Chalana, o Pequeno Genial

Como avançado:

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

Como treinador:

Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2008-2008), 10 jogos (3 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

FaithNoMore

Ver tantas glórias de várias gerações na apresentação do livro do pequeno genial ,deixou-me sinceramente emocionado,tanto Benfica que se respirou ali naquela sala.

IloveSLB2014

Citação de: FaithNoMore em 19 de Novembro de 2019, 15:01
Ver tantas glórias de várias gerações na apresentação do livro do pequeno genial ,deixou-me sinceramente emocionado,tanto Benfica que se respirou ali naquela sala.
Também estiveram presentes adeptos de outros clubes, como Luis Filipe Vieira

Alexandre1976

Que aperto no coração ver um dos mais brilhantes serventes da nossa causa de cadeira de rodas. A contribuição dada pelo Imortal Sr. Angelo Gaspar Martins em prol do Benfica é inestimável.

Tiago1982

Há Eusébio e Coluna que coloco num nível acima de todos os outros que jogaram no Benfica.

A seguir, vem Chalana (entre outros).

Um predestinado, o melhor pé esquerdo da história do futebol português!

Manpaz1904

Citação de: Tiago1982 em 20 de Novembro de 2019, 02:42
Há Eusébio e Coluna que coloco num nível acima de todos os outros que jogaram no Benfica.

A seguir, vem Chalana (entre outros).

Um predestinado, o melhor pé esquerdo da história do futebol português!
E no entanto era destro.

isaias

Nunca me interessaram os livros acerca dos jogadores da bola. No entanto, este acerca do Chalana comprarei. Chalana foi um dos meus grande heróis enquanto miúdo e manter-se-á como tal para a eternidade.

Ah... gostei muito de ver o Bernardo na apresentação do livro. Sempre que tem possibilidade demonstra o enorme amor que sente pelo Benfica.

Chelas

Citação de: isaias em 20 de Novembro de 2019, 11:59
Nunca me interessaram os livros acerca dos jogadores da bola. No entanto, este acerca do Chalana comprarei. Chalana foi um dos meus grande heróis enquanto miúdo e manter-se-á como tal para a eternidade.

Ah... gostei muito de ver o Bernardo na apresentação do livro. Sempre que tem possibilidade demonstra o enorme amor que sente pelo Benfica.

Quando tive o prazer de privar com o Fernando, falamos do Bernardo e digo-te, tinha aquele brilho dos olhos quando se referiu a ele, o "Messizinho"

isaias

Citação de: Chelas em 20 de Novembro de 2019, 12:02
Citação de: isaias em 20 de Novembro de 2019, 11:59
Nunca me interessaram os livros acerca dos jogadores da bola. No entanto, este acerca do Chalana comprarei. Chalana foi um dos meus grande heróis enquanto miúdo e manter-se-á como tal para a eternidade.

Ah... gostei muito de ver o Bernardo na apresentação do livro. Sempre que tem possibilidade demonstra o enorme amor que sente pelo Benfica.

Quando tive o prazer de privar com o Fernando, falamos do Bernardo e digo-te, tinha aquele brilho dos olhos quando se referiu a ele, o "Messizinho"

E o Messizinho reconhece, com toda a humildade e candura que se lhe conhece, o quão importante foi Chalana para ele. É este Benfica que não poderemos perder, porque é isto que transporta muito da mística entre gerações.

andoaleme

Citação de: isaias em 20 de Novembro de 2019, 11:59
Nunca me interessaram os livros acerca dos jogadores da bola. No entanto, este acerca do Chalana comprarei. Chalana foi um dos meus grande heróis enquanto miúdo e manter-se-á como tal para a eternidade.

Ah... gostei muito de ver o Bernardo na apresentação do livro. Sempre que tem possibilidade demonstra o enorme amor que sente pelo Benfica.
Também nunca me interessei, mas o Chalana foi de longe o melhor futebolista que vi jogar com a nossa camisola, foi o único ídolo que tive, era fantástico, fabuloso e pondero adquirir o livro sobre ele.

pica_foices

Citação de: Elio_Ribeiro em 08 de Dezembro de 2019, 14:38
Chalana vai estar na loja do Benfica do marshoping no próximo sábado, deve ser para a apresentação do livro.

GoloDeLetra

Ricardo Rocha: «São estas pequenas homenagens que podemos fazer ao pequeno grande génio»

Livro "Chalana: A vida de um génio" foi apresentado esta tarde, em Matosinhos

Decorreu, ao final da tarde desta terça-feira, a apresentação do livro "Chalana: A vida de um génio", no 'Mar Shopping', em Matosinhos, que contou com a presença de várias ex-glórias e ex-jogadores do Benfica.

Ricardo Rocha foi um dos que figuraram entre os ilustres que acorreram à apresentação da obra. "É uma lenda do futebol não só nacional mas também do Benfica. Tive o privilégio de trabalhar com ele, na altura com ele como treinador adjunto. Fazia as peladinhas connosco, os meiinhos e, na altura, já com alguma idade, dava para ver a qualidade dele e eu imaginava como é que ele seria como jogador, a qualidade e as dinâmicas que imprimia no jogo. Estas são as homenagens que podemos fazer ao pequeno grande génio, como nós, carinhosamente, o conhecemos. Terei sempre a recordação do bigode do Chalana. Aquele pé esquerdo excelente e as memórias de ver o Benfica a ganhar e da magia dele dentro do campo", referiu o ex-central dos encarnados.

O Benfica-Sp. Braga de amanhã também mereceu comentários por parte de Ricardo Rocha. "As expectativas do Benfica são para ganhar. O Sp. Braga é um adversário difícil, vem de duas derrotas difíceis, contra dois adversários em situação complicada no campeonato. Jogando em casa, a vitória é tudo aquilo que os benfiquistas pensam", acrescentou.

António Veloso também lembrou o seu anterior colega de equipa. "Conheci o Chalana na seleção quando jogava na Sanjoanense. Só tenho boas recordações dele, a jogar e como companheiro. O Chalana tinha as qualidades que todos conhecíamos. Foi para França, voltou e teve sucesso", sustentou.

Já José Neto, professor que é amigo pessoal de Fernando Chalana, recorda uma história. "Estive no Sp. Braga de 1989 até 1993, mas ele nunca se desligou da ligação comigo. O Sp. Braga foi a Lisboa jogar com o Benfica e o Álvaro Magalhães ligou-me a pedir para entrar em contacto com o Chalana porque ele tinha sido convocado e ninguém conseguia falar com ele. Eu liguei-lhe e ele voltou e jogou. A curiosidade é esta: o Sp. Braga perdeu 1-0 e quem marcou foi o Chalana", contou.

Para além de Ricardo Rocha e António Veloso, José Augusto, José Luís, Vítor Paneira e Petit foram outros ilustres do universo benfiquista na apresentação do livro escrito por Luís Lapão e editado por Jaime Cancella de Abreu. Fernando Chalana foi, como não poderia deixar de ser, muito requisitado para fotos e autógrafos.

Kurt Cobain 10

O pequeno genial faz hoje 61 anos .

Parabéns  :tocha:

Papaloukas


Alexandre1976


EPluribusUnum