Julian Weigl

Médio, 29 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 4 épocas (2020-2022), 115 jogos (8492 minutos), 5 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

kramxel²

Citação de: Manuel_apt em 16 de Setembro de 2020, 12:01
Citação de: kramxel² em 16 de Setembro de 2020, 11:28
Citação de: Manuel_apt em 16 de Setembro de 2020, 11:26
Citação de: kramxel² em 16 de Setembro de 2020, 11:24
Fez um excelente jogo, de volta à melhor forma!

Não percebo mesmo nada de futebol. Aqui aprende-se todos os dias. Não vejo nada neste gajo. E tu consegues ver tudo. UM GRANDE JOGO . Sim senhor. fonix

Vai rever a saída de bola na 1a parte, quem era o elemento fundamental, vai ver a transição defensiva, quem é que andava a tapar buracos na cobertura.

Juntando a habitual qualidade na circulação de bola, e 4 ou 5 passes de ruptura que criaram transições rápidas, e facilmente tens dos nossos melhores jogadores.

So sabe jogar para tras e para o lado. FRACO FRAQUINHO que ate doi. o FLORENTINO FAZ IGUAL OU MELHOR. Meus ricos 20 milhoes

Excelente análise, abordaste tudo o que referi.....

Já vi que tinhas razão, e não vale mesmo a pena.

naix

Citação de: Ludwig van em 16 de Setembro de 2020, 11:35
Citação de: Nhecks em 16 de Setembro de 2020, 11:23
Citação de: Ludwig van em 16 de Setembro de 2020, 11:12
Citação de: Sprint em 16 de Setembro de 2020, 11:06
Citação de: Ludwig van em 16 de Setembro de 2020, 10:59
O Wiegl não é um 6 para jogar sozinho em frente à defesa e sem apoio defensivo de outro médio-centro. O JJ tem de se aperceber disso.

Esta equipa tem de jogar com um duplo pivot. Enquanto não existir um jogador ideal para lhe fazer companhia o ideal seria mesmo o Florentino jogar ao lado dele.

E ofensivamente o que ofereciam à equipa ou quem fazia essa transição? Num meio campo a dois acho muito difícil jogarem os dois e não acredito que o chiclas mude a táctica.
Já jogas com 2 extremos, um avançado e um segundo avançado. A juntar a isso os laterais sobem bastante, mal mas bastante.

Não precisamos de um 8 ofensivo, precisamos de um 8 em primeiro lugar recuperador de bolas, só depois interessa a vertente ofensiva.

Portanto precisamos de um "8" que seja "6" porque o nosso "6" não faz esse papel.

E depois tinhas um 8 que recuperava bolas e um 6 que defensivamente fazia o que? E a nível ofensivo quem transportava jogo? Quem faria passes de ruptura? 

4-4-2 "moderno" precisa de:
- um 6 que seja trator e que faça compensações e desarmes, basculando no meio campo.
- um 8 rápido a fazer contenção e a fazer a transição defensiva e que tenha capacidade de transporte de bola e de passe. Um box-to-box.

Renato Sanches e Fejsa

Enzo Perez e Matic

Quem é que o Weigl poderia substituir nas duplas de jogadores que referi? Ninguém. O Weigl não consegue fazer o que os 4 jogadores que acima referi fazem seja a 8 seja a 6, seja num meio campo em linha, seja o que for.

Weigl é um jogador para estar atrás a construir jogo num meio campo com outros 2 jogadores fisicos, com capacidade de pressão e de furar linhas. E isto sou eu a especular, porque sinceramente ja tenho duvidas. Se é para ter capacidade de passe mas depois usa-la para fazer passes 2 ou 3 metros, então nem num sistema como aquele que estou a descrever acrescentaria muito.

Nem um Enzo nem um Renato Sanches safavam o Weigl. O meio campo continuaria um buraco.
O teu problema é que só conheces exemplos do Benfica.

