Candidatos à Presidência do Benfica

Chappu

Citação de: Masterplayer em 30 de Outubro de 2019, 15:27
Citação de: Manuel Luis Pereira em 30 de Outubro de 2019, 13:49
https://youtu.be/oidC1tY-GcU

como debater com este animal, nao se cala!

É curioso que só agora é que reparei numa coisa curiosa.

Esse momento icónico foi o mais próximo que o Vieira teve de fazer um debate. Até me espanta como ele próprio teve coragem para fazer isso.

Nos dias de hoje o Vieira nunca faria uma coisa dessas.

O gajo nessa altura não era ninguém. Que remédio tinha senão o de dar o peito ás balas e mexer-se, que com o que não ganhávamos nessa fase ainda levava era um chuto no cú dali para fora.

Agora é demasiado bom e intocável para ser confrontado. A refundação do clube está completa, portanto tem crédito infinito.

Davidoff´

O Pinto da Costa há uns bons anos referiu que sairia da Presidência caso o Eng. Belmiro de Azevedo apresentasse uma candidatura!  Com isso acabou com qualquer possibilidade de alguém concorrer contra o Pinto porque  a fasquia estava no auge!

No Benfica são as pedras da calçada e o medo de voltar aos tempos do Vale e Azevedo.

Conclusão. Está merda apesar de estúpida e sem noção na realidade funciona!

No fundo São duas ditaduras que gerem como querem sem prestar contas a ninguém. No Porto ninguém fala porque os superdragoes não deixam... no Benfica ainda se pode falar correndo o risco de aperto no pescoço.

Estamos a caminhar a passos largos para nós transformar num portinho desta vida!

Qualquer candidatura é bem vinda!

Não tenham medo das pedras da calçada...




Fanatic7

Citação de: Semper Fidelis em 30 de Outubro de 2019, 15:15
RGS é fantástico a dar tiros nos pés!
Então essa cena de insinuar que o Lage recebia orientações do Vieira para tirar este e meter aquele foi de génio.

Que na Champions acredito que haja dedo por causa de ser a "Grande Montra" para Vieira colocar as suas "Pérolas do Seixal" a verdade é que mandar uma destas para o ar quando é sabido que há os analistas a ajudar com dados estatísticos e a informar durante o decorrer dos jogos foi mesmo genial...

Eu também não acho que o RGS seja a melhor opção para a presidência do Benfica, mas é sempre melhor que a alternativa, mas o que ele disse do Lage disse com muita razão e o Lage nunca iria admitir em publico que recebe ordens de cima o LFV nunca deixaria e estou farto de ter um lagarto a frente do meu clube, urge acabar com a raça deles dentro do clube.

Quem tem que ganhar vergonha na cara são os "velhadas" e os sócios das casas do clube pois são eles que tem a maioria dos votos, este não é o meu Benfica que se contenta em ganhar apenas o campeonato Português que a cada ano que passa perde qualidade com uma velocidade incrível, os anos 90 estão de volta a diferença é que o Benfica está muito mais forte e preparado mas por este andar caminhamos a passos largos para isso, porque o sistema de ajuda ao Norte continua e esta cada vez mais fortalecido. Temos de 1º mudar o clube para podermos mudar o nosso campeonato.

Masterplayer

#1413
Citação de: Chappu em 30 de Outubro de 2019, 15:56
Citação de: Masterplayer em 30 de Outubro de 2019, 15:27
Citação de: Manuel Luis Pereira em 30 de Outubro de 2019, 13:49
https://youtu.be/oidC1tY-GcU

como debater com este animal, nao se cala!

É curioso que só agora é que reparei numa coisa curiosa.

Esse momento icónico foi o mais próximo que o Vieira teve de fazer um debate. Até me espanta como ele próprio teve coragem para fazer isso.

Nos dias de hoje o Vieira nunca faria uma coisa dessas.

O gajo nessa altura não era ninguém. Que remédio tinha senão o de dar o peito ás balas e mexer-se, que com o que não ganhávamos nessa fase ainda levava era um chuto no cú dali para fora.

Agora é demasiado bom e intocável para ser confrontado. A refundação do clube está completa, portanto tem crédito infinito.

Provavelmente naquela altura não tinha os telhados de videro que ele hoje tem.

Semper_SLB

Não interessa falar de alternativas se não houver voto em papel.

Voto electrónico nunca mais!

maleitao

Citação de: I Am The Walrus em 30 de Outubro de 2019, 11:03
Neste momento a maioria dos Benfiquistas deviam ter vergonha na cara!
Como é que passado quase 20 anos, e depois de tanta merda junta, de tanta mentira, de tanta manipulação que o LFV fez ao Benfica, em pleno sec.XXI, é este o UNICO individuo que os Benfiquistas acreditam para gerir e tornar o  clube mais forte?

