As Finanças do Benfica

devermelhosempre

A crítica que eu eu vejo que se pode fazer à anticipação, e essa ninguém a faz, é que é absolutamente antidemocrático anticipar receitas para além do terminus do mandato, salvo aprovação em AG por larga maioria.

Quanto à operação, não tenho dúvidas que foi a melhor possível, face à pressão da banca em ver-se livre do mundo do futebol e seus negócios. Com o porto não foi diferente, só o SCP teve os famosos perdões.

lonstrup

Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:36
Citação de: flsb em 10 de Setembro de 2019, 11:26
Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:20
Citação de: lonstrup em 10 de Setembro de 2019, 11:13
Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:04
Citação de: Slb23 em 10 de Setembro de 2019, 10:57
Citação de: Biscai@ em 10 de Setembro de 2019, 10:54
Pag. 119 do Prospecto do EO 2019/22

De referir que o reembolso de €37,8 milhões referente ao project finance suprarreferido foi possível em consequência da cedência, sem recurso, em 16 de fevereiro de 2018, de créditos futuros relativos aos proveitos do contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 50% (cinquenta por cento) do valor das receitas previstas no referido contrato referentes às épocas 2018/2019 a 2022/2023 e a 25% (vinte e cinco por cento) do valor das receitas da época 2023/2024, totalizando um valor de €108,1 milhões. O Emitente e Oferente recebeu pela cedência desses créditos um montante de €90,8 milhões. Na presente data, o Emitente e Oferente celebrou mais um contrato de cessão, sem recurso, de créditos futuros relativos ao referido contrato celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 25% (vinte e cinco por cento) do valor das receitas previstas noreferido contrato referentes à época 2023/2024 e a 50% (cinquenta por cento) do valor das receitas das épocas 2024/2025 e 2025/2026, totalizando um valor de €55,6 milhões. O Emitente e Oferente receberá pela cedência desses créditos um montante um montante de €39 milhões.

108,1 - 90,8 = 17,3
55,6 - 39 = 16,6

Ora bem...
17,3 + 16,6 = 33,9M€ que o Benfica pagou pelo adiantamento do dinheiro da NOS.

Um escandalo que tem passado por entre os pingos da chuva e o idiota do Rui Gomes da Silva anda preocupado a fazer contas de subtrair do negócio Félix. Puta que pariu a nossa sorte...
Agora faz as mesmas contas para os juros que não vão ser pagos em virtude do pagamento antecipado dos empréstimo bancários.

Depois analisamos se o Benfica ficou a perder ou a ganhar.

Provavelmente ainda igual ou a perder ligeiramente, mas o objectivo era colocar já o Benfica na situação em que estaria daqui a uns anos. Ou seja, a gerar receitas operacionais na medida dos custos e reduzir a fatia do passivo remunerado.

Ou seja, com a operação efectuada, conjugada com o acerto que foi efectuado no que diz respeito ao reembolso dos EO's, mais equilibrados, o Benfica tem agora uma previsibilidade muito maior e que lhe permite fazer uma gestão mais controlada.

Se não houver azares com falhanços na ida à champions, a partir de agora será muito mais fácil gerir a tesouraria, necessidades de transacção de passes, etc..

E ainda haverá margem para reduzir mais a dívida remunerada se o revolving dos EO's for abaixo das emissões anteriores (o que eu acho que deveria ser feito).
e também já indaguei a possibilidade de vendas como a do Félix passarem a funcionar como uma espécie de EO, permitindo fazer o tal revolving.

Principalmente se começarmos a vender um por ano, e por valores próximos dos 50 milhões.

Isso não acredito. Mas acredito que possam ser feitas vendas um pouco acima das necessidades para precisamente podermos abater um pouco mais a dívida remunerada e não fazermos o revolving total dos EO's existentes.

Por exemplo, em Maio de 2020 vence-se um EO, creio que de 45M€. Penso que estamos em condições de fazer o refinanciamento (necessário) em valor inferior a esse montante.

Se bem me recordo, o DSO há uns tempos disse que o ideal para o Benfica será ter um passivo remunerado na ordem dos 100M€. Penso que dentro de 2 a 5 anos estaremos em condições de reduzir o endividamento para valores muito próximos desse nível sem comprometer nada no desempenho desportivo.

Pena que a estratégia desportiva do Benfica não acompanhe a estratégia existente a nível financeiro.

Estás de acordo com a entrega como garantia em processos de antecipação de créditos de contratos a vencer para além do tempo desta direção , com vantagens financeiras residuais para o clube ?

Sem conhecer os valores que essas operações representam em termos de poupança do custo da amortização dos créditos cujo pagamento estamos a antecipar e sem conhecer a entidade que disponibilizou o dinheiro para que a antecipação fosse possível, não posso emitir uma opinião 100% documentada. Prefiro esperar para saber, se é que se vai saber.

