Direitos televisivos

Joaoac

Citação de: johncleese em 01 de Abril de 2010, 13:42
Vocês continuam a falar dos 8 milhões. Muita sorte tem o Benfica de estar a receber esse valor. Para quem não se lembra, Vale e Azevedo rasgou o contrato com a Olivedesportos, pelo que quando este contrato foi feito, tínhamos 2 opções: aceitar este valor ou pagar indemnização choruda aos Oliveiras...

Isso é pura mentira!!!!

O Benfica com medo fez o acordo com o Oliveira mas esses contratos foram dados como nulos pelo tribunal,sim isso mesmo foram considerados nulos!!!

So com a venda de 30 jogos(1 por jornada) a RTP,a Sporttv, faz dinheiro para pagar os direitos anuais ao Benfica e ao Sporting

Theroux

Bem, tendo em conta que está toda a gente a discutir uma renegociação que só será concluída em 2012, o status quo vai mudar de forma radical.

Parece-me que nos estamos a esquecer do FCP e SCP no meio disto tudo. Acho inviável aparecer um canal novo sem os direitos dos outros dois grandes. E se a Olivedesportos nos pagar o triplo os outros vão querer mais do dobro.

Não seria positivo tentar negociar os direitos dos 3 grandes em conjunto?

Está posto de parte negociar-mos os direitos directamente com um canal de sinal aberto? Temos audiências brutais em sinal aberto, e vem aí o 5º canal...

johncleese

Citação de: Joaoac em 01 de Abril de 2010, 14:05
Citação de: johncleese em 01 de Abril de 2010, 13:42
Vocês continuam a falar dos 8 milhões. Muita sorte tem o Benfica de estar a receber esse valor. Para quem não se lembra, Vale e Azevedo rasgou o contrato com a Olivedesportos, pelo que quando este contrato foi feito, tínhamos 2 opções: aceitar este valor ou pagar indemnização choruda aos Oliveiras...

Isso é pura mentira!!!!

O Benfica com medo fez o acordo com o Oliveira mas esses contratos foram dados como nulos pelo tribunal,sim isso mesmo foram considerados nulos!!!

So com a venda de 30 jogos(1 por jornada) a RTP,a Sporttv, faz dinheiro para pagar os direitos anuais ao Benfica e ao Sporting

Estás mal informado. Se foram dados como nulos pelo tribunal, foi depois de o acordo ter sido feito. Estou á vontade para falar, sei como foi feito o contrato, ouvi da boca da pessoa que negociou directamente com o Benfica na altura...

trainmaniac

Citação de: johncleese em 01 de Abril de 2010, 14:41
Citação de: Joaoac em 01 de Abril de 2010, 14:05
Citação de: johncleese em 01 de Abril de 2010, 13:42
Vocês continuam a falar dos 8 milhões. Muita sorte tem o Benfica de estar a receber esse valor. Para quem não se lembra, Vale e Azevedo rasgou o contrato com a Olivedesportos, pelo que quando este contrato foi feito, tínhamos 2 opções: aceitar este valor ou pagar indemnização choruda aos Oliveiras...

Isso é pura mentira!!!!

O Benfica com medo fez o acordo com o Oliveira mas esses contratos foram dados como nulos pelo tribunal,sim isso mesmo foram considerados nulos!!!

So com a venda de 30 jogos(1 por jornada) a RTP,a Sporttv, faz dinheiro para pagar os direitos anuais ao Benfica e ao Sporting

Estás mal informado. Se foram dados como nulos pelo tribunal, foi depois de o acordo ter sido feito. Estou á vontade para falar, sei como foi feito o contrato, ouvi da boca da pessoa que negociou directamente com o Benfica na altura...

O acordo foi posterior à decisão do tribunal.

Joaoac

Citação de: johncleese em 01 de Abril de 2010, 14:41
Citação de: Joaoac em 01 de Abril de 2010, 14:05
Citação de: johncleese em 01 de Abril de 2010, 13:42
Vocês continuam a falar dos 8 milhões. Muita sorte tem o Benfica de estar a receber esse valor. Para quem não se lembra, Vale e Azevedo rasgou o contrato com a Olivedesportos, pelo que quando este contrato foi feito, tínhamos 2 opções: aceitar este valor ou pagar indemnização choruda aos Oliveiras...

