Roger Schmidt

Treinador, 58 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Innuendo

Citação de: Merkel em 11 de Outubro de 2023, 15:04
Citação de: Bailey em 11 de Outubro de 2023, 13:48
Citação de: Merkel em 11 de Outubro de 2023, 10:33
Citação de: SousaLB em 09 de Outubro de 2023, 18:07
Citação de: Sexta-Feira em 09 de Outubro de 2023, 17:47
Citação de: SousaLB em 09 de Outubro de 2023, 17:38
Citação de: Shoky em 09 de Outubro de 2023, 16:15Só há um treinador que merece gratidão eterna por ter ganho um mísero campeonato no Benfica e é porque não se trata de um campeonato qualquer.

Chama-se Giovanni Trapattoni.
Todos os outros, temos pena, mas um campeonato é pobre. Têm de dar mais, muito mais.
Ganhar um campeonato com 65 pontos, enfardar 4 do Belenenses, 3 do Anderlecht, perder a taça para o Setúbal do José Rachão e, na última meia dúzia de jogos, não marcar qualquer golo de bola corrida.

A brigada dos exigentes rebentava com o homem em 3 tempos.

Não menosprezes esse campeonato do Trapattoni ok!?

Isso não foi um simples campeonato, foi poder voltar a respirar 11 anos depois do mergulho nas trevas.
Por tudo o que passou e viveu nesse tempo.
Estou apenas a dar a minha perspectiva do que aconteceria aqui.

Sou grato ao Trap, que ainda por cima é um Senhor. Mas mais meritório ainda foi o trabalho do seu antecessor, por exemplo. Teve foi o azar de apanhar o Porto do Mourinho.

O campeonato tem muito mais valor simbólico do que mérito desportivo. Fizemos uma época absolutamente horrenda, apenas memorizada pelo ainda pior desempenho dos rivais. A equipa tremia por todos os lados. Não havia qualquer sustento no sucesso, era inevitável que na época seguinte iríamos ficar em seco, com ou sem o Trap. O trabalho não foi bom, a equipa não tinha qualquer solidez e segurança. Eu sei que os troféus é que contam, mas o Benfica tirou todas as lições erradas desse campeonato e acabou por dar muito crédito imerecido ao LFV e ao nabo do Veiga.

Conseguimos a liderança a 10 jogos do fim, e nesses jogos ainda conseguimos perder 2, empatar outros 2 e vencer totalmente à rasca um Estoril a jogar com 10 jogadores. Sem falar da final da Taça perdida contra o Setúbal.

Esse campeonato soube me maravilhosamente bem, mas não serve de exemplo para absolutamente nada nem foi nenhuma validação de um trabalho bem feito.

A época foi medonha e o trabalho do Trap foi mau. Foi uma das piores equipas do Benfica mesmo nesses anos de deserto. Calhou é ser campeã num ano em que os rivais desataram a dar, simultaneamente, tiros nos pés.

Ter ficado com o Trap teria sido um erro (e com isto não estou a dizer que o Korman foi uma aposta acertada).

Com isto só estou a dizer que o campeonato ganho não deu, aos meus olhos, qualquer crédito adicional ao trabalho do Trap, por muito que goste do senhor


o bloqueio psicológico de nao ganharmos o título há 11 anos ter sido destronado foi o grande mérito do trapattoni. Óbvio que ninguém saudades do futebol jogado mas tb convém lembrar que o campeonato naquela altura era mais nivelado. Por isso se perdia tantos pontos a comparar com hoje em dia.
Foi um dos campeonatos mais importantes da história do Benfica. Digo o porque vivi aquilo. Havia um bloqueio tal que fazia duvidar se alguma vez o Benfica seria novamente campeão

Eu também festejei o campeonato como se não houvesse amanhã (até apareci numa foto d'A Bola a mostrar os festejos do campeonato em Espinho) e embora concorde contigo quando dizes que o campeonato era na altura mais exigente e nivelado do que é agora, a pontuação foi, mesmo assim, ridiculamente baixa. Este foi o top 3 dessa temporada:

Benfica - 65 pontos
Porto - 62 pontos
Sporting - 61 pontos

E estas foram as pontuações do top 3 nas 5 temporadas anteriores:

99/00
Sporting - 77 pontos
Porto - 73 pontos
Benfica - 69 pontos

00/01
Boavista - 77 pontos
Porto - 76 pontos
Benfica - 62 pontos

01/02
Sporting - 75 pontos
Boavista - 70 pontos
Porto - 68 pontos

02/03
Porto - 86 pontos
Benfica - 75 pontos
Sporting - 59 pontos

03/04
Porto - 82 pontos
Benfica - 74 pontos
Sporting - 73 pontos


E nas 5 temporadas seguintes:

05/06
Porto - 79 pontos
Sporting - 72 pontos
Benfica - 67 pontos

06/07 - 30 Jornadas
Porto - 69 pontos
Sporting - 68 pontos
Benfica - 67 pontos

07/08 - 30 Jornadas
Porto - 75 pontos
Sporting - 55 pontos
Guimarães - 53 pontos

08/09 - 30 Jornadas
Porto - 70 pontos
Sporting - 66 pontos
Benfica - 59 pontos

09/10 - 30 Jornadas
Benfica - 76 pontos
Braga - 71 pontos
Porto - 68 pontos

Fomos campeões com uma pontuação absolutamente medonha, mesmo tendo em conta o contexto competitivo da altura. Em qualquer uma das outras temporadas, o máximo que faríamos com 65 pontos seria um 3.º lugar. E em muitas temporadas, nem isso sequer.

