Anas Sharbini (Hajduk Split) - Vecernji

Joga Bonito

Citação de: slbenfica_croft em 20 de Dezembro de 2011, 15:59
Citação de: Joga Bonito em 20 de Dezembro de 2011, 15:48
A selecção jugoslava de futebol viu, devido à guerra dos balcãs, a consagração europeia desvanecer-se ao serem afastados do Euro 92. Muito provavelmente, seria um título deles...
O Euro da Suécia era deles. Não concebo outra coisa que não a conquista desse título por parte daquela selecção maravilhosa. E estamos a falar de uma altura em que existiam outras grandes selecções.

Divinal seria talvez o melhor adjectivo para definir aquela geração. Uma geração que 2 anos antes tinha sido cruelmente eliminada pela Argentina em penaltys, no Mundial, depois de ter sido a melhor equipa (de longe...) durante o jogo. Tal como em 86, Stojkovic falhou o seu penalty depois de enganar Goycochea e acertar na barra...

Joga Bonito

Citação de: Frank James em 20 de Dezembro de 2011, 16:02
Estava completamente fora... a Checoslovaca venceu em 76 o euro e ficou em terceiro em 80...

Perdemos na final de 90 contra o AC Milan da laranja mecanica :(

E na final de 88 contra o PSV de Van Breukelen, Koeman, Vanenburg (e Kieft, já agora) que iriam ser pilares da selecção campeã europeia nesse verão.

Trezeguet

Frank James

Citação de: slbenfica_croft em 20 de Dezembro de 2011, 15:58
Citação de: Ghost.Of.Red em 20 de Dezembro de 2011, 15:46
Citação de: Frank James em 20 de Dezembro de 2011, 15:42
Citação de: Joga Bonito em 20 de Dezembro de 2011, 14:37
Génio Stojkovic
Este é que podia ter vindo com o Filipovic!

Naquela altura quem consegui sacar jogadores fenomenais era o Tapie para o Marselha, ele era o Abedi Pelé, o Chris Waddle (para mim um jogador fantástico), Dragan Stojkovic, Alen Boksic, JPP, Rudy Voller entre muitos outros.
Ainda hoje me pergunto como o Magic Waddle era inglês. Tinha tudo de jogador menos de jogador inglês. Um génio.

Abedi Pelé, Dragan Stojkovic, Tigana, Deschamps, FRANCESCOLI, CHRIS WADDLE, Voeller, Papin, Mozer, Di Meco, Sauzee, Philippe Vercruyte (um belga suplente que era um grande jogador)...

Não fosse a corrupção e o doping e seriam hoje recordados com outro respeito.
Não foram esses que segundo o Mozer borraram a cueca ao entrar na Luz?

slbenfica_croft

Citação de: Joga Bonito em 20 de Dezembro de 2011, 15:48
A selecção jugoslava de futebol viu, devido à guerra dos balcãs, a consagração europeia desvanecer-se ao serem afastados do Euro 92. Muito provavelmente, seria um título deles...
a política e os ódios étnicos encarregaram-se de destruir tudo naquela região.

Foram cometidas atrocidades inimagináveis em pleno século XX pós segunda guerra mundial.

O futebol foi vitima disso mesmo.

Mas atenção que já na altura não havia sentimento de pátria por parte de croatas e montenegrinos sob a bandeira jugoslava. Mas futebol é futebol e foi precisamente aquelas diversidade étnicas e culturais que possibilitaram o aparecimento de tantos talentos brutais naquela altura.

Às vezes pergunto-me se fosse Portugal a beneficiar de tamanho talento. Com toda a certeza Portugal saberia aproveitar toda aquela riqueza não só no futebol como culturalmente. Portugal pode ter muitos defeitos, mas poucos países no mundo têm uma capacidade tão grande em saber viver em comunidade com a diferença, sem perseguições e ódios étnicos e raciais.

Ghost.Of.Red

Citação de: Trezeguet em 20 de Dezembro de 2011, 16:08
fabuloso guarda-redes o Van Breukelen

Da mesma altura eu preferia o Pfaff...e um que eu detestava, por causa daquela agressão ao Batiston na 1/2 final do Mundial 82 (coma e dentes partidos e só viu amarelo), que era o Schumacher

slbenfica_croft

Citação de: Frank James em 20 de Dezembro de 2011, 16:10
Génio Stojkovic

Naquela altura quem consegui sacar jogadores fenomenais era o Tapie para o Marselha, ele era o Abedi Pelé, o Chris Waddle (para mim um jogador fantástico), Dragan Stojkovic, Alen Boksic, JPP, Rudy Voller entre muitos outros.
Ainda hoje me pergunto como o Magic Waddle era inglês. Tinha tudo de jogador menos de jogador inglês. Um génio.

