Museu Benfica: Cosme Damião

Aka

Citação de: Rawkzter em 06 de Novembro de 2012, 14:59Segundo, o blog não estava a falar do estádio do porto quando falou de "características marcantes ou relacionadas com o clube que representa". Ele falou do do Braga.

Não, ele falou nisso em relação à Luz. E eu pergunto o que é que o Dragão tem de características marcantes ou relacionadas com o clube que representa que não seja o cavalo marinho no exterior. Poderia ser de qualquer clube do mundo.


Quanto à pedreira nem vou comentar muito. O estádio em si é banal, feio e sem funcionalidade nenhuma. A única coisa de interessante é a envolvente e a forma como a pedreira se vê no interior.

Aka

Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 15:02
Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 14:59
Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 14:57
Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 14:56
Citação de: Rawkzter em 06 de Novembro de 2012, 14:52
Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 14:51
Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 14:45
ainda não vi, por isso não comento...

mas no que toca a desenho tenho uma opinião bem formada sobre o estádio da luz e outros.

por exemplo:

um estádio que é um hino à arquitectura, mas que perde muito na sua função:

braga

um estádio bestialmente bem desenhado, tal como toda a sua envolvente e não compromete a sua função:

porto

um estádio extritamente funcional mas que poderia estar em qualquer parte do planeta, sem características marcantes ou relacionadas com o clube que representa:

luz

barracas de circo:

todos os do taveira.

Que características tem o Dragão que sejam marcantes ou estejam relacionadas com o clube que representa? O cavalo marinho no exterior?

Não estás a ler bem.

um estádio bestialmente bem desenhado, tal como toda a sua envolvente e não compromete a sua função:

porto

Li bem. E a seguir disseste acerca do Estádio da Luz: "um estádio extritamente funcional mas que poderia estar em qualquer parte do planeta, sem características marcantes ou relacionadas com o clube que representa".

E eu pergunto: o que é que o Dragão tem de características marcantes ou relacionadas com o clube que representa?

tem algumas, mas nem é por aí... do estádio do porto só comentei o seu excelente desenho e integração urbana...

Tem algumas? É que eu não vejo nenhumas. Vejo um estádio que poderia ser de qualquer clube se não fosse o cavalo marinho no exterior.

E, esquecendo essa questão, apesar de se inserir bem na zona de cada vez que passo pelo Dragão penso sempre "É isto?"

Não sei, parece-me uma coisinha insignificante, ali enterrada. Quando passo no Estádio da Luz fico sempre parvo a olhar para cima. Até Alvalade me impressiona mais ao vivo do que o Dragão.

vou-te dar só uma que deve chegar para te deixar satisfeito:

tem todos os principios bem aplicados daquilo que é a arquitectura produzida na cidade do porto, que a torna única e reconhecível e galardoada em qualquer ponto do globo onde haja esse entendimento.

e é daquelas coisas que só se aprende ali porque ali nasceu!

O clube Porto já é a cidade Porto?

blog benficaatemorrer

e sem querer aka, acabaste por descrever o porquê do sucesso do projecto do estado do porto.

sobriedade e integração, não causa espanto, mas causa admiração.

Aka

A mim não causa muito, mas é uma opinião pessoal.

blog benficaatemorrer

Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 15:03
Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 15:02
Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 14:59
Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 14:57
Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 14:56
Citação de: Rawkzter em 06 de Novembro de 2012, 14:52
Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 14:51
Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 14:45
ainda não vi, por isso não comento...

mas no que toca a desenho tenho uma opinião bem formada sobre o estádio da luz e outros.

por exemplo:

um estádio que é um hino à arquitectura, mas que perde muito na sua função:

braga

um estádio bestialmente bem desenhado, tal como toda a sua envolvente e não compromete a sua função:

porto

um estádio extritamente funcional mas que poderia estar em qualquer parte do planeta, sem características marcantes ou relacionadas com o clube que representa:

luz

barracas de circo:

todos os do taveira.

Que características tem o Dragão que sejam marcantes ou estejam relacionadas com o clube que representa? O cavalo marinho no exterior?

Não estás a ler bem.

um estádio bestialmente bem desenhado, tal como toda a sua envolvente e não compromete a sua função:

porto

Li bem. E a seguir disseste acerca do Estádio da Luz: "um estádio extritamente funcional mas que poderia estar em qualquer parte do planeta, sem características marcantes ou relacionadas com o clube que representa".

