Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

rcoelho

Citação de: lcferreira em 12 de Agosto de 2009, 00:12
Citação de: tiagocc em 07 de Agosto de 2009, 11:04
Mete-me mesmo muita confusão este tópico só ter 3 páginas...

Mete não, faz.

É a gratidão e o respeito que se tem pelas verdadeiras figuras emblemáticas do Sport Lisboa e Benfica, se reparares os imortais na sua maioria não passam de 4 a 5 páginas de comentários. :(

não é assim tão linear.....

O máximo que o pessoal pode dizer do Cosme Damião é  "obrigado pela tua obra".

Viveu e morreu muito antes de qualquer um de nós nascer, não lhe são conhecidos grandes defeitos ou virtudes.

Merecia mais reconhecimento? claro que sim. Mas do que conheço dele não me parece que tenha sido uma pessoa que chamasse a si grande protagonismo.

Como disse na primeira linha: Obrigado Cosme Damião, não fazias ideia do colosso que criaste.

:pray:

josantiago

Penso que foi o primeiro a demonstrar a velha máxima de "Tudo pelo Benfica, nada contra o Benfica". A ele temos de agradecer a existência do Benfica  :)

Eagle Fly Free

A ele e a mais uns quantos.

Pedro84

Obrigado, Cosme Damião! E que deus lhe pague...! Uma gratidão sem limites!

Ricardo Oliveira

A ele e os que o acompanharam devo um imenso obrigado por serem os pais do meu verdadeiro amor!!!

rambo

Bendita a hora quando se lembrou de combinar uma reunião entre amigos na Farmácia Franco em Belém...

Mal sonhava ele que começava a obra de tornar o nosso clube o melhor do Mundo, amado e respeitado ao longo dos séculos e eternamente.

Obrigado Cosme Damião :bow2: 

pcssousa

Salvou o Benfica do fim mais do que uma vez quando se pensava que não teria salvação possível, reestruturou a equipa aquando da deserção para o Sporting e para o Belenenses, promoveu a fusão do Sport Lisboa com o grupo de Desportos de Benfica, permitindo assim que o clube passasse a usar o campo em Benfica, pagou do seu bolso redes para as balizas, bolas de futebol, enfim... foi tudo no Benfica menos presidente, nunca o quis ser.
Cosme Damião, dele resta... O Benfica!

Piment

Obrigado pelo que fizeste pelo Benfica...e desculpa as desilusões e vergonhas que te temos feito passar nos ultimos anos... Uma estatua dele à porta do estadio é que era!!

pcssousa

Citação de: Piment em 13 de Agosto de 2009, 17:18
Obrigado pelo que fizeste pelo Benfica...e desculpa as desilusões e vergonhas que te temos feito passar nos ultimos anos... Uma estatua dele à porta do estadio é que era!!
Um busto já chegava! mas mais depressa veremos um busto do LFV... aguardemos...

Eagle Fly Free

Estátua ?Busto ?

Isso seria contrariar toda a vida de Cosme Damião. Um homem que se despediu do Benfica a olhar para o campo... fez a mala e saiu. Mais nada.

Sou contra essa ideia.

Aliás, como eu já disse, é verdade que o Cosme Damião era a figura principal do Benfica nesses primeiros 25 anos, mas não fez tudo sozinho. Há um grupo de gente eclética que tornou o clube possível.

pcssousa

É impossível quem quer que seja fazer tudo sozinho, mas segundo reza a história numa altura em que o Sport Lisboa estava prestes a cair foi o próprio que em prejuizo da sua própria vida não deixou que tal sucedesse, e mais tarde quando o mesmo estava a suceder com o Sport Lisboa e Benfica lá voltou o Cosme a fazer das tripas coração... foi também o grande impulsionador da fusão com o Grupo de Desportos de Benfica e por conseguinte grande responsável por hoje estarmos todos aqui neste fórum... Se ele queria ou não uma estátua isso já não sei, mas provávelmente não pois aparentemente até era adepto da discrição de tal modo que nem nunca quis ser presidente do Benfica, mas será que Luis Vaz de Camões queria uma estátua? Acho que um busto seu juntamente com outros de alguns dos grandes heróis do clube seria uma bela ideia... até para que fossem recordados pelas futuras gerações como o são ainda hoje em dia!

KATSO75

Citação de: Eagle Fly Free em 13 de Agosto de 2009, 21:55
Estátua ?Busto ?

Isso seria contrariar toda a vida de Cosme Damião. Um homem que se despediu do Benfica a olhar para o campo... fez a mala e saiu. Mais nada.

Sou contra essa ideia.

Aliás, como eu já disse, é verdade que o Cosme Damião era a figura principal do Benfica nesses primeiros 25 anos, mas não fez tudo sozinho. Há um grupo de gente eclética que tornou o clube possível.
seria impossivel criar este "monstro" sozinho! damos-lhe graças pela enorme participação dele!

rkc

Muitas histórias há do principio. No livro "A filha do capitão", está lá uma passagem linda, de um soldado que vem da guerra e vem ver o foot-ball, Benfica- Sporting, no less. Começa por dizer que os dos verdes são da gente abastada, que tinham roubado 8 dos melhores jogadores na época anterior ao Benfica simplesmente porque tinham... chuveiros e balneários!

E acabaram a elvar na boca e com um adepto nosso novo.

Di Nes


Txug

Eu sou do benfica e isso me envaidece!!!

Acho que se devia falar mais deste senhor, praticamente ninguém sabe nada dele, sabemos que existiu e foi muito importante, mas os porquês começam-se a perder na poeira do tempo...