Orkun Kökçü

Médio, 23 anos,
Türkiye
Equipa Principal: 2 épocas (2023-), 50 jogos (5694 minutos), 17 golos
Em 2024/2025: 7 jogos (3099 minutos), 10 golos

Títulos: Supertaça (1)

Xanghai

Não tem perfil/futebol para jogar num meio campo a dois em jogos de maior exigência. É uma espécie de Pizzi a defender, muito macio... pouco poder de choque e lento. Nem se pode comparar ao Enzo defensivamente.

Com bola a música é outra.

player12

#10426
Citação de: Androico em 01 de Agosto de 2023, 15:43
Citação de: iSLBenfica em 01 de Agosto de 2023, 15:36Creio que a malta se está a precipitar relativamente a estes dois últimos jogos que formou meio-campo a dois com o Aursnes.

Ficou visto que não dá. O Aursnes tenta compensar defensivamente mas uma dupla com estes dois não resulta. É necessário o Florentino, um destruidor/recuperador puro.

Mesmo no Feyenoord tenho ideia que o Aursnes era 8, o Kokçu 10.

Um meio-campo a dois assim é muito vulnerável. O Kokçu devia era até jogar mais na posição do Rafa. A única hipótese de jogar a 8 tem de ser com um 6 que compense ao seu lado.
Nesse ano, quem jogava a "10" era o Guus Til. O Kokçu jogava no miolo com o Aursnes.

O Kokçu nos últimos dois anos pisou os mesmos espaços do que o Enzo nos primeiros seis meses de Benfica. Foi aí que de destacou e se tornou figura no Feyenoord. E a equipa holandesa jogou o ano passado no mesmo esquema do Benfica de Schmidt.

Foi quando se tornou um "8" que deu nas vistas. No Benfica de Schmidt tenho a certeza que nunca irá ocupar a posição do Rafa.
Ele joga na posição certa onde rende mais e nessa época com o Aursnes o Feyenoord ficou em 3º a 10 pontos do 1º.
Pelo que vi nestes últimos jogos faz falta um 6 com todas as caraterísticas necessárias para jogar ao lado do Kokçu ou então o Roger deveria mudar o sistema e jogar com mais um médio retirando o Rafa nos jogos mais complicados.

Golden_Mean

Citação de: Androico em 01 de Agosto de 2023, 14:44
Citação de: Slbttotosalvio em 01 de Agosto de 2023, 14:25
Citação de: Androico em 31 de Julho de 2023, 10:35
Citação de: Kampz em 31 de Julho de 2023, 10:26Podia fazer sentido jogar a 10 na Supertaça.

A qualidade individual é óbvia mas tacticamente e fisicamente não está ainda no ponto para o meio-campo a 2.
O Kokçu tem tudo para ser banal a 10. Ele é um jogador que precisa de jogar de frente para o jogo. A sua melhor característica prende-se com a construção de jogo em posições defensivas. A 10/segundo avançado, quer o Rafa, Neres ou Di Maria, tem características muito mais apropriadas.

E se ele não está em condições para o meio campo a dois, então só tem de dar o lugar a outro. É que não faltam alternativas de qualidade, a começar pelo Neves.
Estas a confundir 10 com segundo avançado.
Quer a "10", quer a segundo avançado, o Kokçu teria de pressionar alto, jogar sempre em espaços curtos, de costas para a baliza, o que não é o seu forte. O Kokçu nunca irá ocupar essa posição no Benfica de Schmidt, pois já afirmou que ele é um substituto do Enzo. É aí que tem jogado. Foi aí que jogou no Feyenoord. Foi aí que se tornou o melhor jogador do campeonato holandês. Imaginar o Kokçu a "10" é apenas um auto de fé que não terá qualquer correspondência com a realidade. Mais depressa joga aí o Aursnes do que o Kokçu.
Depende daquilo que se pede ao jogador que joga na posição hoje do Rafa.

Se ao invés de teres um medio a interior a articular o jogo dentro, tiveres um medio como kokcu no lugar do Rafa e depois dois jogadores que desiquilibram a jogar como interiores, Neres e Di Maria por exemplo, aquilo que é pedido hoje ao Rafa deixa de ser estruturante se estiver lá o Kokcu.

Ter um jogador ali naquela zona que em jogos mais disputados tenha outro critério com a bola e que não seja alvo facil para faltas sucessivas, acaba por fazer sentido.

