As Finanças do Benfica

lonstrup

Citação de: MALU15 em 17 de Junho de 2014, 20:02
Citação de: SLBaco em 17 de Junho de 2014, 15:57
Citação de: MALU15 em 17 de Junho de 2014, 15:00
Citação de: SLBaco em 17 de Junho de 2014, 14:24
Como é que isto tá de receitas de vendas de jogadores?

Os casos do ultimo defeso ainda contam para o ultimo exercício em que foi abatido uma parte do passivo?

Estas vendas (Kardec, puto Paraguaio, Garay,...) serão ainda convertidas em abate ao apassivo, ou serão meramente para financiar custos correntes da próxima época.

Aqui entenda-se que haverá um grande desinvestimento, mas isso significa somente sobrevivência ou reestruturação efetiva do modelo de financiamento e sustentabilidade das finanças do clube.
Nos 9 meses temos 54,9M referentes a vendas de atletas, que inclui já o Derlis e um total de 62,2 M se incluirmos tb as vendas ao BSF e rendimentos de empréstimos. Para fechar o resultado do ano 2013/2014 não é expectável que se realizem vendas que gerem mais valias com significado até 30JUN, mas sim depois disso para afectar os resultados da nova época.
O que me está a fazer espécie são os nomes avançados para substituir os pesos pesados que parecem cada vez mais perto da saída, que independentemente do rendimento desportivo que venham a ter, indicia que estamos a desinvestir claramente.

Isto dever-se-há à falta de capacidade de financiamento que temos (o que é esquisito pois ao que parece os empréstimos obrigacionista estão mais "baratos") ou será que estamos a mudar de estratégia, leia-se aproveitar as mais valias para efetivamente abater passivo e não termos tanta necessidade de continuar a aumentar o endividamento e consequente pagamento de juros?
O investimento em qualidade e quantidade na equipa de futebol tem sido assegurado através de financiamento bancário, pois o Benfica não gera cashflows suficientes na sua actividade operacional.

Por outro lado é notório que nos últimos 2/3 anos, para alem de ter havido vendas de alguns jogadores, tambem é notório que o Benfica continuou a apostar forte na aquisição de atletas de qualidade dotando assim a equipa de várias soluções para as diversas competições.

Com as vitórias alcançadas muitos dos atletas saíram valorizados, e em face disso é quase uma consequência óbvia ter de proceder à venda dos jogadores que têm mais mercado, fazendo com isso encaixes significativos para reduzir o passivo e ao mesmo tempo renovar a equipa.

Esse último parágrafo é que tarda em encontrar correspondência com a realidade.

SLBaco

Citação de: MALU15 em 17 de Junho de 2014, 20:02
Citação de: SLBaco em 17 de Junho de 2014, 15:57
Citação de: MALU15 em 17 de Junho de 2014, 15:00
Citação de: SLBaco em 17 de Junho de 2014, 14:24
Como é que isto tá de receitas de vendas de jogadores?

Os casos do ultimo defeso ainda contam para o ultimo exercício em que foi abatido uma parte do passivo?

Estas vendas (Kardec, puto Paraguaio, Garay,...) serão ainda convertidas em abate ao apassivo, ou serão meramente para financiar custos correntes da próxima época.

Aqui entenda-se que haverá um grande desinvestimento, mas isso significa somente sobrevivência ou reestruturação efetiva do modelo de financiamento e sustentabilidade das finanças do clube.
Nos 9 meses temos 54,9M referentes a vendas de atletas, que inclui já o Derlis e um total de 62,2 M se incluirmos tb as vendas ao BSF e rendimentos de empréstimos. Para fechar o resultado do ano 2013/2014 não é expectável que se realizem vendas que gerem mais valias com significado até 30JUN, mas sim depois disso para afectar os resultados da nova época.
O que me está a fazer espécie são os nomes avançados para substituir os pesos pesados que parecem cada vez mais perto da saída, que independentemente do rendimento desportivo que venham a ter, indicia que estamos a desinvestir claramente.

Isto dever-se-há à falta de capacidade de financiamento que temos (o que é esquisito pois ao que parece os empréstimos obrigacionista estão mais "baratos") ou será que estamos a mudar de estratégia, leia-se aproveitar as mais valias para efetivamente abater passivo e não termos tanta necessidade de continuar a aumentar o endividamento e consequente pagamento de juros?
O investimento em qualidade e quantidade na equipa de futebol tem sido assegurado através de financiamento bancário, pois o Benfica não gera cashflows suficientes na sua actividade operacional.

Por outro lado é notório que nos últimos 2/3 anos, para alem de ter havido vendas de alguns jogadores, tambem é notório que o Benfica continuou a apostar forte na aquisição de atletas de qualidade dotando assim a equipa de várias soluções para as diversas competições.

