Roger Schmidt

Treinador, 57 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (2 vitórias, 1 empate, 1 derrota)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

IPASLB

O plantel é desiquilibrado nas laterais defensivas, principalmente para uma competição do nível superlativo que é a Champions.

Roger nunca deveria ter apostado em Aursnes para essas posições, deveria ter insistido SEMPRE em jogadores defesas laterais de raíz, porque assim estes, estão a fazer uma espécie de pré época em competição.

Sexta-Feira

Citação de: Marcos dos Santos em 04 de Outubro de 2023, 13:06
Citação de: Sexta-Feira em 04 de Outubro de 2023, 12:58
Expandir...
Citação de: Marcos dos Santos em 04 de Outubro de 2023, 12:52
Citação de: Sexta-Feira em 04 de Outubro de 2023, 11:59
Citação de: MTrigueiros em 04 de Outubro de 2023, 11:54
Citação de: +1benfiquista em 04 de Outubro de 2023, 11:46
Citação de: Innuendo em 04 de Outubro de 2023, 11:41
Citação de: +1benfiquista em 04 de Outubro de 2023, 11:31
Citação de: J_PN em 04 de Outubro de 2023, 11:25
Citação de: +1benfiquista em 04 de Outubro de 2023, 11:21
Citação de: J_PN em 04 de Outubro de 2023, 11:15
Citação de: +1benfiquista em 04 de Outubro de 2023, 11:12
Citação de: J_PN em 04 de Outubro de 2023, 11:04
Citação de: Soundwave em 04 de Outubro de 2023, 10:51
Citação de: J_PN em 04 de Outubro de 2023, 09:43Ontem até fazia sentido a abordagem sem PL, visto que o Inter tem 3 centrais fortíssimos que iriam abafar facilmente o Musa. Assim tirou as referências de marcação para tentar confundi-los.

Agora para isso era preciso ter um bocadinho de bola no meio-campo, que fomos incapazes de ter, e raramente conseguimos trabalhar uma jogada e fazer 3 passes seguidos.

Parece-me que a época europeia está condenada, estes grupos equilibrados são propícios a isto e mais quando se perde em casa com a equipa mais fraca do grupo.

Errado. O Musa era essencial para fixar pelo menos um deles, servir de referência e reduzir o ataque ao portador da bola. Assim foi ter ninguém contra 3 e naturalmente que não deu em nada. Aceita-se entrar com aquele 11 numa perspectiva de surpreender mas assim que está visto que não resulta não é aceitável continuar no erro.

Não se aprendeu nada com a Supertaça porquê? Para além disso ainda foi partir a equipa outra vez.

Isso era se tivesses um PL inteligente, capaz de arrastar marcações, cair nas alas, descer para vir dar apoio. O grande problema foi a falta de ligação entre o meio campo e os 4 da frente.

O Kokçu teve o pior jogo desde que chegou e o João Neves não chegou para as encomendas. Foi mesmo no miolo que nos fodemos. A entrada do Florentino teria ajudado a estancar um pouco o ataque do Inter mas o Benfica precisava de sair a jogar para respirar e simplesmente não conseguia. E aí o Florentino não seria a solução...

Muito mal mesmo, parecia um adolescente em aflição prestes a perder a virgindade. A bola queimava-lhe no pé. Faltou alguém tranquilo com bola no pé, falhámos dezenas de passes a 2/3m.



Antes do mercado encerrar andava tudo a pedir um trinco mas o que nós precisamos é de um médio centro superior ao Chiquinho, agora que o Aursnes é definitivamente médio-ala...

Acho que todos esperávamos mais do Kokçu, até o próprio treinador. Mas claramente não é um jogador feito e ainda tem muitas lacunas. Fez bem em vir para cá, numa Premier já teria sido engolido. Esperemos que arrepie caminho, se não começar a atinar e a ser mais consistente vamos ter aqui um problema a época inteira.

O Kokçu é uma máquina. Neste sistema, a jogar contra grandes equipas, vai ter de crescer... a ideia que fica é que muita gente esperava um Enzo turco e ele isso não é.

O Roger tem um desafio pela frente que é encaixar este pessoal todo numa equipa funcional e é isso que me preocupa neste momento.

O Kokçu pode(vir a) ser uma máquina. Não é certamente com esta configuração tática.