No Benfica tradicionalmente o 6 é um trinco. Um Javi, um Matic, um Fejsa, etc. Neste momento não temos no plantel nenhum trinco com a qualidade necessária para jogar em frente à defesa sozinho. O Florentino por muito que queiramos não está pronto ainda para essa responsabilidade.

O que temos é um jogador muito bom para jogar numa dupla de pivots, o Weigl.

O duplo pivot é usado em muitos clubes e não faz deles equipas defensivas. O Bayern na final da Champions jogou com um, Thiago Alcântara e Goretzka.

Tendo em conta a falta de agressividade defensiva dos nossos extremos estamos obrigados a jogar com dois recuperadores de bolas no meio-campo.

O que nos falta neste momento (para além de laterais competentes e um avançado top, não um projeto) é um jogador para fazer companhia ao Weigl nesse duplo-pivot.
Ou seja Sport Weigl e Benfica ?
Os laterais incompetentes  o Fejsa e o Samaris também tiveram que mamar com eles e deu para ganhar campeonatos.
O que dizem sobre o perfil do Weigl é, de certa forma, compreensível. O que não é compreensível é que para ele render tem que estar rodeado de 10 jogadores de topo e ter um modelo de jogo montado em função das características dele. Isso é construir a casa pelo telhado.

unum

São cada vez menos.
Como disse há uns meses, é dar-lhes tempo...

Nuno_SLB

Citação de: BERNA_1961 em 16 de Setembro de 2020, 12:01
Quantas faltas fez ontem?

0 faltas e só fez 3 desarmes em 90 minutos. Um autentico passarinho, nem parece ser alemão.

naix

Entre este e o Danilo do Porto qual seria a opção?

bmuc79

Já vieram aqui os iluminados que percebem de futebol a potes dizer que o pantufas é um craque e chamar analfabetos futebolisticos à maralha?

Vmaduro

Tanta gente a falar como se tratasse de um grande jogador, até ao momento não se nota nem a defender nem a atacar, eu vi alguns jogos dele no Dortmund e era igual, curto para 6 e para 8,muito passivo a defender e pouca qualidade a atacar.

Para mim um 6 tem de ser bom a defender e no mínimo razoável a atacar, este é razoável a defender e razoável a atacar.

O ano passado até entrar na equipa tínhamos um meio campo minimamente organizado, depois da sua entrada parecemos um passador.

bmuc79

Citação de: Nuno_SLB em 16 de Setembro de 2020, 12:04

0 faltas e só fez 3 desarmes em 90 minutos. Um autentico passarinho, nem parece ser alemão.

Ainda há tempos me gozavam quando eu dizia que naquela posição tinha de ter mais agressividade.
Era o Redondo, o posicionamento de excelência, passes de fino recorte blá blá blá... Analfabeto futebolistico.
Fazem do futebol uma ciência oculta só ao alcance de meia dúzia de iluminados que vêm o que mais ninguém vê....

BetterMind

Citação de: bmuc79 em 16 de Setembro de 2020, 12:09

Já vieram aqui os iluminados que percebem de futebol a potes dizer que o pantufas é um craque e chamar analfabetos futebolisticos à maralha?
Escrevi algo semelhante ontem... não. Estão muito calados. O que já me foi dito neste tópico minha nossa... mas agora dobrar a espinha é complicado. Se calhar é melhor nem aparecerem, da maneira como os ânimos estão exaltados, acho que se discutisse com um sábio do futebol ainda ia passar umas férias.

Aslio

Citação de: kramxel² em 16 de Setembro de 2020, 11:28
Citação de: Manuel_apt em 16 de Setembro de 2020, 11:26
Citação de: kramxel² em 16 de Setembro de 2020, 11:24
Fez um excelente jogo, de volta à melhor forma!

Não percebo mesmo nada de futebol. Aqui aprende-se todos os dias. Não vejo nada neste gajo. E tu consegues ver tudo. UM GRANDE JOGO . Sim senhor. fonix

Vai rever a saída de bola na 1a parte, quem era o elemento fundamental, vai ver a transição defensiva, quem é que andava a tapar buracos na cobertura.

