Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Fenómeno

Citação de: BELHA GUARDA em 19 de Fevereiro de 2014, 11:30

Quando este ser morrer é que vamos perceber que ele afinal era um poeta incompreendido! ;D

Çula

Citação de: Flirt4ever em 19 de Fevereiro de 2014, 13:01
Citação de: Flirt4ever em 19 de Fevereiro de 2014, 12:54
Citação de: Çula em 19 de Fevereiro de 2014, 12:52
Citação de: Flirt4ever em 19 de Fevereiro de 2014, 12:46
Citação de: Çula em 19 de Fevereiro de 2014, 12:41
E tirando a primeira época em que outro ano é que nos viste a jogar de forma acertiva como temos feito nos ultimos meses?
Ou vais-me dizer que os nossos processos (até com bola) são os mesmos que foram nos ultimos 3 anos?
Mudámos radicalmente a abordagem ao jogo e isso nota-se numa defesa bem mais sólida. Por outro lado passámos a ter mais dificuldade no ataque. No geral estamos mais equilibrados.
No ano de Roberto, não tivemos 18 jogos sem perder ? Posso estar a fazer confusão.
Estar sem perder é muito diferente de defender bem.
Nós fizemos a diferença pelo ataque e nunca pela defesa.
Tenho de pesquisar melhor, não tenho em mente sofrermos assim esses golos todos nesse período. Mas como disse antes, posso estar a fazer confusão.
Aqui está a tal série:

Dos 18 jogos, 12 deles não sofremos golos.

Se em 67% dos jogos não sofremos qualquer golo, penso que seja bastante redutor dizer que foi por causa do ataque e não também da defesa....

Flirt, com base nessa boa fase estás a dizer que defendíamos bem?

Não defendíamos. Essa é sem duvida uma boa fase em termos estatisticos, mas em termos de solidez defensiva não se pode dizer que defendessemos bem.

A partir de certa altura nesta era JJ o nosso registo tem sido em larguíssimos momentos, ataque ataque ataque. Nos ultimos meses deixámos de ver isso.

J_PN

Já tivémos alguma fase de tanta consistência defensiva desde que o JJ cá anda?

Flirt4ever

Citação de: Çula em 19 de Fevereiro de 2014, 13:26
E tirando a primeira época em que outro ano é que nos viste a jogar de forma acertiva como temos feito nos ultimos meses?
Ou vais-me dizer que os nossos processos (até com bola) são os mesmos que foram nos ultimos 3 anos?
Mudámos radicalmente a abordagem ao jogo e isso nota-se numa defesa bem mais sólida. Por outro lado passámos a ter mais dificuldade no ataque. No geral estamos mais equilibrados.
No ano de Roberto, não tivemos 18 jogos sem perder ? Posso estar a fazer confusão.
Tenho de pesquisar melhor, não tenho em mente sofrermos assim esses golos todos nesse período. Mas como disse antes, posso estar a fazer confusão.
Aqui está a tal série:

Se em 67% dos jogos não sofremos qualquer golo, penso que seja bastante redutor dizer que foi por causa do ataque e não também da defesa....
Não defendíamos. Essa é sem duvida uma boa fase em termos estatisticos, mas em termos de solidez defensiva não se pode dizer que defendessemos bem.
A partir de certa altura nesta era JJ o nosso registo tem sido em larguíssimos momentos, ataque ataque ataque. Nos ultimos meses deixámos de ver isso.
Apenas estava a dizer que não foi tudo fruto do ataque como estavas a referir.

O "defender bem" com o Jesus, não me parece que tenha existido nem em 2009 nem agora.

Para mim a grande alteração no método de jogo do Jesus é que agora quando o Benfica marca um golo, resguarda-se cá atrás e joga apenas em contra-ataque. Antes estávamos sempre a carregar, mesmo depois de marcar 1, 2 ou 3 golos.

E volto a dar ênfase que considero que apenas fomos campeões em 2009 porque "apenas" chegámos aos quartos-final da Liga Europa.

Flavius Julius

Citação de: Jaime_PN em 19 de Fevereiro de 2014, 13:27
Já tivémos alguma fase de tanta consistência defensiva desde que o JJ cá anda?
eu penso que não!