Teres um Kokcu sem tantas preocupações posicionais, nomeadamente nas compensações defensivas, e que pode articular mais perto da baliza com Neres, Di Maria e Ramos, é muito interessante. O Kokcu tem uma visão de jogo excelente e muita qualidade de remate, características que escasseiam na equipa, nomeadamente naquela zona do terreno.

Outro detalhe, o forte do Porto é a sua primeira zona de pressão, ter um jogador como o Rafa, que depende sobretudo do transporte de bola, é mais fácil de parar quando passas a primeira zona de pressão porque tens mais tempo para recuperar e fazer falta. Um jogador como o Kokcu que em 1 ou 2 toques liga jogo com os avançados, é muito mais perigoso nesse sentido, porque o Porto tem mais dificuldade em recuperar e fazer a falta ainda longe da baliza.

fdpdc666

Citação de: Xanghai em 01 de Agosto de 2023, 16:24Não tem perfil/futebol para jogar num meio campo a dois em jogos de maior exigência. É uma espécie de Pizzi a defender, muito macio... pouco poder de choque e lento. Nem se pode comparar ao Enzo defensivamente.

Com bola a música é outra.

Vi vários jogos dele na época passada assim que se começou a falar dele e do Giménez como estando "na órbita" do Benfica e não tenho nada essa ideia, principalmente na questão de ser muito macio a defender.
A questão do meio campo a 2 pode ser relevante e ser de facto um problema no nosso contexto quando comparado com a realidade neerlandesa. Mas mesmo aí tenho dúvidas...
Neste vídeo, por exemplo, há diversos lances onde se vê a intensidade que ele coloca no seu jogo. O 1º lance é logo um bom cartão de visita.
Vale o que vale, mas como disse, vi talvez uns 10-15 jogos do Feyenoord na época passada e não tenho essa ideia do jogador. É factual que tem maior propensão ofensiva mas não o achei nada fraco nas tarefas mais defensivas.
Nestes últimos jogos pareceu-me cansado. Não só ele como toda a equipa.
É dar-lhe um tempo e poderemos tirar conclusões com mais propriedade.


Androico

Citação de: Golden_Mean em 01 de Agosto de 2023, 16:29
Citação de: Androico em 01 de Agosto de 2023, 14:44
Citação de: Slbttotosalvio em 01 de Agosto de 2023, 14:25
Citação de: Androico em 31 de Julho de 2023, 10:35
Citação de: Kampz em 31 de Julho de 2023, 10:26Podia fazer sentido jogar a 10 na Supertaça.

A qualidade individual é óbvia mas tacticamente e fisicamente não está ainda no ponto para o meio-campo a 2.
O Kokçu tem tudo para ser banal a 10. Ele é um jogador que precisa de jogar de frente para o jogo. A sua melhor característica prende-se com a construção de jogo em posições defensivas. A 10/segundo avançado, quer o Rafa, Neres ou Di Maria, tem características muito mais apropriadas.

E se ele não está em condições para o meio campo a dois, então só tem de dar o lugar a outro. É que não faltam alternativas de qualidade, a começar pelo Neves.
Estas a confundir 10 com segundo avançado.
Quer a "10", quer a segundo avançado, o Kokçu teria de pressionar alto, jogar sempre em espaços curtos, de costas para a baliza, o que não é o seu forte. O Kokçu nunca irá ocupar essa posição no Benfica de Schmidt, pois já afirmou que ele é um substituto do Enzo. É aí que tem jogado. Foi aí que jogou no Feyenoord. Foi aí que se tornou o melhor jogador do campeonato holandês. Imaginar o Kokçu a "10" é apenas um auto de fé que não terá qualquer correspondência com a realidade. Mais depressa joga aí o Aursnes do que o Kokçu.
Depende daquilo que se pede ao jogador que joga na posição hoje do Rafa.

Se ao invés de teres um medio a interior a articular o jogo dentro, tiveres um medio como kokcu no lugar do Rafa e depois dois jogadores que desiquilibram a jogar como interiores, Neres e Di Maria por exemplo, aquilo que é pedido hoje ao Rafa deixa de ser estruturante se estiver lá o Kokcu.

Ter um jogador ali naquela zona que em jogos mais disputados tenha outro critério com a bola e que não seja alvo facil para faltas sucessivas, acaba por fazer sentido.

Teres um Kokcu sem tantas preocupações posicionais, nomeadamente nas compensações defensivas, e que pode articular mais perto da baliza com Neres, Di Maria e Ramos, é muito interessante. O Kokcu tem uma visão de jogo excelente e muita qualidade de remate, características que escasseiam na equipa, nomeadamente naquela zona do terreno.