O que o LFV precisa de fazer mais, para foder ainda mais o nosso clube? Construir um aeroporto? 5 hóteis? Um lar? Mudar o emblema? Mudar as cores? Vender ainda mais os nossos melhores jogadores, a um tempo ainda menor? Ver o nome do Benfica na europa cada vez mais esquecido? Falar do Grandioso Benfica apenas no passado, e fazer do clube uma empresa de retalho de jogadores?

Tirar a águia e meter um leão.. nesse dia ele sai logo ao pontapé! espero que não chegue tão longe.

Thorondor

Humberto coelho rodeado de gente competente com RAP na comunicação e Nuno Gomes com a pasta do futebol. Mas não vai acontecer.

MitroGlicerina

Acho engraçado o facto do RGS ser dos poucos a entoar muitas das críticas que fazemos aqui mas na hora da verdade é logo corrido com chavões de "oportunista" e o crl a 4.

Qual é o candidato decente que se vai candidatar, sendo que até os supostos críticos do Vieira mandam abaixo qualquer oposição?

Acho isto engraçado.

Manuel Luis Pereira

Experiência profissional e mediatica do candidato VIEIRA:


1993
LUÍS FILIPE VIEIRA FOI CONDENADO POR ROUBAR UM CAMIÃO, EM 1993

«Luís Filipe Vieira, foi condenado por roubo. O caso remonta a Julho de 1993, altura em que o homem todo-poderoso do futebol da Luz foi julgado e condenado no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, pela prática de um crime de roubo. Luís Filipe Vieira foi mesmo condenado a 20 meses de prisão. E não mostrou arrependimento pelo que fez.


2004
Luis Filipe Vieira invade o programa Dia Seguinte depois de jantar
https://www.youtube.com/watch?v=ImqCFK5iLLE


2008
"Fui lá fora e o senhor que buzinou não disse nada. Pedi desculpa e ele seguiu caminho. Oiço entretanto um BMW [de Vieira] a apitar e um senhor arrogante aos gritos a chamar-me deficiente", conta Tiago Pina ao CM.

Entretanto abriu-se a janela do lado do pendura. Segundo Tiago, lá estava o presidente do Benfica. "Nem queria acreditar quando ouvi o senhor Luís Filipe Vieira a chamar-me estúpido e outros nomes", conta o estafeta.

Fonte do Benfica garante que José Santos mandou calar o jovem quando este chamou "chulo" a Luís Filipe Vieira e que foi ele quem começou as injúrias. Os ânimos exaltaram-se e deu-se a agressão.

"Virei as costas e fui ao banco. Eles vieram atrás de mim e foi aí que fui espancado. O motorista deu-me murros e pontapés dentro do banco. Há testemunhas e a videovigilância gravou tudo. As imagens já estão na PSP", diz Tiago, que se queixa de ter ficado com a "cabeça cheia de hematomas e com a parte de trás da orelha inchada". Foi assistido no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.


2009
Bruno Carvalho é duro com o atual líder encarnado, acusando-o de "aventureirismo", e lembrando ter sido ameaçado pelo ex-funcionário do Benfica recentemente detido num processo de tráfico de droga, José Carriço, quando este era motorista de Vieira.
"O senhor agora acusado e detido por posse de 9,5 kg de cocaína foi o mesmo que, em 2009, veio com o Sr. Presidente do Benfica ameaçar-me a um hotel de Lisboa onde eu preparava a minha candidatura", escreve Bruno Carvalho.


2015
Um indivíduo que Polícia Judiciária referencia como diretor de departamento do Benfica foi apanhado com 9,5 quilos de droga em carro do clube.

A Polícia Judiciária fez buscas em instalações do Benfica, no Estádio da Luz, e deteve um indivíduo referenciado pelos investigadores como sendo diretor do Departamento de Apoio aos Jogadores encarnados, que viajava num automóvel do clube e tinha em seu poder 9,5 quilogramas de cocaína. A operação policial ocorreu no final de julho, no culminar de oito meses de investigação da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, mas passou publicamente despercebida.

Questionado ontem à noite pelo JN, o diretor de comunicação do Benfica, João Gabriel, quis declarar "apenas que é um problema da justiça com o cidadão José Carriço. Nada a ver com o Benfica", sublinhou. A brevidade desta primeira reação do clube não deverá impedi-lo, entretanto, de ir mais além na sua defesa, alegando, concretamente, que José Carriço já não era funcionário nem diretor do Departamento de Apoio aos Jogadores do Benfica quando foi detido.

