Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

The_Riggs

Çula

Citação de: Benfica hoje e sempre em 12 de Fevereiro de 2014, 18:52
Citação de: Çula em 12 de Fevereiro de 2014, 18:41
Citação de: Benfica hoje e sempre em 12 de Fevereiro de 2014, 18:29
Citação de: Chefe em 12 de Fevereiro de 2014, 18:25
Há uma critica que fazem ao Jorge que eu não concordo muito. Que é de ser "inventor". Ou melhor. Em determinados acho que sim, inventa, por exemplo: táctica não é a mais adequada para os jogadores que tem. Mas na maior parte dos casos é precisamente o contrário que eu acho dele. Falta-lhe rasgo e isso é coisa que o inventor tem.

É exactamente o problema dele.

O pessoal chama-lhe de inventor porque ele inventa jogadores em posições que raramente jogam ou jogaram (DL, Gaitan...).

Porque a questão que o chefe frisa é que é importante, o Jesus tem UMA TÁTICA, é fodeu-se, só dá naquilo. Para o bem e para o mal, são os jogadores que têm de fazer parte da sua tática.

Quando é preciso mexer e alterar o modelo, é um 31 do crl...ainda na semana passada foi aquilo que se viu.

Espero que os jogos como aquele contra o Gil tenham acabado, é aí que se vai decidir o campeonato.

Jesus só tem uma táctica?
Nós neste momento temos o 4-4-2 como plano A e o 4-3-3 como plano C, sendo 4-2-3-1 (Gaitan ou Djuricic no miolo) o plano B.

Uma equipa que vai à Grécia, muda de estilo de jogo e dá aquele banho de bola é porque tem essa forma de jogar minimamente trabalhada. Podemos é dizer que raramente vemos essas nuances aparecerem conforme a nossa necessidade durante o jogo, e ai concordo que o treinador deveria ser mais maleável na sua interpretação táctica.

Repara que o "termos determinado número de tácticas pré elaboradas", pouco me diz. E pouco me diz, porque como tu dizes e bem, raramente são utilizadas.

Deste o exemplo da Grécia? Eu dou-te outro bastante bom, Braga no ano passado. Gaitan ao meio, 4x2x3x1. Que jogo. Não foi o espetáculo do "costume", mas para mim encheu-me a alma, jogo controlado de "fio a pavio" com raras falhas.

Porquê é que não foi repetido o modelo?

Este modelo, está bastante esgotado, saturado e ao mesmo tempo fácil de anular. Qualquer Pedro Emanuel desta vida, sabe o que fazer contra nós. Isso preocupa-me, peço desculpa, mas depois dos anos recentes não consigo pensar de outra maneira. E a coisa não tem sido problemática apenas por cá, na Champions tem sido uma anedota...uma completa anedota. A exibição em Moscovo no ano passado é das mais anedóticas que alguma vez vi o Benfica fazer, com Jesus está ao nível do 5-0 no Dragão.

Não consigo assimilar estes erros de casting. Porque são erros que se repetem CONSTANTEMENTE.

O 4-4-2 é fácil de anular?
O 4-4-2 bem trabalhado é talvez a táctica mais complicada de fazer frente, ao mesmo tempo que é a par da parte defensiva do 3-5-2 a mais dificil de trabalhar. Se colocarmos em campo a dinâmica que colocámos frente ao fcp e ontem frente ao sporting seríamos praticamente imbatíveis dentro de portas, infelizmente tal situação é impossivel de acontecer.

O que tu pedes (parece-me a mim) é trocar de modelo de jogo conforme a situação e isso não é possivel fazer de forma constante, até porque retira rotinas à equipa. Todas as equipas têm um modelo táctico definido e trabalhado, e é com base nesse sistema que todas as nuances devem recair e não abordar cada jogo com uma filosofia de jogo diferente. Essas alterações podem acontecer umas 5, 6 vezes durante a época, de forma constante é suicídio.

Para mim é simples, se o modelo definido for um 4-4-2 há que implementar rotinas de 4-3-3 ou outra variante para se abordar certos momentos do jogo ou mesmo poder entrar em alguns jogos com esse chip. Se o modelo definido for o 4-3-3 há que criar rotinas de 4-4-2 para se fazer o mesmo quando necessário.

Isto passa-se com o Benfica e com todas as equipas do mundo.

Ruud

Caso de Guimarães: Jorge Jesus dá-se como culpado

Jorge Jesus deu-se como culpado pelos incidentes de Guimarães, num processo que decorria na justiça civil.

http://maisfutebol.iol.pt/jorge-jesus-benfica/52fbc5ade4b0027d43ab6c18.html

Slb23

Citação de: cmartins17 em 12 de Fevereiro de 2014, 19:09
Citação de: Slb23 em 12 de Fevereiro de 2014, 19:07
E para mim o melhor treinador da Liga é o JJ.

E sim tem graves lacunas.

Um dia será ele provavelmente, tem condições técnicas e psicológicas para o ser.

sardao

Citação de: Chefe em 12 de Fevereiro de 2014, 18:45
Sempre gostei de treinadores que com uma alteração táctica dessem a volta ao jogo. O Jorge, claramente não é um treinador desse tipo. Nunca achei que um treinador não tenha que adaptar a equipa a outra equipa e a um jogo. Eu acho que deve pesar as situações. Mais uma vez isso pouco acontece com o Jorge. As minhas desavenças com o Jorge vão além do golo que entra, do melão que levo.
Este mouro centralista percebe.

