SuperLiga Europeia

MoreThanRed

Citação de: Gottschalk em 04 de Março de 2017, 18:06
A Superliga Europeia é um desastre anunciado.

É matar ainda mais um bocadinho o futebol.

Há já muito tempo que não te via dizer algo tão acertado.  :tomates:

Kravgnar

Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 18:06
Citação de: Kravgnar em 04 de Março de 2017, 17:58
Não estou a ver como enquadrar este tipo de competição no futebol actual, seria uma mudança demasiado radical e para a qual ninguém está preparado.

Não estás? Eu vejo, com muita facilidade, até. A vista é que não é bonita, mas isso, como vários users disseram aqui, "é evolução".
Eu acho que criaria uma onde geral de indignação tal que a pressão seria demasiada para ousarem continuar.

Acho eu.  :-X

MoreThanRed

Citação de: Gottschalk em 04 de Março de 2017, 18:09
Citação de: slbenfica_croft em 04 de Março de 2017, 18:08

não é um bocadinho, é um BOCADÃO.

Mas é uma questão de tempo. Ninguém se iluda.

O mundo dá mais voltas do que se pensa.

E os cemitérios estão cheios de inevitabilidades históricas.

As pessoas deixaram de acreditar em grandes revoluções na história mundial. É normal, estamos mal habituados. Vivemos 70 anos de paz na Europa, ou pelo menos na maior parte dela. É de tal forma, que as pessoas passaram a achar que isso é o normal, quando na realidade esse período representa o período mais anormal da história, precisamente por ser um tempo tão prolongado de paz.

Por isso tanta gente anda convencida que não haverá uma 3a guerra mundial, que é impossível voltar atrás no processo de integração europeia, etc e tal. Acreditam que vivemos num mundo em que, uma vez posto em marcha um processo, ele não retrocederá.

Muita gente terá grandes surpresas nos próximos 10-20 anos, creio...

Godescalco

Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 18:20

As pessoas deixaram de acreditar em grandes revoluções na história mundial. É normal, estamos mal habituados. Vivemos 70 anos de paz na Europa, ou pelo menos na maior parte dela. É de tal forma, que as pessoas passaram a achar que isso é o normal, quando na realidade esse período representa o período mais anormal da história, precisamente por ser um tempo tão prolongado de paz.

Por isso tanta gente anda convencida que não haverá uma 3a guerra mundial, que é impossível voltar atrás no processo de integração europeia, etc e tal. Acreditam que vivemos num mundo em que, uma vez posto em marcha um processo, ele não retrocederá.

É o mito ideológico do Progresso.

Com P maiúsculo. Também se manifesta nos delírios da UEFA e dos grandes clubes europeus.

Mas, lá está, o a vida é uma caixinha de chocolates. Isto dá muitas voltas.

MoreThanRed

Citação de: Kravgnar em 04 de Março de 2017, 18:18
Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 18:06
Citação de: Kravgnar em 04 de Março de 2017, 17:58
Não estou a ver como enquadrar este tipo de competição no futebol actual, seria uma mudança demasiado radical e para a qual ninguém está preparado.

Não estás? Eu vejo, com muita facilidade, até. A vista é que não é bonita, mas isso, como vários users disseram aqui, "é evolução".
Eu acho que criaria uma onde geral de indignação tal que a pressão seria demasiada para ousarem continuar.

Acho eu.  :-X

Onda de indignação de quem? Os adeptos dos tubarões estarão com certeza a favor (eu no lugar deles também estaria). Nos outros clubes, já tens aqui uma amostra, muito boa gente está disponível para acreditar em contos de fadas.

MoreThanRed

Citação de: Gottschalk em 04 de Março de 2017, 18:22
Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 18:20

É o mito ideológico do Progresso.

Com P maiúsculo. Também se manifesta nos delírios da UEFA e dos grandes clubes europeus.

Mas, lá está, o a vida é uma caixinha de chocolates. Isto dá muitas voltas.

Isso, associado ao "fim da História" (LEL) e ao próprio cariz extraordinário destes 70 anos que vivemos, que nos aburguesaram, nos fizeram crer que isto é o normal. Deixamos colectivamente de ver quão extraordinário foi este tempo que se iniciou a meio do século XXI.

Godescalco

Mesmo algo a contra-gosto, aceitaria com mais naturalidade o Benfica e os clubes portugueses jogarem numa hipotética liga ibérica ou hispânica do que numa SL Europeia.

Mas isso seria sempre fruto de outras contingências históricas e políticas. Talvez após o colapso da EU e da criação de blocos políticos regionais. O futebol iria atrás.

MoreThanRed

Citação de: Gottschalk em 04 de Março de 2017, 18:28
Mesmo algo a contra-gosto, aceitaria com mais naturalidade o Benfica e os clubes portugueses jogarem numa hipotética liga ibérica ou hispânica do que numa SL Europeia.

Mas isso seria sempre fruto de outras contingências históricas e políticas. Talvez após o colapso da EU e da criação de blocos políticos regionais. O futebol iria atrás.

Só mesmo num cenário pós-apocaliptico desse tipo. Porque de resto, campeonatos nacionais, all the way. Por favor, deixemos perdurar as últimas réstias de identidade e coesão que nos restam neste mundo cada vez mais chaplinesco (na sua versão Modern Times).

miniMilk

A identidade perdeu se logo com Bosman. Tanto é que o Benfica acabou de ganhar a um alemão com 25% de posse de bola. Impensável antes de bosman.
Estamos na época dos sheiks e chineses. Do City, Chelsea e PSG como gigantes europeus (lol). É lidar para não chorar

o_bEnFiQuIsTa

O futebol é um balão que continua a esvaziar-se de significado.

