Manuel Damásio (Presidente)

Presidente, 83 anos,
Portugal

AG

Por ocasião do Centenário do Benfica, em 2004, entrevista ao Record.

Manuel Damásio: «Veiga é o homem ideal para o Benfica»
ANTIGO LÍDER DAS ÁGUIAS EM ENTREVISTA
Segunda-Feira, 23 fevereiro de 2004 | 02:10
Autor: JOÃO ROSADO

RECORD - Há 10 anos imaginava que hoje falaria como o último presidente campeão?
MANUEL DAMÁSIO - Claro que não. Sinto-me muito desgostoso, mas temos de ser realistas e admitir que ainda não é este ano que o Benfica vai ser campeão.

R - Mas continua a confiar em Luís Filipe Vieira...
MD - Nas últimas eleições dei-lhe o meu apoio porque achei que o Benfica lhe ficou a dever alguma coisa. E se o Benfica não tivesse feito o estádio, estava condenado a 50 anos de atraso, porque sem este "empurrão" do Euro, a obra seria muito difícil de executar. Como costumo dizer, o difícil é fazer um estádio que custa muitos milhões de contos, não uma equipa (gargalhada)... Mais retoque, menos retoque, é muito mais fácil construir uma equipa que um estádio (largo sorriso)... Mas tudo leva o seu tempo e o futebol requer aprendizagem. Ora, a pessoa que não tem experiência, que está numa fase de aprendizagem, precisa de tempo. Ou então precisa de ouvir a experiência dos seus antecessores. Porque aquilo que estou agora a conversar consigo posso transmitir às pessoas responsáveis pelo clube, para elas tirarem as ilações que entenderem. Mas infelizmente isso não tem acontecido. Às vezes não há a humildade para se procurar alguns conselhos.

R - Qual seria o conselho que lhe apeteceria divulgar neste momento?
MD - Olhe, vai falar a voz da experiência. O orçamento do Benfica, mas também podia falar do Sporting e do FC Porto, tem de ser reduzido para metade! Como fazer isto? Claro que não é comprando jogadores caros, mas sim preservando os das escolas! Se o Sporting tivesse um orçamento de três milhões de contos em vez de seis, não precisava de ter vendido dois jogadores a mais. Mantinha-os e as receitas que teria cobririam essas mesmas despesas. Preferia conservar no Benfica um Cristiano Ronaldo, perder um milhão e meio de contos, mas gerir um orçamento de três milhões em vez de seis milhões.

R - O Benfica não tem Ronaldos...
MD - No caso do Benfica, a aposta era muito simples: baixava o orçamento, reestruturava-se, reorganizava-se. Não tem Ronaldos, mas pode manter os Moreiras, os João Pereiras, com mais um esforço o Simão, e ir à Liga de Honra buscar uns centrais, escalão no qual se encontram muitos jogadores de qualidade. Se o presidente do Benfica for buscar um jogador desses à Liga de Honra, dizem: "O homem está doido! Buscar jogadores à II Divisão!" Mas se for buscar um central brasileiro e ele falhar, dizem: "Não teve sorte, o homem era internacional brasileiro..." Há que reestruturar isto tudo para poder passar a mensagem que é preferível estar dois ou três anos sem ganhar um campeonato e fazer a equipa, vendendo apenas um de quatro potenciais transferíveis.

R - É um discurso que os sócios podem ter dificuldade em aceitar...
MD - O que é mais importante para os sócios? Continuarem a prometer-lhes coisas e dizer-lhes que mandam no clube e o clube nada ganhar ou é alguém ter a possibilidade de vir a mandar no clube, geri-lo de outra forma e o Benfica ganhar tudo? O que dará mais alegria aos sócios?...

R - Onde é que quer chegar?
MD - Pretendo dizer que há gente em Portugal com uma grande capacidade de investimento que... vamos supor... Olhe, vou dar-lhe o exemplo do Estoril! Tenho de falar no Estoril! Houve dois ou três empresários que se juntaram e o Estoril hoje é aquilo que se vê. Um desses empresários, José Veiga, detém a maioria no Estoril, foi ele quem pôs e quem põe o dinheiro, investiu e todos ganharam!

R - Significa isso que equaciona o regresso à presidência do Benfica?...
MD - Não, não, nem de perto nem de longe. Dou-lhe a minha palavra de honra que isso nunca mais se irá verificar.