Çula

Citação de: Flirt4ever em 19 de Fevereiro de 2014, 13:04
Citação de: Çula em 19 de Fevereiro de 2014, 13:00
(...)
Ele sempre disse que quando tivesse jogadores de qualidade que ia dar de calcanhar, e de facto fê-lo na primeira época. E porquê? Porque fez tudo bem.
Abordou a pré temporada de forma séria, colocou os jogadores nas suas posições, organizou uma equipa que era fortíssima ofensivamente e forte defensivamente. Entrou com o foco certo e as coisas saíram. Depois entrou em modo burguês e pagou por isso.
(...)
Desculpa lá mas não consigo concordar nada.

Para mim a grande razão para termos sido campeões uma: QUARTOS-FINAL da liga europa.

Flirt, esse campeonato está no top 10 da nossa história. Foi um ano assombroso, onde jogámos   um futebol maravilhoso. Aimar em grande, Di Maria em grande, Ramires em grande, Maxi em grande, Coentrão em grande, Saviola em grande, Cardozo em grande, Javi em grande, centrais em grande.

do 11 titular não vês um unico jogador (tirando keeper) que não tenha feito uma época fantástica.
Até os suplentes mais utilizados estiveram bem. amorim, Martins, Sidnei, Weldon, Nuno Gomes...

Mesmo quando o calendário apertou um pouco entrámos para a final da TdL e espetámos ao fcp, mesmo jogando em modo rotação.

Enfim, foi uma época soberba.

Çula

Citação de: Flirt4ever em 19 de Fevereiro de 2014, 13:32
Citação de: Çula em 19 de Fevereiro de 2014, 13:26
Aqui está a tal série:

Apenas estava a dizer que não foi tudo fruto do ataque como estavas a referir.

O "defender bem" com o Jesus, não me parece que tenha existido nem em 2009 nem agora.

Para mim a grande alteração no método de jogo do Jesus é que agora quando o Benfica marca um golo, resguarda-se cá atrás e joga apenas em contra-ataque. Antes estávamos sempre a carregar, mesmo depois de marcar 1, 2 ou 3 golos.

E volto a dar ênfase que considero que apenas fomos campeões em 2009 porque "apenas" chegámos aos quartos-final da Liga Europa.

O nosso jogo modelo actual nada tem a ver com o que era há coisa de meses. Basta olhar para o jogo do Nico e do Marko para se verificar isso mesmo.

Quantas oportunidades claras de golo nós temos por jogo actualmente? Menos de metade do que tinhamos. Forçamos muito menos, arriscamos muito menos, somos muito menos vezes apanhados em contra pé.

Trezeguet

Citação de: Çula em 19 de Fevereiro de 2014, 13:11
Citação de: Trezeguet em 19 de Fevereiro de 2014, 13:02
A mais valia do Jesus foi sempre a sua obcessão pelo processo defensivo. nem tu acreditas nessa.

Ele sempre disse que quando tivesse jogadores de qualidade que ia dar de calcanhar, e de facto fê-lo na primeira época. E porquê? Porque fez tudo bem.
tirando 10/11 teve sempre grandes equipas

Até chegar ao Benfica? Ó francês não te metas nisso.
O homem dava tareias defensivas (até de forma exagerada) por todo o lado onde passou. Isso é do domínio publico, não estou a dizer nada que não se saiba.

Então quando jogava em 3-5-2 os treinos a dois terços eram simplesmente penosos. Erro de colocação? Apito, reposicionamento e repetição de jogada.
Timing de pressão errado? Apito, reposicionamento e repetição de jogada.
E por aí fora.

Sempre teve grandes equipas mas a sua forma de trabalhar mudou para pior. Deixou de ser tão acertivo e passou a tomar algumas decisões sem pés nem cabeça.

eu falo no Benfica. no Belém até eu sei. no Benfica o processo defensivo desde o ano do título regrediu e só agora subiu. a mim interessa é o que ele fez cá. faz lembrar-me conversa de reforços, tudo fantástico interessa é o que fazem cá.

