Revisão Estatutos

Olos

IloveSLB2014

Rui Costa concorreu com os atuais estatutos.

Portanto é óbvio que essa questão da limitação de mandatos só entra em vigor nas próximas eleições com os novos estatutos.( tou a partir do pressuposto que isto será aprovado pelos sócios).

Parece me normal que este mandato não esteja abrangido nessa questão da limitação de mandatos.

Rei

Citação de: Shoky em 12 de Julho de 2023, 21:39
Citação de: Rei em 12 de Julho de 2023, 21:05Mais um sinal da mudança. Está nas nossas mãos decidir. Eu sinceramente acho 3 mandatos pouco, não sei se concordo com esse ponto.

12 anos é pouco?
Mais de uma década. Como nas autarquias. A seguir, venha outro. Renovação é sempre boa. Ninguém ganha em eternizações no poder.

Pode ser muito ou pode ser pouco. Depende muito.

Sexta-Feira

Eu não sou contra mais de 3 mandatos.
Se um dirigente merecer ficar lá, por mim fica.

Eu sou é contra a distribuição de votos que estão nos estatutos.
Casas e etc...

Mas também consigo perceber que são estatutos anti-corrupção, os tais 3 mandatos.

Rei

Citação de: Sexta-Feira em 12 de Julho de 2023, 22:01Eu não sou contra mais de 3 mandatos.
Se um dirigente merecer ficar lá, por mim fica.

Eu sou é contra a distribuição de votos que estão nos estatutos.
Casas e etc...

Mas também consigo perceber que são estatutos anti-corrupção, os tais 3 mandatos.

Os próprios estatutos também deviam ser revistos a cada 10 anos pelo menos, não podemos nos dias que correm estarmos 30 anos com os mesmos estatutos.

mojo_j0jo

Tirar votos às casas e repensar o número de votos. Sócios com 50 votos não fazem sentido.

Esperar pela proposta final para perceber se mexeram nisso.

Mercurio_10

Os três pontos essenciais concordo, órgãos sociais remunerados, três mandatos no máximo e 15 anos de sócio em vez de 25 para concorrer a presidente.

Falta haver uma distribuição mais equilibrada no número de votos, apesar de ser totalmente contra a ideia de um sócio um voto, porque apesar de tudo isto é associativismo. E obviamente as Casas não deveriam votar.

Black Panther

Pontos nos "is" | Jaime Antunes
Com a revisão de estatutos em marcha, o vice-presidente Jaime Antunes participou na rubrica Pontos nos "is", da BTV, onde pôde explicar alguns dos pontos em análise. O dirigente, também ele coordenador da comissão da revisão de estatutos constituída pelos Sócios, destacou "o reforço do SL Benfica na liderança do Grupo Benfica". A limitação de mandatos é outro aspeto importante. "Ao fim de três mandatos consecutivos e ininterruptos, os presidentes dos órgãos sociais não podem candidatar-se a essas funções", explicou Jaime Antunes. A remuneração dos membros dos órgãos sociais também está em cima da mesa, mas não só. "Propomos a redução para 15 anos de Sócio efetivo e idade de 35 anos para que um Sócio se possa candidatar à presidência dos órgãos sociais", referiu. "A possibilidade de as Casas Benfica poderem ser empresas", com "atividades rentáveis para Sócios" também foi abordada por Jaime Antunes. O vice-presidente esclareceu também que durante três meses, "até ao fim de outubro", estará aberta a discussão aos associados, que podem apresentar mais sugestões para a Direção analisar. A entrada em vigor dos novos estatutos só acontecerá no próximo mandato, a partir da publicação da convocatória para as próximas eleições para os órgãos sociais.

Vídeo

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/media-list/videos/2023/07/12/clube-benfica-pontos-nos-is-12-julho-vice-presidente-jaime-antunes

IloveSLB2014

Citação de: mojo_j0jo em 12 de Julho de 2023, 22:06Tirar votos às casas e repensar o número de votos. Sócios com 50 votos não fazem sentido.