Mas cabe ao treinador constatar isso.

A configuração táctica que tire partido dos craques todos é a pergunta para queijinho... mas é para isso que lhe pagam. Vamos ver.

O 4-2-3-1 funciona. Já está mais do que provado.

Não resultou ontem, é um facto. Mas também não resultou, por exemplo, na vitória no Dragão o ano passado.

Quem viu o Enzo jogar nesse dia deve ter pensado que estava ali um cepo que nem uma bola sabia dominar e não conseguia sair da pressão. Se não houvesse um contexto por trás, aposto até que a maioria vinha para aqui com os habituais clichés do "deviam jogar 3 médios".

Como se todo o mal do futebol se resolvesse colocando três jogadores no corredor central.

O Kokçu esteve muito mal ontem, a equipa no geral esteve muito mal. O jogo de ontem não é exemplo para nada porque, até ver, é a exceção e não a regra.

O Benfica pode, e vai, continuar a apostar no 4-2-3-1 com um extremo puro e um interior do outro lado. Idealmente, Tino entra para o lugar do Neves (ou se ficarem muito felizes por queimar mais um jogador, para o lugar do Kokçu) e o resto mantém-se. E o Benfica vai, naturalmente, dominar a maioria dos jogos e superiorizar-se muito aos seus adversários porque tem uma ideia de jogo que procura essa dominância.

Jogar com três médios centro só vai trazer previsibilidade e equilíbrio a uma equipa que precisa exatamente do contrário. Será sempre uma solução de recurso, não mais do que isso.

A filosofia que tu defendes caiu como um castelo de cartas.

O ataque móvel não funciona aqui.
Pode funcionar nos Barcelonas e nos Citys.

Aqui no Benfica não funciona.
E já ficou provado várias vezes.
Insistir numa filosofia tática que não resulta é estupidez.

Jogaste sem ponta de lança deu merda.
Jogas com dois 8s no meio campo sozinhos contra equipas do mesmo nível, dá merda!

O que será preciso mais para entenderes que isso não dá! É romantismo.
Não funciona.
"Insistir numa filosofia tática que não funciona é uma estupidez". Esta frase é que é uma estupidez.

Isto não são táticas pug and play de Football Manager. Continuam a hastear essas bandeiras do Florentino e do 433, que são só mecanismos de defesa para o sofrimento de perder um jogo de vez em quando. O futebol moderno está cada vez mais a abolir sistemas táticos. O que "funciona" (seja lá o que isso quer dizer) num jogo pode não funcionar noutro e vice-versa. Isso de dizer que algo não funciona por si só é uma estupidez e revela um desconhecimento total da realidade de uma equipa de futebol. O que não surpreende no SB.

Se concordo que o Florentino poderia ser útil num jogo como ontem? Sim. Se ia ser um quick fix? Não. Ia ajudar em algumas dimensões do jogo, mas ia cortar-nos a qualidade do passe, o galgar metros no meio-campo com bola, uma série de outras coisas nas quais o Kokçu ou o Neves são superiores.


Tu queres futebol champanhe!
Mas o Benfica para esse futebol precisa de gente que defenda primeiro.

Galgar metros com bola nos pés...
Quem? O Kökçü? O Neves?

Eu não sei que jogos de futebol é que vocês andam a ver!
O Kökçü mal toca na bola faz logo o passe! O Neves nem capacidade de passe tem.
O miúdo é bom, mas não tem grande capacidade para galgar metros ou fazer passes de nível de dificuldade elevado.

Não podes querer ser levado a sério quando escreves que o Neves não tem capacidade de passe. Não é uma discussão séria assim.

O que vai acontecer: Florentino vai ser lançado noutros jogos de contexto complicado como o de ontem, eventualmente perdemos (como acontece pontualmente com todas as boas equipas) e depois vai ser interessante perceber qual vai ser a nova bandeira da crítica. O sistema tático, o António Silva que afinal não é o Cannavaro (quem diria, não é?), a gestão do balneário do treinador, etc.

Não tem!
O neves não tem uma qualidade de passe elevada!

Mas podes meter as mãos no fogo!
O puto é bom em muita coisa, mas o passe não é uma qualidade que o eleva para outros patamares.

