Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Diavolo Rosso

Não fosse o chouriço do Alfa e nem à LE iamos...

É disto que estamos a falar.

vcunhaa

Citação de: Rossoneri em 24 de Outubro de 2018, 10:47
Onde é que se assina? Qual é o plano?

PS: Infelizmente todos nós já conhecemos o LFV. O master do bombo vai ser campeão neste nosso campeonato de merda, simplesmente porque tem o melhor plantel de longe. Ah e tal estatisticas, fica no minimo até 2020.

Não vai.

Somos miseráveis a jogar a bola. Cada vez que apanharmos uma equipa sem medo contra nós levamos no bombo

Bekambol

Citação de: Rossoneri em 24 de Outubro de 2018, 10:47
Onde é que se assina? Qual é o plano?

PS: Infelizmente todos nós já conhecemos o LFV. O master do bombo vai ser campeão neste nosso campeonato de merda, simplesmente porque tem o melhor plantel de longe. Ah e tal estatisticas, fica no minimo até 2020.

É natural, os campeonatos são viciados, até pode acontecer.

capelada

Não vim aqui ontem depois do jogo porque já conheço o ambiente e não estava também com a frieza necessária para analisar o jogo e o problema de Rui Vitória.

Deixo em spoiler esta parte pois é apenas a resenha do que ontem se passou e de tudo o que se passou com RV anteriormente, já todos sabemos.

Spoiler
Sim, o problema e o jogo.

Quanto ao jogo, parece-me que tivemos manifesto azar, e aí partilho da opinião do ainda atual míster. O Ajax é uma equipa com muito boas soluções no ataque, Dolberg pareceu-me um pouco tosco, ou pelo menos mal apoiado, mas os extremos, médios, e mesmo Tagliafico, na lateral esqurda, são jogadores com ótimo toque de bola. Não foi à toa que foram fazer o que foram ao Allianz Arena, forçando um empate improvável, contra um Bayern notoriamente fragilizado, admito. O Benfica conseguiu sempre criar oportunidades e no tempo de compensação tínhamos na mão um resultado agradável para as nossas am ambições de chegar aos quartos. Uma infelicidade de Conti, que fez um jogo com inúmeros cortes importantes, deitou tudo a perder numa altura em que bastava um chutão para a frente e aguardar o apito do árbitro.

Quanto ao treinador, a história é outra. Rui Vitória perdeu ontem em Amsterdão. Não considero um resultado dramático para qualquer treinador que estivesse à frente desta equipa do Benfica, pois o nosso nível individual não é tão mais superior ao do Ajax que justificasse uma vitória certa. Não é essa a questão.


A questão. A de-evolução do futebol do Benfica.

Em 15-16 RV vai ao leme de uma das maiores reviravoltas na história do campeonato português. Que também acontece porque teve um péssimo início de época. Calhou um grupo fácil na LC e uma vitória improvável em Madrid para fazer-nos avançar aos oitavos.

Conquistado o tri, o Benfica inicia muito bem a nível interno 16-17. Terminamos a 1ª volta com uma boa vantagem para os outros dois estarolas, continuamos na Taça e chegamos à final4 da TdL. Dececionante foi a performance na Champions. Duas vitórias contra a equipa mais fraca do grupo, o Dínamo de Kiev, combinado com outra vitória do Kiev sob o Besiktas leva-nos a passar a fase de grupos com manifesta felicidade. Em janeiro, com a época a decorrer de forma positiva, o presidente decide vender Gonçalo Guedes, peça chave na equipa. E o Benfica não mais voltaria a ser o mesmo.

Óbvio que não foi Guedes que segurava o Benfica e o seu treinador. Mas também houve muita ingerência do presidente no trabalho do treinador. Isto porque em 17-18 repete-se o mesmo em dose quádrupla no verão, desfazendo a equipa de alto a baixo.

17-18 foi o que conhecemos. Entrada a roçar o ridículo, tanto internamente como na LC, com a pior participação de sempre e inclusive levando 5 secos em Basileia. Por alguma razão os responsáveis do Benfica julgaram que não havia razão para o despedimento, talvez não tenham ficado preocupados. No campeonato a distância de um Porto a roçar o patético alargava-se. Os azuis seriam ultrapassados durante a 2ª volta, no entanto, com um 4-3-3 desenrascado à pressa a trazer bons resultados ao Benfica. Na Luz na frente do campeonato veio um golo nos descontos depois de uma segunda parte de não-existência.

