Florentino Luís

Médio, 25 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2019-2020, 2021-), 136 jogos (9063 minutos), 2 golos
Em 2024/2025: 5 jogos (358 minutos), 1 golo

Equipa B: 3 épocas, 69 jogos, 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (2)

iloy

Citação de: Mr.Costa em 06 de Setembro de 2024, 17:36
Citação de: LFVL em 06 de Setembro de 2024, 15:50Podem me chamar louco... mas se aparecesse ainda neste mercado uma proposta de 10/15M... vendia na hora.

Isso foi o que se fez este mercado?

Proposta? Vende

Depois andamos aos empréstimos de jogadores que o burnley da 2a liga queria despachar


Foi?
Sim vender os bom è fácil mas despachar os jogadores fracos e medianos só parece ser difícil no Benfica

BC

Não está a evoluir nada. Bem pelo contrário.

O caso Morato reflete-se aqui, apesar do Tino já ter muito mais anos e jogos nas pernas que o brasileiro.

orlando77

Citação de: CapitaoIglo em 07 de Setembro de 2024, 05:33
Citação de: orlando77 em 06 de Setembro de 2024, 19:41
Citação de: ruibenfica80 em 06 de Setembro de 2024, 17:32Voltando aqui ao Tino,

A questão do Tino é que é um jogador com algumas características um bocado únicas.

É um jogador muito bom em antecipação e desarme. Mas relativamente fraco se tiver a bola sob pressão. E completamente mediano em atributos físicos.

Por causa disto, eu até acho que é uma asneira pensar no Tino como um 6. Porque ele nem tem atributos físicos nem tem qualidades técnicas para ser o primeiro médio de construção. Não faz nem uma coisa nem outra.

Na realidade, o que o Tino faz muito bem é jogar um bocado mais à frente em pressão alta. Onde pode ser o primeiro a sair e matar uma construção adversária. Ao mesmo tempo, se antecipar uma bola aparecerá sem pressão e pode fazer um passe tranquilamente. E ele até tem técnica se estiver solto.

É um bocado por isto que o melhor do Tino foi ao lado do Enzo. É que na verdade o Enzo até era muitas vezes o mais defensivo dos 2. E, sobretudo, o Enzo vinha quase sempre pegar na bola e ser o primeiro na construção. O Tino ficava livre para varrer tudo à frente do Enzo.

É interessante que o Tino é melhor a varrer à frente do meio campo e não à frente da defesa. Porque à frente da defesa começam a sobressair os defeitos dele.

Uma outra coisa notória é a dificuldade que tem em proteger a entrada da área. Como é um jogador que tende a querer sempre antecipar e ir à queima, não é tanto um médio posicional que defenda uma zona do terreno religiosamente.

É um jogador que pode ser útil e pode mesmo ser titular em contextos específicos. Se a equipa tiver a dinâmica certa. Mas se a equipa não estiver bem, o Tino rapidamente parece um jogador de meio da tabela.

Notem por exemplo a diferença que se começa a notar metendo um Renato na equipa. Porque imediatamente passa a haver alguém que sabe ter bola à frente da defesa. Que não a vai perder facilmente. E que pode proteger bola até encontrar uma linha de passe. Tudo coisas que são quase alienígenas para o Tino.

Parte do mau planeamento da época foi irem buscar um Barreiro que é no mesmo perfil que o Tino. E eu até acho que isto pode acontecer porque as pessoas não conseguem ver qual é o real perfil do Tino. Então pensam que o Barreiro e o Tino são diferentes. Mas depois em campo nota-se que são iguais. 2 jogadores que querem jogar um pouco mais à frente. Que querem sair à queima e antecipar. Que querem subir linhas e pressionar alto. Ao mesmo tempo 2 jogadores que não querem ter bola na saida. E que se for preciso fazem passes à queima um ao outro.





tanta asneira junta, minha nossa.
Não me leves a mal, Rui, mas isto é como olhar para as nuvens. Vemos coisas completamente diferentes.

Dizer que o tino passa mal é algo que jamais irei compreender.
Erra mais passes, ao contrário por exemplo de um Weigl, pois joga objetivo e não para a estatística.

Com lage a pressão era feita mais a atrás, e também batia recordes de desarmes e recuperações de bola.
O problema está no ritmo, resistência, entrosamento, motivação (sim motivação, pois passou de bestial a besta, a bestial e a tapa buracos... sem ele perceber muito bem porquê).

