade da história gostaria de conhecer? Porquê?
Djibril Djaló
19 anos
Bissau
- Dom Afonso Henriques. Porquê? Não sei, mas gostava muito, deve ter vivido histórias fantásticas (risos).

O que aconselha a um jovem aspirante a treinador para se iniciar no mundo do futebol?
César Alves
14 anos
Porto
- Que pense bem porque não é fácil (risos).

cernache1

50 anitos ! Parabéns !

«Ainda acredito que posso treinar um grande clube» - Álvaro Magalhães
Por Luís Filipe Simões

Álvaro Magalhães faz esta segunda-feira 50 anos. Para celebrar a data, aceitou o desafio de fazer viagem por meio século marcante para o futebol português e por uma vida intensa, de grandes conquistas e momentos do sofrimento.

Cinquenta anos de vida, quase 40 de futebol. Já pensou no homem que poderia ter sido sem a carreira neste desporto?
- Não é fácil. Até era bom aluno, tive oportunidade de continuar os estudos em Coimbra. A cidade dava-me condições para tirar um curso, mas fiz a minha opção. Acredito que fiz bem, mas arrependo-me de não ter conciliado as duas coisas. Após fazer o 10.º ano, parei.

- Recuemos algumas décadas: lembra-se do primeiro treino?
- Claro que me lembro, foi em Lamego. Foi na escola onde estudávamos... num pelado, sem luz. Senti algum nervosismo, até porque os meus pais impediram-me de jogar futebol - tinham medo que partisse uma perna ou coisa semelhante. Um grande amigo, Eurico Vieira, teve de convencê-los. Mal sabia que teria a carreira que tive.

- Quais foram os momentos mais marcantes da carreira?
- Felizmente, tive muitos. O primeiro foi nos Craques de Lamego, quando fomos campeões de juvenis. Depois, a ida para Coimbra. Todos gostam da Académica, instituição fantástica, e quando se é bom tudo é mais simples. Nessa altura saíam jogadores para os grandes clubes. Veio o Benfica e entrei numa verdadeira universidade depois da de Coimbra. Encontrei jogadores fantásticos, de nível internacional, e consegui agarrar o meu lugar, ganhar o estatuto de jogador à Benfica e isso é inesquecível. Fui a duas finais europeias, privilégio ao alcance de poucos. E, claro, a Selecção. Ir a um Europeu e Mundial. À custa de trabalho, rigor, disciplina e muita humildade. É isso que digo hoje aos meus jogadores.

- Qual o grande feito como treinador: campeão no Benfica como adjunto ou campeão pelo Inter como técnico principal?
- São dois momentos marcantes. O Benfica não era campeão há muitos anos e quando cheguei tive o privilégio de ganhar. Era adjunto, mas participativo. Agora, ganhei no primeiro ano em Luanda. O meu primeiro título como treinador principal aconteceu no Gil Vicente - campeões na Divisão de Honra.

- Treinaria os Palancas Negras?
- Sem dúvida. Não deixaria fugir essa oportunidade.

Leia mais na edição impressa de A BOLA

ZarabataNNa

PARABÉNS GRANDE CAMPEÃO!!

dmc

Far(away)

Parabéns velha glória do Benfica!

Fake Blood

EPluribusUnum

Parabéns, grande Álvaro!

TJSF

Parabéns, fazes falta no Benfica.

ana_lopes2009