Já nesta temporada, conseguimos chegar à fase de grupos da LC, mas não demonstrando superioridade evidente sobre Fenerbahce e PAOK, ganhámos fácil na Grécia, mas tal parece ter-se devido muito mais à inexperiência dos gregos do que à qualidade do futebol encarnado. Vamos por agora em primeiro lugar no campeonato, mas perdemos já 4 pontos que eram dispensáveis e teremos uma 2ª volta complicadíssima com deslocações a Alvalade, Dragão e Axa. Todos aqui sabemos que só com muita incompetência dos rivais vamos poder levar este barco a bom porto.

Portanto, a perda de qualidade é evidente. RV teve plantéis melhores, teve plantéis piores, safou-se nos dois primeiros anos no 4-4-2 de Jesus, qual Domingos da Luz, espereneia-se por se aguentar à tona no seu próprio modelo de jogo, fantástico. Sabemos que as coisas não irão melhorar, Gédson já entrou na equipa e trouxe o efeito Renato, Rafa subiu de forma depois de dois anos desperdiçados mas sabe muito bem que ao mínimo desfalque lá estará Cervi para lhe tirar o lugar, Zivkovic que é dos jogadores mais inteligentes e tecnicistas que temos joga sobre brasas, um esforçado mas limitado Seferovic é a referência no ataque...
[fechar]


Por isso a questão não é se Rui Vitória deve sair. Isso é evidente, mas deve sair agora?

Ao fazê-lo arriscamos deixar a equipa nas mãos de outro treinador que chegue cá sem preparação e pressionado imediatamente a obter resultados. Para não falar que novembro não costuma ser a altura ideal para estas coisas. Quem tomaria conta da equipa até vir o próximo treinador? Outro problema.

Contrapondo, temos um plantel com muito talento por desbloquear que evoluem ou demasiado lentamente ou não evoluem de todo. Aguentar RV até maio será perder muito tempo importante. Vieira não percebe que pode ter a melhor academia do mundo, os melhores treinadores do mundo no Seixal, que se o homem que está na cabeça da pirâmide do futebol do Benfica fizer merda, vai dar merda. O Benfica tem uma escola de talentos de futebol, não tem uma escola de futebol. Não temos um modelo de jogo positivo de futebol atacante evidente e transversal a todos os escalões. Os nossos miúdos chegam à equipa principal e em vez de virem continuar a jogar no mesmo estilo para a A como no Barça ou Ajax, são prendados com um 4-5-1.

Outra questão que abona a favor da saída imediata: a mentalidade. Estes azares não são só de agora. Somos a equipa que teve azar contra o Besiktas que recuperou 3 golos, que teve azar contra o Porto que marcou ao cair do pano, e que teve de novo azar contra o Ajax. Estas coisas acumulam. E acontecem não apenas por uma questão de mentalidade, porque RV insiste SEMPRE em baixar as linhas quando está a ganhar um jogo. Um treinador do Benfica deve ser um indivíduo capaz de ler o jogo e promover as melhores alterações na equipa. Mas não, é sempre, resultado favorável ---> baixar linhas.

Dito isto tudo que ninguém vai ler, e eu também não o faria porque este foi mais um processo de reflexão pessoal sobre o tema que propriamente texto expositivo, parece-me evidente que RV tem de sair o mais rápido possível. Parece-me também evidente que por vontade do, urgh, presidente... isso não vai acontecer. E não acontecendo temos de continuar a colocar pressão na, urgh, direção... do nosso clube. Ao menos que o consigamos tirar de lá no final da época, Não podemos perder mais tempo, não podemos desperdiçar as próximas gerações do Seixal colocando-as nas mãos de um incompetente, não podemos continuar a oferecer oxigénio a dois rivais em estado vegetativo! Aguentar RV até 2020 significará 4 anos perdidos no nosso projeto de futebol, paremos aqui já e definamos realmente o que queremos para o Benfica, pois temos as condições para planear décadas. A estrutura não é só para manipular os sócios, é para definir um caminho. Um caminho claro e onde os azares sejam isso mesmo, azares, não a rotina.

