Museu Benfica: Cosme Damião

phylozoff

Ontem passei a tarde a fazer a voltinha ao estádio e depois fui ao museu.

Admito que foi a primeira de muitas visitas, está muito bom.

Fui sozinho e perdi-me no tempo.

Para alem do óptimo trabalho de restauro, a contextualização histórica do Benfica com Portugal e com o Mundo, todas as preciosidades reunidas fazem do Cosme Damião um local obrigatório.

O0

Theroux

Mais uma excelente iniciatiava:

https://www.youtube.com/watch?v=rtrJ-2TsU_U&feature=player_detailpage#t=1340

Visite o Museu Cosme Damião no Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Sport Lisboa e Benfica convida todas as mulheres a visitar o Museu Cosme Damião pelo preço simbólico de 5€.

Poderá ainda assistir, a partir das 17h00, à audição aberta aos visitantes de Ana Hespanha. Esta jovem promessa deu-se a conhecer na Orquestra Geração e foi selecionada pela Fundação Benfica. Neste dia tocará Bach no auditório do Museu.

Referir que o valor da entrada reverte para uma bolsa de estudo imprescindível para os estudos superiores da violoncelista.

flavioslb

(arrastar para outro separador para ver em maior resolução)

faneca_slb4ever

Marca atingida este sábado, 28 de março
100 mil visitantes!

Foram já 100 mil as pessoas que visitaram o Museu Benfica – Cosme Damião, uma infraestrutura moderna e repleta de interatividade, que permite a todos "mergulharem" em 111 anos de história.

Situado no Estádio da Luz, o espaço, que tem o nome do mais célebre dos 24 fundadores do Sport Lisboa e Benfica, é composto por três pisos, divididos em 29 áreas temáticas, que albergam a história dos "encarnados", desde a sua fundação, a 28 de fevereiro de 1904, até aos dias de hoje. Já lá vão 111 anos de história...

Um ano e cinco meses depois de ter sido inaugurado, o Museu Benfica - Cosme Damião recebeu, a 12 de dezembro do ano passado, a primeira distinção nacional, com a atribuição do Prémio Museu Português 2014. O prémio da APOM, entidade fundada em 1965 dedicada à museologia, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/41206/language/pt-PT/.aspx

Darkboy

Sport Lisboa Benfica ‏@SL_Benfica
O Museu Benfica - Cosme Damião chegou hoje ao visitante 100 mil! Parabéns ao sr. José Eduardo Pereira. #SLBenfica

Benfiquista_

Citação de: Theroux em 17 de Fevereiro de 2015, 23:52
Citação de: BlankFile em 17 de Fevereiro de 2015, 23:22
Citação de: Theroux em 17 de Fevereiro de 2015, 22:37
Citação de: Abidos em 17 de Fevereiro de 2015, 21:37
Está a passar uma boa entrevista do Alcino António, na Bola TV, no programa da Leonor Pinhão, onde se fala essencialmente do Museu...

Boa dica, foi uma excelente entrevista. 30.000 peças, incrível.

EDIT: Infelizmente a situação para que alertei há uns largos meses mantém-se. Deve ser bastante frustante para as pessoas que estão directamente ligadas ao clube, como o Alcino António (que vocalizou a alto e bom som o que lhe vai na alma).

Podias especificar, Theroux? Não vi a entrevista.

Vou citá-lo:

Vou dizer algo que é capaz de não agradar a benfiquistas mas eu vou ter que o dizer porque é assim. Destas 95.000 mil pessoas os sócios do Benfica não são os primeiros a visitar o Museu.[...] É uma surpresa enorme. [...] Na grande maioria são os simpatizantes que vão lá ver, óbviamente seguidos dos sócios do Benfica. [...] Isto deixa-me entristecido porque as pessoas devem conhecer a história do Benfica.

Ainda teceu outras considerações mas isto é o essencial. Também disse que ficou surpreendido pela quantidade de estrangeiros que visitam o Museu e que no verão eles o invadem e chegam a ter que limitar as visitas a 800 por dia. Por ordem decrescente: ingleses, holandeses e espanhóis.
Agora Benfiquista não Sócios, ou simpatizantes, não contam para esse senhor?

Só quem paga quotas e têm um cartão?

Há Benfiquistas de primeira e segunda e os de primeira são os Sócios.... Enfim...

Quem lá foi, foi porque quis e esse senhor deveria era estar agradecido por muitos Benfiquistas, sócios ou não, mas Benfiquistas acima de tudo e sem catálogo, lá terem ido.

Se calhar era preferível irem lá mais associados, mas as visitas total serem menores.

Só está a demonstrar um elitsmo bacoco, que nada tem a ver com a nossa génese, mas acima de tudo ser um mal agradecido.

Claro que isso cai mal.Lisboa tem muitos turistas e essa não deve ser a mentalidade, bem pelo contrário.O Museu deve ser um pólo de turismo forte para Lisboa, como é o Museu do Barcelona para a cidade de Barcelona, por exemplo.

Eu ainda não lá fui, tenciono ir, mas não sou Sócio, pelo menos com quota em dia.Será que para esse senhor eu conto?

Calado teria sido um poeta.

Theroux

Dedicou anos da sua vida ao Museu, tem orgulho nele, e gostava que mais benfiquistas o visitassem. Qual é a dúvida?

Isto dos 6M€ também é só para o que dá jeito.

Benfiquista_

E ele sabe por acaso que se muitos desses simpatizantes também não são tão ou mais Benfiquistas que quem tem cartão de sócio?

É por aí que se mede o Benfiquismo das pessoas?

As pessoas são obrigadas à entrada a confimar o seu grau de Benfiquismo ou têm de levar algo alusivo ao nosso Clube, para as estatísticas?

Como sabe ele?

Esteve mal.

g13

O Museu está muito bom e além do mais na minha opinião não e só para Benfiquistas o meu irmão Portista foi lá comigo e gostou muito mais do nosso que do deles

Theroux

Não há nenhuma medição de benfiquismo no que ele disse.

paalexg

Eu, por acaso, acho que essas declarações são antes uma boca aos sócios...porque para serem uma grande minoria, é porque não foram assim tantos sócios visitar o museu (tendo em conta que temos um universo de sócios, a avaliar por baixo, em cerca de 200 mil e as visitas são pouco mais de 100 mil).

flsb

Citação de: paalexg em 10 de Abril de 2015, 16:49
Eu, por acaso, acho que essas declarações são antes uma boca aos sócios...porque para serem uma grande minoria, é porque não foram assim tantos sócios visitar o museu (tendo em conta que temos um universo de sócios, a avaliar por baixo, em cerca de 200 mil e as visitas são pouco mais de 100 mil).

Lógico .  O0

Benfiquista_

Então explicava melhor, porque parece que está a diferenciar.