Para o Ministério Público de Sintra, que é titular do inquérito criminal, e para os investigadores da UNCTE, é clara a ligação de José Carriço ao Benfica. A investigação, que inclui escutas telefónicas, atribuir-lhe-á funções de liderança no departamento que ajuda os novos jogadores do Benfica em questões burocráticas ou logísticas, como arranjar casa e carro, e proximidade ao presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

Colombianos na Luz

A investigação foi iniciada no final do ano passado e, neste período, incluiu ações de vigilância. Em mais de uma dezena de ocasiões, terá sido registada a entrada de cidadãos de nacionalidade colombiana no Estádio da Luz, a pretexto de reuniões e encontros com José Carriço, consideradas relevantes para a investigação. Segundo as informações recolhidas pelo JN, aquelas entradas faziam-se pela porta n.º 18 do estádio, o que inspirou os investigadores da PJ na escolha do nome da operação concretizada no final de julho: Porta 18.

Nesta operação, José Carriço foi detido na A1 (Autoestrada n.º 1). Seguia com outro indivíduo num automóvel do Benfica, tendo-lhes sido apreendidos 9,5 quilogramas de cocaína. Ao mesmo tempo, inspetores faziam buscas no gabinete ocupado por José Carriço no Estádio da Luz.

Prisão preventiva para dois

Num lacónico comunicado emitido uma semana depois pela PJ - que não identificava os suspeitos nem a sua entidade patronal, como é regra, e foi ofuscado pelo comunicado emitido pela mesma Polícia no dia anterior para anunciar a apreensão de 491 quilos de cocaína -, anunciava-se que a operação policial tinha logrado "desmantelar um grupo organizado dedicado ao tráfico de cocaína".


2015
Caso dos vouchers. Vieira terá sabido o que árbitros disseram antes de depor
O assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, teve acesso à resposta que a APAF preparou para os árbitros antes de Luís Filipe Vieira prestar depoimento na Comissão de Inquérito da Liga.

Luís Filipe Vieira provavelmente já sabia o que os árbitros tinham testemunhado sobre o caso dos vouchers antes de depor na Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga (CIIL), em novembro de 2015. De acordo com a revista Sábado, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) enviou aos seus associados uma resposta-tipo preparada para enviar à Comissão, que chegou a Paulo Gonçalves, o assessor jurídico da SAD do Benfica.

A resposta foi enviada após um pedido de "aconselhamento jurídico" por parte de árbitros e assistentes, disse José Fontelas Gomes, então presidente da APAF, à Sábado. O documento sugeria aos árbitros que dissessem que era um "hábito generalizado" dos clubes oferecer "lembranças alusivas à coletividade ou à região", bem como que o Benfica oferecia "lembranças nos mesmos precisos termos e contexto" em jogos no Estádio da Luz.

O documento só terá sido enviado para os árbitros, mas acabou por 'cair' no email do assessor do Benfica no mesmo dia em que a APAF o enviou, a 7 de novembro de 2015, sem se saber quem o enviou.

Paulo Gonçalves acabaria por enviar cópias de vouchers oferecidos entre as épocas de 2013/14 e 2015/16 (que então decorria) a advogados da "Correia, Seara, Caldas, Simões" no dia 10 de novembro, um dia antes de Luís Filipe Vieira prestar depoimento na CIIL. Escreve a Sábado que Paulo Gonçalves sugeriu aos advogados uma alteração à minuta do depoimento do presidente do Benfica, dado não ter sido Vieira o responsável pela alteração na política de vouchers, que, de 2013/14 para 2015/16, passou de um convite duplo para quatro convites. A responsabilidade era de "alguém" do Departamento de Futebol, terá dito Gonçalves aos advogados.

Tanto o email da APAF como os emails entre os advogados e o assessor do Benfica foram enviados pelo último para o endereço "[email protected]", que se diz pertencer a Ricardo Costa, consultor da Abreu Advogados e antigo presidente da Comissão Disciplinar da Liga, responsável pelo inquérito relativo ao caso Apito Dourado. Gonçalves, que noutros emails se dirigiu ao destinatário como "Ricardo", pediu ao mesmo que agisse quando lhe enviou a correspondência com os advogados — "FYA", escreveu o assessor, acrónimo que significa 'for your action', ou seja, algo como 'age'.

O caso dos vouchers, que foi denunciado em 2015 pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi arquivado nas instâncias disciplinares desportivas, incluindo no Tribunal Arbitral do Desporto, que rejeitou o recurso do Sporting em março de 2017. Em novembro deste ano soube-se que o membro que avaliou o caso, Miguel Lucas Pires, pediu cinco bilhetes para jogo do Benfica através de Fernando Seara. Dias depois, renunciou ao cargo.

A Polícia Judiciária ainda se encontra a investigar o caso.


2017
Perdão fiscal aos filhos de Vieira dias depois da cunha de Centeno
Uma semana após ministro ter pedido bilhetes ao Benfica chegou isenção de IMI à família do presidente encarnado.

Precisamente uma semana depois de Mário Centeno, ministro das Finanças, ter metido uma cunha à direção do Benfica, em março do ano passado, para assistir ao jogo com o FC Porto na tribuna presidencial da Luz, onde acabou por estar com Luís Filipe Vieira, o presidente do Benfica recebeu um mail do filho, Tiago, a agradecer-lhe ter conseguido – pela sua influência – que fosse reconhecida a isenção de pagamento de IMI a um prédio da família. A PJ está já a investigar o caso.