E eu pergunto: o que é que o Dragão tem de características marcantes ou relacionadas com o clube que representa?

tem algumas, mas nem é por aí... do estádio do porto só comentei o seu excelente desenho e integração urbana...

Tem algumas? É que eu não vejo nenhumas. Vejo um estádio que poderia ser de qualquer clube se não fosse o cavalo marinho no exterior.

E, esquecendo essa questão, apesar de se inserir bem na zona de cada vez que passo pelo Dragão penso sempre "É isto?"

Não sei, parece-me uma coisinha insignificante, ali enterrada. Quando passo no Estádio da Luz fico sempre parvo a olhar para cima. Até Alvalade me impressiona mais ao vivo do que o Dragão.

vou-te dar só uma que deve chegar para te deixar satisfeito:

tem todos os principios bem aplicados daquilo que é a arquitectura produzida na cidade do porto, que a torna única e reconhecível e galardoada em qualquer ponto do globo onde haja esse entendimento.

e é daquelas coisas que só se aprende ali porque ali nasceu!

O clube Porto já é a cidade Porto?

bem, a menos que o futebol clube do porto jogue e exista na maia, sim, é grande parte...

não entres pelos adeptos e assim, estamos a falar de EDIFICÍOS  e não dos clubes...

magoslb

Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 14:59
Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 14:57
Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 14:56
Citação de: Rawkzter em 06 de Novembro de 2012, 14:52
Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 14:51
Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 14:45
ainda não vi, por isso não comento...

mas no que toca a desenho tenho uma opinião bem formada sobre o estádio da luz e outros.

por exemplo:

um estádio que é um hino à arquitectura, mas que perde muito na sua função:

braga

um estádio bestialmente bem desenhado, tal como toda a sua envolvente e não compromete a sua função:

porto

um estádio extritamente funcional mas que poderia estar em qualquer parte do planeta, sem características marcantes ou relacionadas com o clube que representa:

luz

barracas de circo:

todos os do taveira.

Que características tem o Dragão que sejam marcantes ou estejam relacionadas com o clube que representa? O cavalo marinho no exterior?

Não estás a ler bem.

um estádio bestialmente bem desenhado, tal como toda a sua envolvente e não compromete a sua função:

porto

Li bem. E a seguir disseste acerca do Estádio da Luz: "um estádio extritamente funcional mas que poderia estar em qualquer parte do planeta, sem características marcantes ou relacionadas com o clube que representa".

E eu pergunto: o que é que o Dragão tem de características marcantes ou relacionadas com o clube que representa?

tem algumas, mas nem é por aí... do estádio do porto só comentei o seu excelente desenho e integração urbana...

Tem algumas? É que eu não vejo nenhumas. Vejo um estádio que poderia ser de qualquer clube se não fosse o cavalo marinho no exterior.

E, esquecendo essa questão, apesar de se inserir bem na zona de cada vez que passo pelo Dragão penso sempre "É isto?"

Não sei, parece-me uma coisinha insignificante, ali enterrada. Quando passo no Estádio da Luz fico sempre parvo a olhar para cima. Até Alvalade me impressiona mais ao vivo do que o Dragão.

Se há coisa que o estádio do dragon não ficou, foi bem integrado urbanisticamente. Vão ver as fotos dos planos que circundam o estádio, para mais está metido estilo num buraco sem grande caracterização. Concordo, se não fosse o Símbolo não se sabia de quem era, o Estádio da luz, quando se vai na 2ª, um gajo quer queira, quer não, fica fixado naquilo, chama a atenção e identifica-se bem o Benfica nele.

fyure

Citação de: Theroux em 06 de Novembro de 2012, 15:00
Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 14:55
Citação de: Theroux em 06 de Novembro de 2012, 14:53
Quero acreditar que são os adeptos que "fazem" o estádio, e não o inverso.

por acaso não...

tens o belo exemplo das catedrais...


o espaço amplia a crença pelo deslumbre e demonstração do poder da imagem...

Questões funcionais à parte, são os adeptos que fazem 80% (estimativa sujeita a estudo académico) do ambiente no estádio, que no fundo é o que interessa. Tenha ele 5 mil ou 65 mil lugares.