E ainda ontem se viu.

O Florentino pode ajudar sim.
Será suficiente? Duvido.
Mas sempre é melhor que este meio campo.

bolas10

O Inter é superior e o que custa aqui não é a derrota, é o banho de bola que levamos na segunda parte, somos o Benfica, na época passada respeitou os pergaminhos do clube mas nesta...

Ainda estou a tentar perceber os 0 minutos do Florentino nos últimos 2 jogos e mesmo os curtos 4 minutos do João Mário, ontem era jogo para ele!!

SonecaSLB

Há coisas no futebol, que independentemente das inovações táticas, ou das diferentes filosofias, são sempre obrigatórias e quem tenta ir contra elas, vai-se sempre foder.

Qualquer equipa no mundo tem que ter um ponta de lança e qualquer equipa no mundo tem que ter um trinco. Independentemente de jogares na retranca, ou o Tiki Taka, ou com gegenpressing, tens que respeitar estas leis.

Já nem o Guardiola por exemplo vai na cantiga desses romantismos.

Esta equipa tem que ter Musa e Florentino. O Roger que se deixe de merdas, e que os meta a jogar. Depois se tivermos que ir buscar melhor em janeiro, é outra história, mas por agora é o que temos, e precisamos deles.

+1benfiquista

Citação de: Slbsuporter em 04 de Outubro de 2023, 13:06
Citação de: +1benfiquista em 04 de Outubro de 2023, 12:44
Expandir...
Citação de: Slbsuporter em 04 de Outubro de 2023, 12:40
Citação de: +1benfiquista em 04 de Outubro de 2023, 12:22
Citação de: Slbsuporter em 04 de Outubro de 2023, 12:21
Citação de: +1benfiquista em 04 de Outubro de 2023, 11:32
Citação de: Slbsuporter em 04 de Outubro de 2023, 11:29
Citação de: MTrigueiros em 04 de Outubro de 2023, 11:23
Citação de: Slbsuporter em 04 de Outubro de 2023, 11:20
Citação de: MTrigueiros em 04 de Outubro de 2023, 11:13
Citação de: Soundwave em 04 de Outubro de 2023, 11:09
Citação de: MTrigueiros em 04 de Outubro de 2023, 10:55
Citação de: Soundwave em 04 de Outubro de 2023, 10:48Ainda tanta gente em negação. Vão ser os primeiros a querer fingir que sempre souberam, tal e qual como com o Lage. Já li por aí que afinal é um embuste, mas quando cá esteve a enterrar não faltavam os mesmos da guarda pretoriana a andar com paus atrás dos que têm olhos na cara.

Em Outubro e já levamos 3 derrotas na época. 2 jogos 2 derrotas e zero golos na LC.

"é a excepção e não a regra"

Se eu criticar todos os treinadores, um dia hei de acertar porque inevitavelmente vai dar merda.

E nesse dia venho bater no peito e dizer que sempre soube e os sinais estavam à vista.

A comparação com a época passada é absurda. O grupo que tínhamos era diferente, o primeiro jogo é digno dos apanhados e ontem apanhámos uma equipa muito forte. Não é por termos feito uma Champions incrível o ano passado que se torna obrigatório não perder jogos na fase de grupos.

No campeonato temos menos 1pt do que na época passada. E se calhar, merecíamos mais ter esse ponto este ano do que no ano passado, comparando os jogos em que perdemos pontos. Fomos mais equipa no Bessa do que em Guimarães.

Mas continuem lá com o vosso "os sinais estão todos à vista". Um dia hão de acertar.

Não é criticar todos os treinadores só por serem treinadores mas sim quando os sinais são por demais evidentes. Saudável não é enfiar a cabeça na areia até ser cool mudar de barricada e tens n exemplos do mal que é no Benfica ignorar-se problemas até chegar a um ponto sem retorno. Schmidt mostra exactamente os mesmos problemas que Lage mostrou e ambos a partir do início do ano civil, por muito que os contextos sejam diferentes.

O investimento que o Benfica em jogadores diferenciados ajuda a resolver problemas no campeonato e daí estarmos numa situação aceitável mas na LC é preciso que o treinador seja diferenciado também. Está à vista que não e tem provado ser mais one trick pony do que alguém preparado e capaz de manter competitividade consistente. Ontem era preciso e deixou o jogo andar até ao perder, como é que isto tem desculpas da vossa parte?