E mesmo comparando com a pontuação dos campeonatos com 30 jornadas, o máximo que consegueríamos seria um 2.º lugar (e isso apenas uma vez). A 30 jornadas, 65 pontos daria normalmente para um 3.º lugar.

Foi uma pontuação medonha. O trabalho do Trap foi tão mau ou pior que o dos seus antecessores e sucessores imediatos. Não bloqueou no jogo do Dragão e venceu o Sporting no jogo decisivo. E é tudo o que se salvaguarda da temporada. Porque mesmo naqueles jogos finais, a equipa fartou-se de meter água.

Trap estava lá quando houve uma conjugação totalmente improvável de circunstâncias. Mérito teve muito pouco e a sua passagem não deve ser lembrada com grande saudade.

Dito isto, foi um campeonato que me soube pela vida.



Contexto.
 
10 anos de Vietname.
Asneiras atrás de asneiras no clube.

Plantel medonho.

Ter sido campeão foi apenas e só um milagre. Festejei imensamente.

Quebrou o maior jejum da nossa história e, nas palavras do ngl lfv, fez mal ao Benfica ganhar o campeonato.

Muito respeito pelo senhor trapattoni, que fez o que parecia impossível.

Futebol medonho?

Com 2 campeões do mundo e 100 M.de investimento em dois mercados, o futebol tem também sido medonho, espero ser só um período transitório.

Os contextos interessam muito.

Bekambol

Citação de: Benfanatic em 11 de Outubro de 2023, 12:37
Citação de: Bertolucci Kasparov em 11 de Outubro de 2023, 12:30
Citação de: Benfanatic em 10 de Outubro de 2023, 18:00
Citação de: Bertolucci Kasparov em 10 de Outubro de 2023, 17:57
Citação de: Benfanatic em 10 de Outubro de 2023, 17:53Dou-lhe de barato o facto de não conseguir os jogadores que pretendia (Kerkez, Gimenez...) mas os que chegaram não tiveram o seu aval? Pelo menos o presidente diz que sim...deu o aval sem conhecer os jogadores??? Não fez o TPC obrigatório para qq treinador (videos, recolha de informações, etc)?

Contratámos 6 jogadores.
Quantos já são barretes ao teu ver?

O Arthur é barrete, os outros excepto Trubin e Di Maria não lhes chamaria assim mas esperava bem mais.

Portanto, 1 barrete em 6.
Sendo que esse suposto barrete ainda só teve minutos correspondendo a dois jogos e meio e ainda pode vir a ser muito importante na actual época.
Isso não é uma tempestade num copo de água?

A questão não é essa...tirando o Trubin e o Di (com limites e a espaços) nenhum dos nossos reforços está ao nivel dos que saíram. Pelo menos até à data.

Penso mais ou menos o mesmo. Temos agora de saber escolher nos que temos e de conseguir fazer uma boa equipa, o que me parece difícil, mas em que ainda acredito e muito.

immoreofadogperson

Pese embora os muitos excessos que têm sido escritos neste tópico, a verdade é que os números no campeonato não escondem que, quanto pior jogarmos, mais longe estamos de ganhar. E isso vê-se na Champions, em que o nível dos adversários é mais elevado.

E isto já sem contar com o facto de o futebol ser um desporto tão adorado por ter momentos esteticamente inimitáveis, seja individual ou coletivamente. Quando estes não existem, os adeptos perdem, paulatinamente, o interesse, e por isso podem mudanças em que coordena os jogadores, ou dos próprios.

Quem tenha em conta estes fatores está, naturalmente, preocupado com o rumo que parece estar a tomar o modelo de Roger Schmidt.

Bekambol

Citação de: immoreofadogperson em 11 de Outubro de 2023, 16:58Pese embora os muitos excessos que têm sido escritos neste tópico, a verdade é que os números no campeonato não escondem que, quanto pior jogarmos, mais longe estamos de ganhar. E isso vê-se na Champions, em que o nível dos adversários é mais elevado.

E isto já sem contar com o facto de o futebol ser um desporto tão adorado por ter momentos esteticamente inimitáveis, seja individual ou coletivamente. Quando estes não existem, os adeptos perdem, paulatinamente, o interesse, e por isso podem mudanças em que coordena os jogadores, ou dos próprios.

Quem tenha em conta estes fatores está, naturalmente, preocupado com o rumo que parece estar a tomar o modelo de Roger Schmidt.


Sim, tens razão, muito bem observado.

zizou

So recados do Jornal a Bola para o Mr Schmidt.