O tino nas mão de um clube que não brincasse aos futebois, tinha ido para um tubarão europeu, mas aqui tem sido casinhas a arder umas atrás das outras, e gastam-se milhões em jogadores mas com objetivos de engordar para vender, destruindo-se equipas e hipotecando o sucesso desportivo.

Com a venda do Félix era necessário investir o dinheiro, para este não ficar parado. Aparecendo a oportunidade de jogadores comprados por x com a previsão de serem vendidos por x+y... compra compra para depois vender vender... O impacto desportivo é secundário com o vieirismo.

Estamos no topo das vendas isso sim é motivo que nos orgulha a todos,... só que não...

Equipas de "tostões", desde que funcionem, têm ganho ao Benfica.
O fcp intervencionado e sem poder gastar dinheiro, ganhou-nos campeonatos.
O scp mantendo os melhores, pois não tem o nosso principal objetivo de fazer dinheiro, também nos têm ganho.

O problema do Benfica não são os jogadores ou treinadores, mas sim uma liderança ridícula.

Por um lado quero muito que o lage coloque esta equipa a ganhar e a levantar canecos, mas por outro e porque não acredito que lage se aguente muito tempo, não vejo a hora do RC desaparecer da estrutura.

Tanta asneira tem sido feita faz tantos anos.
Já dizia o lfv faz muitos anos: "eu não percebo nada de futebol. Perguntem ao RC".

Então o Florentino não foi para um tubarão europeu porque está num clube que vende todos os bons jogadores par tubarões europeus? Lol que lógica. O que é que isso diz do Florentino então se nem o Benfica o consegue vender?
Como sabes, um dos problemas do Benfica é não ter uma linha orientadora ao nível do modelo de jogo ou mesmo perfil dos jogadores que entram. O critério, infelizmente, está no possível lucro e não no sucesso desportivo.
Quando sai um Félix ou um Enzo, não se tenta fazer parecido, mantendo as mesmas dinâmicas ou semelhantes. Sai um jogador e aproveita-se para mudar uns quantos, e consequentemente a forma de jogar (ou de deixar de jogar, que é o mais habitual).

Curiosamente o tino tem estado nos últimos momentos de futebol de mais alto rendimento do Benfica dos últimos tempos.

Esteve na recuperação fantástica do lage no campeonato, ao bater recordes absurdos de recuperações de bola. Chegou a entrar ao intervalo, e ainda ia a tempo de em metade do tempo habitual conseguir bater o record anterior.

Esteve depois num momento em que já pensávamos que podíamos chegar a mais uma final de um LC, pois casou super bem com Enzo e o nosso meio campo centro rendia de uma forma absurda.

O que faz o Benfica, após estas fases em que o tino está em curva ascendente? Tino sai de cena e alguém se lembra que afinal faz sentido ir noutra direção.

Infelizmente tem corrido sempre mal para o Benfica, pois em equipa que ganha não se mexe, ou pelo menos deve-se mexer o menos possível.

slbenfica_croft

Vender o único médio defensivo do plantel?

Ainda mais agora?

Mesmo que fosse um cepo era um absurdo e uma patetice . E ele não é cepo ao contrário do que alguns apregoam de forma totalmente leviana

slbenfica_croft

Citação de: JeSuisÉder em 06 de Setembro de 2024, 13:33
Citação de: VelhaGuarda em 06 de Setembro de 2024, 13:23Não mandava o Tino embora, mas comprava um "upgrade" para a posição.

Já que se fala tanto do mercado interno...Tomás Handel
Nao tem agressividade nenhuma, não tem grande raio de ação. Não é particularmente forte na recuperação e no desarme.

A ideia é melhorar ou piorar?

André Sousa

O post é muito bom mas estas partes são geniais.

"Dizer que o tino passa mal é algo que jamais irei compreender.
Erra mais passes, ao contrário por exemplo de um Weigl, pois joga objetivo e não para a estatística.

(...)

O tino nas mão de um clube que não brincasse aos futebois, tinha ido para um tubarão europeu, mas aqui tem sido casinhas a arder umas atrás das outras, e gastam-se milhões em jogadores mas com objetivos de engordar para vender, destruindo-se equipas e hipotecando o sucesso desportivo."

orlando77

Citação de: André Sousa em 07 de Setembro de 2024, 09:44O post é muito bom mas estas partes são geniais.

