João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Foka

Citação de: Widowmaker1 em 18 de Abril de 2020, 18:00
Citação de: subLiminar em 18 de Abril de 2020, 03:00
Citação de: Widowmaker1 em 18 de Abril de 2020, 01:46
O melhor que vi no Benfica... tenho 43.

Só Jonas o superou IMO.
João Pinto é anos 90, Simão anos 00, Jonas anos 10.

3 Marcos dos últimos 30 anos.

Respeito a opinião... O Jonas foi o melhor dos últimos anos sim mas dou a mesma resposta que dei no outro post, nao levava a equipa as costas como o João. Ele em qualquer terreno, qualquer adversário ia para cima... o Jonas teve melhores jogadores do lado que o João teve e isso faz toda a diferença, as equipas adversarias marcavam 2 em cima dele, batiam de verdade só lembrar o episodio do Paulinho caceteiro,  fechavam os espaços porque sabia que o perigo vinha dele.

Repito o que falei acima, tivemos um top 10 mundial na nossa equipa vários anos, pela vontade dele nao querer sair, por razoes pessoais, pela ma experiencia no exterior quando ele era demasiado novo, por pagarmos o maior salario de Portugal, por Impostos, por ser idolatrado aqui, pela lei Bosman que ainda se estava afirmando, etc, etc.... tivemos sorte, nos dias de hoje era jogador para os 150 milhões e um Barcelona ou Real.

Totalmente de acordo. O que o JVP deu ao Benfica foi muito. A história deveria ter sido escrita de uma forma diferente.

Para mim uma lenda do Benfica. Sou um bocado mais novo que tu e cresci a saber amar o Benfica que contava com JVP e pouco mais. Preud'homme e Poborsky foram dos poucos que tiveram qualidade para jogar com ele.

Acho que o Simão sem ser superior ao Jonas ofereceu mais. Pelos anos e por levar a equipa às costas.

Mas também temos de avaliar toda a qualidade da equipa. Hoje o JVP ou o Simão não teria necessidade de levar a equipa às costas. Tal como Jonas não o precisava fazer. Pelo menos com a mesma regulariedade. Hoje tens uma equipa muito mais equilibrada e quando o Jonas não marcava aparecia o Pizzi ou o Rafa. Antes não era bem assim.

BlankFile

Foi o único jogador que idolatrei a sério na minha vida. Cresci a ver futebol nos anos 90, com aquelas grandes equipas que ainda tínhamos na primeira metade da década. Vi o João Pinto a dinamitar os lagartos em Alvalade em 94 no célebre 3-6. Cresci a vê-lo carregar a equipa em cima das costas muita vez no período mais negro da década em questão. Era ele, mais 3 ou 4 de calibre e os outros. Não foram tempos fáceis, esses.

É um dos Imortais do Benfica, claro que é.

Mestre30

Citação de: BlankFile em 23 de Abril de 2020, 19:32
Foi o único jogador que idolatrei a sério na minha vida. Cresci a ver futebol nos anos 90, com aquelas grandes equipas que ainda tínhamos na primeira metade da década. Vi o João Pinto a dinamitar os lagartos em Alvalade em 94 no célebre 3-6. Cresci a vê-lo carregar a equipa em cima das costas muita vez no período mais negro da década em questão. Era ele, mais 3 ou 4 de calibre e os outros. Não foram tempos fáceis, esses.

Era o Vietname autêntico  :cry2: :disgust:

Que o Benfica não volte a passar, sequer, por metade daquilo que passámos nessa altura. Metade.

Quanto o João Pinto, sim um craquezorro do crl. :tocha: :slb2: Imortal obviamente.

Pancho Lopes 67

Citação de: Mestre30 em 23 de Abril de 2020, 19:48
Citação de: BlankFile em 23 de Abril de 2020, 19:32

Era o Vietname autêntico  :cry2: :disgust:

Que o Benfica não volte a passar, sequer, por metade daquilo que passámos nessa altura. Metade.

Quanto o João Pinto, sim um craquezorro do crl. :tocha: :slb2: Imortal obviamente.

O João Pinto chegou na altura da crise financeira mas com o Benfica em identidade ainda a ser o Benfica, 2 anos depois começou o pior periodo na história do clube que quem só o viveu é quem tem noção do que falo, porque mesmo no novo milénio nos anos de "vacas magras", o Benfica parecia um clube sólido em relação aos tempos negros em que o JVP esteve cá. O Benfica de 2002-03 até 2008-09 antes da era Jesus, apesar de ainda tar meio perdido e a procura da sua identidade, não se compara sequer ao periodo final dos anos 90 até 2002. De 2002-03 até 2008-09 apesar de pouco ganharmos parecia que o clube tinha evoluido 100 anos em relação ao estado do Benfica em 1997... O Benfica da era Artur Jorge (1994-95) até 2002 foi o caos e os verdadeiros anos negros, de 2002/03 até 2009 foram os anos de tar-se a encontrar a ele próprio mesmo cometendo muitos erros pelo caminho.