Notguilty

Citação de: IloveSLB2014 em 11 de Outubro de 2023, 12:20


MAs n é para despedir o Schmidt?
Melhor Treinador do Benfica desde Erikson o resto é Portugal a ser Portogalo

1979

Outro...

https://www.abola.pt/opinioes/noticias/ca-dentro-inquietacao-2023101011020807977


Esta comandita em vez de meter pressão no Porto e Sporting ataca o Benfica...


Esta comandita sabe que o Porto está de rastos e, mais uma vez, quer dar-lhe oxigénio.

Escória!

Já o Sporting está à frente do campeonato basicamente graças a fenómenos do Entroncamento prestes a cair...


J_PN

Hoje o jogo fala no recuo do Aursnes e na pressão ineficaz como a raíz do problema do futebol do Benfica. Acrescenta ainda a falta de Ramos.

Eu tendo a concordar e acrescento que está tudo ligado. Aursnes faz muita falta na frente pela maneira como sabe sempre onde deve estar posicionado e onde pressionar. Na frente, o Ramos faz muita falta mesmo, sempre disse que iriamos sentir muitas saudades. Mas já deu para ver que a melhor opção, apesar de tudo, é o Musa. Já conhece as ideias do treinador e tem disponibilidade para fazer o trabalho de sapa que os outros dois não conseguem ou não sabem fazer.
Depois precisa de atinar com a dupla do meio-campo, ainda não achou o par perfeito para o meio apesar de achar que quando o Aursnes for para a sua posição vai ajudar a disfarçar as debilidades que temos sentido no meio-campo jogue quem jogar.

Em suma, Aursnes na frente, apostar no Musa e acertar a dupla do meio.

1979

Citação de: Notguilty em 11 de Outubro de 2023, 17:29
Citação de: IloveSLB2014 em 11 de Outubro de 2023, 12:20


MAs n é para despedir o Schmidt?
Melhor Treinador do Benfica desde Erikson o resto é Portugal a ser Portogalo

É a ser o país dos pulhas, cretinos, encostas, aldrabões e parasitas.

Luisão_Rei

Citação de: J_PN em 11 de Outubro de 2023, 19:24Hoje o jogo fala no recuo do Aursnes e na pressão ineficaz como a raíz do problema do futebol do Benfica. Acrescenta ainda a falta de Ramos.

Eu tendo a concordar e acrescento que está tudo ligado. Aursnes faz muita falta na frente pela maneira como sabe sempre onde deve estar posicionado e onde pressionar. Na frente, o Ramos faz muita falta mesmo, sempre disse que iriamos sentir muitas saudades. Mas já deu para ver que a melhor opção, apesar de tudo, é o Musa. Já conhece as ideias do treinador e tem disponibilidade para fazer o trabalho de sapa que os outros dois não conseguem ou não sabem fazer.
Depois precisa de atinar com a dupla do meio-campo, ainda não achou o par perfeito para o meio apesar de achar que quando o Aursnes for para a sua posição vai ajudar a disfarçar as debilidades que temos sentido no meio-campo jogue quem jogar.

Em suma, Aursnes na frente, apostar no Musa e acertar a dupla do meio.
Penso que o Guedes, não sendo igual ao Ramos, pode ser uma excelente alternativa para uma dupla móvel com o Rafa.

dfernandes

#83036
Citação de: IloveSLB2014 em 11 de Outubro de 2023, 12:20


MAs n é para despedir o Schmidt?

Os resultados nem sempre dizem tudo. Vale o que vale.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2019/12/07/futebol-benfica-ganhou-todos-os-jogos-fora-de-casa-no-campeonato-com-bruno-lage-ano-civi-2019

PS: Atenção que também acho completamente estapafúrdio falar-se de despedimentos nesta fase.



tomaz

Citação de: J_PN em 11 de Outubro de 2023, 19:24Hoje o jogo fala no recuo do Aursnes e na pressão ineficaz como a raíz do problema do futebol do Benfica. Acrescenta ainda a falta de Ramos.

Eu tendo a concordar e acrescento que está tudo ligado. Aursnes faz muita falta na frente pela maneira como sabe sempre onde deve estar posicionado e onde pressionar. Na frente, o Ramos faz muita falta mesmo, sempre disse que iriamos sentir muitas saudades. Mas já deu para ver que a melhor opção, apesar de tudo, é o Musa. Já conhece as ideias do treinador e tem disponibilidade para fazer o trabalho de sapa que os outros dois não conseguem ou não sabem fazer.
Depois precisa de atinar com a dupla do meio-campo, ainda não achou o par perfeito para o meio apesar de achar que quando o Aursnes for para a sua posição vai ajudar a disfarçar as debilidades que temos sentido no meio-campo jogue quem jogar.

Em suma, Aursnes na frente, apostar no Musa e acertar a dupla do meio.

Esquecem-se de outro jogador fundamental. Para mim o mvp 22/23. Grimaldo. Isto para não falarmos do Enzo que jogou a melhor fase da epoca que foi a primeira metade.

Perdemos o melhor médio, o melhor lateral e o melhor avançado da equipa. É agradecer a quem gere o clube


tomaz

Acorda crl!! Há um bicampeonato para conquistar