Como estratégia e planeamento financeiro futuro, estou globalmente de acordo. Isto permite à SAD ter no imediato uma muito maior previsibilidade na gestão da tesouraria (entradas e saídas de dinheiro) bem como das receitas extraordinárias que será necessário fazer anualmente.

Com isto estaremos em condições, inclusivamente, de adequar melhor a estratégia desportiva e ter mais noção do esforço que podemos fazer na aquisição de passes de atleta ou outros investimentos que queiramos fazer.

Volto a referir, isto faz sentido na minha cabeça. O que não faz sentido na minha cabeça é a estratégia desportiva (ou falta dela) que tem vindo a ser levada a cabo pela direcção.
as traves mestras da estratégia desportiva não estarão muito longe do que eu defendo.

A questão é que desportivamente a qualidade da tomada de decisão e muito importante. E tem sido aí que mais falhamos, na qualidade das tomadas de decisão. Será uma questão de melhorar em termos de recursos humanos.

Slb23

Agora eu vou passar por ter um clone :rir:

Carminati

Citação de: MALU15 em 10 de Setembro de 2019, 10:53
Citação de: AnotherDoom em 10 de Setembro de 2019, 09:46
Antecipar receitas tem o mesmo objetivo das compras/vendas/renovações - pagar avultadas comissões.

Se pensarem que para antecipar 108 milhões tivemos que pagar 40 milhões à empresa que antecipou o dinheiro.

Pensem bem na barbaridade deste número.

Pagámos quase 40 milhões para nos adiantarem 108 milhões.

Isto faz sentido na cabeça de alguém?

Os milhões das vendas de jogadores não davam para isto?

É um saque à descarada.

(108 milhões arranjaríamos na banca a juros muito mais baixos... digo eu.)
A facilidade com que se deturpam neste forum os valores reais e se fabricam outros, é caso para meditação. Resta saber com que intenção.
O meu post de ontem apresenta os valores reais.

Valor Bruto 163,7   Valor Liquido 129,8  Diferença 33,9

Admiro a tua paciência para explicar vezes e vezes a mesma coisa.

Se alguns que questionam até é mesmo de boa-fé, outros simplesmente não querem saber de respostas.

A não ser que sejam aquelas que querem ouvir.

Biscai@

Citação de: boladeneve em 10 de Setembro de 2019, 11:41
Citação de: Biscai@ em 10 de Setembro de 2019, 11:39
Citação de: boladeneve em 10 de Setembro de 2019, 11:37
Citação de: Biscai@ em 10 de Setembro de 2019, 11:29
Citação de: boladeneve em 10 de Setembro de 2019, 11:25
Citação de: Biscai@ em 10 de Setembro de 2019, 11:18
Citação de: Slb23 em 10 de Setembro de 2019, 11:10
Citação de: Biscai@ em 10 de Setembro de 2019, 11:03
Citação de: Slb23 em 10 de Setembro de 2019, 11:02
Citação de: Biscai@ em 10 de Setembro de 2019, 11:00
Citação de: Slb23 em 10 de Setembro de 2019, 10:57
Citação de: Biscai@ em 10 de Setembro de 2019, 10:54
Pag. 119 do Prospecto do EO 2019/22

De referir que o reembolso de €37,8 milhões referente ao project finance suprarreferido foi possível em consequência da cedência, sem recurso, em 16 de fevereiro de 2018, de créditos futuros relativos aos proveitos do contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 50% (cinquenta por cento) do valor das receitas previstas no referido contrato referentes às épocas 2018/2019 a 2022/2023 e a 25% (vinte e cinco por cento) do valor das receitas da época 2023/2024, totalizando um valor de €108,1 milhões. O Emitente e Oferente recebeu pela cedência desses créditos um montante de €90,8 milhões. Na presente data, o Emitente e Oferente celebrou mais um contrato de cessão, sem recurso, de créditos futuros relativos ao referido contrato celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 25% (vinte e cinco por cento) do valor das receitas previstas noreferido contrato referentes à época 2023/2024 e a 50% (cinquenta por cento) do valor das receitas das épocas 2024/2025 e 2025/2026, totalizando um valor de €55,6 milhões. O Emitente e Oferente receberá pela cedência desses créditos um montante um montante de €39 milhões.

108,1 - 90,8 = 17,3
55,6 - 39 = 16,6

Ora bem...
17,3 + 16,6 = 33,9M€ que o Benfica pagou pelo adiantamento do dinheiro da NOS.

Um escandalo que tem passado por entre os pingos da chuva e o idiota do Rui Gomes da Silva anda preocupado a fazer contas de subtrair do negócio Félix. Puta que pariu a nossa sorte...
Agora faz as mesmas contas para os juros que não vão ser pagos em virtude do pagamento antecipado dos empréstimo bancários.