"Pai, Já cá canta!!!!!! Sem o teu empurrão não íamos lá. Beijo grande", escreveu o empresário a 24 de março de 2017, às 18h57, a partir do correio eletrónico da Promovalor, sociedade da família Vieira, tendo como destino a caixa de correio oficial do líder dos encarnados.

Antes, a 15 de março, Tiago queixou-se ao pai, presidente do Benfica, sobre o andamento de um processo para isenção de IMI relativo ao número 28 da rua do Sol a Santa Catarina, em Lisboa. O prédio era da Realitatis, empresa de compra e venda de imobiliário que tem a filha de Luís Filipe Vieira, Sara, como presidente – e a família Vieira pretendia vendê-lo, após ter feito a reabilitação do prédio. Estava pendente a questão do imposto, desde novembro de 2016, que acabou desbloqueada pela influência do pai Vieira.

Este mail foi revelado pela revista 'Sábado' em setembro, antes de ser conhecido que, por coincidência, uma semana antes desta isenção fiscal à família Vieira chegara um mail à direção do Benfica, às 21h23 de 17 de março, assinado por um assessor diplomático, a pedir dois bilhetes na tribuna presidencial "para o senhor ministro das Finanças", que "gostaria de ir ali apoiar o Benfica no jogo contra o FC Porto", levando o filho.

O assessor pedia ainda bilhetes ao Benfica para membros da equipa do Ministério das Finanças, incluindo o secretário de Estado do Tesouro. Esses bilhetes seriam "naturalmente pagos" – algo que a investigação da Unidade de Combate à Corrupção da Judiciária vai confirmar, no âmbito do chamado processo dos mails, da mesma forma que a PJ quer perceber qual foi o "o empurrão" de Vieira decisivo para a isenção do IMI no imóvel e se a distância de uma semana entre este "empurrão" e a cunha ministerial foi apenas uma coincidência.

Isenção compete às Finanças
"As isenções fiscais para reabilitação urbana estão definidas na lei, são de aplicação automática e são executadas pelo Ministério das Finanças. À Câmara só cabe certificar as condições exigíveis", fiz fonte da autarquia ao CM.

Poder central controla imposto autárquico 
O IMI veio substituir a Contribuição Autárquica, sendo que a receita da taxa reverte para o município em causa. Mas as regras são ditadas pelo poder central, no Ministério das Finanças, "que tem grande poder de intervenção", diz ao CM um fiscalista.

É ali que são tomadas, nomeadamente, as decisões sobre a atribuição de isenções que a lei prevê – por exemplo, a fundos de investimento imobiliário, como é o caso da sociedade dos filhos de Luís Filipe Vieira.

Costa defendeu ministro no sábado
O primeiro-ministro defendeu Mário Centeno, este sábado, ao dizer que "não há polémica nenhuma" com o pedido de bilhetes para ver o Benfica-Porto em abril de 2017. "Se o fez, é porque certamente tinha boas razões para o fazer", disse Costa.

Mário Centeno rejeita 'borla' e paga 1050 € por Réveillon
O ministro das Finanças pagou 1050 euros pela noite de Passagem de Ano no Casino Estoril. Ao que o CM apurou, Mário Centeno foi convidado pela Estoril-Sol - sociedade que gere o empreendimento - mas o governante terá rejeitado.

"Enviámos o convite para o senhor ministro, que rejeitou alegando que se aceitasse estaria a violar o artigo 80º do Código de Conduta do Governo", disse ao CM Mário Assis Ferreira, do Conselho de Administração da Estoril-Sol.

"No entanto, o sr. ministro mostrou interesse por estar no evento mas disse logo que pagaria o bilhete", acrescentou.

Ora, o bilhete para uma noite no salão preto e prata com direito a jantar de lavagante do Atlântico com salada fresca de espargos e palmito, canja de pombo-bravo perfumada com hortelã-pimenta, tornedó de novilho perfumado com foie gras e molho de morilles com cepes secos, vinhos, champanhe, digestivos, sobremesas, ceia e espetáculo com atores, duas bandas e três cantores custava 350 euros por pessoa.

Centeno pediu uma mesa recatada, que partilhou com a mulher e o filho. Pelos três bilhetes, o ministro das Finanças pagou 1050 euros. Contactado pelo CM, o Ministério das Finanças rejeitou comentar.

PARTE 1



Manuel Luis Pereira

PARTE 2

2018
Luís Filipe Vieira entre os 12 arguidos da Operação Lex

O presidente do Benfica Luís Filipe Vieira e o vice-presidente do clube Fernando Tavares são arguidos na Operação Lex que agora conta com 12 arguidos.