R - Mas se o Benfica precisar da sua ajuda...
MD - ... Isso é outro caso... Se a gestão do Benfica for mais profissionalizada, pode dar origem ao meu contributo. Estou sempre aberto a colaborar.

R - Considera José Veiga a pessoa indicada para liderar a reestruturação a que apela?
MD - Se a Direcção ou a Administração do Benfica lhe dessem um apoio total, fossem capazes de lhe pedir ajuda, abertamente, creio que o senhor José Veiga seria o homem ideal para recompor toda a estrutura do futebol do Benfica. Penso que ele reúne todas as condições para ter êxito.

R - Ficou aborrecido com Vieira depois do que aconteceu com António Figueiredo?
MD - O António Figueiredo é um homem que tem todas as condições para ajudar a vingar qualquer clube. É de relação fácil. Dura mas fácil. Os jogadores de futebol hoje precisam de alguém com quem possam ter uma relação dura mais fácil. O jogador tem de ter o respeito do dirigente, mas o dirigente tem de saber explicar ao profissional as suas obrigações. Se um dirigente conseguir fazer passar a mensagem, conseguir o respeito dos jogadores, é meio caminho andado para ter um bom balneário. Isto para dizer que o António Figueiredo tem condições para ser o elo de ligação com um presidente com a mesma filosofia. Ter um homem da sua inteira confiança a dirigir o futebol é 90 por cento do sucesso.

R - Falta esse homem ao Benfica?
MD - (longa pausa) Não existe. Que me perdoem algumas pessoas que lá andam, o Simões, nomeadamente. Onde está hoje o homem que sabe de futebol? Onde é que está o homem com estatuto para desenhar uma equipa para a próxima época, um percurso para o Benfica atingir os êxitos que todos nós desejamos? Vejo é o Camacho a falar como director!...

R - Há quem diga que José Veiga é o verdadeiro director desportivo...
MD - Isso não é verdade! Simplesmente, quando o Benfica nem dinheiro tinha para comer quanto mais para comprar jogadores, o senhor José Veiga foi uma peça muito importante. E um clube como o Benfica não pode trabalhar só com um empresário. Nem trabalha!

«No mínimo cinco no CA da SAD»

R - Ficou surpreendido com as divergências entre Luís Filipe Vieira e Fonseca e Santos?
MD - Sobre isso, gostaria acima de tudo de dizer que não concordo que uma SAD tenha três elementos no conselho de administração e um deles seja profissional. Não pode ser. É pouco. No mínimo cinco, como é o caso do Estoril. Estabelecemos as linhas gerais de gestão e não apareço aí em bicos de pés, à procura de protagonismo.

R - O presidente do clube não deve ser o da SAD?
MD - Podem ser duas pessoas desde que exista sintonia perfeita. No dia em que o presidente do clube não determinar as decisões da SAD tudo isto será indiferente. E porque é que na SAD não há um representante dos accionistas maioritários? Temos de caminhar para o futuro.

«Com 18 milhões da SAD a história era outra...»

R - Quais são as maiores mágoas que guarda da Luz?
MD - Tenho duas. Não ter sido aprovada a SAD que idealizámos, porque se tivesse sido, a história do Benfica era outra. TÍnhamos um encaixe previsto de 18 milhões de contos, a tomada firme do capital era assegurada pelos dois maiores bancos do Mundo, mas como tinha perdido por 3-1 frente ao Rio Ave... Até coloquei o lugar à disposição, porque queria era salvaguardar o futuro do Benfica, mas os sócios não entenderam. Agora são eles que se devem mentalizar e ver que alguma coisa vai ter de mudar brevemente. É tempo de se dedicarem ao clube mais com a cabeça...

R - Outra grande mágoa...
MD - Tem a ver com o centro de estágio de Caparide. Eram seis hectares que estavam à disposição do Benfica, sem encargos. Não percebo por que se gastou dinheiro no Seixal.

Trezeguet

se o Damásio defende o Veiga então eu defendo exactamente o contrário de tudo que este homem defenda

KRF

Grande incompetente e pior do que tudo um MAU benfiquistas

KKK24

Não te candidatas mais porque nem a concorrer sozinho ganhavas

RRocha

Sempre que me lembro que foste TU, MEU CABRÃO que mandaste o Toni embora e trouxeste o Artur Jorge só me dá vontade de te partir o focinho de porco que tens!!!