Depois analisamos se o Benfica ficou a perder ou a ganhar.
Ora aí estão eles... já chegaram para defender o indefensável.
Esta é a hora que eu saiu.
Saudações benfiquistas.
Eu só te pedi factos, não defendi nada.

Como não os tens foges.

Passar bem.
Esconde-te. Tens é muita letra.
Ou seja, tu incialmente baseias a tua opinião em dados errados, depois corriges mas continuas a dizer que a operação foi má.

Aceito perfeitamente a opinião, desde que fundamentada todas as opiniões devem ser valorizadas e escutadas/lidas. O que eu te pedi era que fundamentasses com base no outro lado da operação fazendo deste modo uma análise justa.

Como não foste capaz de o fazer tens de te refugiar nos cliches habituais como o "estão a defender o indefensável" entre outros que se seguirão certamente.

Seja como for, eu não manifestei qualquer tipo de opinião ou juízo sobre a operação em si.
Eh pá, a minha afirmação tem a ver com o que eu disse uns posts acima que faltaria pouco para aparecerem aqueles a defender este negócio... e entretanto apareceste tu com essa conversa, a qual eu respondi como respondi.

Independentemente de tudo, isto é um fórum meu caro, onde as pessoas deixam e debatem as suas opiniões, a minha opnião é que este negócio é ruinoso, não existe defesa para isto, os valores estão muito acima do aceitável, ainda por cima dentro do contexto que este adiantamento de capital foi pedido depois de facturados quase 1000M€ em vendas de jogadores nos últimos 10 anos.
Se não consegues perceber isto, então não consegues perceber nada... é disto que eu estou a falar e irrita-me profundamente aqueles que escrevem mas nao deixam a sua opinião... o chamado desconversar.
Percebeste ou queres que te faça um desenho?
Gostava era de saber a tua opiniao sobre este negócio, ou és como o outro que não tem opinião para nada?

A minha opinião está dada em vários posts sobre o assunto. Sublinho, vários!

Espremendo a tua resposta, consideras o negócio "ruinoso" com valores "muito acima do aceitável".

É fundamentação muito parca, convenhamos.

Quais seriam os valores aceitáveis? Qual é o preço de mercado para financiar estes montantes nestes prazos? Com que instrumentos?
SLB23 és tu? Ups...

my mistake  :tonge:
::)

próximo mito urbano do SB, da saga do maior construtor de estádios do mundo...
Já foste... ;D


Carminati

Citação de: Aslio em 10 de Setembro de 2019, 11:36
Citação de: policeMAN em 10 de Setembro de 2019, 11:29
Não adianta estar aqui a debater contas e operações...
Os sócios não têm voto na matéria. Já chumbaram Relatorios&Contas e depois não se passou nada!!

Já tivemos Relatorios&Contas  aldrabados e depois não aconteceu nada... e certamente no proximo não virá as rubricas casamentos e colegios dos adms...

Já agora, apesar de riduculamente perversa, o desabafo do Rgs tem o seu quê de verdade... e quem não conseguir ver isso no post dele, está efetivamente a corroborar imenso com as negociatas viera & mendes associados inc.
Essas negociatas podem ser vistas de vários ângulos: mediante o valor que os jogadores podem acrescentar ao Benfica; mediante o custo dos jogadores, etc.

No caso do RDT, até acho 20 milhões um valor aceitável. Pagaram-se 22/23 pelo Jimenez que tinha feito muito menos na Liga Espanhola que o RDT (E parece-me que o RDT pode ser peça fundamental neste Benfica). E sempre achei injustificável o valor pago pelo Jimenez.

No caso do Vinicius... não encontro justificação possível para os 17 milhões, nem que por um milagre ele acabe por ser vendido por 100 milhões.

Mas para ir ao cerne da questão do que dizes: criticar a posta de pescada do RGS não implica corroborar com as negociatas. Eu critico esta desonestidade intelectual do RGS, com contas simplistas e ridículas, e não concordo com as negociatas.

Uma dúvida, aquele blog/página "o Benfiquista critico" que é sempre muito assertivo e certeiro é escrito pelo RGS?

Aslio

Citação de: Carminati em 10 de Setembro de 2019, 11:46
Citação de: Aslio em 10 de Setembro de 2019, 11:36
Citação de: policeMAN em 10 de Setembro de 2019, 11:29
Não adianta estar aqui a debater contas e operações...
Os sócios não têm voto na matéria. Já chumbaram Relatorios&Contas e depois não se passou nada!!

Já tivemos Relatorios&Contas  aldrabados e depois não aconteceu nada... e certamente no proximo não virá as rubricas casamentos e colegios dos adms...