Em resposta à agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) "confirma a constituição como arguidos de Luís Filipe Vieira e de Fernando Tavares" na investigação que envolve também os juízes desembargadores Rui Rangel e a sua ex-mulher Fátima Galante.

A PGR adianta que "o inquérito tem, neste momento, 12 arguidos constituídos, entre os quais cinco detidos que serão, previsivelmente ao fim do dia, presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação".

A Operação Lex investiga suspeitas de corrupção/recebimento indevido de vantagem, branqueamento de capitais, tráfico de influências e fraude fiscal.

A fase de inquirições judicial dos arguidos, para aplicação das medidas de coação, vai decorrer no Supremo Tribunal de Justiça.

A Polícia Judiciária deteve na terça-feira cinco pessoas, entre as quais dois advogados e um oficial de justiça, e constituiu mais seis arguidos entre os quais estão os dois magistrados.

Foram realizadas 33 buscas, das quais 20 domiciliárias, nomeadamente ao Sport Lisboa e Benfica, à casa do presidente do clube, Luís Filipe Vieira, às habitações dos dois juízes e a três escritórios de advogados.


2018
Expresso: Novo Banco reestrutura dívida de Luís Filipe Vieira
O presidente do Sport Lisboa e Benfica era um dos maiores devedores do Banco Espírito Santo (BES), relembra o semanário. As dívidas rondam os 400 milhões de euros.

Durante cerca de um ano e meio, o Novo Banco e Luís Filipe Vieira negociaram a dívida do presidente do Benfica. Chegaram a um acordo, revela o "Expresso" na edição deste sábado. O Novo Banco terá entregue os melhores activos da Promovalor, empresa gerida pelo filho de Vieira, a Nuno Gaioso Ribeiro, com o intuito de os explorar e rentabilizar no prazo de cinco anos. Em troca, recebeu um reforço das garantias.

Nas negociações terá estado Nuno Gaioso Ribeiro, sócio fundador de uma gestora de capital de risco, a Capital Criativo, e vice-presidente do Benfica, e também de Tiago Vieira, filho do presidente benfiquista. Grande parte da dívida diz respeito à empresa Promovalor, gerida pelo filho do presidente do benfiquista, Tiago Vieira, que é também accionista da Capital Criativo.

A 20 de Novembro do ano passado foi constituído o fundo FIAE (Fundo de Investimento Alternativo Especializado) da Capital Criativo, depois de ter sido registado junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Este fundo teve como objectivo a aquisição dos créditos detidos pelo Novo Banco sobre a Promovalor.

Arrancou com um capital inicial de 146 milhões de euros, segundo o jornal, com três investidores institucionais (Novo Banco, Capital Criativo e Promovalor) e dois investidores singulares. O fundo tem a duração de cinco anos, com possibilidade de renovação.

Este fundo ficou "ainda com alguma liquidez", revelou Nuno Gaioso Ribeiro, ao "Expresso". "Comprámos os créditos sem desconto e sem perdão", sendo que "alguns desses activos podem ter dívida associada que ficam no fundo", acrescentou.

Do capital inicial do fundo, 90% serviram para trocar créditos por capital do fundo, isto é, unidades de participação e 10% representam liquidez que ainda está no fundo. Nesta operação, que o jornal sublinha ser apenas contabilística para o banco, o Novo Banco "coloca" dinheiro no fundo que compra as dívidas associadas aos activos que são transferidos para o dito fundo. O prazo de pagamento foi prolongado por, pelo menos, mais cinco anos. 

Quando o BES colapsou, Vieira era um dos maiores devedores do banco, com uma dívida superior a 400 milhões de euros relacionada com vários negócios do ramo imobiliário.


2018
Luís Filipe Vieira suspeito no caso dos mails
Num documento, o nome de Vieira surge como 'arguido' para especificar quem eram os alvos da investigação.

Luís Filipe Vieira é um dos alvos da investigação da Polícia Judiciária no processo dos mails. Por isso, o seu telemóvel e os iPads foram copiados e também por isso foi erradamente referido como arguido. A Polícia Judiciária terá usado um documento, género formulário, para especificar quem eram os alvos da investigação.

Paulo Gonçalves, Adão Mendes, Pedro Guerra e Vieira foram os citados por recaírem maiores suspeitas de envolvimento no caso. Foi isso que justificou a 'cópia cega' de todos os aparelhos informáticos e telefones, conforme atestam as certidões do processo enviadas para o caso E-Toupeira.

O MP mandou depois apagar as referências a todos, com exceção de Paulo Gonçalves, já que era aquele o único que estava a ser investigado no âmbito do processo que envolvia os funcionários judiciais. Por lapso, manteve-se o gráfico em que também, por lapso, se identifica Luís Filipe Vieira como arguido.

O CM consultou o processo e aí também se escreve que se investigam casos de corrupção desportiva ativa e passiva.

Acrescenta-se depois que Paulo Gonçalves foi constituído arguido, porque a sua qualidade de advogado não permitia que a apreensão dos aparelhos informáticos acontecessem de outra forma.