NOJENTO!!!! TRAIDOR!!!

paalexg


Çula

Citação de: RRocha em 22 de Agosto de 2013, 10:54
Sempre que me lembro que foste TU, MEU CABRÃO que mandaste o Toni embora e trouxeste o Artur Jorge só me dá vontade de te partir o focinho de porco que tens!!!

NOJENTO!!!! TRAIDOR!!!

Um enormíssimo erro de gestão, no entanto é bom não esquecer qual era o sentimento geral da nação benfiquista quando se procedeu a essa troca.

RRocha

Citação de: Çula em 22 de Agosto de 2013, 12:06
Citação de: RRocha em 22 de Agosto de 2013, 10:54
Sempre que me lembro que foste TU, MEU CABRÃO que mandaste o Toni embora e trouxeste o Artur Jorge só me dá vontade de te partir o focinho de porco que tens!!!

NOJENTO!!!! TRAIDOR!!!

Um enormíssimo erro de gestão, no entanto é bom não esquecer qual era o sentimento geral da nação benfiquista quando se procedeu a essa troca.

Bem sei!
O problema é também esse...fazem-se asneiras pensando que o próximo é sempre melhor...e depois vai-se a ver...:(

Mas neste caso específico foi muito muito grave pois começou aqui a desgraça dos últimos 20 anos...ele DESTRUIU uma equipa CAMPEÃ!!!!!

Daqui para a frente foi buraco atrás de buraco até ao fundo!!

NUNCA ESQUECEREI ISTO!!

E ENOJA-ME VER ESTE FULANO PORCO SUJO CONVIDADO PARA JAMORES, AMSTERDÕES, INAUGURAÇÕES DE MUSEUS, ETC...

NO MÍNIMO, BANIDO DE SÓCIO!!

Çula

Citação de: RRocha em 22 de Agosto de 2013, 12:58
Citação de: Çula em 22 de Agosto de 2013, 12:06
Citação de: RRocha em 22 de Agosto de 2013, 10:54
Sempre que me lembro que foste TU, MEU CABRÃO que mandaste o Toni embora e trouxeste o Artur Jorge só me dá vontade de te partir o focinho de porco que tens!!!

NOJENTO!!!! TRAIDOR!!!

Um enormíssimo erro de gestão, no entanto é bom não esquecer qual era o sentimento geral da nação benfiquista quando se procedeu a essa troca.

Bem sei!
O problema é também esse...fazem-se asneiras pensando que o próximo é sempre melhor...e depois vai-se a ver...:(

Mas neste caso específico foi muito muito grave pois começou aqui a desgraça dos últimos 20 anos...ele DESTRUIU uma equipa CAMPEÃ!!!!!

Daqui para a frente foi buraco atrás de buraco até ao fundo!!

NUNCA ESQUECEREI ISTO!!

E ENOJA-ME VER ESTE FULANO PORCO SUJO CONVIDADO PARA JAMORES, AMSTERDÕES, INAUGURAÇÕES DE MUSEUS, ETC...

NO MÍNIMO, BANIDO DE SÓCIO!!

O problema em si não foi a troca do Toni pelo Artur Jorge, foi sim os poderes que lhe foram concedidos.
É impensável permitir que um treinador fizesse o que o poeta fez entre 1994 e 1995.
É também por isso que responsabilizo muito mais o Damásio do que o Artur Jorge.
Um fez a merda que todos sabemos, o outro permitiu que aquela demência fosse para a frente.

Quanto ao resto, o tempo apaga muitas coisas mas a grande realidade é que essa época de 1993/94 foi vivida quase sempre sobre brasas, com a equipa a realizar várias exibições descoloridas e com várias manifestações de desagrado por parte dos adeptos.
Já na época 1988/89 aconteceu a mesmíssima coisa (outra vez com o Toni). Fomos campeões e optou-se por trocar de treinador.
Mais uma vez os adeptos aplaudiram a troca.

