Chiquinho

Médio, 28 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2019-2021, 2022-2024), 126 jogos (5759 minutos), 9 golos
Em 2023/2024: 17 jogos (348 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (2)

kramxel²

Foi o jogo menos conseguido desta última série.

Esteve bastante desastrado, e faltou-lhe capacidade física para aguentar aquele ritmo e dinâmica.

ShorBraga

Citação de: axiomas em 21 de Fevereiro de 2023, 15:21
Citação de: catarinagf em 21 de Fevereiro de 2023, 11:30O principal problema do Chiquinho é que não pega no jogo. Nesta fase até parece estar a acrescentar mais nos equilíbrios defensivos do que na construção de jogo ofensivo. Ontem ao ver o jogo (e já tinha tido a mesma impressão contra o Brugges) tive a sensação que o Chiquinho desaparecia sempre na fase de construção, raramente aparecia a dar linhas de passe. A não ser pela esquerda a fazer a linha de três com o Otamendi e o António, raramente era solução para os colegas.

Como não tinha a certeza fui hoje verificar o número de passes dos 3 jogadores que passaram pelo meio-campo:

Chiquinho: 58 passes completos / 84,1% de sucesso no passe
Florentino (45 mins): 50 passes completos / 92,6% de sucesso no passe
Aursnes (45 mins a médio esquerdo): 72 passes completos / 88,9% de sucesso no passe

Reparem que o Florentino, que à partida é um jogador de equilíbrios e nem tanto de construção, participou quase tanto na construção de jogo em apenas 45 minutos como o Chiquinho em 90 minutos.

Por curiosidade fica o nº de passes do Chiquinho no jogo contra o Brugges e contra o Casa Pia em casa (que para mim foi o melhor jogo que o Chiquinho já fez com a camisola do Benfica):

Chiquinho vs. Brugges: 54 passes completos / 84,4% de sucesso no passe
Chiquinho vs. Casa Pia: 117(!) passes completos / 90,7% de sucesso no passe

O Chiquinho do Casa Pia é uma opção válida para o meio-campo. O Chiquinho dos dois últimos jogos é muito curto para ser opção válida, para equilíbrios temos o Florentino que é melhor do que o Chiquinho nisso.

O Casa Pia é que é uma opção válida para o Chiquinho.

Infelizmente é disto que se trata

Fearless

Contra o Vizela tem de ficar no banco e o Aursnes tem de assumir o lugar. Guedes tem de começar de início, vai ser importante ter um jogador mais físico para um jogo destes.

JSilva28

Citação de: Fearless em 22 de Fevereiro de 2023, 02:58Contra o Vizela tem de ficar no banco e o Aursnes tem de assumir o lugar. Guedes tem de começar de início, vai ser importante ter um jogador mais físico para um jogo destes.
Não se trata duma questão física.

O Benfica com o atual onze é previsível que dói.

Dependemos única e exclusivamente da inspiração coletiva e dum rasgo ou outro do Rafa.

Uma equipa grande, ambiciosa não pode jogar tanto para o equilíbrio posicional. Também tem de querer explorar os desequilíbrios, ter elementos no onze que obriguem o adversário a terem marcação dupla, a causarem preocupação.

Com o Enzo disfarçava pela sua capacidade de passe e criatividade doutro mundo.

Neste momento temos 10 gajos a jogarem certinho. E mesmo assim, temos o Aursnes que é um gajo super dinâmico e que verticaliza o jogo do Benfica.

Mas depois temos 2 trincos sem um pingo de criatividade ou de vontade de arriscar (até é o Tino que tem arriscado mais, que se dá mais ao jogo), um avançado que tem no jogo coletivo o seu forte e um João Mário que é um jogador muito forte nos espaços curtos mas sem capacidade no 1x1.

A jogar assim fica fácil anularem o nosso jogo ou pelo menos atrapalham imenso e depois dominamos, dominamos e acabamos por criar poucas situações de golo para o volume de bola que temos.

O Chiquinho tem de saltar do onze. Ou ele ou o Tino, mas eu prefiro o Tino para defender.

E tens de começar a jogar este tipo de jogos com o Neres ou o Guedes de início numa das alas.

Ainda vamos perder o campeonato num jogo com 70% de posse de bola.

Pedraços

A única coisa de boa que vejo do chiquinho neste 11 é que se valorize alguma coisa e no fim da época renda algum dinheiro!


Serdeira23

Nem o Chiquinho era tão mau como parecia quando entrava de 5 em 5 jogos para jogar 10mn.
Nem o Chiquinho é tão bom para que se diga que o Enzo não faz falta.

Deixando de parte a questão emocional, o Benfica ficou a perder muito mas mesmo muito com a saída do Enzo. Mas o Chiquinho não tem culpa disso e o Roger só têm uma hipótese tentar tirar o melhor proveito daquilo que têm à disposição.

Naturalmente, acho que o Frederik vai brevemente para o centro do terreno para entrar Guedes ou Neres no onze. É o ciclo que acho que vai ser natural de forma a ter os melhores em campo.

Quanto ao Chiquinho para mim nem 8 nem 80. É um jogador útil, que talvez tenha lugar no plantel, mas fica curto para a qualidade que desejamos para um titular do Benfica.