Os mails recolhidos foram depois copiados e já valem como prova.

PGR não responde a mail
Às duas perguntas do CM, enviadas por mail para a Procuradoria-Geral da República, não tivemos resposta. Em ambas perguntávamos se tinha havido um erro no processo, já que o documento que publicamos é uma cópia autêntica de um processo judicial.

A PGR ignorou as perguntas, baralhando-se até nos comunicados. Disse primeiro que ninguém referido pelo CM era arguido, corrigiu depois que afinal era Paulo Gonçalves.

Juiz pediu cópias cegas
A 'cópia cega' do telefone de Luís Filipe Vieira - o termo é da investigação - foi determinada pelo juiz de instrução.


2018
Mala Ciao. Cinco respostas sobre o esquema de empréstimo de jogadores que pôs (de novo) o Benfica sob suspeita
O sistema de empréstimos de jogadores do Benfica está sob suspeita numa nova investigação aberta contra o clube de Vieira. Está em causa alegada corrupção e manipulação da verdade desportiva.

Depois de inquéritos sobre alegadas toupeiras dentro do sistema judicial que passariam informações em segredo de justiça, de investigações sobre suspeitas de corrupção desportiva em jogos da I Liga, de casos de possível branqueamento de capitais que partiram de denúncias do sistema bancário, segue-se mais um inquérito judicial aberto contra o clube dirigido por Luís Filipe Vieira.

Afinal, o que está em causa no caso Mala Ciao? Vamos às perguntas e às respostas com a informação que conseguimos confirmar ao longo desta segunda-feira.

Quais são as suspeitas centrais da investigação?
Na época 2013/2014, o Benfica tinha um pouco mais de 100 jogadores profissionais de futebol sob contrato. Em 2016/2014, eram pouco mais de 40 os jogadores emprestados, sendo que uma boa parte estava noutros clubes portugueses da I e da II Liga, de acordo com o jornal Record.

Ao fim e ao cabo, é este sistema de gestão desportiva que está em causa na investigação da Polícia Judiciária do Porto, pois as autoridades suspeitam que foi supostamente utilizado pelos responsáveis do Benfica para adulterar a verdade desportiva dos jogos da I Liga, daí a alegada prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem que estão a ser investigados.

No centro do inquérito está a suspeita de que o Benfica terá utilizado um sistema estrutural de corrupção que permitiria aliciar quer os clubes adversários, quer esses próprios jogadores adversários.

Como eram seduzidos os clubes adversários?
Em primeiro lugar, terá sido construído um sistema estrutural, uma espécie de entreposto de jogadores que essencialmente servia para que fossem emprestados a clubes amigos na I Liga. Daí Luís Filipe Vieira ter afirmado esta segunda-feira que ponderava não emprestar mais jogadores em Portugal por estar em causa "a idoneidade dos clubes e jogadores."

Tal entreposto de jogadores serviria essencialmente dois objetivos:

Empréstimo de jogadores a clubes da I Liga com opção de recompra, como alegada forma de seduzir os clubes adversários. Isto é, a opção de recompra poderia ser acionada no final da época mediante o cumprimento dos alegados favores desportivos ao Benfica. Este tipo de situações é encarada pela PJ do Porto com uma espécie de empréstimos encapotados;
Promessa e concretização de compra de jogadores do clube adversário no ano seguinte ou na própria época, caso fossem concretizados os alegados favores desportivos.

E os jogadores?
No caso dos jogadores emprestados pelo Benfica, a PJ do Porto investiga dois tipo de situações.

A primeira é simples:

Alegadas contrapartidas prometidas a jogadores emprestados pelo Benfica para jogarem com uma ambição extra contra o Futebol Clube do Porto — o principal rival do Benfica na conquista do título.
Esta situação pode parecer algo irrelevante mas essa é uma perceção errada. Desde a última alteração da lei sobre corrupção no fenómeno desportivo, realizada em 2017, que passou a ser penalmente censurável a alegada interferência na verdade, lealdade e correção do resultado da competição. Quer isto dizer que, qualquer promessa para interferir na verdade desportiva do resultado da competição, pode configurar corrupção ativa desportiva. Como é o caso de um clube aliciar um determinado jogador de um segundo clube para jogar melhor contra o rival do primeiro clube.

Já a segunda situação que está sob suspeita no caso Mala Ciao, passa por alegadas contrapartidas a jogadores emprestados pelo clube da Luz para facilitarem o jogo contra os seus 'patrões'.

Quais os clubes envolvidos?
A Procuradoria-Geral Distrital o Porto afirmou em comunicado que as equipas da PJ do Porto e de outros serviços da Judiciária realizaram 14 buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias, sendo que os trabalhos de investigação desta segunda-feira decorreram essencialmente nas comarcas de Viana do Castelo, Braga, Bragança,  Porto, Porto Este, Lisboa e Setúbal.

