Departamento Médico e Preparação Física


Aspoon

12 gajos lesionados xD não é, não sao 2... são 12? xD

merlim

E de facto preocupante, até porque é uma situação que se mantém em looping há demasiadas épocas. Agora se a razão é incompetência como alguns aqui defendem, não sei se por conhecimento de causa, se por infos internas, será que não há responsável que também tenha esse conhecimento. Será que esta preocupação não é partilhada também pelo presidente, pelo RV, pelo RV. Custa a a acreditar que só nós é que achamos isto anormal.

Light Year

#2463
Citação de: Cor_rubrum em 07 de Setembro de 2016, 15:30
Citação de: BenficaSetsFire em 07 de Setembro de 2016, 14:12
Citação de: MTrigueiros em 07 de Setembro de 2016, 11:32
Portugal é o país dos indignados. Ignorantes, mas indignados.

A maioria das pessoas que aqui comenta (e eu me incluo nesse lote) não percebe praticamente nada de preparação física e lesões. Mesmo assim, acham-se no direito de rasgar o departamento médico por tudo e por nada.

Por acaso estranhava ainda não ter aparecido o "argumento" "vocês são médicos ou preparadores físicos para saberem do que estão a falar e estarem a criticar?" Porque todos aqui temos curso de treinador ou fomos jogadores de futebol para andarmos aqui a discutir no Geral.

Ou todos somos políticos para discutir o Estado da Nação, ou economistas para discutir o crescimento do país.

Vamos ser todos robots e só falarmos da nossa área de especialização. Quem não tiver nenhuma, azar, que guarde a opinião para ele, estudasse.

E então fazemos todos de conta que isto é normal, a quantidade de lesões que o Benfica tem todos os anos, os tempos de recuperação, as reincidências, os tratamentos repetidos, etc, não são mais do que fruto do azar. Se calhar o melhor é ir à bruxa, encher o estádio e o CFC de ferraduras, patas de coelho e trevos de 4 folhas.

Ó que crl...
NINGUÉM ESTÁ A DIZER QUE É NORMAL  !
Só que as coisas não são tão lineares como  à partida parecem .
Discuta-se, inquira-se, duvide-se, chame-se a atenção dos responsáveis, mas não exorbitemos.
Um pouco mais de cuidado com as interpretações de leigos e não se façam julgamentos populares precipitados e sumários...

Essa conversa já cheira mal...

Mas não exorbitemos o quê? Passados anos e anos de lesões atrás de lesões, de recuperações muito mais lentas do que era devido, prejuízo constante para o Benfica, e ainda vêm aqui pessoas a perguntar porque é que reagimos assim?

Que mais querem? A equipa toda lesionada e termos de jogar com os júniores?

Light Year

Citação de: NSC em 07 de Setembro de 2016, 15:30
Citação de: Light Year em 07 de Setembro de 2016, 15:27
Citação de: Manto Sagrado em 07 de Setembro de 2016, 15:20
Citação de: Light Year em 07 de Setembro de 2016, 14:44
Citação de: Diablo em 07 de Setembro de 2016, 14:31
Alguém se lembra de uma lesão muscular que o Jackson Martinez teve?

http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_2015_04_15_855304924_jackson-martinez-titular-no-fc-porto-frente-ao-bayern

O homem esteve parado 40 dias, mas no dia em que voltou aos relvados o tipo parecia um touro autêntico.

Já nos nossos jogadores, sempre que regressam de lesões (principalmente, de lesões musculares), andamos sempre de colh@es na mão a rezar para que consiga fazer dois ou três jogos seguidos.

Não sabendo as práticas e o conhecimento que o departamento médico do Benfica usa e tem, a ideia que fica é que os dois principais rivais trabalham muito melhor nesta área. E sim, há muita gente incompetente na medicina. Não é preciso virem fazer de Pedro Guerra para este tópico (aquilo do "eu fui jogador, por isso sei do que falo"). Isto é um fórum para trocar de ideias.

O que é certo é que esta brincadeira pode custar títulos e troféus. Tenho plena consciência que os castigados e lesionados foram a razão pela qual o Benfica não limpou o Sevilha com uma perna às costas. Chegámos ao cúmulo de ter de usar o Maxi a extremo direito.

Toda esta situação não faz sentido e está muito (ou nada) mal explicada. Isto, e só por isto, porque não é de agora. Esta história tem anos.

Quando começarmos a ver troféus a voar para outros lados por causa desta brincadeira depois os defensores do departamento médico do Benfica não se venham cá queixar.

"Está tudo normal". "É o azar".

Por isso é que eu atrás falei. O ano passado lembro-me muito bem de um user bem reputado ter anunciado mudanças no departamento! Não sei se foi por termos ganhou ou não, a verdade é que acabou por ficar tudo na mesma, e os resultados continuam à vista, e fala-se em azar!