Já agora, apesar de riduculamente perversa, o desabafo do Rgs tem o seu quê de verdade... e quem não conseguir ver isso no post dele, está efetivamente a corroborar imenso com as negociatas viera & mendes associados inc.
Essas negociatas podem ser vistas de vários ângulos: mediante o valor que os jogadores podem acrescentar ao Benfica; mediante o custo dos jogadores, etc.

No caso do RDT, até acho 20 milhões um valor aceitável. Pagaram-se 22/23 pelo Jimenez que tinha feito muito menos na Liga Espanhola que o RDT (E parece-me que o RDT pode ser peça fundamental neste Benfica). E sempre achei injustificável o valor pago pelo Jimenez.

No caso do Vinicius... não encontro justificação possível para os 17 milhões, nem que por um milagre ele acabe por ser vendido por 100 milhões.

Mas para ir ao cerne da questão do que dizes: criticar a posta de pescada do RGS não implica corroborar com as negociatas. Eu critico esta desonestidade intelectual do RGS, com contas simplistas e ridículas, e não concordo com as negociatas.

Uma dúvida, aquele blog/página "o Benfiquista critico" que é sempre muito assertivo e certeiro é escrito pelo RGS?
Não sei, eu estava a falar das postas às segundas no NGB.

Esse blog que falas não é de um user que andava por aqui a publicitar o blog e a colocar os posts que lá fazia? Tenho essa ideia...

T1n0_SLB

Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:20
Citação de: lonstrup em 10 de Setembro de 2019, 11:13
Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:04
Citação de: Slb23 em 10 de Setembro de 2019, 10:57
Citação de: Biscai@ em 10 de Setembro de 2019, 10:54
Pag. 119 do Prospecto do EO 2019/22

De referir que o reembolso de €37,8 milhões referente ao project finance suprarreferido foi possível em consequência da cedência, sem recurso, em 16 de fevereiro de 2018, de créditos futuros relativos aos proveitos do contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 50% (cinquenta por cento) do valor das receitas previstas no referido contrato referentes às épocas 2018/2019 a 2022/2023 e a 25% (vinte e cinco por cento) do valor das receitas da época 2023/2024, totalizando um valor de €108,1 milhões. O Emitente e Oferente recebeu pela cedência desses créditos um montante de €90,8 milhões. Na presente data, o Emitente e Oferente celebrou mais um contrato de cessão, sem recurso, de créditos futuros relativos ao referido contrato celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 25% (vinte e cinco por cento) do valor das receitas previstas noreferido contrato referentes à época 2023/2024 e a 50% (cinquenta por cento) do valor das receitas das épocas 2024/2025 e 2025/2026, totalizando um valor de €55,6 milhões. O Emitente e Oferente receberá pela cedência desses créditos um montante um montante de €39 milhões.

108,1 - 90,8 = 17,3
55,6 - 39 = 16,6

Ora bem...
17,3 + 16,6 = 33,9M€ que o Benfica pagou pelo adiantamento do dinheiro da NOS.

Um escandalo que tem passado por entre os pingos da chuva e o idiota do Rui Gomes da Silva anda preocupado a fazer contas de subtrair do negócio Félix. Puta que pariu a nossa sorte...
Agora faz as mesmas contas para os juros que não vão ser pagos em virtude do pagamento antecipado dos empréstimo bancários.

Depois analisamos se o Benfica ficou a perder ou a ganhar.

Provavelmente ainda igual ou a perder ligeiramente, mas o objectivo era colocar já o Benfica na situação em que estaria daqui a uns anos. Ou seja, a gerar receitas operacionais na medida dos custos e reduzir a fatia do passivo remunerado.

Ou seja, com a operação efectuada, conjugada com o acerto que foi efectuado no que diz respeito ao reembolso dos EO's, mais equilibrados, o Benfica tem agora uma previsibilidade muito maior e que lhe permite fazer uma gestão mais controlada.

Se não houver azares com falhanços na ida à champions, a partir de agora será muito mais fácil gerir a tesouraria, necessidades de transacção de passes, etc..

E ainda haverá margem para reduzir mais a dívida remunerada se o revolving dos EO's for abaixo das emissões anteriores (o que eu acho que deveria ser feito).
e também já indaguei a possibilidade de vendas como a do Félix passarem a funcionar como uma espécie de EO, permitindo fazer o tal revolving.

Principalmente se começarmos a vender um por ano, e por valores próximos dos 50 milhões.

Isso não acredito. Mas acredito que possam ser feitas vendas um pouco acima das necessidades para precisamente podermos abater um pouco mais a dívida remunerada e não fazermos o revolving total dos EO's existentes.