"Dizer que o tino passa mal é algo que jamais irei compreender.
Erra mais passes, ao contrário por exemplo de um Weigl, pois joga objetivo e não para a estatística.

(...)

O tino nas mão de um clube que não brincasse aos futebois, tinha ido para um tubarão europeu, mas aqui tem sido casinhas a arder umas atrás das outras, e gastam-se milhões em jogadores mas com objetivos de engordar para vender, destruindo-se equipas e hipotecando o sucesso desportivo."

André, obrigado por citares partes das minhas mensagens. Não percebi onde queres chegar? Em que Benfica acreditas? Médios centro que defendam com os olhos? Pressão mais atrás ou mais à frente, tens de ter quem saiba sacar a bola, de preferência numa dinâmica coletiva.

Em que Benfica acreditas?
Diz-me um Benfica recente, sem tino nem feija, que tenha funcionado ao mais alto nível e não apenas contra a maioria das equipas do tugão.

Tens direito a achar piada das minhas mensagens, mas tenta argumentar. Eu adoro teclar sobre futebol.

Vale o que vale, mas acabei de jogar numa competição ao nível nacional e este fim-de-semana vou estar noutra competição ao nível nacional.
Não faz de mim mais que os outros, mas não partas do princípio que sou um leigo na matéria.

Há muitas formas de ganhar jogos, o mais difícil é descobrir uma. Quando se descobre uma, é tentar mantê-la, mas deste Benfica espero principalmente que cheguem as próximas eleições. Sei que é triste, mas somos um clube sem rumo faz tanto tempo...

filc

Citação de: CapitaoIglo em 07 de Setembro de 2024, 05:33
Citação de: orlando77 em 06 de Setembro de 2024, 19:41
Citação de: ruibenfica80 em 06 de Setembro de 2024, 17:32Voltando aqui ao Tino,

A questão do Tino é que é um jogador com algumas características um bocado únicas.

É um jogador muito bom em antecipação e desarme. Mas relativamente fraco se tiver a bola sob pressão. E completamente mediano em atributos físicos.

Por causa disto, eu até acho que é uma asneira pensar no Tino como um 6. Porque ele nem tem atributos físicos nem tem qualidades técnicas para ser o primeiro médio de construção. Não faz nem uma coisa nem outra.

Na realidade, o que o Tino faz muito bem é jogar um bocado mais à frente em pressão alta. Onde pode ser o primeiro a sair e matar uma construção adversária. Ao mesmo tempo, se antecipar uma bola aparecerá sem pressão e pode fazer um passe tranquilamente. E ele até tem técnica se estiver solto.

É um bocado por isto que o melhor do Tino foi ao lado do Enzo. É que na verdade o Enzo até era muitas vezes o mais defensivo dos 2. E, sobretudo, o Enzo vinha quase sempre pegar na bola e ser o primeiro na construção. O Tino ficava livre para varrer tudo à frente do Enzo.

É interessante que o Tino é melhor a varrer à frente do meio campo e não à frente da defesa. Porque à frente da defesa começam a sobressair os defeitos dele.

Uma outra coisa notória é a dificuldade que tem em proteger a entrada da área. Como é um jogador que tende a querer sempre antecipar e ir à queima, não é tanto um médio posicional que defenda uma zona do terreno religiosamente.

É um jogador que pode ser útil e pode mesmo ser titular em contextos específicos. Se a equipa tiver a dinâmica certa. Mas se a equipa não estiver bem, o Tino rapidamente parece um jogador de meio da tabela.

Notem por exemplo a diferença que se começa a notar metendo um Renato na equipa. Porque imediatamente passa a haver alguém que sabe ter bola à frente da defesa. Que não a vai perder facilmente. E que pode proteger bola até encontrar uma linha de passe. Tudo coisas que são quase alienígenas para o Tino.