Eu tenho amigos meus que entram por dentro da medicina desportiva e dizem que o caso do Benfica é muito estranho...

Mas é "normal" para alguns.
Sem conhecerem os processos e para se pronunciarem é porque devem ser bons médicos(?).

Eles conhecem e praticam em vários casos similares na medicina.

Mas não. Bons mas mesmo bons são os médicos do Benfica.

zumbamar

Citação de: Light Year em 08 de Setembro de 2016, 00:39
Citação de: Cor_rubrum em 07 de Setembro de 2016, 15:30
Citação de: BenficaSetsFire em 07 de Setembro de 2016, 14:12
Citação de: MTrigueiros em 07 de Setembro de 2016, 11:32
Portugal é o país dos indignados. Ignorantes, mas indignados.

A maioria das pessoas que aqui comenta (e eu me incluo nesse lote) não percebe praticamente nada de preparação física e lesões. Mesmo assim, acham-se no direito de rasgar o departamento médico por tudo e por nada.

Por acaso estranhava ainda não ter aparecido o "argumento" "vocês são médicos ou preparadores físicos para saberem do que estão a falar e estarem a criticar?" Porque todos aqui temos curso de treinador ou fomos jogadores de futebol para andarmos aqui a discutir no Geral.

Ou todos somos políticos para discutir o Estado da Nação, ou economistas para discutir o crescimento do país.

Vamos ser todos robots e só falarmos da nossa área de especialização. Quem não tiver nenhuma, azar, que guarde a opinião para ele, estudasse.

E então fazemos todos de conta que isto é normal, a quantidade de lesões que o Benfica tem todos os anos, os tempos de recuperação, as reincidências, os tratamentos repetidos, etc, não são mais do que fruto do azar. Se calhar o melhor é ir à bruxa, encher o estádio e o CFC de ferraduras, patas de coelho e trevos de 4 folhas.

Ó que crl...
NINGUÉM ESTÁ A DIZER QUE É NORMAL  !
Só que as coisas não são tão lineares como  à partida parecem .
Discuta-se, inquira-se, duvide-se, chame-se a atenção dos responsáveis, mas não exorbitemos.
Um pouco mais de cuidado com as interpretações de leigos e não se façam julgamentos populares precipitados e sumários...

Essa conversa já cheria mal...

Mas não exorbitemos o quê? Passados anos e anos de lesões atrás de lesões, de recuperações muito mais lentas do que era devido, prejuízo constante para o Benfica, e ainda vêm aqui pessoas a perguntar porque é que reagimos assim?

Que mais querem? A equipa toda lesionada e termos de jogar com os júniores?

Estão só a fazer tempo à espera de um ano menos mau para finalmente poderem dizer: falem agora mal deste DM, falem.

Light Year

Citação de: zumbamar em 08 de Setembro de 2016, 00:41
Citação de: Light Year em 08 de Setembro de 2016, 00:39
Citação de: Cor_rubrum em 07 de Setembro de 2016, 15:30
Citação de: BenficaSetsFire em 07 de Setembro de 2016, 14:12
Citação de: MTrigueiros em 07 de Setembro de 2016, 11:32
Portugal é o país dos indignados. Ignorantes, mas indignados.

A maioria das pessoas que aqui comenta (e eu me incluo nesse lote) não percebe praticamente nada de preparação física e lesões. Mesmo assim, acham-se no direito de rasgar o departamento médico por tudo e por nada.

Por acaso estranhava ainda não ter aparecido o "argumento" "vocês são médicos ou preparadores físicos para saberem do que estão a falar e estarem a criticar?" Porque todos aqui temos curso de treinador ou fomos jogadores de futebol para andarmos aqui a discutir no Geral.

Ou todos somos políticos para discutir o Estado da Nação, ou economistas para discutir o crescimento do país.

Vamos ser todos robots e só falarmos da nossa área de especialização. Quem não tiver nenhuma, azar, que guarde a opinião para ele, estudasse.

E então fazemos todos de conta que isto é normal, a quantidade de lesões que o Benfica tem todos os anos, os tempos de recuperação, as reincidências, os tratamentos repetidos, etc, não são mais do que fruto do azar. Se calhar o melhor é ir à bruxa, encher o estádio e o CFC de ferraduras, patas de coelho e trevos de 4 folhas.

Ó que crl...
NINGUÉM ESTÁ A DIZER QUE É NORMAL  !
Só que as coisas não são tão lineares como  à partida parecem .
Discuta-se, inquira-se, duvide-se, chame-se a atenção dos responsáveis, mas não exorbitemos.
Um pouco mais de cuidado com as interpretações de leigos e não se façam julgamentos populares precipitados e sumários...

Essa conversa já cheria mal...