Outro detalhe, o forte do Porto é a sua primeira zona de pressão, ter um jogador como o Rafa, que depende sobretudo do transporte de bola, é mais fácil de parar quando passas a primeira zona de pressão porque tens mais tempo para recuperar e fazer falta. Um jogador como o Kokcu que em 1 ou 2 toques liga jogo com os avançados, é muito mais perigoso nesse sentido, porque o Porto tem mais dificuldade em recuperar e fazer a falta ainda longe da baliza.
Como dizes, isso significaria uma alteração do esquema do Schmidt, que tem jogado com um segundo avançado (Rafa). Ainda assim, nessa hipótese que levantas, via mais facilmente o Schmidt a apostar num jogador como o João Mário para fazer essa posição do que o Kokçu que, como o RS já afirmou repetidamente, veio substituir o Enzo.

CapitaoIglo

Na minha opinião o "buraco" do meio campo é mais culpa do trio da frente que propriamente dos 2 do meio campo (que não estão isentos de responsabilidade, mas não são os únicos responsáveis).

JM em baixo de forma, Rafa e Di Maria são 3 jogadores com pouca intensidade defensiva e capacidade de pressão, deixando a equipa adversária circular demasiado facilmente a bola, pensar e sair a jogar. Quando os dois do meio campo sobem para pressionar e a bola sai redondinha, ficam desposicionados e fica difícil recuperar.

Florentino por JM e subir o Aursnes acho que era a única alteração que fazia - Aursnes tem mais pernas que JM e o Florentino colmata este problema do trio da frente por causa da capacidade de pressão e recuperação muito alta, não expondo tanto o meio campo/defesa.

Manowar

Citação de: CapitaoIglo em 01 de Agosto de 2023, 16:50Na minha opinião o "buraco" do meio campo é mais culpa do trio da frente que propriamente dos 2 do meio campo (que não estão isentos de responsabilidade, mas não são os únicos responsáveis).

JM em baixo de forma, Rafa e Di Maria são 3 jogadores com pouca intensidade defensiva e capacidade de pressão, deixando a equipa adversária circular demasiado facilmente a bola, pensar e sair a jogar. Quando os dois do meio campo sobem para pressionar e a bola sai redondinha, ficam desposicionados e fica difícil recuperar.

Florentino por JM e subir o Aursnes acho que era a única alteração que fazia - Aursnes tem mais pernas que JM e o Florentino colmata este problema do trio da frente por causa da capacidade de pressão e recuperação muito alta, não expondo tanto o meio campo/defesa.

Para mim o JM é jogador de futebol praia. Nao é por estar abaixo de forma. Nao tem é fibra!!!!!

skydevil

Com este estou descansado, a bola sai sempre redondinha dos pés dele, não vai ser flop.

Mas tem de ter ao lado um gajo que meta o pé e faça bem as coberturas defensivas, o que não tem tido.

Gosto muito do Aursnes, mas onde ele sempre jogou melhor foi como interior na ala esquerda.

Ali para o lado do Orkun tem de ser um Fejsa, um Javi, vá, ainda que não tão bom, o Florentino.


ABenficaC

Vamos esperar que seja só cansaço e que vai subir o nível. Mas até agora não tenho gostado

abar85

Muita gente fala apenas de dificuldade na transição defensiva do Kokcu, fala na possibilidade de ser cansaço que pode ser real, mas tem que ser para todos.

Muitos falam disto como a grande diferença para o Enzo, que é defensivamente que perde para ele.

A mim não é isso que me tem deixado mais desiludido com ele pelo pouco que ia lendo e vendo dele.

É inegável, e referi logo isso no primeiro amigável, que tem uma capacidade de passe tremenda, joga rápido e bem.

O problema é que passa a bola e fica, nao se movimenta ofensivamente após o passe para receber de novo, é raro um envolvimento curto com um colega em que dê e vá buscar à frente. Não mostra dinâmica ofensiva, não tem mostrado chegada ao último terço do terreno.

Novamente podem dizer que é cansaço, mas não mostrou isso em nenhum jogo de preparação.

Agora comparem com o Enzo novamente, muito mais forte neste aspecto também. Por isso ofensivamente também não acho melhor, é diferente mas não melhor.