MoreThanRed

Citação de: miniMilk em 04 de Março de 2017, 19:00
A identidade perdeu se logo com Bosman. Tanto é que o Benfica acabou de ganhar a um alemão com 25% de posse de bola. Impensável antes de bosman.
Estamos na época dos sheiks e chineses. Do City, Chelsea e PSG como gigantes europeus (lol). É lidar para não chorar

Há uma diferença. A Lei Bosman foi, apenas e só, a transposição para o futebol de um enquadramento legal vigente na Europa. Era ilógico (e provavelmente impossível) que o futebol se mantivesse à margem das leis comunitárias de livre circulação de pessoas.

A Superliga é uma criação das mentes brilhantes que mandam no próprio futebol, não há nada que os obrigue a fazê-lo.

É a diferença entre levar um tiro de raspão no braço ou disparar na própria cara porque se está a espreitar para dentro do cano da arma.

miniMilk

Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 19:10

Há uma diferença. A Lei Bosman foi, apenas e só, a transposição para o futebol de um enquadramento legal vigente na Europa. Era ilógico (e provavelmente impossível) que o futebol se mantivesse à margem das leis comunitárias de livre circulação de pessoas.

A Superliga é uma criação das mentes brilhantes que mandam no próprio futebol, não há nada que os obrigue a fazê-lo.

É a diferença entre levar um tiro de raspão no braço ou disparar na própria cara porque se está a espreitar para dentro do cano da arma.
os resultados práticos poderão no entanto, ser parecidos. Com ou sem enquadramento legal.
Não acho que bosman tenha sido um tiro de raspão. Foi mesmo o amputar de um braço

VitorPaneira7

Bem verdade , apesar das consequências negativas da lei Bosman. são leis comunitárias e o futebol dentro da UE não podia ficar de parte.

Contudo significou mão livre para os clubes ricos investirem em planteis sem limitações de estrangeiros, numa maior proliferação de agentes e de jogadores mais gananciosos no salário. é normal que com isto os clubes mais pobres não conseguissem acompanhar.

O Ajax de VAn Gaal campeão em 95 e finalista em 96 desapareceu de um momento para o outro os irmãos de Boer, Van der Sar, DAvids, Seedorf, Kluivert, Litmanen e Finidi saíram e o futebol holandês a nível de clubes nunca mais foi uma ameaça.

Benfica de hoje podia ter em mãos uma geração com Cancelo, Semedo, Bernardo Silva, André Gomes, Renato Sanches e muitos outros a aparecer.
Mesmo o Sporting nem sequer tirou proveito da geração que apareceu entre 2001-2005 com Ronaldo, Quaresma, Hugo Viana, Nani, Moutinho, Veloso.

Hoje os ingleses estão a pagar por não possuírem uma selecçao a sério devido a muitos estrangeiros na premier league e eles próprios não evoluírem na formação. Vi uma selecção com Campbell, Addams, Pearce, Shearer, Ince, Gascoigne, e os ingleses tiveram em fins de 80 e príncipios de 90 vários jogadores pela Europa fora que resultaram numa selecção muito boa sobre a direcção de Robson depois Venables (que curiosamente treinaram ambos o Barcelona).

Foi mesmo o amputar de um braço, um braço que tinha nas suas mãos a grandeza europeia de Ajax, Estrela Vermelha, Benfica, Anderlecht, Steaua, Dinamo Kiev, IFK gotemburgo e mesmo das manhosas equipas checas como o Sparta de Praga.

MoreThanRed

Citação de: miniMilk em 04 de Março de 2017, 19:20

os resultados práticos poderão no entanto, ser parecidos. Com ou sem enquadramento legal.
Não acho que bosman tenha sido um tiro de raspão. Foi mesmo o amputar de um braço

Eu acho que, comparativamente ao potencial destrutivo deste projeto, foi um tiro de raspão.

VitorPaneira7

Citação de: MoreThanRed em 04 de Março de 2017, 19:26
Citação de: miniMilk em 04 de Março de 2017, 19:20

Eu acho que, comparativamente ao potencial destrutivo deste projeto, foi um tiro de raspão.

É ver a euroliga

é só para equipas da Lituânia (Zalgiris), Espanha (Baskonia, Barcelona , Real ), Grécia (Olympiakos e Panathinaikos), Turquia (Fenerbahce e Efes Pilsen), Itália (Milano), Israel (Maccabi Telaviv) e Rússia (CSAK). AS equipas que tem lugar fixo.

Apurou se uma da Sérvia, o EStrela Vemerlha e uma da Alemanha, Bamberg.

9 nações, claro que o resultado é o reforço das principais ligas e o enfranquecimento das ligas menores. Acham que 9 nações representam o basquetebol europeu. Nem uma francesa tem este ano na Euroliga.

Há 20 anos o Benfica disputava esta competição, quando era a Taça dos Campeões europeus.

Isto beneficia os grandes que competem entre si, mas funciona como eucalipto para os pequenos.

Ao menos nas champions league todos tem hípoteses nem que seja por pré eliminatórias. Este ano na fase de grupos ao menos estiveram representantes da Suiça, Bulgária, Inglaterra, França, Alemanha, Escócia, Portugal, Turquia, Ucrânia, Itália, Rússia, Holanda, Polónia, Dinamarca, Bélgica e Croácia. 16 países.

A euroliga começou com a mesma premissa, superliga europeia ao estilo NBA, é ver quem domina e que representação faz da europa do basquetebol nos dias de hoje.

Ao menos a FIBA está a tentar ter competições onde estejam representadas todas as nações da Europa.