Tem desculpas de quem? Eu não vi ninguém a desculpar o treinador pelos erros de ontem. É responsável sim.

Mas errar não é motivo de despedimento nem red flags e merdas do género. Ao minimo erro é logo catalogado de novo Lage (antes era novo Jesus ou novo Vitória).

O Benfica tem 7 vitórias em 8 jogos em Portugal. Duas delas contra o maior rival com quem, historicamente, perdemos muito mais do que ganhamos. Tem duas derrotas na Europa, é um facto, mas uma é a jogar com 10 durante 80 minutos e outra é contra o vice-campeão da Europa que nem há um mês espetou 5 ao maior rival.

Quem chega aqui de pára-quedas pensa que o Benfica não ganha a ninguém. É esquizofrénico.
A questão é que pelo plantel que tem a gestão da equipa e opções estão a deixar muito a desejar e estão à vista de todos que percebem minimamente de futebol. Às vezes parece meio perdido nas ideias que tem

O Benfica fez literalmente 10 (!) jogos. Nem 1/4 da época jogou ainda.

Isto só aqui mesmo. Que gestão há para fazer em 10 jogos?

Antes o problema era o Neres não jogar. Agora que joga, o problema é jogar com o Di Maria. Amanhã há de ser outro qualquer. Assim é fácil, não há gestor que resista, está sempre tudo mal.
Exemplos de má gestão são o Di Maria e Otamendi que jogam sempre com jogos de seleção à mistura e lançar o Bernat de início no jogo de ontem é outro ato de má gestão do próprio plantel e jogador que sem um único minuto de jogo é lançado no jogo mais difícil

Di Maria sim. O Otamendi é titularissimo nesta equipa e um central não precisa de rodar tanto.

Achas tu

Ilumina-me sff.
Vai ler sobre o assunto que ficas a perceber

Pronto. Obrigado, volte sempre.
De nada sempre às ordens. Mas por acaso é a minha área profissional.

Uma dica a ter conta tem sempre a ver com o tempo de recuperação do atleta, lesões anteriores e uma variedade de fatores. Com a idade é certo que os capacidade de recuperação após esforço é menor e corres o risco de fazeres uma sobrecarga que pode causar quebra de rendimento desportivo e em casos mais graves as lesões.
Sobre o Otamendi no jogo de ontem, não sei avaliar bem pq não estava lá e as imagens não são claras, mas quando perde a bola e quase dá o golo ao Lautaro, não sei se não será por uma quebra por cansaço.
Por mim, este jogador descansava sempre que possível, em especial após jogos com a seleção onde tem a viagem e poucos dias de diferença entre jogos.

Mas é só a minha opinião. Há quem proteja os seus jogadores quando pode e quem os ponha a jogar a qualquer custo

Obrigado pela partilha. Desta vez sem ironia. :)

A ideia que tenho é que os centrais normalmente gerem melhor o esforço, sobretudo numa equipa que passa tanto tempo a atacar como o Benfica mas se existem indicadores clínicos a apontar o contrário, não sou ninguém para colocar em causa...

Ponto assente é que não confio em nenhuma dupla de centrais sem Otamendi.

Tenho saudades do Benfica

Citação de: Sexta-Feira em 04 de Outubro de 2023, 13:03
Citação de: Tenho saudades do Benfica em 04 de Outubro de 2023, 12:57Vou ser directo: o Rogério fez merda. Muita.