Por exemplo, em Maio de 2020 vence-se um EO, creio que de 45M€. Penso que estamos em condições de fazer o refinanciamento (necessário) em valor inferior a esse montante.

Se bem me recordo, o DSO há uns tempos disse que o ideal para o Benfica será ter um passivo remunerado na ordem dos 100M€. Penso que dentro de 2 a 5 anos estaremos em condições de reduzir o endividamento para valores muito próximos desse nível sem comprometer nada no desempenho desportivo.

Pena que a estratégia desportiva do Benfica não acompanhe a estratégia existente a nível financeiro.

Foi substituído um EO de 50M por um de 40.
Parece-me que o caminho sera esse, em 2020 termina um outro de 50M se não estou em erro e poderemos nem sequer pedir outro.

Dr.Lecter

#70344
Citação de: lonstrup em 10 de Setembro de 2019, 11:42
Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:36
Citação de: flsb em 10 de Setembro de 2019, 11:26
Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:20
Citação de: lonstrup em 10 de Setembro de 2019, 11:13
Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:04
Citação de: Slb23 em 10 de Setembro de 2019, 10:57
Citação de: Biscai@ em 10 de Setembro de 2019, 10:54
Pag. 119 do Prospecto do EO 2019/22

De referir que o reembolso de €37,8 milhões referente ao project finance suprarreferido foi possível em consequência da cedência, sem recurso, em 16 de fevereiro de 2018, de créditos futuros relativos aos proveitos do contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 50% (cinquenta por cento) do valor das receitas previstas no referido contrato referentes às épocas 2018/2019 a 2022/2023 e a 25% (vinte e cinco por cento) do valor das receitas da época 2023/2024, totalizando um valor de €108,1 milhões. O Emitente e Oferente recebeu pela cedência desses créditos um montante de €90,8 milhões. Na presente data, o Emitente e Oferente celebrou mais um contrato de cessão, sem recurso, de créditos futuros relativos ao referido contrato celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 25% (vinte e cinco por cento) do valor das receitas previstas noreferido contrato referentes à época 2023/2024 e a 50% (cinquenta por cento) do valor das receitas das épocas 2024/2025 e 2025/2026, totalizando um valor de €55,6 milhões. O Emitente e Oferente receberá pela cedência desses créditos um montante um montante de €39 milhões.

108,1 - 90,8 = 17,3
55,6 - 39 = 16,6

Ora bem...
17,3 + 16,6 = 33,9M€ que o Benfica pagou pelo adiantamento do dinheiro da NOS.

Um escandalo que tem passado por entre os pingos da chuva e o idiota do Rui Gomes da Silva anda preocupado a fazer contas de subtrair do negócio Félix. Puta que pariu a nossa sorte...
Agora faz as mesmas contas para os juros que não vão ser pagos em virtude do pagamento antecipado dos empréstimo bancários.

Depois analisamos se o Benfica ficou a perder ou a ganhar.

Provavelmente ainda igual ou a perder ligeiramente, mas o objectivo era colocar já o Benfica na situação em que estaria daqui a uns anos. Ou seja, a gerar receitas operacionais na medida dos custos e reduzir a fatia do passivo remunerado.

Ou seja, com a operação efectuada, conjugada com o acerto que foi efectuado no que diz respeito ao reembolso dos EO's, mais equilibrados, o Benfica tem agora uma previsibilidade muito maior e que lhe permite fazer uma gestão mais controlada.

Se não houver azares com falhanços na ida à champions, a partir de agora será muito mais fácil gerir a tesouraria, necessidades de transacção de passes, etc..

E ainda haverá margem para reduzir mais a dívida remunerada se o revolving dos EO's for abaixo das emissões anteriores (o que eu acho que deveria ser feito).
e também já indaguei a possibilidade de vendas como a do Félix passarem a funcionar como uma espécie de EO, permitindo fazer o tal revolving.

Principalmente se começarmos a vender um por ano, e por valores próximos dos 50 milhões.

Isso não acredito. Mas acredito que possam ser feitas vendas um pouco acima das necessidades para precisamente podermos abater um pouco mais a dívida remunerada e não fazermos o revolving total dos EO's existentes.

Por exemplo, em Maio de 2020 vence-se um EO, creio que de 45M€. Penso que estamos em condições de fazer o refinanciamento (necessário) em valor inferior a esse montante.

Se bem me recordo, o DSO há uns tempos disse que o ideal para o Benfica será ter um passivo remunerado na ordem dos 100M€. Penso que dentro de 2 a 5 anos estaremos em condições de reduzir o endividamento para valores muito próximos desse nível sem comprometer nada no desempenho desportivo.

Pena que a estratégia desportiva do Benfica não acompanhe a estratégia existente a nível financeiro.