Parte do mau planeamento da época foi irem buscar um Barreiro que é no mesmo perfil que o Tino. E eu até acho que isto pode acontecer porque as pessoas não conseguem ver qual é o real perfil do Tino. Então pensam que o Barreiro e o Tino são diferentes. Mas depois em campo nota-se que são iguais. 2 jogadores que querem jogar um pouco mais à frente. Que querem sair à queima e antecipar. Que querem subir linhas e pressionar alto. Ao mesmo tempo 2 jogadores que não querem ter bola na saida. E que se for preciso fazem passes à queima um ao outro.





tanta asneira junta, minha nossa.
Não me leves a mal, Rui, mas isto é como olhar para as nuvens. Vemos coisas completamente diferentes.

Dizer que o tino passa mal é algo que jamais irei compreender.
Erra mais passes, ao contrário por exemplo de um Weigl, pois joga objetivo e não para a estatística.

Com lage a pressão era feita mais a atrás, e também batia recordes de desarmes e recuperações de bola.
O problema está no ritmo, resistência, entrosamento, motivação (sim motivação, pois passou de bestial a besta, a bestial e a tapa buracos... sem ele perceber muito bem porquê).

O tino nas mão de um clube que não brincasse aos futebois, tinha ido para um tubarão europeu, mas aqui tem sido casinhas a arder umas atrás das outras, e gastam-se milhões em jogadores mas com objetivos de engordar para vender, destruindo-se equipas e hipotecando o sucesso desportivo.

Com a venda do Félix era necessário investir o dinheiro, para este não ficar parado. Aparecendo a oportunidade de jogadores comprados por x com a previsão de serem vendidos por x+y... compra compra para depois vender vender... O impacto desportivo é secundário com o vieirismo.

Estamos no topo das vendas isso sim é motivo que nos orgulha a todos,... só que não...

Equipas de "tostões", desde que funcionem, têm ganho ao Benfica.
O fcp intervencionado e sem poder gastar dinheiro, ganhou-nos campeonatos.
O scp mantendo os melhores, pois não tem o nosso principal objetivo de fazer dinheiro, também nos têm ganho.

O problema do Benfica não são os jogadores ou treinadores, mas sim uma liderança ridícula.

Por um lado quero muito que o lage coloque esta equipa a ganhar e a levantar canecos, mas por outro e porque não acredito que lage se aguente muito tempo, não vejo a hora do RC desaparecer da estrutura.

Tanta asneira tem sido feita faz tantos anos.
Já dizia o lfv faz muitos anos: "eu não percebo nada de futebol. Perguntem ao RC".

Então o Florentino não foi para um tubarão europeu porque está num clube que vende todos os bons jogadores par tubarões europeus? Lol que lógica. O que é que isso diz do Florentino então se nem o Benfica o consegue vender?

Que só é bom jogador na cabeça de alguns.

Mr.Costa

Citação de: iloy em 07 de Setembro de 2024, 06:57
Citação de: Mr.Costa em 06 de Setembro de 2024, 17:36
Citação de: LFVL em 06 de Setembro de 2024, 15:50Podem me chamar louco... mas se aparecesse ainda neste mercado uma proposta de 10/15M... vendia na hora.

Isso foi o que se fez este mercado?

Proposta? Vende

Depois andamos aos empréstimos de jogadores que o burnley da 2a liga queria despachar


Foi?
Sim vender os bom è fácil mas despachar os jogadores fracos e medianos só parece ser difícil no Benfica

Foi
De certeza que pelo Casper não deve ter havido muito mais que um emprestimo. Ou o cabral.
Ja o marcos foi 40

ajnogueira

Citação de: orlando77 em 07 de Setembro de 2024, 09:54Diz-me um Benfica recente, sem tino nem feija, que tenha funcionado ao mais alto nível e não apenas contra a maioria das equipas do tugão.

Tivemos Benfica a alto nível com Samaris+Gabriel, obviamente. Foi a equipa que fez a recuperação para 1° lugar em 18/19 após desvantagem de 7 pontos.

Foi uma equipa que ganhou no dragão, por exemplo. E deu 10-0 ao Costinha.


Em 22/23 também foi preciso Chiquinho+Neves segurarem o meio campo na segunda parte da época, senão aquilo estava a ir por ali abaixo.

iloy

Citação de: Mr.Costa em 07 de Setembro de 2024, 10:55
Citação de: iloy em 07 de Setembro de 2024, 06:57
Citação de: Mr.Costa em 06 de Setembro de 2024, 17:36
Citação de: LFVL em 06 de Setembro de 2024, 15:50Podem me chamar louco... mas se aparecesse ainda neste mercado uma proposta de 10/15M... vendia na hora.