Juntando a habitual qualidade na circulação de bola, e 4 ou 5 passes de ruptura que criaram transições rápidas, e facilmente tens dos nossos melhores jogadores.
Tens razão no que dizes.

No entanto... o estilo de jogo do PAOK reflete, em parte, o que vamos encontrar em muitos dos jogos do tugão. Equipas fechadas, que não vão permitir tantas incursões pelo meio, que vão povoar muito a sua área defensiva.
E o que é que vimos na primeira parte do jogo de ontem? Apesar do Benfica ter estado melhor, com muita circulação de bola e a ter espaço para chegar ao último terço, faltou claramente definição e homens na frente. E não podemos estar só a bater no Seferovic que falhou aquele golo cantado: na realidade, quantas oportunidades claras de golo tivemos nessa primeira parte? Muito poucas! A bola não chegava lá!

Depois, na segunda parte, vimos, mais uma vez, aquilo que se esperava com este meio-campo a 2: demasiados espaços, buracos no meio e na lateral direita... (também pela quebra física dos jogadores).

Continuo com a minha ideia: por mais que Weigl tenha qualidades, não serve para um meio-campo a 2. Nem ele, nem Taarabt. É um meio-campo que deixa demasiados espaços ao adversário, porque não há apoios nem dos extremos/médios-interiores, nem do "2o avançado"; para além disso, é um meio-campo pouco agressivo na pressão e na bola.

Basicamente, vimos ontem o reflexo da época passada. Mudou o treinador, fizeram-se várias contratações caras, mas os problemas mantêm-se:
- Weigl e Taarabt não podem jogar sozinhos no meio
- Almeida horrivel, deprimente, humilhante a sua fraca qualidade com e sem bola
- Pizzi... muito inconsequente, com pouca vontade, a dar pouco apoio ao meio
- Seferovic mal na finalização, mal nos apoios, mal na ocupação de espaços... mas, a culpa não é dele. A culpa é de quem o meteu a jogar e como montou a equipa do meio-campo para a frente.

lmcc1978

O Weigl é um jogador com qualidade que está adaptado à realidade alemã. As equipas alemãs não jogam como joga um benfica, sendo o exemplo os tempos do fejsa e javi em que corriam km e disfarçavam a falta de capacidade defensiva de alguns jogadores. Na alemanha temos o bayern que defende em bloco, e sabem o que é posicionar-se em campo de modo inteligente, não sendo necessário estarem sempre a correr nos 90 minutos. O weigl estava numa equipa com esse tipo de posicionamento e estratégia. Estando cá compete ao Jesus fazer com que se adapte a esta realidade, senão escusa de estar cá. Mas não pensemos agora que o jogador não vale nada

nikas

Enquanto não tiver um 8 competente esta entalado.

TAARABT não pode jogar ali. Não faz um caraglio de ideia do que fazer em campo. Esta sempre, mas sempre fora de posição.

O Weigl não é um Matic, mas porra esta longe do que dizem dele.

Vou bater na mesma tecla.
Enquanto não vier um 8, o meio campo, na minha opinião tinha que ser Tino e Weigl.

JFB1904

Desde que este jogador começou a jogar tem sido o descalabro. Vender, já. Jogar o tino, muito melhor sem dúvida alguma. Jogador com limitações a defender na minha opinião, que queima linhas de passe na construção. Florentino pode vir a ser um grande jogador no futuro. Já sei que muito não vão concordar, mas é a minha opinião. Nosso meio campo devia de ser constituído por tino + um 8 de qualidade.

JFB1904

Citação de: naix em 16 de Setembro de 2020, 12:06
Entre este e o Danilo do Porto qual seria a opção?
Danilo todos os dias pela sua capacidade física, defensiva e forte nas bolas paradas.

BERNA_1961

Citação de: Nuno_SLB em 16 de Setembro de 2020, 12:04

Pois..
É certo que os bons jogadores não se vêm pelas faltas que fazem...
Agora um jogador na posição 6, a disputar variados duelos... não faz uma falta, ainda que negligente?
Não acho normal.