Dessas buscas, foras realizadas quatro diligências às sociedades anónimas desportivas. A saber:

Vitória de Setúbal
Desportivo das Aves
Marítimo
E Paços de Ferreira
Estas sociedades anónimas desportivas terão recebido jogadores emprestados pelo Benfica.

Destes clubes, e tendo em conta as situações sob suspeita que foram acima referidas, o Desportivo das Aves é o único clube que terá recebido jogadores emprestados e terá vendido jogadores ao Benfica.

Já há caras conhecidas no inquérito?
O caso mais conhecido até agora relaciona-se com o jogador brasileiro Luís Filipe. Contratado pelo Benfica em 2014, o defesa nunca chegou a jogar pelo clube da Luz, sendo sucessivamente emprestado aos clubes brasileiros Joinville, Paysandu, Rio Claro e Oeste.

No mercado de inverno de 2016/2017, o Benfica decidiu emprestá-lo ao V. Setúbal. Luís Filipe rescindiu o contrato com o clube da Luz e assinou pelos setubalenses até 2019.

Ao minuto 90 do jogo entre Setúbal e Benfica, o jogador brasileiro entrou e acaba por provocar um penálti polémico a favor do Benfica, ao derrubar o argentino Sálvio na grande área do V. Setúbal. O Benfica ganhou 2-1 esse jogo numa fase decisiva da época e ficou com quatro pontos de vantagem e mais um jogo que o FC Porto.


2019
VIEIRA TENTOU AGREDIR SÓCIO NA AG

A Assembleia-Geral do Benfica, realizada esta sexta-feira no pavilhão número 2 da Luz, ficou marcada, já ao início da madrugada de sábado, por uma tentativa de agressão do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, a um sócio.

Tudo aconteceu na reta final do período de intervenções dos associados que se tinham inscrito para falar depois da aprovação, por larga maioria, do Relatório e Contas do exercício 2018/2019.

Numa das intervenções críticas ao trabalho de Vieira, um associado soltou uma frase em que falou de «amor sujo» ao Benfica por parte da atual Direção, o que fez o dirigente máximo das águias perder as estribeiras por completo, partindo para o insulto e até para a tentativa de agressão - chegou mesmo a apertar o pescoço ao referido associado.

O ambiente descambou por completo e vários seguranças à paisana entraram em ação e impediram Vieira de ir mais longe.

«Não peço desculpa a quem ofendi, o que esse senhor disse, em determinadas circunstâncias, devia ser detido», atirou, depois, Vieira, dirigindo-se à AG após o incidente.

PS: falta casamentos e missas.

joker17

Citação de: I Am The Walrus em 30 de Outubro de 2019, 11:03
Neste momento a maioria dos Benfiquistas deviam ter vergonha na cara!
Como é que passado quase 20 anos, e depois de tanta merda junta, de tanta mentira, de tanta manipulação que o LFV fez ao Benfica, em pleno sec.XXI, é este o UNICO individuo que os Benfiquistas acreditam para gerir e tornar o  clube mais forte?

O que o LFV precisa de fazer mais, para foder ainda mais o nosso clube? Construir um aeroporto? 5 hóteis? Um lar? Mudar o emblema? Mudar as cores? Vender ainda mais os nossos melhores jogadores, a um tempo ainda menor? Ver o nome do Benfica na europa cada vez mais esquecido? Falar do Grandioso Benfica apenas no passado, e fazer do clube uma empresa de retalho de jogadores?

Um campeonato Nacional ganho nesta liga NOJENTA, dá todo o aval para o LFV fazer tudo o quer e cuspir em tudo e todos?

Foda-se para esta merda toda! Se é este clube que a maioria quer, então eu nunca, mas NUNCA me juntarei a essa maioria, muito pelo contrário, cada vez me afasto mais do meu clube, porque já não o reconheço.

Os idiotas dizem o seguinte "O que o RGS fez para ser Presidente" esta frase é das frases mais imbecis, mais estupidas, mais burras que ouvi em toda a minha vida. Que caralho fez o LFV antes de ser Presidente do Benfica? Era um mafioso? Um ladrão? Sócio dos dois rivais? Afundou o Alverca? Criou um império dos pneus, a vende-los pretos por fora e brancos por dentro? ..Ganhem vergonha.

O que mais me irrita nesta merda toda, SOMOS NÓS! Vimos tudo isto acontecer e vamos para o NOSSO estádio, brincar às luzinhas, ouvir musica de carneirada, ouvir um speaker nojento, aplaudir em tudo e não criticar nada. Vimos o LFV fazer o que fez a um de nós, e fazemos de conta que nada se passa, nem se passou?
O NOSSO presidente da Mesa, NÃO FAZ NADA! Ele, que nos devia de proteger? Vimos um dos nossos que foi ídolo, para tantos de nós, como o Rui Costa, e vê toda esta merda que se passa, e NÃO FAZ NADA?

