Franjo Ivanović

Avançado, 22 anos,
Croácia
Equipa Principal: 1 época (2025-), 20 jogos (858 minutos), 4 golos
Em 2025/2026: 20 jogos (858 minutos), 4 golos

zizou

Está a ser o bode expiatório do pobre futebol do Mourinho.

LECN

Os experts aqui do sb, garantiram que este era uma máquina do crl.
Portanto, estou descansado.

Aguia31

Sei de fonte segura que quem deu o Ok, para a contratação foi o jardineiro....viva o rui e todos os que votaram nele!

fdpdc666

Oportunidade falhada no Benfica.
Não foi caso único, mas Ivanovic foi titular na Taça de Portugal e desiludiu.

Franjo Ivanovic, avançado de 22 anos do Benfica — Foto: Catarina Morais/Kapta+

Spoiler
Franjo Ivanovic foi titular ao lado de Pavlidis no jogo da Taça de Portugal frente ao Atlético (2-0), sexta-feira, mas fez uma má exibição e foi substituído ao intervalo. O ponta de lança croata ainda não conseguiu justificar a aposta forte do Benfica, que no verão pagou €22,8 milhões para o contratar aos belgas do St. Gilloise.

Depois de um início de temporada prometedor — com um golo marcado no jogo de estreia, ao Nice, na Champions, outro ao Tondela, e seis titularidades ainda com Bruno Lage no comando da equipa —, o atacante de 22 anos perdeu fulgor e espaço desde que José Mourinho chegou. Com o novo treinador, Ivanovic foi titular somente quatro vezes em 13 jogos, 330 minutos em campo, e em três ocasiões nem saiu do banco de suplentes. No conjunto, com a camisola do Benfica, o croata esteve em 19 jogos, foi titular em 10, marcou quatro golos (uma média de 0,2 golos/jogo).

As dificuldades de afirmação de Ivanovic não se têm traduzido apenas nos poucos golos que marca, mas principalmente na incapacidade que mostra para se ligar à equipa. Olhando apenas para a produção do avançado com Mourinho ao leme, o treinador já o lançou para ocupar várias zonas no ataque, mas em nenhuma delas Ivanovic foi convincente. Já foi referência única no ataque, como frente ao Tondela, na Taça da Liga, jogo em que saiu aos 64'; também já foi opção na direita e esquerda, com resultados que não convenceram. «Jogámos bem por dentro, e depois, na parte final, tentei dar nova energia, com o Schjelderup na esquerda, o Ivanovic na direita, que nas alas tem grande dificuldade, mas tinha de meter alguém para o lugar do Lukebakio, e pensei que um jogador fresco, mesmo que não seja o seu habitat natural, pudesse dar ali qualquer coisa», explicou o técnico depois da derrota frente ao Chelsea (0-1), em Londres, na Champions, em que colocou Ivanovic a jogar apenas aos 77'.

Sexta-feira, com o Atlético, a ideia para o croata foi diferente. «É um sistema [três centrais] adaptado aos poucos alas que temos, e uma das razões pelas quais o fiz foi na tentativa de dar ao Ivanovic um habitat mais parecido ao que tinha no St. Gilloise, onde jogava com um avançado mais fixo. O que me defraudou foi a atitude de alguns jogadores na primeira parte», lamentou José Mourinho, na conferência de imprensa no final do desafio da Taça de Portugal.

ESPAÇO DEVE REDUZIR

Ivanovic não aproveitou bem as oportunidades dadas por Mourinho e o espaço pode ser menor a partir de janeiro, pois o Benfica estuda a contratação de mais avançado, de características diferentes. Rafa, em rota de colisão com o Besiktas, é possibilidade, mas há outros jogadores sinalizados.

De qualquer forma, Ivanovic não poderá ser transferido em janeiro — jogou pelo St. Gilloise e pelo Benfica, a FIFA não permite a representação de três clubes numa época — e tem a perspetiva de poder continuar a lutar por um lugar na equipa. Certo é que o crescimento do croata no Benfica é incógnita e que deve mudar alguma coisa. Mourinho, depois do jogo com o Atlético, deixou o aviso; não só para Ivanovic, mas bem claro: «Quem não aproveita as oportunidades e vê miúdos passar à frente, depois não me venha bater à porta.»
[fechar]

Nélson Feiteirona in A Bola

https://www.abola.pt/noticias/oportunidade-falhada-no-benfica-2025112220084877480

PedroMartins

Eu até acho que estava a fazer um jogo razoável ( se formos a ver o jogo da equipa toda ).

Só crítico aquela simulação que lhe deu amarelo, que é completamente desnecessário

zeze boniev

em todos do clubes o Mourinho tem sempre um bode respiratório

onnel

Citação de: PedroMartins em 23 de Novembro de 2025, 11:26Eu até acho que estava a fazer um jogo razoável ( se formos a ver o jogo da equipa toda ).

Só crítico aquela simulação que lhe deu amarelo, que é completamente desnecessário
Comparando com o resto da equipa foi dos melhores

malhadinhas

É óbvio que é um jogador de rutura, de desmarcações, de concluir jogadas... Entre linhas é mediano.

imightbewrong

zikoli

Citação de: zizou em 23 de Novembro de 2025, 01:49Está a ser o bode expiatório do pobre futebol do Mourinho.

Se o chamou à atenção fez muito bem na minha opinião. Que jogador tão banal... Tem um remate no último jogo digno de um amador, estava com a cabeça enterrada na relva. So olha para o chão!
Não acertamos em nenhuma das nossas contratações!

Menino Do Rio

Citação de: PedroMartins em 23 de Novembro de 2025, 11:26Eu até acho que estava a fazer um jogo razoável ( se formos a ver o jogo da equipa toda ).

Sim.

Mas uns são filhos e outros são enteados.

Sparrow

Citação de: Menino Do Rio em 23 de Novembro de 2025, 14:56

Sim.

O homem queria fazer 9 substituições. Ou seja, deixaria em campo Samuel Soares e Otamendi? São esses os filhos?

bazofio

Já podes ir para o Real Madrid craquezorro...

Menino Do Rio

Citação de: Sparrow em 23 de Novembro de 2025, 15:02
Citação de: Menino Do Rio em 23 de Novembro de 2025, 14:56

Sim.

O homem queria fazer 9 substituições. Ou seja, deixaria em campo Samuel Soares e Otamendi? São esses os filhos?

Talvez tirar os que jogam sempre. Talvez tirar aqueles com menor disponibilidade física. Talvez tirar aqueles que não contribuíram rigorosamente nada.

O Ivanovic ainda participou do jogo. Ainda estava sendo dos mais ativos no primeiro tempo.

GloriosoSLB1904

Citação de: zizou em 23 de Novembro de 2025, 01:49Está a ser o bode expiatório do pobre futebol do Mourinho.

Até pode ser bode expiatório e Mourinho é pródigo nisso, mas aquele primeiro toque do Ivanovic é aterrador para o hype que tinha.