1) mudar o esquema de jogo e jogar sem ponta de lança é dizer à equipa: o adversário é melhor que nós. Vamos borrar as cuecas se faz favor.
2) jogar sem ponta de lança é tornar os criativos a referência de ataque. O que modifica completamente a postura destes jogadores. Vão ter que alterar o seu estilo de jogo.
3) contra as equipas mais fortes joga-se da maneira mais condicionada e treinada ao longo do ano. Não é contra as melhores equipas que se vai jogar no estilo de jogo em que os atletas estão menos rotinados.
4) sem pontas de lança os extremos e criativos são obrigados a fazer jogadas de envolvimento e dribles até deixarem a equipa adversária completamente desiquilibrada até que um destes criativos (que tem sempre menos eficácia que um ponta de lança) fique liberto e marque um golo.
5) o inter não é forte em ataque continuado. Apostar no contra-ataque é velocidade foi a ideia do treinador. Para isso resultar o meio campo tem que ser defensivamente eficaz. Logo: Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, FODA-SE FLORENTINO!
6) quantos remates nos ferros é preciso levar para se perceber que o meio está perdido. Foi preciso tanto tempo para reagir e fazer substituições?
7) o meio está perdido. Quem entra? O Chiquinho. Epá por respeito ao atleta vou só dizer que devia ter entrado o Florentino. DE INICIO!
8) O plano inicial saiu uma merda. A alternativa é jogar com 2 pontas de lança. Ou seja, a mensagem para equipa é: o adversário é melhor que nós. E quando estamos a perder a mensagem é: bora jogar como umas malucas e meter as mamas de fora!

O Benfica não foi precavido. Não montou um plano A lógico, nem um plano B razoável. Montou um plano A receoso e um plano B de pânico.

O Rogério fez merda. Não faças isto outra vez.

Fez a mesma merda contra o Porto na supertaça e lá corrigiu no intervalo.

Voltou a fazer a mesma borrada.

Esta gente pode estar a ver um acidente na frente que não se desvia.
É até dar com o cornos.
Citação de: Sexta-Feira em 04 de Outubro de 2023, 13:03
Citação de: Tenho saudades do Benfica em 04 de Outubro de 2023, 12:57Vou ser directo: o Rogério fez merda. Muita.

1) mudar o esquema de jogo e jogar sem ponta de lança é dizer à equipa: o adversário é melhor que nós. Vamos borrar as cuecas se faz favor.
2) jogar sem ponta de lança é tornar os criativos a referência de ataque. O que modifica completamente a postura destes jogadores. Vão ter que alterar o seu estilo de jogo.
3) contra as equipas mais fortes joga-se da maneira mais condicionada e treinada ao longo do ano. Não é contra as melhores equipas que se vai jogar no estilo de jogo em que os atletas estão menos rotinados.
4) sem pontas de lança os extremos e criativos são obrigados a fazer jogadas de envolvimento e dribles até deixarem a equipa adversária completamente desiquilibrada até que um destes criativos (que tem sempre menos eficácia que um ponta de lança) fique liberto e marque um golo.
5) o inter não é forte em ataque continuado. Apostar no contra-ataque é velocidade foi a ideia do treinador. Para isso resultar o meio campo tem que ser defensivamente eficaz. Logo: Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, FODA-SE FLORENTINO!
6) quantos remates nos ferros é preciso levar para se perceber que o meio está perdido. Foi preciso tanto tempo para reagir e fazer substituições?
7) o meio está perdido. Quem entra? O Chiquinho. Epá por respeito ao atleta vou só dizer que devia ter entrado o Florentino. DE INICIO!
8) O plano inicial saiu uma merda. A alternativa é jogar com 2 pontas de lança. Ou seja, a mensagem para equipa é: o adversário é melhor que nós. E quando estamos a perder a mensagem é: bora jogar como umas malucas e meter as mamas de fora!

O Benfica não foi precavido. Não montou um plano A lógico, nem um plano B razoável. Montou um plano A receoso e um plano B de pânico.

O Rogério fez merda. Não faças isto outra vez.

Fez a mesma merda contra o Porto na supertaça e lá corrigiu no intervalo.

Voltou a fazer a mesma borrada.

Esta gente pode estar a ver um acidente na frente que não se desvia.
É até dar com o cornos.
Citação de: Sexta-Feira em 04 de Outubro de 2023, 13:03
Citação de: Tenho saudades do Benfica em 04 de Outubro de 2023, 12:57Vou ser directo: o Rogério fez merda. Muita.