Outra questão, porque saem profissionais Boto e Hugo Oliveira? Porque se mantêm "treinadores" como Arnaldo ou indivíduos que terão mesmo mentido no currículo como Luís Esteves? Porque abandonam o clube os mais competentes? Será coincidência? Podemos continuar a perder os nossos melhores treinadores? Basta ouvir a entrevista do Boto para perceber porque saiu. Aqui era tempo perdido.


Um abraço aos autores da iniciativa. Sei que os objetivos imediatos não serão atingidos pois não possuímos visão na gestão para uma coisa destas, mas até ao final da época tem que sair. TEMOS que mudar o Benfica ou nunca seremos aquilo que nos prometem. não percamos mais tempo nas mãos de quem nada mais tem para oferecer!

Bailey

Razao tinha o Jesus que nem o qualificava como treinador

jgraca9


Cor_rubrum

Citação de: Mannschaft em 24 de Outubro de 2018, 10:34
O Jesus levou 3-0 do poderoso Hapoel Tel Aviv, que é para aí o equivalente a levar 8-0 do Basileia.

O problema do Benfica é muito mais profundo que o treinador ou o defesa direito. O Vitória e o Almeida são profissionais sem o mínimo de competência para desempenhar funções no Benfica mas se fossem embora e viessem outros, não mudaria grande coisa.

O problema do Benfica está na Cultura instalada, principalmente na Direcção e Adeptos. Está instalada uma Cultura empresarial em que a Direcção tenta usar os Adeptos sob forma de maximizar os lucros, usando a equipa de futebol como produto. Os Adeptos, mais pipoqueiros que nunca, aderem massivamente e alimentam esta Cultura que cada vez mais transforma o Benfica numa marca registada em vez de um clube vencedor. O preço dos bilhetes, o ambiente rídiculo no Estádio, o conformismo, etc., são apenas alguns sintomas do que acabo de escrever.

Com a evolução dos tempos, ao contrário do que escreveu o jornalista da France Football, o Benfica não está a saber reeinventar-se.

E este modelo inclui ainda o "laboratório" ou "fábrica" do Seixal, pensado no mercado externo e nas exportações.
Vieira- Presidente honorífico e vitalício.
Domingos Soares Oliveira - CEO
Rui Vitória - Capelão-Mor.

Alphanumeric

É inenarrável a falta de qualidade do nosso jogo. Ainda assim, o melhor será jogar sempre com dois PDL. Assim não dá.

Torgeir Bryn

Dois anos perdidos. E que, muito provavelmente, vão demorar a recuperar.
Está instalada a cultura do embutido. Pelo chouriço se ganha, pelo chouriço se morre.

Bekambol

Não tem, nunca teve Lugar como treinador do Benfica,
Serviu no entanto para corrigir as "Burrices" do JJ,
Mas depois devia de ter Logo Saído.

Seven Red

Citação de: BEKAMBOL em 24 de Outubro de 2018, 10:52
Não tem, nunca teve Lugar como treinador do Benfica,
Serviu no entanto para corrigir as "Burrices" do JJ,
Mas depois devia de ter Logo Saído.
Pois Era.

Dealer 88

Concordo que RV já devia ter saído, mas quem acham que daria um bom treinador para o Benfica? E dos que dariam bons substitutos quais é que estão sem clube neste momento?



P.S.: O Bruno Lage e o Renato Paiva são melhores treinadores que o RV.

paulogorjao

Por favor. Acabem com este sofrimento, esta angústia, esta tortura. Já nem dá interesse ver os jogos, que pobreza de futebol e acima de tudo que falta de noção daquele senhor. Que falta de puta de noção, vir ainda todo fanfarrão "com as medalhas ao peito". R-U-A!

Ramiro Lopes

Citação de: Dealer 88 em 24 de Outubro de 2018, 10:52
Concordo que RV já devia ter saído, mas quem acham que daria um bom treinador para o Benfica? E dos que dariam bons substitutos quais é que estão sem clube neste momento?



P.S.: O Bruno Lage e o Renato Paiva são melhores treinadores que o RV.
O nome mais óbvio neste momento é Leonardo Jardim.

Mas o sentimento tenho é que nem que o Guardiola se oferecesse ao Benfica de borla, o Vieira rescindia com o RV.

Dixi

Crl meta Félix, Jonas, Seferovic, Ferreyra e Castillo todos ao mesmo tempo, a ver se marcamos um golo.