SuperLiga Europeia

Mufete

A "nbaização" do futebol europeu continua.

Não tenho grandes dúvidas de que, se o panorama político-económico do Mundo se mantiver (cada vez maiores fortunas, cada vez maior nebulosidade dos negócios, cada vez maior utilização de "negócios terceiros" para esconder "negócios primeiros", etc), esta Liga Europeia será uma realidade.

Poderá demorar, mas será uma realidade. Aliás, os torneios de pré-época nos EUA e no Oriente são um aquecimento, um test-drive para isso.

Theroux

Numa Superliga não há grandes clubes nem pequenos, há clubes, ponto final.

Isso já se está a ver na Premier League onde um americano hoje nunca diria que o Chelsea é um clube 10 vezes mais poderoso que o Leicester ou que o Liverpool tem 50 vezes mais história que o Tottenham. Ganham tanto que é quase uma lotaria porque em cada jogo é 1X2. Portanto o Benfica numa Superliga habilitava-se a ficar 50 anos sem vencer uma Liga, porque como é óbvio um Messi ao fim do dia acha sempre Londres, Madrid ou Milão mais "fixe" que Lisboa.

Mas nem 8 nem 80. Como é óbvio o futebol português é altamente prejudicial ao Benfica (o que se vai tornar cada vez mais óbvio devido à negociação centralizada em Esp. e Ale.), e uma solução intermédia, como é a Liga Ibérica, seria algo absolutamente fantástico para o Benfica que passava a lutar, sem a mínima dúvida, pela vitória na Champions.

Firefly

Citação de: Gottschalk em 04 de Março de 2016, 01:11
"Ah e tal, mas o Benfica é um grande da Europa, tem muita tradição no futebol europeu, tem uma massa adepta incrível, é um clube histórico, faz parte do top 10 de sempre da TCE, etc., etc."

Newsflash: o Benfica é tudo isso porque dominou o futebol EM PORTUGAL. E porque ao ser campeão PORTUGUÊS conseguiu com mérito fazer aquelas campanhas inesquecíveis na TCE. A grandeza do Benfica está intimamente ligada, e é indissociável do facto de que é o maior clube português. Ponto.

Um Benfica inserido em Espanha desde o início, para não ir mais longe, não teria conseguido metade do sucesso que conseguiu. E inserido num país maior, não teria o mesmo impacto e implantação social que tem. Não conseguir ver isto é andar em fantasias.

Mesmo que conseguíssemos ser admitidos numa Liga Europeia, seríamos apenas um comparsa. Há sequer dúvidas disso? E isso se fôssemos admitidos porque o mais provável é que não fôssemos. Não temos mercado e receitas para competir com os mais ricos da Europa.

A nossa hipótese de brilhar lá fora e de manter a actual grandeza histórica e social está completamente dependente da sobrevivência e saúde do futebol nacional. Por isso antes de desdenharem o Tugão e Portugal, pensem duas vezes.

Mas que disparate.

Newsflash: o Benfica se estivesse em Espanha ou em Inglesa teria receitas muito maiores das que tem actualmente no campeonato português.

Estares a colocar o Benfica nos outros campeonatos assim de repente e sem contexto nenhum é desprovido de lógica.

Vale tudo para desvalorizar a grandeza do Benfica. Então essa de pôr o Stoke City à frente do Benfica é mesmo digna de um case study.

Godescalco

O Sevilha, o Valência e o Atlético de Madrid, por exemplo, têm essas receitas muito maiores por jogarem em Espanha e não passaram a ser colossos míticos do futebol europeu por isso. São clubes regionais.

Negar que a grandeza do Benfica é indissociável de sermos o maior clube português e de estarmos intimamente ligados a Portugal e a tudo que é ser português, é negar o ADN do clube. A nossa grandeza europeia vem através de sermos "O" clube português, de dominarmos desportiva e socialmente cá dentro, e de Portugal ter assento nas provas continentais da Europa.

Noutro cenário, inseridos em Espanha por exemplo, não seríamos metade do que somos hoje.

Theroux

Citação de: Gottschalk em 04 de Março de 2016, 01:34
O Sevilha, o Valência e o Atlético de Madrid, por exemplo, têm essas receitas muito maiores por jogarem em Espanha e não passaram a ser colossos míticos do futebol europeu por isso. São clubes regionais.

Negar que a grandeza do Benfica é indissociável de sermos o maior clube português e de estarmos intimamente ligados a Portugal e a tudo que é ser português, é negar o ADN do clube. A nossa grandeza europeia vem através de sermos "O" clube português, de dominarmos desportiva e socialmente cá dentro, e de Portugal ter assento nas provas continentais da Europa.

Noutro cenário, inseridos em Espanha por exemplo, não seríamos metade do que somos hoje.

Total e completamente errado, e de uma forma escandalosa. O Benfica se tivesse 50 ligas e 0 TCCE não passava de um Olympiakos.