1) mudar o esquema de jogo e jogar sem ponta de lança é dizer à equipa: o adversário é melhor que nós. Vamos borrar as cuecas se faz favor.
2) jogar sem ponta de lança é tornar os criativos a referência de ataque. O que modifica completamente a postura destes jogadores. Vão ter que alterar o seu estilo de jogo.
3) contra as equipas mais fortes joga-se da maneira mais condicionada e treinada ao longo do ano. Não é contra as melhores equipas que se vai jogar no estilo de jogo em que os atletas estão menos rotinados.
4) sem pontas de lança os extremos e criativos são obrigados a fazer jogadas de envolvimento e dribles até deixarem a equipa adversária completamente desiquilibrada até que um destes criativos (que tem sempre menos eficácia que um ponta de lança) fique liberto e marque um golo.
5) o inter não é forte em ataque continuado. Apostar no contra-ataque é velocidade foi a ideia do treinador. Para isso resultar o meio campo tem que ser defensivamente eficaz. Logo: Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, FODA-SE FLORENTINO!
6) quantos remates nos ferros é preciso levar para se perceber que o meio está perdido. Foi preciso tanto tempo para reagir e fazer substituições?
7) o meio está perdido. Quem entra? O Chiquinho. Epá por respeito ao atleta vou só dizer que devia ter entrado o Florentino. DE INICIO!
8) O plano inicial saiu uma merda. A alternativa é jogar com 2 pontas de lança. Ou seja, a mensagem para equipa é: o adversário é melhor que nós. E quando estamos a perder a mensagem é: bora jogar como umas malucas e meter as mamas de fora!

O Benfica não foi precavido. Não montou um plano A lógico, nem um plano B razoável. Montou um plano A receoso e um plano B de pânico.

O Rogério fez merda. Não faças isto outra vez.

Fez a mesma merda contra o Porto na supertaça e lá corrigiu no intervalo.

Voltou a fazer a mesma borrada.

Esta gente pode estar a ver um acidente na frente que não se desvia.
É até dar com o cornos.

É exactamente isso. Contra o porto, tivemos a felicidade de ganhar. Mas deu pra perceber que contra 10 não dominamos como devíamos. Longe disso.

Perder com erros assim custa muito. Só espero que não aconteça mais.

Baron_Davis

Citação de: bolas10 em 04 de Outubro de 2023, 13:11O Inter é superior e o que custa aqui não é a derrota, é o banho de bola que levamos na segunda parte, somos o Benfica, na época passada respeitou os pergaminhos do clube mas nesta...

Ainda estou a tentar perceber os 0 minutos do Florentino nos últimos 2 jogos e mesmo os curtos 4 minutos do João Mário, ontem era jogo para ele!!

os jornaleiros deviam perguntar lhe o que procura insistentemente com a entrada do Chidane?

o que oferece com e sem bola realmente?

Slippin Jimmy

Citação de: Sexta-Feira em 04 de Outubro de 2023, 13:03
Citação de: Tenho saudades do Benfica em 04 de Outubro de 2023, 12:57Vou ser directo: o Rogério fez merda. Muita.

1) mudar o esquema de jogo e jogar sem ponta de lança é dizer à equipa: o adversário é melhor que nós. Vamos borrar as cuecas se faz favor.
2) jogar sem ponta de lança é tornar os criativos a referência de ataque. O que modifica completamente a postura destes jogadores. Vão ter que alterar o seu estilo de jogo.
3) contra as equipas mais fortes joga-se da maneira mais condicionada e treinada ao longo do ano. Não é contra as melhores equipas que se vai jogar no estilo de jogo em que os atletas estão menos rotinados.
4) sem pontas de lança os extremos e criativos são obrigados a fazer jogadas de envolvimento e dribles até deixarem a equipa adversária completamente desiquilibrada até que um destes criativos (que tem sempre menos eficácia que um ponta de lança) fique liberto e marque um golo.
5) o inter não é forte em ataque continuado. Apostar no contra-ataque é velocidade foi a ideia do treinador. Para isso resultar o meio campo tem que ser defensivamente eficaz. Logo: Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, FODA-SE FLORENTINO!
6) quantos remates nos ferros é preciso levar para se perceber que o meio está perdido. Foi preciso tanto tempo para reagir e fazer substituições?
7) o meio está perdido. Quem entra? O Chiquinho. Epá por respeito ao atleta vou só dizer que devia ter entrado o Florentino. DE INICIO!
8) O plano inicial saiu uma merda. A alternativa é jogar com 2 pontas de lança. Ou seja, a mensagem para equipa é: o adversário é melhor que nós. E quando estamos a perder a mensagem é: bora jogar como umas malucas e meter as mamas de fora!