Então oh theroux, e se quiseres dar uma volta pelo estádio num dia em que não há jogo ? Isso não importa ? Mesmo visitá-lo e tudo...

É sempre importante ter ambiente, porque as pessoas é que o fazem, mas o espaço em si precisa de falar por si.

O espaço envolvente ao estádio da Luz que o diga, precisa urgentemente de ganhar uma nova identidade... temos um estádio demasiado sufocado em entre limites... as praças não têm presença nenhuma, era coisa para se intervir, mas como já reparámos o mal está feito e é para continuar (mesmo que praça dos heróis pudesse mudar alguma coisa)

blog benficaatemorrer

Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 15:03
Citação de: Rawkzter em 06 de Novembro de 2012, 14:59Segundo, o blog não estava a falar do estádio do porto quando falou de "características marcantes ou relacionadas com o clube que representa". Ele falou do do Braga.

Não, ele falou nisso em relação à Luz. E eu pergunto o que é que o Dragão tem de características marcantes ou relacionadas com o clube que representa que não seja o cavalo marinho no exterior. Poderia ser de qualquer clube do mundo.


Quanto à pedreira nem vou comentar muito. O estádio em si é banal, feio e sem funcionalidade nenhuma. A única coisa de interessante é a envolvente e a forma como a pedreira se vê no interior.

o teu comentário sobre a pedreira demonstram o que tu vês e te deixas seduzir pela arquitectura...

não é defeito nenhum, são sensibilidades diferentes...

blog benficaatemorrer


Aka

Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 15:05bem, a menos que o futebol clube do porto jogue e exista na maia, sim, é grande parte...

não entres pelos adeptos e assim, estamos a falar de EDIFICÍOS  e não dos clubes...

Não, desculpa, uma coisa é clube Porto, outra é cidade Porto.

De clube Porto só tens lá o cavalinho marinho, mais nada. Da cidade Porto... vá, até podes ter alguma razão em relação à arquitectura mais moderna da cidade.

Agora, disseste em relação ao Estádio da Luz: "sem características marcantes ou relacionadas com o clube que representa". De clube, o Dragão só tem o cavalo marinho. Da cidade... o Porto é vermelho e branco, carago!

magoslb

#1000
Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 15:08
phónix mago...

São gostos e visões, eu penso assim, e estou a deixar de fora o meu antagonismo para com eles.

Por exemplo o dos lagartos, se eles não tem feito cagada com os azulejos nem estava nada mal. Mas o grande problema desse, é ser demasiado fechado, por isso é que a relva anda sempre toda lixada, não é suficientemente alimentada.

fyure

blog, concordo com tudo o que disseste sobre o estádio dos porcos. Tem respeito pela cidade em que foi construído, usa materiais senão iguais, semelhantes e está bem enquadrado na zona. A sobriedade é de facto um dos pormenores que se destaca ali, e que é em tudo, um sinal da arquitectura da grande escola do Porto (leia-se de arquitectura pessoal).

blog benficaatemorrer

Citação de: Aka em 06 de Novembro de 2012, 15:09
Citação de: blog benficaatemorrer em 06 de Novembro de 2012, 15:05bem, a menos que o futebol clube do porto jogue e exista na maia, sim, é grande parte...

não entres pelos adeptos e assim, estamos a falar de EDIFICÍOS  e não dos clubes...


Não, desculpa, uma coisa é clube Porto, outra é cidade Porto.

De clube Porto só tens lá o cavalinho marinho, mais nada. Da cidade Porto... vá, até podes ter alguma razão em relação à arquitectura mais moderna da cidade.

Agora, disseste em relação ao Estádio da Luz: "sem características marcantes ou relacionadas com o clube que representa". De clube, o Dragão só tem o cavalo marinho. Da cidade... o Porto é vermelho e branco, carago!

e as pessoas em alguma altura, neste caso os portistas do porto, deixam de ser cidadãos da cidade no momento que entram no estádio?

SLB É O REI DO MUNDO

bom, eu sou um leigo em arquitectura, por isso vou dar uma opinião muito superficial e estúpida:

- o mais bonito por fora: porto

- o mais bonito por dentro: SLB


o mais feio: sporting.


bragas, boavistas, etc's está tudo no mediano, para mim, em termos de estética.

blog benficaatemorrer

há quem se deslumbre com o edificio do colombo...

há quem se deslumbre com a casa de chá em leça...