Mas não exorbitemos o quê? Passados anos e anos de lesões atrás de lesões, de recuperações muito mais lentas do que era devido, prejuízo constante para o Benfica, e ainda vêm aqui pessoas a perguntar porque é que reagimos assim?

Que mais querem? A equipa toda lesionada e termos de jogar com os júniores?

Estão só a fazer tempo à espera de um ano menos mau para finalmente poderem dizer: falem agora mal deste DM, falem.

É que esta palhaçada toda não dura há 1, 2, 3 ou 4 anos. Dura há bem mais tempo. É este constante looping em todas as épocas.

Mas é o azar...

Nunivs

Agora é o Danilo, que pode parar varias semanas...  :bow2: :bow2: :bow2:

Semper Fidelis

vá lá, vá lá...ninguém se lembrou destes na entrevista...foi digamos que...sorte!

iKatz

Mais um para a lista. " e o futebol"

:rir: nao varram estes gajos destes departamentos de cima abaixo para que

hertz

A direcção que continue a ignorar este cancro. pqp

tiagoterceira


NSC

Citação de: PSantiago88 em 07 de Setembro de 2016, 15:47
Citação de: NSC em 07 de Setembro de 2016, 15:37
Citação de: PSantiago88 em 07 de Setembro de 2016, 15:31
Citação de: MTrigueiros em 07 de Setembro de 2016, 14:51
Citação de: BenficaSetsFire em 07 de Setembro de 2016, 14:12
Citação de: MTrigueiros em 07 de Setembro de 2016, 11:32
Portugal é o país dos indignados. Ignorantes, mas indignados.

A maioria das pessoas que aqui comenta (e eu me incluo nesse lote) não percebe praticamente nada de preparação física e lesões. Mesmo assim, acham-se no direito de rasgar o departamento médico por tudo e por nada.

Por acaso estranhava ainda não ter aparecido o "argumento" "vocês são médicos ou preparadores físicos para saberem do que estão a falar e estarem a criticar?" Porque todos aqui temos curso de treinador ou fomos jogadores de futebol para andarmos aqui a discutir no Geral.

Ou todos somos políticos para discutir o Estado da Nação, ou economistas para discutir o crescimento do país.

Vamos ser todos robots e só falarmos da nossa área de especialização. Quem não tiver nenhuma, azar, que guarde a opinião para ele, estudasse.

E então fazemos todos de conta que isto é normal, a quantidade de lesões que o Benfica tem todos os anos, os tempos de recuperação, as reincidências, os tratamentos repetidos, etc, não são mais do que fruto do azar. Se calhar o melhor é ir à bruxa, encher o estádio e o CFC de ferraduras, patas de coelho e trevos de 4 folhas.

Tudo errado.

Todos nós temos muitos anos de futebol. Não jogamos, é verdade. Mas vemos o que se passa. Não sabemos os pormenores que fazem a diferença entre o treinador e o treinador de bancada, mas regra geral somos pessoas bem informadas sobre futebol. E mesmo assim, há muito boa gente que comete o erro de julgar sem saber o que se passa.

Agora, a medicina desportiva e a preparação física são temas muito específicos. O Jonas foi operado e fez-se aqui um caos. Era de 2 meses para cima. Entretanto já voltou. Aquele caos deveu-se à ignorância. Pura e simplesmente isso. Não sabíamos que tipo de operação era, mas julgámos logo que fosse o pior.

Comparar isto com política e futebol, não faz sentido nenhum. São temas do dia a dia, qualquer pessoa bem informada pode discutir estes temas. Cenas tão específicas como esta e ver pessoal com uma certeza do crl, faz-me confusão. Porque não sabem nada do que estão a dizer.

E volto a dizer, eu mesmo sou um profundo ignorante em relação a isto. Sei o que é uma rotura do ligamento cruzado e pouco mais. Sei lá se o Jonas está lesionado por culpa do departamento médico ou não.

A comparação é justa. Sabemos tanto de metodologia de treino, psicologia desportiva, picos de forma e princípios técnico-tácticos como de medicina desportiva. O que sabemos de futebol é ver se as equipas jogam bem ou mal (e nem sempre).

A preparação física e medicina desportiva também são susceptíveis de ser avaliadas. O que não falta aí são médicos a perder carteira profissional por comportamentos negligentes, e em primeira instância essas condutas são avaliadas pelo próprio paciente que, em regra, sabe zero de medicina. E a verdade é que no Benfica o historial de lesões é alto, as recaídas são frequentes (vide, caso do Nico na época passada, para não falar do Fejsa), tempos de recuperação excedem frequentemente o inicialmente previsto. Isto são dados objectivos que podem e devem ser avaliados e com base nos quais podem e devem ser pedidas explicações. Tal como no futebol, em que achamos que podem e devem ser pedidas explicações aos jogadores/treinadores, não com base naquilo que fazem durante a semana, mas naquilo que apresentam em competição. Tal como queremos explicações dos políticos com base nos números do défice/dívida pública/carga fiscal e não com base nas considerações técnicas sobre finanças públicas que levam à obtenção desses resultados.
Mas previsto por quem?
P.S.: Essa do Fejsa foi bem vista. Até porque nunca teve problemas físicos antes de chegar ao Benfica.