Isso é pura mentira!!!!

O Benfica com medo fez o acordo com o Oliveira mas esses contratos foram dados como nulos pelo tribunal,sim isso mesmo foram considerados nulos!!!

So com a venda de 30 jogos(1 por jornada) a RTP,a Sporttv, faz dinheiro para pagar os direitos anuais ao Benfica e ao Sporting

Estás mal informado. Se foram dados como nulos pelo tribunal, foi depois de o acordo ter sido feito. Estou á vontade para falar, sei como foi feito o contrato, ouvi da boca da pessoa que negociou directamente com o Benfica na altura...

Sim,foram considerados nulos já muito depois do acordo entre Benfica e Olivedesportos,por isso é que disse que o benfica teve medo e fez um acordo com eles

nightcrowler

Citação de: Divina Justiça em 01 de Abril de 2010, 13:55
bom dia,


Julgo que muitos estão a fazer uma pequena confusão, mas que é determinante: O Benfica não vende os direitos dos jogos em casa à SportTV. O Benfica vendeu à Sportinveste (Controlinveste, do Oliveirinha) que posteriormente os revende à SportTv.

Ao vender a uma empresa estrangeira, logicamente que os jogos serão por essa entidade revendidos a nivel nacional para um operador português.

Como disse ontem, perspectiva-se a forte possibilidade de se alcançar um acordo "híbrido"... O que está em causa são os direitos dos jogos em casa (liga a 16 equipas - 15 jogos- e eventualmente os amigáveis).

Nesse sentido, mesmo que a SportTV não "cheire", continua a deter (porque monopoliza os direitos de todos os outros clubes que vendem os seus proprios jogos "caseiros") os jogos "fora" do Benfica (se não os ceder ao operador q quem venda os jogos em sinal Aberto" -actualmente a RTP), pelo que a questão torna-se mais premente numa lógica de domínio e posição de mercado.... e sabe-se que o mercado televisivo (a própria maneira de "vender" a TV) vai mudar bastante nos próximos anos com, entre outras fenómenos, a TV Digital e a 4ª licença de operador.

E é precisamente nesse sentido que poderemos jogar as nossas "cartas". Jogar com alguém que queira assumir maior posição de mercado (Ongoing e PT já assumiram publicamente essa estratégia para os próximos anos; Pais do Amaral, quer voltar a "pesar" na Media Capital -ainda não é certo o papel dos espanhois da Prisa, ou outra neste particular-; a Impresa tambem não pode deixar passar o comboio e a juntara isto tudo, ainda se prefilam empresas de capital estrangeiro -com Angola à cabeça- que queiram entrar no nosso mercado, ou simplesmente fazer o jogo especulativo da revenda).

E quem está dentro do Benfica sabe (e seguramente saberá aproveitar) que os jogos do Benfica não são apenas isso. Veja-se o exemplo do impacto da Benfica Tv na penetração da MEO no mercado.

Por isso digo, é ainda prematuro falar muito mais sobre o assunto, ainda que muito se possa falar. Agora, é tempo de "agitar" as águas e fazer ver ao mercado a "apetecibilidade" de um produto que, por tudo isto é muito mais que meros jogos de futebol.




Bem hajam,

Viva o Benfica!




bom post.

em relação aos emigrantes e por esse mundo fora, a verdade é que no final não têm um impacto tão significativo quanto isso.

na altura o canalplus analisou a perspectiva de investir nas transmissões do benfica, entrando por um lado em portugal, e por outro aproveitando o imenso potencial do mercado da saudade em frança, luxemburgo e suiça. e não compensou.

o benfica pode aproveitar esta turbulência que existe nos media, com a pt/meo, a ongoing, etc a quererem entrar no festim, contudo a verdade é que o oliveira controla mais de 3 quartos do nosso campeonato. ele tem os clubes quase todos na palma da mão, com contratos de longo prazo, e a maioria deles já recebeu dinheiro adiantado.
este facto é fulcral, antes de alguém se lembrar de entrar nesta área de negócio.
ninguém vai investir fortemente se realmente apenas tiver os jogos do benfica na mão.