Strata

Citação de: Strata em 12 de Fevereiro de 2014, 19:00
Citação de: Slb23 em 12 de Fevereiro de 2014, 18:51
Citação de: Strata em 12 de Fevereiro de 2014, 18:47
Do dia de hoje também achei graça à parte de quererem fazer deste jogo um duelo entre treinadores para ver quem é o melhor, sem que se tenha tido em mente as armas desiguais que cada um dispunham, mesmo admitindo o evidente de que atropelámos os lagartos por completo, com todo o nosso mérito. Certamente que o JJ no lugar do Jardim saía-se com um "eu com essa equipa, dava 3 de avanço, mudava aos 5 e acabava aos 10". Palavras que um qualquer treinador do Belenenses, Arouca, Gil Vicente, etc, poderiam dizer quando enfrentam o Benfica. E mesmo assim acabou por ser o único jogo que ganhámos com relativa facilidade ao sporting, depois de nos vermos à rasca para a Taça e depois do empate da 1ª volta em Alvalade.
Mas não é este Sporting que tem uma equipa muito organizada, um conjunto muito coeso e no qual o Leonardo Jardim estava a provar ser o melhor treinador da Liga?

O Benfica não ganhou o jogo, o JJ não ganhou, o Sporting não o perdeu, quem perdeu foi o Leonardo Jardim porque tentou ser aquilo que não é, ou seja, um treinador inteligente. Tivesse ele feito o normal e provavelmente tinha perdido mas não tinha passado a vergonha que passou.

A meu ver, se o sporting está a fazer a época que está, que atendendo a todas as circunstâncias não se pode dizer que tem sido uma má época pelo menos no campeonato, muito deve ao seu treinador que muito tem camuflado as deficiências do seu plantel. Ontem havia ali jogadores dos lagartos que se me perguntassem o nome, tinha que olhar para as costas da camisola para saber quem eram.

Aquilo que ontem se viu em campo espelhou bem a real diferença entre plantéis de ambas as equipas, independentemente da valia e mérito de cada um dos treinadores no jogo de ontem. O mesmo não ficou tão evidente no jogo para a Taça nem no jogo em Alvalade da 1ª volta, pois tivemos bastantes dificuldades. Dito isto, e atendendo a todas as diferenças, aquilo que ontem se passou devia ser a regra perante um sporting claramente inferior a nós em termos individuais, mas que colectivamente vão dando a sua luta muito por mérito do seu treinador.

E outra coisa que me esqueci de acrescentar: ainda antes disso tudo, este sporting era aquele que era só fogo de vista na pré-época mas que quando começasse a doer, voltariam ao costume. E o que é certo é que ninguém imaginaria que vinham à Luz em Fevereiro em condições de lutar pelo título. E isso, quer se queira, quer não, é muito fruto do seu treinador.

Vieri

Citação de: Strata em 12 de Fevereiro de 2014, 19:03
E sim, para mim atendendo aquilo que tem à sua disposição face aos resultados apresentados, o Leonardo Jardim é bem capaz de ser o treinador da Liga que mais competência tem mostrado.

Também acho.
Aquele Piris... o que é aquilo?
Dier, Adrien, André Martins, podia perfeitamente ser o meio campo de uma Académica ou Setúbal.
O L Jardim ontem pensou como Shuster: se vou perder, porque não tentar ganhar". Mas correu mal!
De qualquer forma o sporting andava a pontuar muito acima das suas possibilidades e se agora abrir um fosso pontual, a onda vai à vida e aquilo pode vir por aí abaixo...

Kyoto

Citação de: Slb23 em 12 de Fevereiro de 2014, 19:05
Citação de: |OnE| em 12 de Fevereiro de 2014, 19:04
Lê o que escrevi.
Tira-lhes, por exemplo, o Patrício, o William Carvalho e o Montero e olha para o plantel deles.
Continuam a ter Cédric, Rojo, Jefferson, Adrien ou André Martins que são titulares em qualquer outra equipa tirando Benfica e Porto.
eu do plantel do sporting só queria o William Carvalho e o Adrien para alternativa no meio campo

Slb23

Citação de: Strata em 12 de Fevereiro de 2014, 19:13
E outra coisa que me esqueci de acrescentar: ainda antes disso tudo, este sporting era aquele que era só fogo de vista na pré-época mas que quando começasse a doer, voltariam ao costume. E o que é certo é que ninguém imaginaria que vinham à Luz em Fevereiro em condições de lutar pelo título. E isso, quer se queira, quer não, é muito fruto do seu treinador.
Têm cumprido com a obrigação deles, sempre que jogaram contra equipas de nível semelhante ou superior ou perderam (fora de casa) ou empataram em casa.

A exceção foi o jogo em Braga mas jogaram contra 10.

Universo Benfica

Foi condenado a pagar um montante de cerca de 25.000 € a duas instituições de solidariedade de Guimarães.

Ruud

Citação de: Universo Benfica em 12 de Fevereiro de 2014, 19:15
Foi condenado a pagar um montante de cerca de 25.000 € a duas instituições de solidariedade de Guimarães.

Epá, fossem todas as multas assim.

Slb23

Vieri o Piris foi "roubado" ao Benfica tal como o Rojo foi :tomates:

Slb23

Mas devolveram o relógio ao homem ou ele vai só pagar a multa? :confused:

Joga o Manel

Citação de: Universo Benfica em 12 de Fevereiro de 2014, 19:15
so ? no minimo devia ser 1 mês de ordenado

Mestre30

Citação de: Slb23 em 12 de Fevereiro de 2014, 19:17
Mas devolveram o relógio ao homem ou ele vai só pagar a multa? :confused:
Já foi descontado o valor do relógio.