Com as vitórias alcançadas muitos dos atletas saíram valorizados, e em face disso é quase uma consequência óbvia ter de proceder à venda dos jogadores que têm mais mercado, fazendo com isso encaixes significativos para reduzir o passivo e ao mesmo tempo renovar a equipa.
Quando dizes renovar, eu leio fazer circular jogadores e gerar cash flow (em que há sempre um/uns terceiros a mamar uma quota parte)

joaopedropj

Por este andar entre Janeiro e Julho vamos fazer 150M em vendas de jogadores e mesmo assim vamos ver se esse valor chega para amortizar pelo menos um dos empréstimos obrigacionistas que temos que pagar nos próximos meses!

BenficaSetsFire

É tudo muito bonito. É preciso desinvestir e vender para abater passivo, mas ele miraculosamente não desce.

Sparrow

Citação de: BenficaSetsFire em 18 de Junho de 2014, 11:03
É tudo muito bonito. É preciso desinvestir e vender para abater passivo, mas ele miraculosamente não desce.
Era isso que eu vinha referir...
Em janeiro entraram 70M nos cofres...
Agora vão entrar 10M do garay...30M do enzo e vamos ver se não entra mais...

Quero ver se o passivo terá algum tipo de redução...

Diablo

O passivo vai existir sempre. O que me preocupa é que parece que não vejo o Benfica a livrar-se da asfixia dos juros dos milhões e milhões dos empréstimos que fazemos. Para quê tanto empréstimo, se temos feito tantos milhões em vendas nos últimos anos? Algo vai mal na gestão do nosso clube e temo que o futuro possa não ser tão risonho como queremos e desejamos.

Aderito

Citação de: joaopedropj em 18 de Junho de 2014, 10:49
Por este andar entre Janeiro e Julho vamos fazer 150M em vendas de jogadores e mesmo assim vamos ver se esse valor chega para amortizar pelo menos um dos empréstimos obrigacionistas que temos que pagar nos próximos meses!

Isso não quer dizer nada. Por absurdo, até podias vender 500 milhões, que se forem pagos, por exemplo, daqui a 2 anos, ainda terias que te endividar mais para financiar a actividade durante esses 2 anos.

Para essa questão (da amortização dos empréstimos ou aquisição de novos), é tão ou mais importante o prazo de recebimento, como o valor a receber. Interessa mais vender a pronto por 25 ou a prazo por 30? depende da necessidade e dos meios financeiros que se consigam libertar. Isto é válido para qualquer empresa.

Até porque se optarmos (como já fizemos) na antecipação do pagamento por entidades bancárias (factoring), iremos pagar juros, ou seja, diminuir o valor inicial da "venda".

Abraço

SLBaco

Citação de: Sparrow em 18 de Junho de 2014, 11:05

No RC não consta que entraram esses valores  :whistle2:

MALU15

Citação de: SLBaco em 18 de Junho de 2014, 12:40
Citação de: Sparrow em 18 de Junho de 2014, 11:05

No RC não consta que entraram esses valores  :whistle2:
Só em saldos de clientes temos 68M, dos quais 30M são da venda do Rodrigo. Vender não é receber, só se for em cash, como parece ter sido o caso do Matic.
Por outro lado é necessário ter em consideração que os passivos remunerados têm períodos de maturidade, pelo que as amortizações precisam de ser planeadas. O importante é que sejam gerados excedentes na tesouraria, e só depois vem o passo seguinte de reduzir o passivo.

GTtdi_SLB

Com estas vendas todas significa que na próxima época apenas vamos jogar com 60mil nas bancadas?

luis___alex

contando com as vendas em janeiro quanto recebemos já este ano civil?
se se confirmar as vendas de garay e enzo a quanto chegaremos?
depois disso ainda há a necessidade de se vender?
se assim for estamos muitoooo pior que o que se apregoa

ff77

Citação de: luis___alex em 18 de Junho de 2014, 13:51

As vendas de garay e enzo porvavelmente só entrarão nas contas 2014_2015.
E sim precisamos de vender todos os anos.
Temos um Resultado Operacional negativo ou próximo de zero e temos cerca de €20M de juros anuais a pagar. Se a isso juntares o serviço da dívida vês a necessidade.
O refinanciamento da dívida é sempre possivel mas estamos já em niveis insustentáveis pelo que temos mesmo de pagar.

Resumindo. Estamos financeiramente mal sim!

Pedro Nunes 28

Mas ainda existiam duvidas ? Só para alguns lunáticos que por aqui andam é que se pensava que o Benfica estaria bem financeiramente e que nem precisaria de vender jogadores !

Aderito

Citação de: Pedro Nunes 28 em 18 de Junho de 2014, 14:22
Mas ainda existiam duvidas ? Só para alguns lunáticos que por aqui andam é que se pensava que o Benfica estaria bem financeiramente e que nem precisaria de vender jogadores !