Não é difícil estimar tempos de recuperação, conhecendo-se a lesão. O departamento médico não os divulga mas, com maior ou menor precisão, é algo que é objectivo e que, quanto mais não seja pegando em casos semelhantes de outros atletas, é relativamente pacífico prever.

Agora, se não aceitas isso, nunca podes sindicar o trabalho de um profissional se não fores da área e não conheceres os contornos do processo. O que, perdoar-me-ás, é absolutamente ridículo. Eu sou advogado, a generalidade dos meus clientes sabe tanto de direito como de lagares de azeite, e eu tenho perfeita noção de que o meu trabalho pode (e deve!) ser avaliado por eles.

Quanto ao Fejsa, disse que era melhor não falar precisamente por causa disso. Mas o caso do Gaitàn na época passada é sintomático. E o do Luisão, que foi operado ao braço duas vezes, por exemplo.
Muito bem. Como advogado, és avaliado pelos teus clientes.
Acho normal que o departamento médico do SLB seja avaliado pelos seus clientes. Que, por acaso, são os jogadores e não os "clientes" do Ser benfiquista.

Eu, por acaso, estou ligado à enfermagem de reabilitação de alguns anos para cá, e digo que, sem dados concretos sobre os casos clínicos, podem dizer-se muitas coisas, mas valem o que valem.
Não é possível afirmar de forma válida, sem dados clínicos, que o departamento médico do Benfica seja mau.
Mas podem lançar-se atoardas.

NSC

Citação de: Light Year em 08 de Setembro de 2016, 00:40
Citação de: NSC em 07 de Setembro de 2016, 15:30
Citação de: Light Year em 07 de Setembro de 2016, 15:27
Citação de: Manto Sagrado em 07 de Setembro de 2016, 15:20
Citação de: Light Year em 07 de Setembro de 2016, 14:44
Citação de: Diablo em 07 de Setembro de 2016, 14:31
Alguém se lembra de uma lesão muscular que o Jackson Martinez teve?

http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_2015_04_15_855304924_jackson-martinez-titular-no-fc-porto-frente-ao-bayern

O homem esteve parado 40 dias, mas no dia em que voltou aos relvados o tipo parecia um touro autêntico.

Já nos nossos jogadores, sempre que regressam de lesões (principalmente, de lesões musculares), andamos sempre de colh@es na mão a rezar para que consiga fazer dois ou três jogos seguidos.

Não sabendo as práticas e o conhecimento que o departamento médico do Benfica usa e tem, a ideia que fica é que os dois principais rivais trabalham muito melhor nesta área. E sim, há muita gente incompetente na medicina. Não é preciso virem fazer de Pedro Guerra para este tópico (aquilo do "eu fui jogador, por isso sei do que falo"). Isto é um fórum para trocar de ideias.

O que é certo é que esta brincadeira pode custar títulos e troféus. Tenho plena consciência que os castigados e lesionados foram a razão pela qual o Benfica não limpou o Sevilha com uma perna às costas. Chegámos ao cúmulo de ter de usar o Maxi a extremo direito.

Toda esta situação não faz sentido e está muito (ou nada) mal explicada. Isto, e só por isto, porque não é de agora. Esta história tem anos.

Quando começarmos a ver troféus a voar para outros lados por causa desta brincadeira depois os defensores do departamento médico do Benfica não se venham cá queixar.

"Está tudo normal". "É o azar".

Por isso é que eu atrás falei. O ano passado lembro-me muito bem de um user bem reputado ter anunciado mudanças no departamento! Não sei se foi por termos ganhou ou não, a verdade é que acabou por ficar tudo na mesma, e os resultados continuam à vista, e fala-se em azar!

Eu tenho amigos meus que entram por dentro da medicina desportiva e dizem que o caso do Benfica é muito estranho...

Mas é "normal" para alguns.
Sem conhecerem os processos e para se pronunciarem é porque devem ser bons médicos(?).

Eles conhecem e praticam em vários casos similares na medicina.

Mas não. Bons mas mesmo bons são os médicos do Benfica.
E pronunciam-se sobre casos sem terem acesso a exames, relatórios e outra informação?
Eu ando há anos com sintomatologia de S. de Eagle, mas os exames são inconclusivos. Não dá para perguntar aí aos gajos o que é que eu tenho?

van33

Como são tantas as lesões alguns vão ser recuperados à pressa e ainda nos vamos foder mais