Fernando Martins (Presidente)

Presidente, (1917-05-25 - 2013-07-28),
Portugal

TJSF

Descanse em paz.
Nada a acrescentar. Que trófeu mostrará agora o PdC quando cá vier?

Dandy

Citação de: luis.live em 28 de Julho de 2013, 23:24
Dandy estou a falar sem recorrer a nenhuma fonte, apenas falo de memoria , se não foi nesse ano (acho que foi) foi por aí, é fácil de ver porque foi arbitrado pelo inacio de almeida que e espero não estar a escrever nenhuma asneira, foi irradiado do futebol depois desse jogo.

foi um lance na área do SL BENFICA!!!!   acho que não vale a pena estar agora a falar disso...

OK, era somente curiosidade.

Foi em 80-81.

xungaria

Sequel

Que descanse em paz. Até sempre, enorme Fernando Martins :bow2:

Spartans

Damásio
Vale
Fernando Martins

Basicamente é isto.

A história tudo ilumina a seu tempo.

vincitore

Citação de: KKK24 em 17 de Junho de 2013, 19:24
Citação de: RP89 em 01 de Março de 2013, 13:57
Tão bem papado que foi este Senhor. O corrupto do Norte não dorme.
A verdade é que, com o Fernando Martins como presidente, quem tinha o domínio do futebol português éramos nós. Não foi por ele que o corrupto passou a dominar isto

que ingenuidade... era só uma questão de tempo

Chuck

Descanse em paz, Presidente Fernando Martins.

pica_foices

Jornalistas para a esplanada - João Querido Manha

No dia 21 de setembro de 1985, o Benfica defrontou o Dínamo de Bucareste num jogo particular que assinalou a inauguração do fecho do 3.º Anel do Estádio da Luz. Acho que foi o dia mais feliz da intensa vida do benfiquista Fernando Martins, um homem de empreendimentos e obras acabadas, que lutou imenso para impor e concluir esse projeto de grandiosidade, mais tarde imortalizado nos anais da FIFA com a enchente da final do Mundial de Sub-20 de 1991.

Ao tomar conhecimento do óbito do último grande presidente do Benfica não podia deixar de me lembrar das suas complicadas relações com a imprensa, com este jornal em particular. Lembrei-me da célebre esplanada para onde íamos desterrados, os insubmissos, e desse traço de caráter de líder centralizador e atento que assinava pelo próprio punho as credenciais de imprensa.

Não se pense, porém, que o homem, o mestre de cerimónias, o anfitrião por excelência, o relações públicas exemplar, talvez o maior hoteleiro português do século passado, violava os seus princípios de promotor de encontros e relações cordiais, por não gostar do que lia na imprensa.

Nunca tive uma discussão com ele e nem me posso queixar de que me tenha mandado perseguir, insultar ou mal informar. Pelo contrário, só recordo momentos de cordialidade e respeito, alguns de muito boa disposição, como alguns célebres jantares dos presidentes em Zurique, antes dos sorteios da UEFA, ou aquela expedição à América do Sul para contratar Careca e Menotti, quando em pleno lobby do Copacabana Palace nos explicava como escondia os dólares enrolados num saco de plástico por dentro dos calções de banho para iludir os assaltos no calçadão.

Muitos outros tentaram e continuarão a tentar condicionar o trabalho dos jornalistas. Nunca me queixarei disso, pois considero-o um osso do ofício, fruto de uma cultura e de uma educação marcadas pela ausência de liberdade, e habituei-me a enfrentar essas contrariedades com a mesma bonomia e boa disposição com que há 25 anos íamos ver os jogos na esplanada do Estádio da Luz, sujeitos à pressão dos adeptos.

Nem nessa ocasião extrema, Fernando Martins cortou as pontes para o entendimento, que surgiria mais tarde, tal como aconteceu com os presidentes do FCPorto e do Sporting, como nenhum outro conseguiu nestas três décadas. Por isso, só se pode dizer que perdemos um grande homem, um grande industrial, um referencial para o dirigismo desportivo dos nossos dias.

RECORD

Darkboy

Além dessa tal esplanada, na SIC Notícias também falaram de uma zona da Luz que era conhecida pelo "galinheiro", onde os jornalistas ficavam, ao alcance dos adeptos. Viu-se que os jornalistas ali presentes não eram fãs deles :-X

Outra história curiosa foi sobre os 7-1. Foi ao balneário, disse aos jogadores para não baixarem a cabeça - estavam cabisbaixos, naturalmente - e pagou-lhes o prémio do jogo, mesmo tendo perdido, e de forma severa.

Todos sabemos como acabou a época :)

Andris

Citação de: pcssousa em 28 de Julho de 2013, 21:20
Citação de: Andris em 28 de Julho de 2013, 21:07
6 anos no Benfica e teve 4 campeonatos, 5 Taças de Portugal, 1 Supertaça e 1 final europeia. Aprende Vieira.

Que DEP.
1º Mandato: 29-05-1981 / 26-03-1983
2º Mandato - 26-03-1983 / 29-03-1985
3º Mandato - 29-03-1985 / 03-04-1987

Ora, quando tomou posse, em 81, já éramos campeões nacionais e ganhariamos a Taça precisamente uma semana depois. Campeonato e taça de 80/81 não contam, óbviamente. Nem a supertaça que tinha sido conquistada a 29 de Outubro de 1980, vários meses antes da sua entrada, claro.
81/82, 2º no campeonato e eliminado nas meias da taça pelo Braga.
82/83, Campeonato e Taça, final europeia.
83/84, Taça Ibérica e Campeonato, perdemos a supertaça com o porto e fomos eliminados pelo Sporting (creio) na taça, nos 4ºs ou oitavos de final.
84/85, Ganhámos a Taça ao porto, fomos 3ºs no campeonato e perdemos a supertaça para o porto.
85/86, Ganhámos a taça ao Belenenses e perdemos o campeonato para o porto. Ganhámos a supertaça.
86/87, Só fomos campeões e ganhámos a taça após a sua saida, mas devem ser contabilizados como seus. Perdemos a supertaça numa derrota por 2-4 em casa ante o porto.

Resumindo: 3 campeonatos, 3 taças, 1 supertaça, 1 taça Ibérica, 1 final europeia.
Obrigado pela correção, Sousa! O0

Onde vi isso estava mal.

peter_t

Trezeguet

RIP um grande benfiquista mas para sempre um dos piores presidentes da nossa história e  há coisas nunca lhe irei perdoar