E depois comparem tudo o que referi atrás com o Neves.  Não tem passes vistosos, provavelmente nem tem essa qualidade tão desenvolvida, mas também não precisa, exatamente porque tem uma dinâmica incrível, trata a bola tão bem como o turco, mas joga mais curto, vai buscar na frente, tem muito mais envolvimento coletivo, e isso ajuda mais a equipa minha opinião neste momento. Cria mais desiquilíbrios por ser mais um homem a aparecer no campo do adversário e liberta mais os colegas.

E anda a levar as mesmas cargas que os outros.

Acho o Neves bem mais parecido ao Enzo e viu-se o sucesso que tivemos com ele, acho o Neves mais enquadrado na equipa neste momento.

Como já disse, o Kokcu tem qualidade, pode é precisar de tempo para melhor se enquadrar na equipa.

MMeira

Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 01 de Agosto de 2023, 14:46
Citação de: MMeira em 01 de Agosto de 2023, 13:42
Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 01 de Agosto de 2023, 13:03
Citação de: MMeira em 01 de Agosto de 2023, 12:42Jogas taaaanto menino  :smitten:
Pode jogar, mas até agora não mostrou mais do que um Tarabatt em má forma ...
Esses endeusamentos é que lixam tudo .

Oculos, lentes, operacao.... ha varias formas de curar cegueira.

Edit: o que vale é que a época está a comecar e depois venho buscar
Depois vens buscar o que seu morcão,
Estou a falar no presente ...
E por falar em presentes vou te oferecer um caderno e uma caneta, a ver se tu sabes interpretar Portugues, só naquela ... ;)

Oferece-me antes uns oculos tambem... Pode ser que consiga Ver um Kokcu inferior ao pior Tabarat ;)

ajnogueira

Citação de: skydevil em 01 de Agosto de 2023, 17:23Com este estou descansado, a bola sai sempre redondinha dos pés dele, não vai ser flop.

Mas tem de ter ao lado um gajo que meta o pé e faça bem as coberturas defensivas, o que não tem tido.

Gosto muito do Aursnes, mas onde ele sempre jogou melhor foi como interior na ala esquerda.

Ali para o lado do Orkun tem de ser um Fejsa, um Javi, vá, ainda que não tão bom, o Florentino.



Então o Neves nem pode jogar.
O nosso melhor médio...

Maestro.10

Citação de: Mariachi em 01 de Agosto de 2023, 15:01O Kokçu para mim é um no brainer. Há várias coisas a ter em conta.

É o tipo de medio que exemplifica o tão simples e eficiente que pode ser o jogo. A bola é que tem que correr e tem uma facilidade enorme em encontrar caminhos para que esta corra. Tem boa chegada à frente e é forte no remate de meia distância.

Se a equipa estiver bem, será um regalo, mas por enquanto, nesta fase de adaptação, é normal que se esteja a conhecer neste modelo, principalmente quando fez nestes 6 jogos a função que lhe foi pedida, mas sempre com elementos diferentes à sua volta.

Ele não era exatamente o tipo médio de vir buscar jogo entre os centrais e de andar a pressionar que nem cão raivoso no momento em que não tem bola. É preciso alguma calma.


E esqueçam o Enzo, não faz sentido comparar.
O Enzo é o tipo de jogador que se estivesse na Europa na altura em que o fomos buscar, jamais lhe metíamos as mãos em cima.
Apenas tivemos sorte de o trazer no contexto em que foi.
Este é um jogador diferente, que traz coisas diferentes.

Lembrem-se da transição Matic-Fejsa.



E só para complementar o teu post: O Enzo chegou já com 3 ou 4 meses de competição em cima. Estava com um ritmo e rodagem muito superior que qualquer jogador do plantel do Benfica.

De resto, disseste tudo!

skydevil

Citação de: ajnogueira em 01 de Agosto de 2023, 19:18
Citação de: skydevil em 01 de Agosto de 2023, 17:23Com este estou descansado, a bola sai sempre redondinha dos pés dele, não vai ser flop.

Mas tem de ter ao lado um gajo que meta o pé e faça bem as coberturas defensivas, o que não tem tido.

Gosto muito do Aursnes, mas onde ele sempre jogou melhor foi como interior na ala esquerda.

Ali para o lado do Orkun tem de ser um Fejsa, um Javi, vá, ainda que não tão bom, o Florentino.



Então o Neves nem pode jogar.
O nosso melhor médio...

Não les isso no meu comentário.


arl

Se jogar "protegido" com o Tino ao lado e o Aursnes na esquerda vai melhorar muito.