Trezeguet

Citação de: Çula em 19 de Fevereiro de 2014, 13:43
(...)
Abordou a pré temporada de forma séria, colocou os jogadores nas suas posições, organizou uma equipa que era fortíssima ofensivamente e forte defensivamente. Entrou com o foco certo e as coisas saíram. Depois entrou em modo burguês e pagou por isso.
(...)

Para mim a grande razão para termos sido campeões uma: QUARTOS-FINAL da liga europa.

Flirt, esse campeonato está no top 10 da nossa história. Foi um ano assombroso, onde jogámos   um futebol maravilhoso. Aimar em grande, Di Maria em grande, Ramires em grande, Maxi em grande, Coentrão em grande, Saviola em grande, Cardozo em grande, Javi em grande, centrais em grande.

do 11 titular não vês um unico jogador (tirando keeper) que não tenha feito uma época fantástica.
Até os suplentes mais utilizados estiveram bem. amorim, Martins, Sidnei, Weldon, Nuno Gomes...

Mesmo quando o calendário apertou um pouco entrámos para a final da TdL e espetámos ao fcp, mesmo jogando em modo rotação.

soberba não. foi boa. soberba era limparmos mais a taça de Portugal, a aeroliga dou de barato

Çula

Citação de: Trezeguet em 19 de Fevereiro de 2014, 13:53
Citação de: Çula em 19 de Fevereiro de 2014, 13:43
(...)
(...)

soberba não. foi boa. soberba era limparmos mais a taça de Portugal, a aeroliga dou de barato

Sim, apoiava-me mais na forma como jogámos.
Desde 92/93 que não me lembro de ver uma equipa do Benfica jogar tão bom futebol como naquele ano.

Alphanumeric

Ai é que vocês se enganam. Jesus trabalha muito mais o processo defensivo (onde já referi, somos top mundial) do que o processo ofensivo onde entrega em demasia à criatividade dos jogadores. O benfica sempre defendeu de forma excelente tendo em conta o nr de homens que usa. Basta sentarem-se e reverem os jogos com atenção todos os jogadores do benfica sabem onde devem estar e que comportamentos devem ter no processo defensivo. todos. e isso revela muito trabalho. As pessoas é que por marcarmos muitos golos pensam que defendemos mal e atacamos bem, mas não é assim que acontece na realidade.

Çula

Citação de: Trezeguet em 19 de Fevereiro de 2014, 13:50
A mais valia do Jesus foi sempre a sua obcessão pelo processo defensivo. nem tu acreditas nessa.

O homem dava tareias defensivas (até de forma exagerada) por todo o lado onde passou. Isso é do domínio publico, não estou a dizer nada que não se saiba.

Então quando jogava em 3-5-2 os treinos a dois terços eram simplesmente penosos. Erro de colocação? Apito, reposicionamento e repetição de jogada.
E por aí fora.

Sempre teve grandes equipas mas a sua forma de trabalhar mudou para pior. Deixou de ser tão acertivo e passou a tomar algumas decisões sem pés nem cabeça.

eu falo no Benfica. no Belém até eu sei. no Benfica o processo defensivo desde o ano do título regrediu e só agora subiu. a mim interessa é o que ele fez cá. faz lembrar-me conversa de reforços, tudo fantástico interessa é o que fazem cá.

Ó panasca, vai lá ler o post onde friso isso. É exactamente nesse sentido.

Até chegar cá a sua mais valia foi sempre o processo defensivo.

Trezeguet

Citação de: Çula em 19 de Fevereiro de 2014, 13:55
Citação de: Trezeguet em 19 de Fevereiro de 2014, 13:50

E por aí fora.

Ó panasca, vai lá ler o post onde friso isso. É exactamente nesse sentido.

Até chegar cá a sua mais valia foi sempre o processo defensivo.
se ele mudou então torna o caso mais grave.

JPSilva

O Jesus sempre foi mais forte no processo defensivo, é o grande atributo dele desde que treina, e é por isso também que ele sempre quis jogar desta forma no Benfica. Ele acha que um grande clube deve atacar com o máximo de jogadores possível e defender com o mínimo, correndo riscos. Mas o que é certo é que para a forma como jogamos sofremos pouquíssimos golos.

alsohugo

CitaçãoO benfica sempre defendeu de forma excelente tendo em conta o nr de homens que usa.

Pá...