O que o fez grande foram as vitórias e finais europeias e integrado numa Liga Ibérica, que seria a maior e melhor do planeta, voltaria ao nível competitivo dos anos 60 na Champions.

Além disso eu não quero um clube "português". Quero um clube português, angolano, moçambicano, chinês, enfim, quero um clube aberto ao mundo.

É exactamente esse o clube que os dirigentes de há muitas décadas atrás quiseram criar, dirigentes que olhavam para o clube precisamente como a grande bandeira de Portugal para o resto do planeta.

senhorcoluna

Citação de: Theroux em 04 de Março de 2016, 00:34
Citação de: costapequeno em 04 de Março de 2016, 00:26
ajuntamento de ligas vizinhas.

Para mim deve ser esse o caminho, é algo óbvio.

Menos ligas --> Menos Aroucas e Gronigens ---> Melhores ligas ---> Grandes clubes com receitas a condizer ---> Champions mais forte ---> Mais receitas para todos sem destruir dezenas de clubes médios

Naturalmente que não é possível fazer isso em todos os países, e que nada disso é fácil, mas hoje em dia há situações absolutamente bizarras.

Glasgow, por exemplo, fica a menos de 150 km de Inglaterra.
Imagina um adepto do Arouca a ler isso. Põe-te na pele dele.

E assim vai o futebol português.

Tu defendes essa porcaria, mas o modelo de mais sucesso financeiro (Inglês), é o modelo que mais beneficia e ajuda os Aroucas. Só assim é que pode haver competitividade e dinheiro.

As culturas são diferentes. Ponto final parágrafo.

Se mudarem tem que ser para melhor, não para essa porcaria que disseste.

Firefly

Não estás a perceber. Eu não neguei nada disso, isso que tu disseste é a verdade. Mas isso também se aplica a todos os cubes do mundo. E pôr os clubes regionais de Inglaterra à frente do Benfica numa Liga E-U-R-O-P-E-I-A é um absurdo.

Mas achas que alguém quereria saber assim tanto de um Real Madrid x Stoke City em vez de um Real Madrid x Benfica?

Há aqui benfiquistas que gostam muito de insultar a grandeza do Benfica indirectamente.

Godescalco

Citação de: Theroux em 04 de Março de 2016, 01:47

Total e completamente errado, e de uma forma escandalosa. O Benfica se tivesse 50 ligas e 0 TCCE não passava de um Olympiakos.

O que o fez grande foram as vitórias e finais europeias e integrado numa Liga Ibérica, que seria a maior e melhor do planeta, voltaria ao nível competitivo dos anos 60 na Champions.

Além disso eu não quero um clube "português". Quero um clube português, angolano, moçambicano, chinês, enfim, quero um clube aberto ao mundo.

É exactamente esse o clube que os dirigentes de há muitas décadas atrás quiseram criar, dirigentes que olhavam para o clube precisamente como a grande bandeira de Portugal para o resto do planeta.

Não deves ler o que escrevo.

O Benfica ganhou essas TCE e ganhou o prestígio internacional que ganhou porque pôde participar nelas enquanto CAMPEÃO PORTUGUÊS. E porque dominámos o futebol português como dominámos, pudemos alcançar a dimensão social que temos. Inserido num campeonato espanhol nunca mais na vida teríamos o domínio interno que temos aqui e subsequente arraigamento social e popular. A projecção que tivemos na Europa estava assegurada pelo facto de Portugal e o seu representante ter assento nessas provas.

Que tu não queiras um clube português, é contigo. O Benfica desde a sua fundação que é sobretudo um clube de e para os portugueses. Os nossos fundadores e subsequentes sócios e dirigentes quiseram-no assim e é nessa relação umbilical entre o Benfica e a portugalidade que a génese da nossa popularidade residiu quando ainda estávamos a dar os primeiros pontapés na bola. Tanto assim foi que só jogavam portugueses no Benfica até 1979.

Que o Benfica não voltaria ao nível competitivo dos anos 60 numa LC somente por participar numa fictícia Liga Ibérica é facilmente demonstrável pelos Sevilhas, Valências, Bilbaus, Corunhas, Villarreais e até Atléticos de Madrid desta vida. Têm mais dinheiro mas devido a estarem na Liga em que estão não passam à sua dimensão de ser clubes regionais. Ganham títulos de vez em quando e só muito de vez em quando podem aspirar a uma gracinha na LC.

O Benfica seria igual. Se querem ganhar Ligas Ibéricas de 30 em 30 anos, é convosco. Eu não quero.

senhorcoluna

Citação de: Gottschalk em 04 de Março de 2016, 02:18
Citação de: Theroux em 04 de Março de 2016, 01:47

Não deves ler o que escrevo.

