Museu Benfica: Cosme Damião

ziabloO

Citação de: Joga Bonito em 16 de Outubro de 2011, 16:38
Citação de: VodkaBoy em 16 de Outubro de 2011, 14:42
Citação de: Di_SLB em 16 de Outubro de 2011, 12:58
Citação de: Pedro Marques em 16 de Outubro de 2011, 11:35
Um Hall of Fame com estátuas de cera, como já se falou umas páginas atrás, seria muito interessante. De qualquer forma, estou ansioso e curioso para ver o trabalho final.
Ainda estou a considerar se acho ou não boa ideia. Acho que pode ficar um bocadinho creepy...
Nunca foste ao Madame Tussauds? Fica bem catita :)

Eu, nesta questão do museu, estou a 100% com o Alberto Miguens: até tremo só de pensar se o recente jogo d'A Bola é indicativo do que podemos esperar...

Acho que a localização é boa. Re-aproveitam espaço já existente, não indo construir mais uma estrutura.



Qual é o recente jogo d'A Bola ?
Não sei se o jogo tem alguma coisa a ver com a bola, mas é este http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/search/label/Jogo%20%22Com%20a%20Verdade%20Me%20Enganas%22

Miguel Gouveia

Citação de: Di_SLB em 16 de Outubro de 2011, 18:04
Vá, não comecem já a abutrizar uma coisa que nem viram e que é, efectivamente algo de muito bom >:(

Claro que sim. Quando abrir estou lá batido.

Manel dos Anzois

Citação de: pcssousa em 12 de Outubro de 2011, 20:58
Duvido que sejam lá expostos todos os troféus que o estavam na sede histórica na Rua Jardim do Regedor... ora bem, os tais 12 mil (sendo que na sala do antigo estádio passaram a estar mais ou menos 1200, ou seja 10%) mais os conquistados de lá para cá, que devem andar à volta dos quase 2 mil daria um nº próximo dos 14 mil... seria viável colocar isso no museu?
Sei ainda que algumas secções têm expostos os seus troféus nas suas salas, e se bem me recordo tal já acontecia no antigo Estádio... onde andarão os troféus de Rugby? e os da extinta secção de hóquei em campo?
Sei que amiúde expresso as minhas preocupações em relação a isto, mas para mim  com a história do Benfica não se brinca e a verdade é que já se anda a brincar com ela há muito tempo, demasiado até.

Ora aqui está alguém que pensa como eu. Aplaudo as tuas linhas pc sousa!

No entanto a história e grandeza do nosso clube é demasiado grande para conseguirmos concentrar num só espaço todos os troféus referentes às suas inumeras conquistas...são milhares, das mais variadas modalidades e escalões! Lembro-me de há uns bons anos um presidente do Benfica ter dito que precisávamos de um museu que desse 3 voltas ao Estádio da Luz (o antigo) para guardar todos os nossos troféus!

VodkaBoy

Pedro Marques e JogaBonito

A Bola lançou um jogo tipo Trivial Pursuit acerca do Benfica a propósito dos 50 anos da conquista da Taça dos Campeões. O jogo foi lançado, salvo erro, em Julho com o carimbo "Jogo Oficial Licenciado pelo SLB".

Após analisar o teor das perguntas e respostas, o Alberto verificou que o mesmo continha mais de mil erros e incorreções.
Num producto oficial licenciado, não é nada bom ter erros que até são facilmente desmascarados.

Para terem uma noção maior do problema vejam alguns artigos sobre esta matéria aqui

O_Glorioso

#289
Ora vamos cá ver uma coisa. É normal que não possam ser expostos todos os troféus dada a quantidade que deve existir. Sabe-se que deve haver muitos ganhos em provas não-oficiais, e até de lugares que não o primeiro, pois é normal darem troféu como "recordação". Estes, com uma ou outra excepção, têm de ficar de fora, como é normal, e penso que nem sequer devem estar a ser limpos/restaurados.

O que é importante é que todos os troféus oficiais, mesmo regionais, estejam no museu e em devidas condições. Os amigáveis mais importantes, de vitória, também lá devem estar, até porque muitos troféus são autênticas obras-primas, bem mais bonitos e valiosos em termos do objecto em si do que alguns oficiais.

Espero é que pensem que um museu não é uma coisa estática, principalmente um museu de um clube.