Simplificando as coisas, é mais ou menos isto:

- Tendo resultados operacionais nulos ou a tender para aí,
- Tendo uma perda financeira (juros) de cerca de 20 milhões/ano,

Daqui resulta que a BSAD precisa de mais-valias com operações com jogadores de pelo menos os tais 20 milhões para ter resultado líquido equilibrado.

Se a isto juntarmos o investimento no plantel (que significarão amortizações), vemos que, como de resto é mais do que assumido no RC, são precisas, anualmente, operações de venda (com mais-valias significativas).

Portanto, é óbvio que precisamos de vender. E mais do que isso, precisamos que dessas vendas resultem mais-valias.

Mas mesmo que assim não fosse, iríamos continuar a vender, pelo simples facto de que não conseguiríamos competir com os clubes estrangeiros que têm acesso a mais receitas e por isso podem pagar muito mais salários do que nós. Dizer o contrário é cair no contraditório.

Dizer que, se tivéssemos muito lucro, não precisávamos de vender, porque teríamos capacidade de pagar o que os jogadores ganham lá fora, é irreal pelo simples facto de que isso iria forçosamente levar-nos à situação de desequilíbrio em que nos encontramos agora. Situação essa que diga-se, foi despoletada, precisamente pelo enorme investimento feito no plantel nos últimos anos.

Portanto, resumindo, estando num país periférico e inseridos num mercado pequeno, seremos sempre um clube vendedor. Como sempre fomos. Podemos é dar-mo-nos ao luxo de sermos cada vez mais selectivos na "necessidade" de vender.

Se isto é estar ou não financeiramente "bem", vou-me abster de dar opinião.

Como diz o companheiro MALU15, o mais importante seria a BSAD conseguir libertar meios (cash-flow) para que fique cada vez menos exposta à necessidade premente de crédito bancário para fazer face à aos pagamentos assumidos, sejam eles amortizações de empréstimos, salários ou outras despesas correntes.

Como já disse mais atrás, mesmo que se "venda" muito, isso não quer por si só dizer que deixamos de estar tão sujeitos à necessidade de financiamento.

Como em qualquer empresa, quanto mais e mais rápido se receber, melhor, porque permite um melhor planeamento e menores custos (seja fornecedores ou financiamento). A não ser que se trate de uma actividade que gera excedentes tais que tenho caixa suficiente para fazer face a todos os meus compromissos e aí, posso dar-me ao luxo de aceitar receber mais tarde, a um preço superior, aumentando a minha margem de lucro... mas isso não é minimamente o negócio do futebol. Aliás, isso é, nos dias que correm, quase uma utopia e felizardo (e raro) é o gestor que se encontre nessa posição. Hoje em dia a venda a crédito (a prazo) é acima de tudo uma necessidade, não um aumento de margem de lucro.

Abraço

Palmeirinha

Citação de: Aderito em 18 de Junho de 2014, 14:46
Citação de: Pedro Nunes 28 em 18 de Junho de 2014, 14:22

Simplificando as coisas, é mais ou menos isto:

- Tendo resultados operacionais nulos ou a tender para aí,
- Tendo uma perda financeira (juros) de cerca de 20 milhões/ano,

Daqui resulta que a BSAD precisa de mais-valias com operações com jogadores de pelo menos os tais 20 milhões para ter resultado líquido equilibrado.

Se a isto juntarmos o investimento no plantel (que significarão amortizações), vemos que, como de resto é mais do que assumido no RC, são precisas, anualmente, operações de venda (com mais-valias significativas).

Se isto é estar ou não financeiramente "bem", vou-me abster de dar opinião.

Como diz o companheiro MALU15, o mais importante seria a BSAD conseguir libertar meios (cash-flow) para que fique cada vez menos exposta à necessidade premente de crédito bancário para fazer face à aos pagamentos assumidos, sejam eles amortizações de empréstimos, salários ou outras despesas correntes.

Como já disse mais atrás, mesmo que se "venda" muito, isso não quer por si só dizer que deixamos de estar tão sujeitos à necessidade de financiamento.

Como em qualquer empresa, quanto mais e mais rápido se receber, melhor, porque permite um melhor planeamento e menores custos (seja fornecedores ou financiamento). A não ser que se trate de uma actividade que gera excedentes tais que tenho caixa suficiente para fazer face a todos os meus compromissos e aí, posso dar-me ao luxo de aceitar receber mais tarde, a um preço superior, aumentando a minha margem de lucro... mas isso não é minimamente o negócio do futebol. Aliás, isso é, nos dias que correm, quase uma utopia e felizardo (e raro) é o gestor que se encontre nessa posição. Hoje em dia a venda a crédito (a prazo) é acima de tudo uma necessidade, não um aumento de margem de lucro.

Abraço

Assim dá gosto vir ao forum :)