Estás de acordo com a entrega como garantia em processos de antecipação de créditos de contratos a vencer para além do tempo desta direção , com vantagens financeiras residuais para o clube ?

Sem conhecer os valores que essas operações representam em termos de poupança do custo da amortização dos créditos cujo pagamento estamos a antecipar e sem conhecer a entidade que disponibilizou o dinheiro para que a antecipação fosse possível, não posso emitir uma opinião 100% documentada. Prefiro esperar para saber, se é que se vai saber.

Como estratégia e planeamento financeiro futuro, estou globalmente de acordo. Isto permite à SAD ter no imediato uma muito maior previsibilidade na gestão da tesouraria (entradas e saídas de dinheiro) bem como das receitas extraordinárias que será necessário fazer anualmente.

Com isto estaremos em condições, inclusivamente, de adequar melhor a estratégia desportiva e ter mais noção do esforço que podemos fazer na aquisição de passes de atleta ou outros investimentos que queiramos fazer.

Volto a referir, isto faz sentido na minha cabeça. O que não faz sentido na minha cabeça é a estratégia desportiva (ou falta dela) que tem vindo a ser levada a cabo pela direcção.
as traves mestras da estratégia desportiva não estarão muito longe do que eu defendo.

A questão é que desportivamente a qualidade da tomada de decisão e muito importante. E tem sido aí que mais falhamos, na qualidade das tomadas de decisão. Será uma questão de melhorar em termos de recursos humanos.

Aí já não concordo tanto.

Creio que o Benfica peca por confundir uma ferramenta (fundamental) com uma estratégia.

O Seixal tem de ser parte integrante do futuro do Benfica, peça fundamental desse futuro. Mas nunca poderá ser encarada como uma estratégia em si mesmo.

O que se está a passar no Benfica, recorrendo à analogia, é que queremos sair do bairro social de pré-fabricados e ir morar para uma casa de tijolo numa zona boa da cidade. Temos o terreno e uma fábrica de tijolo. Mas uma casa de tijolo, mesmo tendo essa base, não se faz só de tijolo. Então pergunta-se como é que se pretende fazer a casa e ir para lá morar e nós só sabemos apontar para a fábrica de tijolo. Ou seja, ao invés de estarmos a tratar de nos mudarmos para uma casa nova numa zona boa, estamos a viver no mesmo sítio (ainda que a viver bem para a realidade do bairro) e a negociar tijolo.

Falta-nos muito, mesmo muito, em termos desportivos, para sermos o clube ganhador que dizemos querer ser. O objectivo último do Benfica não pode ser ter uma equipa de jogadores formados no Seixal mas tem de ser ganhar e ser melhor a cada época.

E para conseguir isso não podemos, por causa do Seixal, estar permanentemente a adiar o nosso futuro. Um Benfica melhor vende o Félix e vai buscar qualidade o mais aproximada possível. Um Benfica que quer ser melhor não se satisfaz com o Almeida a lateral-direito com o argumento de que tem de esperar pelo Tomás Tavares que ainda nem jogou na B. Um Benfica com projecto desportivo coerente não tem, sucessivamente, perfis tão distintos à frente da equipa como JJ, RV e Lage.

Mas pronto, este não é o tópico para isso. Só quis assinalar que não concordo com essa parte de que temos um plano desportivo, porque eu acho exactamente o oposto. Acho, há muito, que se navega à vista. E sim, parte da justificação é termos um decisor desportivo que nada percebe de bola.

boladeneve

Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:58
Citação de: lonstrup em 10 de Setembro de 2019, 11:42
Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:36
Citação de: flsb em 10 de Setembro de 2019, 11:26
Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:20
Citação de: lonstrup em 10 de Setembro de 2019, 11:13
Citação de: Dr.Lecter em 10 de Setembro de 2019, 11:04
Citação de: Slb23 em 10 de Setembro de 2019, 10:57
Citação de: Biscai@ em 10 de Setembro de 2019, 10:54
Pag. 119 do Prospecto do EO 2019/22

De referir que o reembolso de €37,8 milhões referente ao project finance suprarreferido foi possível em consequência da cedência, sem recurso, em 16 de fevereiro de 2018, de créditos futuros relativos aos proveitos do contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 50% (cinquenta por cento) do valor das receitas previstas no referido contrato referentes às épocas 2018/2019 a 2022/2023 e a 25% (vinte e cinco por cento) do valor das receitas da época 2023/2024, totalizando um valor de €108,1 milhões. O Emitente e Oferente recebeu pela cedência desses créditos um montante de €90,8 milhões. Na presente data, o Emitente e Oferente celebrou mais um contrato de cessão, sem recurso, de créditos futuros relativos ao referido contrato celebrado com a NOS. Esses créditos correspondem a 25% (vinte e cinco por cento) do valor das receitas previstas noreferido contrato referentes à época 2023/2024 e a 50% (cinquenta por cento) do valor das receitas das épocas 2024/2025 e 2025/2026, totalizando um valor de €55,6 milhões. O Emitente e Oferente receberá pela cedência desses créditos um montante um montante de €39 milhões.