NunoDuarte

CitaçãoR - Outra grande mágoa...
MD - Tem a ver com o centro de estágio de Caparide. Eram seis hectares que estavam à disposição do Benfica, sem encargos. Não percebo por que se gastou dinheiro no Seixal.
Que raio....
Vale vendeu os terrenos?

xungaria

Não consigo dissociar o Damásio do início da pior época da história do Benfica...94/95 ficará nos livros de como não gerir um clube

Çula


Manel dos Anzois

Citação de: RRocha em 22 de Agosto de 2013, 10:54
Sempre que me lembro que foste TU, MEU CABRÃO que mandaste o Toni embora e trouxeste o Artur Jorge só me dá vontade de te partir o focinho de porco que tens!!!

NOJENTO!!!! TRAIDOR!!!

Tens noção que na altura Artur Jorge era o mais prestigiado treinador português, muito mais conceituado que o Toni, depois de ter levado o fcp a campeão europeu e se ter destacado em França a treinar o (Matra)Racing de Paris e o Paris Saint Germain ?

Manel dos Anzois

Citação de: RRocha em 22 de Agosto de 2013, 12:58
Citação de: Çula em 22 de Agosto de 2013, 12:06
Citação de: RRocha em 22 de Agosto de 2013, 10:54
Sempre que me lembro que foste TU, MEU CABRÃO que mandaste o Toni embora e trouxeste o Artur Jorge só me dá vontade de te partir o focinho de porco que tens!!!

NOJENTO!!!! TRAIDOR!!!

Um enormíssimo erro de gestão, no entanto é bom não esquecer qual era o sentimento geral da nação benfiquista quando se procedeu a essa troca.

Bem sei!
O problema é também esse...fazem-se asneiras pensando que o próximo é sempre melhor...e depois vai-se a ver...:(

Mas neste caso específico foi muito muito grave pois começou aqui a desgraça dos últimos 20 anos...ele DESTRUIU uma equipa CAMPEÃ!!!!!

Daqui para a frente foi buraco atrás de buraco até ao fundo!!

NUNCA ESQUECEREI ISTO!!

E ENOJA-ME VER ESTE FULANO PORCO SUJO CONVIDADO PARA JAMORES, AMSTERDÕES, INAUGURAÇÕES DE MUSEUS, ETC...

NO MÍNIMO, BANIDO DE SÓCIO!!

Sugiro que vás ler o post que atrás escrevi sobre o estado em que se encontrava o Benfica antes do Damásio chegar...

Manel dos Anzois

#89
Citação de: KRF em 14 de Agosto de 2013, 10:52
Grande incompetente e pior do que tudo um MAU benfiquistas

Incompetente admito que foi, na gestão do futebol, apesar das boas intenções. Mau Benfiquista, já não concordo.

- Manuel Damásio candidatou-se a Presidente do Benfica numa altura em que o clube estava em total derrocada, derrocada essa que atingiu o seu auge no Verão Quente de 93 e mais ninguém se chegou à frente.

- Manuel Damásio chegou ao Benfica numa altura em que existiam graves problemas financeiros e estancou essa hemorragia.

- Manuel Damásio chegou ao Benfica numa altura em que TODO o plantel tinha justa causa para rescindir por SALÁRIOS EM ATRASO que levou à debandada de Paulo Sousa e Pacheco para o sporting. Regularizou a situação e pôs fim a esse estado de coisas.

- Manuel Damásio encostou os lagartos às cordas nos tribunais e recebemos a indemnização devida referente ao "caso Paulo Sousa".

-Manuel Damásio devolveu a Sede da R. Jardim Regedor aos Benfiquistas (onde anda ela agora?)

-Manuel Damásio não ficou agarrado ao poder, sabendo sair quando sentiu que os sócios do SLB assim o desejavam.

-Manuel Damásio continua a ir à Luz discretamente,como Benfiquista anónimo. Vi-o à poucos antes anos atrás na Luz discretamente a acompanhar a sua esposa que ia receber o emblema de prata.


- Cometeu erros graves durante a sua presidência, prejudiciais para o Benfica? - Cometeu, sobretudo na gestão do futebol.

- Fez coisas positivas pelo Benfica? - Sim, também as fez.

Defendo que as pessoas devem ser julgadas pelas suas acções quer positivas, quer negativas... por isso não posso admitir que se acuse Manuel Damásio de mau Benfiquista de animo leve. Não tenho memória curta e recordo-me do caos que imperava no nosso clube antes dele chegar.Apesar dos erros que cometeu, apostou naquilo que acreditou ser melhor para o nosso clube e como tal merece no mínimo o nosso respeito e ponderação.