O Benfica ganhou essas TCE e ganhou o prestígio internacional que ganhou porque pôde participar nelas enquanto CAMPEÃO PORTUGUÊS. E porque dominámos o futebol português como dominámos, pudemos alcançar a dimensão social que temos. Inserido num campeonato espanhol nunca mais na vida teríamos o domínio interno que temos aqui e subsequente arraigamento social e popular. A projecção que tivemos na Europa estava assegurada pelo facto de Portugal e o seu representante ter assento nessas provas.

Que tu não queiras um clube português, é contigo. O Benfica desde a sua fundação que é sobretudo um clube de e para os portugueses. Os nossos fundadores e subsequentes sócios e dirigentes quiseram-no assim e é nessa relação umbilical entre o Benfica e a portugalidade que a génese da nossa popularidade residiu quando ainda estávamos a dar os primeiros pontapés na bola. Tanto assim foi que só jogavam portugueses no Benfica até 1979.

Que o Benfica não voltaria ao nível competitivo dos anos 60 numa LC somente por participar numa fictícia Liga Ibérica é facilmente demonstrável pelos Sevilhas, Valências, Bilbaus, Corunhas, Villarreais e até Atléticos de Madrid desta vida. Têm mais dinheiro mas devido a estarem na Liga em que estão não passam à sua dimensão de ser clubes regionais. Ganham títulos de vez em quando e só muito de vez em quando podem aspirar a uma gracinha na LC.

O Benfica seria igual. Se querem ganhar Ligas Ibéricas de 30 em 30 anos, é convosco. Eu não quero.
Nem mais. Ele está a querer passar que se o Benfica estivesse inserido na Liga Ibérica, passaria a lutar pela Champions com mais hipóteses o que é uma mentira.

Firefly

Anda-se a misturar alhos com bugalhos. Essa comparação entre o Benfica e o Stoke City é risível.

Theroux

Citação de: senhorcoluna em 04 de Março de 2016, 02:14
Citação de: Theroux em 04 de Março de 2016, 00:34
Citação de: costapequeno em 04 de Março de 2016, 00:26
ajuntamento de ligas vizinhas.

Para mim deve ser esse o caminho, é algo óbvio.

Menos ligas --> Menos Aroucas e Gronigens ---> Melhores ligas ---> Grandes clubes com receitas a condizer ---> Champions mais forte ---> Mais receitas para todos sem destruir dezenas de clubes médios

Naturalmente que não é possível fazer isso em todos os países, e que nada disso é fácil, mas hoje em dia há situações absolutamente bizarras.

Glasgow, por exemplo, fica a menos de 150 km de Inglaterra.
Imagina um adepto do Arouca a ler isso. Põe-te na pele dele.

E assim vai o futebol português.

Tu defendes essa porcaria, mas o modelo de mais sucesso financeiro (Inglês), é o modelo que mais beneficia e ajuda os Aroucas. Só assim é que pode haver competitividade e dinheiro.

As culturas são diferentes. Ponto final parágrafo.

Se mudarem tem que ser para melhor, não para essa porcaria que disseste.

Não é "imagina um adepto do Arouca" é "imagina O adepto do Arouca".

Achar que clubes com assistências médias a rondar as 1.500 pessoas não podem ser prejudicados é risível. O Arouca é um clube das distritais na Primeira Liga, é ridículo.

Mas pior que isso só mesmo defender que Portugal vai conseguir acompanhar o mercado inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol.

hertz

Que palhaçada do crl. Espero que isto nunca vá para a frente.
Isto está bem como está com as ligas nos vários países e as melhores equipas a disputar a Champions e LE.

Fdx, mania das americanices. O que vem a seguir? Jogos de futebol a serem interrompidos de 5 em 5 min pra darem anúncios?

benficaslb1

Mais parvo que a Liga Europeia só mesmo dizerem que um Real Vs Stoke tem mais retorno que um Real vs Benfica.

benficaslb1

Citação de: hertz em 04 de Março de 2016, 02:36
Que palhaçada do crl. Espero que isto nunca vá para a frente.
Isto está bem como está com as ligas nos vários países e as melhores equipas a disputar a Champions e LE.

Fdx, mania das americanices. O que vem a seguir? Jogos de futebol a serem interrompidos de 5 em 5 min pra darem anúncios?

Nunca irá, eu nem sei porque é que este tópico esta aberto mesmo, por muito menos são dezenas de tópicos fechados, como por exemplo aquele da equipa do futsal do Benfica que vai participar na nova liga americana que vai ser criada em 2017, é que essa é uma realidade quase garantida, esta liga europeia é só uma ideia sem qualquer fundamento nem perspectiva de existir.

PS - Hoje vários jornais falam nesta noticia, mais uma vez o SB a dar de comer aos nossos jornais.

Firefly

Citação de: benficaslb1 em 04 de Março de 2016, 02:37
Mais parvo que a Liga Europeia só mesmo dizerem que um Real Vs Stoke tem mais retorno que um Real vs Benfica.

E depois nós é que vivemos num mundo de ilusão...