108,1 - 90,8 = 17,3
55,6 - 39 = 16,6

Ora bem...
17,3 + 16,6 = 33,9M€ que o Benfica pagou pelo adiantamento do dinheiro da NOS.

Um escandalo que tem passado por entre os pingos da chuva e o idiota do Rui Gomes da Silva anda preocupado a fazer contas de subtrair do negócio Félix. Puta que pariu a nossa sorte...
Agora faz as mesmas contas para os juros que não vão ser pagos em virtude do pagamento antecipado dos empréstimo bancários.

Depois analisamos se o Benfica ficou a perder ou a ganhar.

Provavelmente ainda igual ou a perder ligeiramente, mas o objectivo era colocar já o Benfica na situação em que estaria daqui a uns anos. Ou seja, a gerar receitas operacionais na medida dos custos e reduzir a fatia do passivo remunerado.

Ou seja, com a operação efectuada, conjugada com o acerto que foi efectuado no que diz respeito ao reembolso dos EO's, mais equilibrados, o Benfica tem agora uma previsibilidade muito maior e que lhe permite fazer uma gestão mais controlada.

Se não houver azares com falhanços na ida à champions, a partir de agora será muito mais fácil gerir a tesouraria, necessidades de transacção de passes, etc..

E ainda haverá margem para reduzir mais a dívida remunerada se o revolving dos EO's for abaixo das emissões anteriores (o que eu acho que deveria ser feito).
e também já indaguei a possibilidade de vendas como a do Félix passarem a funcionar como uma espécie de EO, permitindo fazer o tal revolving.

Principalmente se começarmos a vender um por ano, e por valores próximos dos 50 milhões.

Isso não acredito. Mas acredito que possam ser feitas vendas um pouco acima das necessidades para precisamente podermos abater um pouco mais a dívida remunerada e não fazermos o revolving total dos EO's existentes.

Por exemplo, em Maio de 2020 vence-se um EO, creio que de 45M€. Penso que estamos em condições de fazer o refinanciamento (necessário) em valor inferior a esse montante.

Se bem me recordo, o DSO há uns tempos disse que o ideal para o Benfica será ter um passivo remunerado na ordem dos 100M€. Penso que dentro de 2 a 5 anos estaremos em condições de reduzir o endividamento para valores muito próximos desse nível sem comprometer nada no desempenho desportivo.

Pena que a estratégia desportiva do Benfica não acompanhe a estratégia existente a nível financeiro.

Estás de acordo com a entrega como garantia em processos de antecipação de créditos de contratos a vencer para além do tempo desta direção , com vantagens financeiras residuais para o clube ?

Sem conhecer os valores que essas operações representam em termos de poupança do custo da amortização dos créditos cujo pagamento estamos a antecipar e sem conhecer a entidade que disponibilizou o dinheiro para que a antecipação fosse possível, não posso emitir uma opinião 100% documentada. Prefiro esperar para saber, se é que se vai saber.

Como estratégia e planeamento financeiro futuro, estou globalmente de acordo. Isto permite à SAD ter no imediato uma muito maior previsibilidade na gestão da tesouraria (entradas e saídas de dinheiro) bem como das receitas extraordinárias que será necessário fazer anualmente.

Com isto estaremos em condições, inclusivamente, de adequar melhor a estratégia desportiva e ter mais noção do esforço que podemos fazer na aquisição de passes de atleta ou outros investimentos que queiramos fazer.

Volto a referir, isto faz sentido na minha cabeça. O que não faz sentido na minha cabeça é a estratégia desportiva (ou falta dela) que tem vindo a ser levada a cabo pela direcção.
as traves mestras da estratégia desportiva não estarão muito longe do que eu defendo.

A questão é que desportivamente a qualidade da tomada de decisão e muito importante. E tem sido aí que mais falhamos, na qualidade das tomadas de decisão. Será uma questão de melhorar em termos de recursos humanos.

Aí já não concordo tanto.

Creio que o Benfica peca por confundir uma ferramenta (fundamental) com uma estratégia.

O Seixal tem de ser parte integrante do futuro do Benfica, peça fundamental desse futuro. Mas nunca poderá ser encarada como uma estratégia em si mesmo.

O que se está a passar no Benfica, recorrendo à analogia, é que queremos sair do bairro social de pré-fabricados e ir morar para uma casa de tijolo numa zona boa da cidade. Temos o terreno e o tijolo. Mas uma casa de tijolo, mesmo tendo essa base, não se faz só de tijolo. Então pergunta-se como é que se pretende fazer a casa e ir para lá morar e nós só sabemos apontar para o tijolo.