E depois ainda veem alguns, com a lata, com a arrogância, com a estupidez, de questionar quem é o RGS para se candidatar?

Ide todos para o caralho! É o unico com tomates num universo de milhões para questionar, para criticiar, que quer MUDAR o que está mal e que tantos de nós também temos a certeza que está mal.

E mais, o LFV é um merdas tão grande, que nem Homem é, para ir para um debate com um candidato à presidência. Nunca o fez. NUNCA!

O sporting, esse clube que todos nós gozamos, e chamamos tudo e mais alguma coisa, ainda se unem e fazem alguma coisa, pelo menos mostram que estão vivos.
O Porto? Esse é o clube da droga, da corrupção, da PODRIDÃO, da ditadura que é o espelho da nossa liga. Mas, cada vez mais LFV se parece com PC,e  cada vez mais o Benfica se aproxima do Porto em tanta coisa ... e nós fechamos os olhos.

Olho para os Colossos do Futebol Mundial como nós, e vejo o Real, o Barça, o Bayern, o Ajax, a Juventus,o Milan, o Inter, o Liverpool, o M united, é verdade que alguns estão em crise, mas todos eles nos últimos 25 anos, ganharam a Champions ou fizeram algo de relevante nela. Até o Porto fez, que a ganhou.
Nós? É sempre a mesma merda, andamos a contar as finais perdidas, a última há 29 anos. E a última ganha há 57 anos!!
Caminhamos para a banalidade total, para servimos de "ponte" para os nossos melhores jogadores irem para os chamados "colossos", e servimos de figura presente na fase de grupos e nada mais.

Não digo que o RGS seja o nosso salvador, porque não acredito nisso. Acredito sim, na mudança, quando é preciso ser feita e NESTE MOMENTO PRECISAMOS DELA. E se a maioria fechar de novo os olhos, fechar os olhos, fechar o cérebro para o ar entrar, então depois não critiquem.
Post do ano, para mim.
Parabéns

Kaká

Citação de: Manuel Luis Pereira em 30 de Outubro de 2019, 13:49
https://youtu.be/oidC1tY-GcU

como debater com este animal, nao se cala!

Este video demonstra bem a sombra que está por trás do tricolor, a segredar ao ouvido e a cumprir o seu trabalhinho.

Invade um estudio de tv.
Interrompe toda a gente.
Até o jornalista que é moderador fica caladinho que nem um rato.

Alguém o deixou entrar e falar as baboseiras que quis. (à ultima da hora visto ele ter ido lá pra discutir coisas que foram ditas naquele programa)


vieirah1904

Citação de: Thorondor em 30 de Outubro de 2019, 18:55
Humberto coelho rodeado de gente competente com RAP na comunicação e Nuno Gomes com a pasta do futebol. Mas não vai acontecer.

O Humberto Coelho estava ontem na tribuna presidencial do estádio, bem perto do Presidente, juntamente com figuras como Toni, Paulo Madeira, Schwarz, João Tomás (pelo menos estes consegui ver nas primeiras filas).

merlim

Onde anda o Tinoco Faria. Tinha Boa impressão dele.

ccm

Citação de: Fanatic7 em 30 de Outubro de 2019, 16:10
Citação de: Semper Fidelis em 30 de Outubro de 2019, 15:15
RGS é fantástico a dar tiros nos pés!
Então essa cena de insinuar que o Lage recebia orientações do Vieira para tirar este e meter aquele foi de génio.

Que na Champions acredito que haja dedo por causa de ser a "Grande Montra" para Vieira colocar as suas "Pérolas do Seixal" a verdade é que mandar uma destas para o ar quando é sabido que há os analistas a ajudar com dados estatísticos e a informar durante o decorrer dos jogos foi mesmo genial...

Eu também não acho que o RGS seja a melhor opção para a presidência do Benfica, mas é sempre melhor que a alternativa, mas o que ele disse do Lage disse com muita razão e o Lage nunca iria admitir em publico que recebe ordens de cima o LFV nunca deixaria e estou farto de ter um lagarto a frente do meu clube, urge acabar com a raça deles dentro do clube.

Quem tem que ganhar vergonha na cara são os "velhadas" e os sócios das casas do clube pois são eles que tem a maioria dos votos, este não é o meu Benfica que se contenta em ganhar apenas o campeonato Português que a cada ano que passa perde qualidade com uma velocidade incrível, os anos 90 estão de volta a diferença é que o Benfica está muito mais forte e preparado mas por este andar caminhamos a passos largos para isso, porque o sistema de ajuda ao Norte continua e esta cada vez mais fortalecido. Temos de 1º mudar o clube para podermos mudar o nosso campeonato.

O próprio Gomes da Silva disse que o Rui Lage faz o que quer.

Mandou a suspeição para o ar, porque sabe que a carneirada papa estas merdas todas.