Abedi Pelé, Dragan Stojkovic, Tigana, Deschamps, FRANCESCOLI, CHRIS WADDLE, Voeller, Papin, Mozer, Di Meco, Sauzee, Philippe Vercruyte (um belga suplente que era um grande jogador)...

Foram. Vinham cheios de pica e sentiram o que todos sentiam.

Ghost.Of.Red

Génio Stojkovic

Foram alguns desses, mas nós no jogo da primeira mão levamos lá uma banhada que nem sei muito bem como nos safamos com 2/1.

Só me recordo é de ver o Ricardo a tirar uma bola em cima da linha, junto ao poste e chutar para canto tal era a aflição.

Frank James

Citação de: Joga Bonito em 20 de Dezembro de 2011, 16:07
Estava completamente fora... a Checoslovaca venceu em 76 o euro e ficou em terceiro em 80...

E na final de 88 contra o PSV de Van Breukelen, Koeman, Vanenburg (e Kieft, já agora) que iriam ser pilares da selecção campeã europeia nesse verão.

Apesar de ser uma equipa muito forte a final seguinte era teoricamente mais difícil. Pena que tenhamos ficado sem o Diamantino e que o sacana do Silvino não tenha escutado o Bento. Veloso.... mas, mais que perdoado.

Em 88 já tinhamos o Valdo? Para mim o Valdo foi um dos melhores na final de 90.

slbenfica_croft

Citação de: Ghost.Of.Red em 20 de Dezembro de 2011, 16:11

Da mesma altura eu preferia o Pfaff...e um que eu detestava, por causa daquela agressão ao Batiston na 1/2 final do Mundial 82 (coma e dentes partidos e só viu amarelo), que era o Schumacher
Jean Marie Pfaff e Michel Preud'Homme. Ainda hoje escolho os 2 belgas como os melhores de sempre. O Pfaff por sorte de ter familiares que guardam tudo em video, permitiu-me ver um super GR, que fez carreira no Bayern. Sem o video tava bem lixado.

Trezeguet

Schumacher foi dos melhores tal como Pfaff. Mas preferia o alemão

Joga Bonito

Citação de: slbenfica_croft em 20 de Dezembro de 2011, 16:12
Citação de: Ghost.Of.Red em 20 de Dezembro de 2011, 16:11

Jean Marie Pfaff e Michel Preud'Homme. Ainda hoje escolho os 2 belgas como os melhores de sempre. O Pfaff por sorte de ter familiares que guardam tudo em video, permitiu-me ver um super GR, que fez carreira no Bayern. Sem o video tava bem lixado.

O Michel é o meu nº2. O meu nº1 é o Dassaev...

Ghost.Of.Red

Citação de: Frank James em 20 de Dezembro de 2011, 16:12
Citação de: Joga Bonito em 20 de Dezembro de 2011, 16:07

Apesar de ser uma equipa muito forte a final seguinte era teoricamente mais difícil. Pena que tenhamos ficado sem o Diamantino e que o sacana do Silvino não tenha escutado o Bento. Veloso.... mas, mais que perdoado.

Em 88 já tinhamos o Valdo? Para mim o Valdo foi um dos melhores na final de 90.

Não, em 88 o Pacheco passou a final a perder a porcaria das chuteiras..

Frank James

O facto de esses jogadores borrarem a cueca na Luz, diz tudo do que era o Benfica na altura...

slbenfica_croft

Citação de: Ghost.Of.Red em 20 de Dezembro de 2011, 16:12
Génio Stojkovic

Foram alguns desses, mas nós no jogo da primeira mão levamos lá uma banhada que nem sei muito bem como nos safamos com 2/1.

Só me recordo é de ver o Ricardo a tirar uma bola em cima da linha, junto ao poste e chutar para canto tal era a aflição.
O Massaccre de velodrome foi SURREAL. O marselha tinha uma grande equipa, mas jogar 90 minutos aquela intensidade não era normal. Descobriu-se mais tarde do porquê disso acontecer.

Mesmo assim foi uma sorte brutal. O maior massacre que me lembro.

E ironia das ironias, o Valdo no fim tem uma oportunidade flagrante que nos dava o empate a 2.