por outro lado, sinceramente, acho que no final vai ficar na sporttv. o oliveira é conhecido por pagar mais e melhor que a concorrência, e antecipado se necessário.

continuo na minha. 20 milhões de euros parece-me um valor relativamente justo. acima de isso dou TODO o mérito ao vieira.

p.s. não s eesqueçam que se o benfica receber 20 milhões, os andrades e a lagartagem também vão fazer subir vertiginosamente o cachet que recebem actualmente; este aumento dos custos vai ser muito doloroso para a controlinvest; mesmo para os accionistas, o nível de rentabilidade das acções vão cair substancialmente.

no fim se verá.

abraço a todos

Pedro Neto

#2451
Citação de: Nuno Portmore em 01 de Abril de 2010, 13:58
O fundamental é fazer um bom estudo de mercado (e estou seguro que o farão), para aquilatar da possibilidade de se enveredar por um sistema que permita manter os direitos televisivos no clube e oferecer os jogos do clube através de pay-per-view ou assinatura. A quantidade de pessoas que se estão a borrifar para os jogos deste ou daquele campeonato e que apenas estão interessados em ver os jogos do Benfica é enorme.

Isto é que é absolutamente inviável e impraticável em Portugal. Jogos por exemplo contra o Leixões ou Rio Ave teriam uma adesão residual, o habitual "não dá para a Luz". Eu próprio não teria o mínimo interesse em pagar 10 euros para ver a transmissão de um jogo desses, mais valia ir à Luz. Esse sistema nem com o melhor clube mundial resultou, o Real Madrid. E num país com muito melhores condições económicas que Portugal.

Tenho dúvidas que alguma vez um partner internacional se interesse por transmissões da Liga Portuguesa, tal como aqui ninguém tem interesse em ver jogos da Liga Escocesa. E depois entra também a situação que falaram atrás, dos rivais não quererem ser passados para trás. Será difícil o Benfica conseguir um acordo muito melhor que os outros, pelo menos durante bastante tempo.

A Benfica TV não pode, nem deve ser solução. Aliás, não foi criada para isso e o seu valor, que é imenso e que nos orgulha e preenche a todos, não depende das transmissões do Futebol. O problema aqui é a conjuntura económica desastrosa do país ou a RTP/Estado poderia voltar a ser o partner ideal, com condições óptimas para uma parceria duradoura.

nightcrowler

Citação de: Pedro Neto em 01 de Abril de 2010, 15:01
Citação de: Nuno Portmore em 01 de Abril de 2010, 13:58
O fundamental é fazer um bom estudo de mercado (e estou seguro que o farão), para aquilatar da possibilidade de se enveredar por um sistema que permita manter os direitos televisivos no clube e oferecer os jogos do clube através de pay-per-view ou assinatura. A quantidade de pessoas que se estão a borrifar para os jogos deste ou daquele campeonato e que apenas estão interessados em ver os jogos do Benfica é enorme.

Isto é que é absolutamente inviável e impraticável em Portugal. Jogos por exemplo contra o Leixões ou Rio Ave teriam uma adesão residual, o habitual "não dá para a Luz". Eu próprio não teria o mínimo interesse em pagar 10 euros para ver a transmissão de um jogo desses, mais valia ir à Luz. Esse sistema nem com o melhor clube mundial resultou, o Real Madrid. E num país com muito melhores condições económicas que Portugal.

exactamente o que penso.
aliás, uma grande parte, por esses 5 ou 10 euros, mais facilmente vai a um café, gasta esses 5 ou 10 euros em cerveja e convive com o pessoal.

não acho minimamente inviavel.

p.s. e não esqueçam a questão da pirataria. haveria muitos "desvios" aí e a perda de uma fatia considerável da facturação.

fudim flan

vamos voltar a vender aos sporcos tv.contra o braga,quem estava ao lado de vieira?deixem de ser ingenuos.