Bekambol

Citação de: zefo em 21 de Fevereiro de 2023, 12:50
Citação de: MTrigueiros em 21 de Fevereiro de 2023, 10:42Começaram as piadas do Zidane, voltou o velho Chiquinho. Parabéns a todos que incorporaram o espírito do carnaval e contribuíram para esta palhaçada.

Fez um jogo muito mau ontem. Sempre escondido, nunca conseguiu pegar no jogo e levar a equipa para a frente. Este Chiquinho até para suplente é curto. Espero que volte a forma dos jogos anteriores, caso contrário vai acabar por sentar naturalmente.
Mas qual piadas? É uma brincadeira natural de colegas que veio cá para fora. O RS até se estava a rir da tontaria.
O Chiquinho é um jogador que merece respeito nunca será o titular e para o próximo ano naturalmente será contratado um jogador para ser titular. Neste momento é o melhor médio para aquela posição, até o Norueguês que tanto pedem não vi fazer grandes jogos ao meio (8).
Quanto ao resto tou ctg.

Sim, é verdade, gostei, bem observado.

Bekambol

Citação de: Serdeira23 em 22 de Fevereiro de 2023, 09:59Nem o Chiquinho era tão mau como parecia quando entrava de 5 em 5 jogos para jogar 10mn.
Nem o Chiquinho é tão bom para que se diga que o Enzo não faz falta.

Deixando de parte a questão emocional, o Benfica ficou a perder muito mas mesmo muito com a saída do Enzo. Mas o Chiquinho não tem culpa disso e o Roger só têm uma hipótese tentar tirar o melhor proveito daquilo que têm à disposição.

Naturalmente, acho que o Frederik vai brevemente para o centro do terreno para entrar Guedes ou Neres no onze. É o ciclo que acho que vai ser natural de forma a ter os melhores em campo.

Quanto ao Chiquinho para mim nem 8 nem 80. É um jogador útil, que talvez tenha lugar no plantel, mas fica curto para a qualidade que desejamos para um titular do Benfica.

Sim, também acredito e concordo contigo.

Ureis84

Nada contra o rapaz, que até o acho esforçado e honesto.
Mas algo vai mal no reino da Dinamarca quando se começa a fantasiar que o Chiquinho tem carateristicas do Zidane.

Golden_Adler

Citação de: Ureis84 em 22 de Fevereiro de 2023, 14:30Nada contra o rapaz, que até o acho esforçado e honesto.
Mas algo vai mal no reino da Dinamarca quando se começa a fantasiar que o Chiquinho tem carateristicas do Zidane.
Ate apetece dizer"
O Rei Vai nù"

cristiano_1904

Citação de: Ureis84 em 22 de Fevereiro de 2023, 14:30Nada contra o rapaz, que até o acho esforçado e honesto.
Mas algo vai mal no reino da Dinamarca quando se começa a fantasiar que o Chiquinho tem carateristicas do Zidane.
É apenas uma brincadeira e há que ser levada como tal. Aliás, creio que é um exagero para enaltecer o que ele tem vindo a fazer.

Filipevermelho

Citação de: Ureis84 em 22 de Fevereiro de 2023, 14:30Nada contra o rapaz, que até o acho esforçado e honesto.
Mas algo vai mal no reino da Dinamarca quando se começa a fantasiar que o Chiquinho tem carateristicas do Zidane.

Sinceramente achas que isso é a sério?? É claro e óbvio que é uma brincadeira...

Pequeno_Genial

Citação de: Ureis84 em 22 de Fevereiro de 2023, 14:30Nada contra o rapaz, que até o acho esforçado e honesto.
Mas algo vai mal no reino da Dinamarca quando se começa a fantasiar que o Chiquinho tem carateristicas do Zidane.

Essa comparação teve origem em brincadeiras entre colegas. São piadas que se fazem todos os dias e que são muito comuns entre pessoas que partilham um balneário. O futebol está fértil de histórias como esta sem que isso seja sinal de alarme ou de alheamento da realidade entre os intervenientes.

É uma simples e inofensiva piada, mas que talvez tenha assumido maiores proporções porque, sendo o Chiquinho uma figura muito pouco consensual entre os benfiquistas, e notando-se em muitos deles um ódio visceral sempre que alguém o elogia, os adeptos que gostam dele têm prazer em recorrer à graçola e proferir/escrever o nome 'Chiquidane' porque sabem que isso acirra, e de que maneira, os que o odeiam  :2funny: 

xtream

Citação de: cristiano_1904 em 22 de Fevereiro de 2023, 14:38
Citação de: Ureis84 em 22 de Fevereiro de 2023, 14:30Nada contra o rapaz, que até o acho esforçado e honesto.
Mas algo vai mal no reino da Dinamarca quando se começa a fantasiar que o Chiquinho tem carateristicas do Zidane.
É apenas uma brincadeira e há que ser levada como tal. Aliás, creio que é um exagero para enaltecer o que ele tem vindo a fazer.
acho q este tipo de brincadeiras não deveriam sair do balneário pois apenas vai colocar mais pressão no jogador e o mais importante é q o jogador mantenha os pés no chão

Pedro.SLB.71

Continuo a achar que é demasiado curto para ser jogador do nosso Benfica.

Que faça um resto de época bem positivo e que depois siga para outras paragens, onde possa ser feliz.