VodkaBoy

Citação de: O_Glorioso em 16 de Outubro de 2011, 18:45
Ora vamos cá ver uma coisa. É normal que não possam ser expostos todos os troféus dada a quantidade que deve existir. Sabe-se que deve haver muitos ganhos em provas não-oficiais, e até de lugares que não o primeiro, pois é normal darem troféu como "recordação". Estes, com uma ou outra excepção, têm de ficar de fora, como é normal, e penso que nem sequer devem estar a ser limpos/restaurados.

O que é importante é que todos os troféus oficiais, mesmo regionais, estejam no museu e em devidas condições. Os amigáveis mais importantes, de vitória, também lá devem estar, até porque muitos troféus são autênticas obras-primas, bem mais bonitos e valiosos em termos do objecto em si do que alguns oficiais.

Espero é que pensem que um museu não é uma coisa estática, principalmente um museu de um clube.
Concordo com tudo o que escreveste.

adiciono ainda que a actual zona onde estão expostos os troféus deveria continuar a ser utilizada.

xeriff

se tiverem que comprar o colombo para por os trofeus fazem bem e não sei  se cabem

O_Glorioso

Citação de: VodkaBoy em 16 de Outubro de 2011, 19:05
Citação de: O_Glorioso em 16 de Outubro de 2011, 18:45
Ora vamos cá ver uma coisa. É normal que não possam ser expostos todos os troféus dada a quantidade que deve existir. Sabe-se que deve haver muitos ganhos em provas não-oficiais, e até de lugares que não o primeiro, pois é normal darem troféu como "recordação". Estes, com uma ou outra excepção, têm de ficar de fora, como é normal, e penso que nem sequer devem estar a ser limpos/restaurados.

O que é importante é que todos os troféus oficiais, mesmo regionais, estejam no museu e em devidas condições. Os amigáveis mais importantes, de vitória, também lá devem estar, até porque muitos troféus são autênticas obras-primas, bem mais bonitos e valiosos em termos do objecto em si do que alguns oficiais.

Espero é que pensem que um museu não é uma coisa estática, principalmente um museu de um clube.
Concordo com tudo o que escreveste.

adiciono ainda que a actual zona onde estão expostos os troféus deveria continuar a ser utilizada.

Esse espaço pode continuar a ser utilizado, mas na minha opinião era preferível aumentar o espaço dos "stands" na cobertura (com jeitinho metem lá um bloco com mais de 1500 m2 de área) e meter lá uma sala de exposições temporárias e uma sala de projecções multimédia, um barzito e ainda espaço de exposição fixa. Acho que chamava mais gente ao museu, até aqueles que já visitaram recentemente voltariam a visitar pouco tempo depois, e dava mais receitas.

Aka

O museu do Sporting, que fica enfiado no estádio, com mil metros quadrados, tem cinco mil taças. Resta é saber o tamanho delas...

O_Glorioso

Mas o museu do zmerding, pelo que já vi, aquilo não tem jeito nenhum. Depósitos de troféus com recortes de jornais com a épica vitória de 7-1 sobre o SL Benfica não servem!

Aka

Mas, por exemplo, para as taças menores há soluções como esta:


Fake Blood

A solução é irem rodando os temas da exposição de vez em quando e assim irem rodando os troféus...

pica_foices

Citação de: Fake Blood em 16 de Outubro de 2011, 19:29
A solução é irem rodando os temas da exposição de vez em quando e assim irem rodando os troféus...

exacto

exposições temática permanentes e outras temporárias..

só assim se consegue manter o interesse no museu a médio e longo prazo

Aka

Não sei se concordo. Uma pessoa que venha de longe pode ter apenas uma oportunidade na vida de visitar o museu e não ter a oportunidade de ver tudo é... chato.

Exposições temporárias sim, mas que não tenha a ver com a exposição dos troféus em si.

O_Glorioso

Citação de: Aka em 16 de Outubro de 2011, 19:27
Mas, por exemplo, para as taças menores há soluções como esta:



Mas isso são depósitos, não contam minimamente a "história". Pode haver vitrinas dessas para troféus de menor importância, mas nem sei...

Atenção que o acondionamento dos troféus (e outros artigos sensíveis) é importante, até porque a manutenção dos mesmos é difícil e dispensiosa; quanto mais forem mexidos pior é. Há outros elementos, como a temperatura, a qualidade do ar, etc.