MTrigueiros

Citação de: slbenfica_croft em 17 de Abril de 2020, 12:54
O facto haver de dúvidas sobre o seu lugar na historia do BENFICA entristece-me.

Bastante mesmo.

Podia ter sido tudo tão diferente.

Também tem o seu quê de culpa. Não por ter saído, nem por ter ido para o Sporting, mas sim porque mesmo depois do fim da carreira, foram raras as vezes em que demonstrou algum carinho pelo clube. Parece indiferente ao Benfica.

Da minha parte, um enorme respeito por tudo o que fez no Benfica. Foi gigante. Não tenho grandes recordações dele, mas o meu pai diz-me que eu adorava o João Pinto. Não duvido ;D

alenker

Citação de: MTrigueiros em 23 de Abril de 2020, 20:00
O facto haver de dúvidas sobre o seu lugar na historia do BENFICA entristece-me.

Bastante mesmo.

Também tem o seu quê de culpa. Não por ter saído, nem por ter ido para o Sporting, mas sim porque mesmo depois do fim da carreira, foram raras as vezes em que demonstrou algum carinho pelo clube. Parece indiferente ao Benfica.

Da minha parte, um enorme respeito por tudo o que fez no Benfica. Foi gigante. Não tenho grandes recordações dele, mas o meu pai diz-me que eu adorava o João Pinto. Não duvido ;D
Pelo comentário percebo que não sabes ao certo o que se passou, depois do que ele passou aqui no ultimo ano...tem que ser o Benfica a demonstrar algum carinho pelo JVP e não ele e isso o Benfica também nunca o fez! Este video é um passo...

MTrigueiros

Citação de: alenker em 24 de Abril de 2020, 12:45
Citação de: MTrigueiros em 23 de Abril de 2020, 20:00

Bastante mesmo.

Pelo comentário percebo que não sabes ao certo o que se passou, depois do que ele passou aqui no ultimo ano...tem que ser o Benfica a demonstrar algum carinho pelo JVP e não ele e isso o Benfica também nunca o fez! Este video é um passo...

Isso é outra questão. O Benfica podia (e pode) fazer mais para se reaproximar do João Pinto. O que me parece, e posso estar redondamente enganado, é que o João Pinto não nutre o mesmo carinho pelo clube que muitos adeptos nutrem por ele. É uma espécie de amor não correspondido.

Posso estar enganado, mas é o que parece. E longe de mim querer julgá-lo por isso. Nem todos têm de ser fanáticos pelo clube. Nem todos ultrapassam as desilusões da mesma maneira. Cada um é como é.

RedVC

Não vivi o tempo de Eusébio e Coluna. Chalana foi um poema nos campos mas João Pinto deu-me a noite mais feliz do meu Benfiquismo. Aquele jogo, como foi jogado, como foi ganho, como foi vivido e celebrado pelos Benfiquistas, pelo que sofreram antes do campeonato começar... Aquele jogo foi o jogo da minha vida. Estarei sempre agradecido a João Vieira Pinto, génio da bola. Para sempre de camisola vermelha, à chuva, a caçar leões.

eaglerp

Ao longo da minha vida comprei várias camisolas do Benfica, só uma vez comprei com nome e era: João V Pinto

Sem dúvida que me proporcionou das maiores alegrias da minha vida: os 3 - 6 nunca mas mesmo nunca me sairão da minha memória

Pancho Lopes 67

Para nós Benfiquistas o 3-6 é provavelmente o derby lisboeta mais mítico de todos, isto apesar de o Benfica ter ganho com resultados mais expressivos como 5-0, mas só quem viveu aquela temporada 1993-94 percebe o significado do jogo, de longe o campeonato português mais lendário que vi na minha vida...

Para os lagartos o derby mais mítico é certamente os 7-1...

Rikurveojmal

Citação de: Pancho Lopes 67 em 24 de Abril de 2020, 21:02
Para nós Benfiquistas o 3-6 é provavelmente o derby lisboeta mais mítico de todos, isto apesar de o Benfica ter ganho com resultados mais expressivos como 5-0, mas só quem viveu aquela temporada 1993-94 percebe o significado do jogo, de longe o campeonato português mais lendário que vi na minha vida...

É capaz de ser o mais lendário sim.
Mas não fico muito atrás do primeiro do RV e deste último do Lage.
Um por causa da história no JJ no Sporting e este último do roubo total em campo.

O do 93-94 felizmente não se discutiu muito arbitragens. Foi mais o orgulho de estarmos um caos e o Sporting com a pica toda do Paulo Sousa

Carrega Benfica

Citação de: Pancho Lopes 67 em 24 de Abril de 2020, 21:02

https://footballia.net/matches/sporting-cp-sl-benfica