Isso foi o que se fez este mercado?

Proposta? Vende

Depois andamos aos empréstimos de jogadores que o burnley da 2a liga queria despachar


Foi?
Sim vender os bom è fácil mas despachar os jogadores fracos e medianos só parece ser difícil no Benfica

Foi
De certeza que pelo Casper não deve ter havido muito mais que um emprestimo. Ou o cabral.
Ja o marcos foi 40

Sim mas ainda penso que o Marcos era bom jogador

orlando77

Citação de: ajnogueira em 07 de Setembro de 2024, 10:57
Citação de: orlando77 em 07 de Setembro de 2024, 09:54Diz-me um Benfica recente, sem tino nem feija, que tenha funcionado ao mais alto nível e não apenas contra a maioria das equipas do tugão.

Tivemos Benfica a alto nível com Samaris+Gabriel, obviamente. Foi a equipa que fez a recuperação para 1° lugar em 18/19 após desvantagem de 7 pontos.

Foi uma equipa que ganhou no dragão, por exemplo. E deu 10-0 ao Costinha.


Em 22/23 também foi preciso Chiquinho+Neves segurarem o meio campo na segunda parte da época, senão aquilo estava a ir por ali abaixo.
Nem tu, nem ninguém, acredita nisso. Em 22/23 foi preciso entrar o chiquinho para quase perdermos um campeonato que parecia estar quase ganho a meio, com o tino lá dentro.

https://www.zerozero.pt/jogo/2023-05-21-sporting-benfica/8745800

O RS bem tentou ser campeão sem o tino, mas se ele não entra em alvalade não ganhas uma bola em pressão alta para o neves marcar um golo fundamental.

Contra 80% dos adversários, ganhas sem o Grimaldo a defender; ganhas com o falso ala João Mário; ganhas com o Pizzi a defender com os olhos; e até com o chiquinho no 11;... mas quando o nível sobe, nem todos os jogadores têm características de excelência para adicionarem algo ao jogo.

O tino liderou os melhores da LC, apesar de não ser um jogador perfeito.

O segredo está em ligar os jogadores certos e usufruir daquilo que cada um tem de melhor para oferecer à equipa.

Jogadores como chiquinho ou Weigl adicionam zero a um jogo de futebol, ao mais alto nível.

O Florentino pode ser +1, mas é preciso que seja uma aposta regular e inserido numa organização coletiva que faça a equipa beneficiar dos seus argumentos sem bola. Com bola, cumpre ao contrário do que tentam passar.

ajnogueira

Citação de: orlando77 em 07 de Setembro de 2024, 12:16O tino liderou os melhores da LC, apesar de não ser um jogador perfeito.


🤣🤣

Entrou na equipa do ano, da LC?

Bailey

E o único jogador do plantel campeão há 5 anos o que já é mau
E dos pouco me que sobra do plantel campeão há menos de ano e meio o que é absurdo

O Benfica precisa de manter referências no balneário não pode voltar aos anos 90 em que destruía os planteis todos os anos . Se o fizer espera nos nova seca de 10 anos pelo menos


orlando77

Citação de: ajnogueira em 07 de Setembro de 2024, 12:25
Citação de: orlando77 em 07 de Setembro de 2024, 12:16O tino liderou os melhores da LC, apesar de não ser um jogador perfeito.


🤣🤣

Entrou na equipa do ano, da LC?
Eu disse que liderou os melhores, mas estás tão cego de azia, do Weigl não ter provado o ponto de tantos benfiquistas como tu, que ou não lês ou fazes que não lês.

O tino tem um dom natural, que o Benfica já aproveitou a espaços.
É muito difícil encontrar jogadores com estas características.
Espero que o lage prove que aprendeu com os erros.

Sei que deve doer horrores, mas o tino quando joga regularmente, é o melhor dos melhores naquilo que ele é melhor, e a nossa equipa beneficia muito disso.

https://images.app.goo.gl/Qj842NHfTgZTd7638

Mas eu não quero que o Benfica esteja refém de um jogador. Só quero que os melhores estejam lá dentro. Se o caminho é outro, que saia mas que se monte uma estratégia alternativa com sentido.
O pior é que não acredito em transições ataque-defesa a defender com os olhos.