O Benfica não foi precavido. Não montou um plano A lógico, nem um plano B razoável. Montou um plano A receoso e um plano B de pânico.

O Rogério fez merda. Não faças isto outra vez.

Fez a mesma merda contra o Porto na supertaça e lá corrigiu no intervalo.

Voltou a fazer a mesma borrada.

Esta gente pode estar a ver um acidente na frente que não se desvia.
É até dar com o cornos.

Na Supertaça (primeira-parte) não resultou, ontem também não resultou, mas também há exemplos de jogos onde esse ataque sem ponta de lança de referência funcionou. O ano passado o Benfica fez alguns jogos com o Guedes e Neres na dupla da frente de ataque (lembro-me, assim de cabeça, no jogo em Braga, para a Taça, no jogo dos Barreiros acho que também) e a equipa deu-se bem.

Não me parece por isso que jogar sem um ponta de lança fixo seja uma regra para o desastre. Tudo dependerá do adversário que se tem pela frente e, não menos importante, dos jogadores que se escolhem para essa dupla mais móvel. 

immoreofadogperson

#80168
Começo a criar alguma desilusão com Roger Schmidt. Talvez precipitada, mas avanço as razões para tal.

O primeiro motivo é o facto de que a equipa já não sabe pressionar. É que pressionar tem duas vertentes: ou a equipa sobe em bloco e tapa as linhas homem-a-homem (o que agora não acontece) ou os elementos mais avançados, quando pressionam, têm de ter em conta não só o local onde está a bola, mas principalmente o sítio para onde pode ser passada. Ontem, Rafa, Neres e Di Maria foram facilmente ultrapassados por (quase) nunca tentarem tapar a linha de passe, ao invés de irem ao encontro da bola. Como só sobe, geralmente, um dos médios, para os acompanhar, qualquer equipa com o mínimo de qualidade quebra a nossa primeira linha de pressão com a facilidade de um treino de Iniciados x Séniores.

O segundo é o facto de o duplo pivot com Kokçu e Neves não funcionar. Parece-me óbvio que tem de estar Tino e, eventualmente, o turco mais à frente, dado que este último tem evidentes dificuldades no processo defensivo, especialmente na recuperação. Não foram raras as vezes em que desceu a passo ou acompanhou jogadas atacantes do Inter com os olhos.

O terceiro motivo tem como alvo Di Maria que, se quisermos ser cruamente honestos, resolve muitos jogos com golos, mas em jogo corrido tem demonstrado quase sempre uma grande incapacidade para conduzir a bola em corrida e para driblar, levando a um número absurdo de perdas de bola que desequilibram a equipa.

O quarto motivo é Rafa, que como sempre, é extraordinário em MUITOS momentos do jogo, mas define muitíssimo mal, e o Neres perdido na frente foi menos um, como era de esperar. A falta de entrosamento também foi evidente.

Por fim, o modelo de Schmidt sempre privilegiou colocar muitos homens na área (um médio, um lateral e dois atacantes, pelo menos), coisa que nesta fase já não acontece em jogos grandes, razão pela qual somos, à exceção das transições ofensivas rápidas, quase sempre inócuos.

Tudo isto cria uma descrença cada vez maior em podermos aspirar a mais com esta ideia de jogo, que não é a mesma que me fez fã de Roger Schmidt, muito antes de se ter tornado treinador do Benfica.

JPSilva

Citação de: Slippin Jimmy em 04 de Outubro de 2023, 13:17
Citação de: Sexta-Feira em 04 de Outubro de 2023, 13:03
Expandir...
Citação de: Tenho saudades do Benfica em 04 de Outubro de 2023, 12:57Vou ser directo: o Rogério fez merda. Muita.