Esperar pela proposta final para perceber se mexeram nisso.
As casas terem votos n me choca.

Mas n devia ser 50 votos, é mt fruta. E já se sabe que as casas no geral votam na direção

Luisão_Rei

A limitação de mandatos é apenas para a Direção ou também é para a SAD?

É que isso faz toda a diferença. Se for apenas para a Direção nada impede o Presidente cessante de apoiar um fantoche qualquer para a Direção e continuar como Presidente da SAD, que é onde está realmente o poder.

Leonzo

Para já dá boas vibes. Falta esperar acima de tudo pelos votos das casas a ver se de facto temos uma mudança de paradigma total.

E repensar os votos por sócios...

Cloughie

Limitação de 3 mandatos de 4 anos: não esperava menos nem mais. No entanto, não gosto da forma como foi pronunciada. Dá ideia de ser possível, por exemplo, o presidente da AG e do clube poderem andar a trocar de posto ad-eternum.

Remuneração dos Órgãos Sociais: de acordo;

15 anos de associado para concorrer aos 3 cargos maiores: não acreditando que fosse possível regressar ao que estava antes, parece-me bem;

Casas funcionarem como pequenas empresas: em princípio, de acordo;

Dois pontos: não gostei de darem a entender que este mandato não é abrangido portanto o RC pode fazer 16 anos na presidência. Seria um princípio errado. Faltou claramente falar no número de votos por sócio.

Rei

Citação de: Cloughie em 12 de Julho de 2023, 22:23Limitação de 3 mandatos de 4 anos: não esperava menos nem mais. No entanto, não gosto da forma como foi pronunciada. Dá ideia de ser possível, por exemplo, o presidente da AG e do clube poderem andar a trocar de posto ad-eternum.

Remuneração dos Órgãos Sociais: de acordo;

15 anos de associado para concorrer aos 3 cargos maiores: não acreditando que fosse possível regressar ao que estava antes, parece-me bem;

Casas funcionarem como pequenas empresas: em princípio, de acordo;

Dois pontos: não gostei de darem a entender que este mandato não é abrangido portanto o RC pode fazer 16 anos na presidência. Seria um princípio errado. Faltou claramente falar no número de votos por sócio.

Atenção que o Rui Costa foi eleito com os estatutos atuais. Logo, isso que dizes não faz sentido, na minha opinião claro.

PMBMaker

Citação de: Shoky em 12 de Julho de 2023, 20:36
Citação de: reddevill2010 em 12 de Julho de 2023, 20:33

Isto é muito importante, mesmo.
Nunca mais um ditador se poderá eternizar como Vieira.

É importante como conceito, mas na realidade, é irrelevante.
No terceiro mandato do Vieira, uma proposta de remoção dessa alínia dos estatutos seria quase de certeza aprovada...

O importante é garantir que se consegue implementar no clube e nos sócios uma cultura de exigência, em que a crítica construtiva é uma mais valia e não alvo de censura. Que a massa associativa consiga criar alternativas à liderança e não permita o culto do líder que se tornou normal no nosso clube.

Tenho muito pouca confiança na aplicabilidade dessas limitações num contexto como o nosso, Benfica e Portugal. Ainda mais quando todos os órgãos fazem parte da mesma lista...

JJ SLB

Citação de: Shoky em 12 de Julho de 2023, 20:36
Citação de: reddevill2010 em 12 de Julho de 2023, 20:33

Isto é muito importante, mesmo.
Nunca mais um ditador se poderá eternizar como Vieira.
Concordo.
Só que o nunca mais não existe.
Vem um novo vigarista populista e consegue alterar novamente os estatutos.
E a carneirada com o medo do "ou eu ou o caos" lá vai votar em nova alteração.
Mas, sim, será importante manter bem viva a chama da necessidade do Benfica renovar lideranças, evitar eternizar vieiras.
Que o Benfica consiga sempre uma maioria de sócios votantes com discernimento.