Joaoac

Esses contratos eram, e continuam a ser hoje, nulos e de nenhum efeito, pelo que qualquer clube que tenha contratado essa cedência de direitos à referida empresa pode denunciá-los. Quem o afirma por unanimidade e revogando a sentença de uma 1ª instância é o Tribunal da Relação de Lisboa, por acórdão de 2/11/2000, que diz: "I- Os chamados direitos televisivos – direitos de captar e transmitir imagens pela TV – só podem ser adquiridos e exercidos por quem estiver legalmente licenciado a exercer a actividade de televisão (artº 38, nº 7, da Constituição e Lei 58/90, de 7/9. II – É nulo por impossibilidade legal e por ilegalidade de objecto o contrato em que um clube de futebol transfere para uma empresa não autorizada a exercer a actividade o direito de captar e difundir imagens de um espectáculo de futebol. (...) Assim, o contrato referido no ponto II é também nulo porque o seu objecto é contrário à ordem pública –artº 271, nº 1, do Código Civil." E ainda sobre a cedência de tais direitos a outrem "ainda que o mesmo direito seja livremente transmissível pelo seu proprietário – o clube de futebol organizador do espectáculo – o seu adquirente só poderá ser uma entidade legalmente autorizada a exercer a actividade de televisão." Em resumo, tudo depende de a Olivedesportos ser, e não é, um operador de televisão! Estas citações são uma tentativa de, cordialmente, esclarecer o ilustre director da 'GQ' e colunista do 'Record', Domingos Amaral, que sobre o tema levantou uma série de perguntas inteligentes. Em resumo: 1º, a televisão é, e tende a ser cada vez mais, um negócio de clubes; 2º, Vale e Azevedo não perdeu – no mínimo, demasiado tarde, já tinha sido corrido do Benfica, o presidente era Vilarinho, que já tinha, entretanto, chegado a acordo com Joaquim Oliveira. Foi com o clube de gatas e sem dinheiro, tendo de o indemnizar em milhões de euros e "oferecer-lhe um novo contrato que se fizeram essas negociações; 3º, bizarro é que quem domina o mercado, em regime de monopólio, seja a Olivedesportos, que um tribunal superior declarou parte ilegítima. Ou seja, os clubes hoje 'não querem' receber dez vezes mais pelos seus direitos de TV e há 20 anos que a maior receita do futebol é arrecadada e manipulada por um único intermediário, que os tribunais dizem sem legitimidade para os adquirir sequer

46Rossi

Que vendam à Eurosport, transmissões para todo o Mundo em sinal aberto e com o Olivier a comentar para Portugal  :D :D :D

lonstrup

o que acho interessante é o pressuposto que muitos daqui partem que a sporttv deve ter os direitos da liga inglesa e afins para a proxima decada inteira. um qualquer concorrente que queira aparecer na área dos conteudos desportivos obviamente que não aparecerá só com o benfica. quem tem mais dinheiro para investir no benfica tem também mais dinheiro para investir na liga inglesa e espanhola.

lonstrup

Citação de: 46Rossi em 01 de Abril de 2010, 15:30
Que vendam à Eurosport, transmissões para todo o Mundo em sinal aberto e com o Olivier a comentar para Portugal  :D :D :D
a eurosport tem uma coisa chamada eurosport player, que permite ver muitos conteudos na internet.

mas não é de descartar uma parceria com a eurosport.

como já disse antes, o problema aqui é saber quanto valem os direitos do benfica na totalidade, seja para territorio nacional ou internacional, ou para os variados suportes.

BENFIKA

Como ja disse antes, acho que o Benfica tentar arranjar um "trunfo" para fazer pressão aos canais que estejam interessados nos direitos televisivos.

Caso contrário a sporttv se vir que ninguem paga o que o Benfica quer pode fazer essa "chantagem" connosco para aceitarmos o preço deles.
Era bem jogado começarem a sair noticias de que caso ninguem pague o que o Benfica quer, os jogos passam a ser transmitidos na Benfica TV em pay per view e que dessa forma conseguiriamos manter os 7/8 M por época

rkc

Ainda faltam tantos anos... E cheira-me que vamos ficar iguais, mas a ganhar mais. Num contrato de merda de uns 10 anos, que nos primeiros 2/3 será muito bom, nos outros normal...