1) mudar o esquema de jogo e jogar sem ponta de lança é dizer à equipa: o adversário é melhor que nós. Vamos borrar as cuecas se faz favor.
2) jogar sem ponta de lança é tornar os criativos a referência de ataque. O que modifica completamente a postura destes jogadores. Vão ter que alterar o seu estilo de jogo.
3) contra as equipas mais fortes joga-se da maneira mais condicionada e treinada ao longo do ano. Não é contra as melhores equipas que se vai jogar no estilo de jogo em que os atletas estão menos rotinados.
4) sem pontas de lança os extremos e criativos são obrigados a fazer jogadas de envolvimento e dribles até deixarem a equipa adversária completamente desiquilibrada até que um destes criativos (que tem sempre menos eficácia que um ponta de lança) fique liberto e marque um golo.
5) o inter não é forte em ataque continuado. Apostar no contra-ataque é velocidade foi a ideia do treinador. Para isso resultar o meio campo tem que ser defensivamente eficaz. Logo: Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, Florentino, FODA-SE FLORENTINO!
6) quantos remates nos ferros é preciso levar para se perceber que o meio está perdido. Foi preciso tanto tempo para reagir e fazer substituições?
7) o meio está perdido. Quem entra? O Chiquinho. Epá por respeito ao atleta vou só dizer que devia ter entrado o Florentino. DE INICIO!
8) O plano inicial saiu uma merda. A alternativa é jogar com 2 pontas de lança. Ou seja, a mensagem para equipa é: o adversário é melhor que nós. E quando estamos a perder a mensagem é: bora jogar como umas malucas e meter as mamas de fora!

O Benfica não foi precavido. Não montou um plano A lógico, nem um plano B razoável. Montou um plano A receoso e um plano B de pânico.

O Rogério fez merda. Não faças isto outra vez.

Fez a mesma merda contra o Porto na supertaça e lá corrigiu no intervalo.

Voltou a fazer a mesma borrada.

Esta gente pode estar a ver um acidente na frente que não se desvia.
É até dar com o cornos.

Na Supertaça (primeira-parte) não resultou, ontem também não resultou, mas também há exemplos de jogos onde esse ataque sem ponta de lança de referência funcionou. O ano passado o Benfica fez alguns jogos com o Guedes e Neres na dupla da frente de ataque (lembro-me, assim de cabeça, no jogo em Braga, para a Taça, no jogo dos Barreiros acho que também) e a equipa deu-se bem.

Não me parece por isso que jogar sem um ponta de lança fixo seja uma regra para o desastre. Tudo dependerá do adversário que se tem pela frente e, não menos importante, dos jogadores que se escolhem para essa dupla mais móvel. 

Ele jogou sem ponta de lança fixo apenas para poder jogar com Neres e Di Maria ao mesmo tempo. Essa premissa é que é fatal. Estamos a prejudicar a equipa para colocar certos jogadores forçosamente

Bailey

A mim parece me desde o início da época que não tem controle naquele balneário
Primeiro foi o odycorno
Agora o João Vitor
Pelo meio já tinham havido bocas das namoradas do Neres e do morato

JPSilva

Citação de: Bailey em 04 de Outubro de 2023, 13:21A mim parece me desde o início da época que não tem controle naquele balneário
Primeiro foi o odycorno
Agora o João Vitor
Pelo meio já tinham havido bocas das namoradas do Neres e do morato


Isso são tudo conversas de chacha para a cmtv se entreter

Folhadal

Já estamos na fase do plantel desequilibrado.

O facto de se ver zero processos, jogo após jogo, é apenas coincidência.

Bailey

Citação de: JPSilva em 04 de Outubro de 2023, 13:23
Citação de: Bailey em 04 de Outubro de 2023, 13:21A mim parece me desde o início da época que não tem controle naquele balneário
Primeiro foi o odycorno
Agora o João Vitor
Pelo meio já tinham havido bocas das namoradas do Neres e do morato


Isso são tudo conversas de chacha para a cmtv se entreter
Talvez mas nada foi inventado pela cmtv aconteceu mesmo
Agora cada um da a isso a importância que melhor achar

2fenix2die

Citação de: Baron_Davis em 04 de Outubro de 2023, 13:14
Citação de: bolas10 em 04 de Outubro de 2023, 13:11O Inter é superior e o que custa aqui não é a derrota, é o banho de bola que levamos na segunda parte, somos o Benfica, na época passada respeitou os pergaminhos do clube mas nesta...

Ainda estou a tentar perceber os 0 minutos do Florentino nos últimos 2 jogos e mesmo os curtos 4 minutos do João Mário, ontem era jogo para ele!!

os jornaleiros deviam perguntar lhe o que procura insistentemente com a entrada do Chidane?

o que oferece com e sem bola realmente?

Oferece a bola e oportunidades ao adversário.