Falta-nos muito, mesmo muito, em termos desportivos, para sermos o clube ganhador que dizemos querer ser. O objectivo último do Benfica não pode ser ter uma equipa de jogadores formados no Seixal mas tem de ser ganhar e ser melhor a cada época.

E para conseguir isso não podemos, por causa do Seixal, estar permanentemente a adiar o nosso futuro. Um Benfica melhor, vende o Félix e vai buscar qualidade o mais aproximada possível. Um Benfica que quer ser melhor não se satisfaz com o Almeida a lateral-direito com o argumento de que tem de esperar pelo Tomás Tavares que ainda nem jogou na B. Um Benfica com projecto desportivo coerente não tem, sucessivamente, perfis tão distintos à frente da equipa como JJ, RV e Lage.

Mas pronto, este não é o tópico para isso. Só quis assinalar que não concordo com essa parte de que temos um plano desportivo, porque eu acho exactamente o oposto. Acho, há muito, que se navega à vista. E sim, parte da justificação é termos um decisor desportivo que nada percebe de bola.

Quando, ainda por cima, temos dinheiro de sobra para comprar os restantes materiais de construção...

Woodwaid

Depois da discusao mais ou menos interessante, ainda só vi o custo total de antecipar as receitas do contrato da nos, ver aqui exposto o possivel custo de juros do EO para fazer a conta total e ter a visão é que ainda não li, até lá é só peixaria..

boladeneve

#70347
Citação de: Woodwaid em 10 de Setembro de 2019, 12:37
Depois da discusao mais ou menos interessante, ainda só vi o custo total de antecipar as receitas do contrato da nos, ver aqui exposto o possivel custo de juros do EO para fazer a conta total e ter a visão é que ainda não li, até lá é só peixaria..

É verdade o que dizes.

Não é linear, mas vou tentar.

(valores arredondados)

Operação de antecipação:
Prazo: 9 anos (2018-2026)
Montante: 160 milhões
Juro total: 33 milhões.

Eventual Financiamento alternativo:
Prazo: o mesmo
Montante: 160 milhões
Plano de amortização:
(clicar para expandir, ou someone fix my link please)


Com a salvaguarda que são números pouco rigorosos (utilizei matemática simples), com um juro hipotético de 5%, o total de juros a pagar para um empréstimo 160 milhões a 9 anos, seria de 36 milhões de euros.

Sublinho novamente que nada disto é linear. Por exemplo, no caso dos EOs, o juro vence sobre a totalidade do capital, uma vez que não existe uma amortização gradual, mas sim uma maturidade a x anos.

No exercício apresentado, está considerada uma amortização de 20 milhões por ano, ou 12,5% do capital inicial, que será mais aproximado do plano de reembolso da operação de adiantamento.

IloveSLB2014

O nosso relatório e contas sai quando?

ARREB1MBA

#70349
Citação de: AnotherDoom em 10 de Setembro de 2019, 09:46
Antecipar receitas tem o mesmo objetivo das compras/vendas/renovações - pagar avultadas comissões.

Se pensarem que para antecipar 108 milhões tivemos que pagar 40 milhões à empresa que antecipou o dinheiro.

Pensem bem na barbaridade deste número.

Pagámos quase 40 milhões para nos adiantarem 108 milhões.

Isto faz sentido na cabeça de alguém?


Os milhões das vendas de jogadores não davam para isto?

É um saque à descarada.

(108 milhões arranjaríamos na banca a juros muito mais baixos... digo eu.)

Realmente é uma barbaridade esse número e não faz sentido na cabeça de ninguém. É um absurdo mesmo.

É nesses casos, onde és presenteado com um "facto" que é tão desconcertante que nem parece deste mundo, que deves parar 1 minuto e pensar se esse "facto" é realmente um facto ou se houve aí algum equívoco.


De facto, houve um equívoco grande. A informação oficial indica que o Benfica cedeu 164M€ de receitas futuras para receber 130M€ no imediato. Deixou de receber 34M€ no futuro (cerca de 20% do total) e, como usou boa parte desse dinheiro para pagar dívida, também deixou de pagar os juros sobre essa mesma dívida (desconheço ao certo o valor dos juros poupados).
E isso é abordando o assunto de forma muito leve, sem ter em conta muitos outros factores, como por exemplo actualização (ainda por cima algumas das verbas foram a +5 anos no futuro), etc.

Deixo no entanto a ressalva que, para o comum adepto, a percepção deste tipo de operações é mais negativa e por isso não ficava mal algum esclarecimento adicional por parte da direcção.
Seja como for, certamente saberemos mais pormenores sobre isto no RC que está quase aí.