Mural Estádio da Luz

Kurt Cobain 10

O Oblak nem um video de agradecimento teve a decência de fazer . palhaço.

El Tacuara

MuchoG

O mural é giro para a discussão e um toque bonito para o estádio.

Não há muito a dizer quando foram os sócios a votar. Passaram dezenas de jogadores pela Luz superiores ao Almeida, mas sempre foi popular com o adepto comum. Este fórum e a internet são um mundo muito pequeno comparado com lá fora. Obviamente houve jogadores a ficar de fora que mereciam mais.

Também se está a celebrar um período onde estivemos longe de ser hegemónicos, numa festa que parece de alta sociedade, reservada só a certas pessoas, sem os adeptos que fazem este clube.

Nada mostra mais o aburguesamento descida de padrões que tomou conta do Benfica.

BlankFile

A minha avaliação às escolhas por parte dos Sócios do Benfica relativamente ao Mural dos 20 anos do Estádio da Luz:

- Ederson (Justo. Provavelmente o melhor GR do Benfica século XXI)

- Oblak (Injusto. Por 6 meses de Benfica e pela maneira como saiu? Não merecia esta distinção. Merecia muito mais o Júlio César, por exemplo)

- André Almeida (Por muito que custe a alguns, é justo. Pelos anos de casa, pelos sacrifícios e dedicação ao Benfica e também por ser um dos 5 Tetras do clube. Não foi um jogador consensual em termos de qualidade de jogo, mas deu tudo pelo clube e nunca desrespeitou o clube, mesmo no momento da saída que não foi assim tão airosa quanto isso)

- Nelson Semedo (Justo. Mas se tivesse sido o Miguel a ser escolhido também teria sido justo, embora neste caso eu acho que o Miguel acabou por pagar o preço pela maneira como saiu forçadamente do Benfica. O advogado dele era o lagarto do Dias Ferreira e tudo fez para o Miguel sair e ele alinhou nisso... há muita gente que se esquece disto. Nem vou perder o meu tempo a dissertar sobre o monte de esterco do Uruguaio)

- Luisão (Intocável. Para mim, um dos 5 jogadores mais marcantes do Benfica século XXI)

- Garay (Justo. Fez a melhor dupla de Centrais do Benfica século XXI ao lado de Luisão)

- Rúben Dias (Justo. Míudo exemplar da nossa formação e que trilhou o seu caminho no Benfica, que o levou a dar o salto para a Premier League. Este é daqueles que vai voltar ao Benfica daqui a uns anos)

- Otamendi (Injusto. Aprecio muito a liderança dele e o facto de ter convencido os adeptos do Benfica, tendo o historial que tinha no nosso rival do norte. Mas para este Mural? Não. Um jogador com o histórico do Jardel, sendo um dos 5 Tetras do clube, foi tremendamente injustiçado e merecia lá estar)

- Grimaldo (Justo. O melhor defesa esquerdo do Benfica século XXI)

- Rui Costa (Brincadeira de mau gosto. O Rui Costa do século XXI veio reformar-se para o Benfica e não teve o impacto todo que se previa como jogador. É de muito longe aquele que merecia menos estar neste mural, dos nomes que lá estão. O próprio Rui Costa deveria ser homenzinho o suficiente para recusar lá estar e dar essa distinção a um jogador como o Pizzi, por exemplo, que merecia muito mais. O próprio Fejsa merecia esse reconhecimento também, sendo ele um dos 5 Tetras do clube)

- Pablo Aimar (Justo. Um génio que ajudou muito o Benfica a regressar aos títulos. Um jogador que aos dias de hoje, é raro encontrar)

- Simão Sabrosa (Intocável. Para mim, um dos 5 jogadores mais marcantes do Benfica século XXI)

- Di Maria (Para alguns Justo, para outros nem por isso. Consigo perceber essa divisão, eu próprio não votei nele. Nenhuma duvida que teve o seu impacto no Benfica, mas é provável que a sua carreira internacional de topo tenha feito a diferença no momento de alguns votarem...)

- Sálvio (Justo. Jogador à Benfica, um dos mais marcantes da melhor fase do Benfica neste século. E sempre com palavras carinhosas para o Benfica. Nota-se que saiu a amar este clube para todo o sempre)

- Nico Gaitan (Intocável. Para mim, um dos 5 jogadores mais marcantes do Benfica século XXI)

- Rafa (Consigo perceber esta escolha, acho justo. Eu hoje olho para o Rafa, e apesar das inconsistências, é um jogador que conquistou justamente o seu espaço na história mais moderna do Benfica. Já foi dono de alguns dos momentos mais marcantes do Benfica século XXI e para já, é o único do Mural que ainda joga no Benfica (para além de Otamendi também), vamos ver até quando. Uma vez mais, reconheço a justiça desta escolha)

- Nuno Gomes (Figura incontornável do Benfica do século XX e XXI também. O Nuno Gomes, ao contrário do Rui Costa, justifica plenamente esta distinção. Obviamente justo)

- "Tacuara" Cardozo (Intocável. Para mim, um dos 5 jogadores mais marcantes do Benfica século XXI)

- Jonas (Intocável. Para mim, é O jogador mais marcante do Benfica século XXI)

- João Félix (Obviamente injusto. Fez 6 ou 7 meses muito bons no Benfica de Bruno Lage, o que não é suficiente para merecer uma distinção deste género. Acima de nomes como Lima, Mitroglou, Saviola, Rodrigo até o próprio Mantorras que era o jogador do povo. Mesmo um jogador como o Raul Jimenez, embora este num patamar um pouco mais abaixo. Não meto o Darwin, porque não ganhou nada pelo Benfica. E só não puxo para aqui o nome do Seferovic, para não causar muita polémica e este fez mais de 70 golos pelo Benfica nas 5 épocas que cá esteve... é bom relembrar isto. Mas para mim, o nome que merecia mais estar nessa vaga, era claramente o LIMA)

É basicamente isto.

KKT

Pizzi e Fejsa deviam estar neste mural. Honorable mention para Samaris. Oblak, João Félix e Rui Costa out.

Diogo Brito

Algo injusto jogadores como Pizzi e Fejsa não estarem.

O primeiro pelos números de golos e assistências, superiores à grande maioria dos outros que estão no mural.

O segundo porque foi o esteio da equipa tetra campeã - o nosso momento alto deste século.

defacer

Citação de: KKT em 26 de Outubro de 2023, 15:51Pizzi e Fejsa deviam estar neste mural. Honorable mention para Samaris. Oblak, João Félix e Rui Costa out.

Exactamente o que penso!!

xaninhow

Citação de: Henry14 em 26 de Outubro de 2023, 14:41
Citação de: xaninhow em 26 de Outubro de 2023, 01:08
Citação de: Deus Jonas em 26 de Outubro de 2023, 00:46Jardel merece mais que o Otamendi.

David Luiz para mim merecia mais do que o Dias

André Almeida não pode estar ali em detrimento do Pizzi

Rui Costa tinha que sair para estar o Fejsa

Nuno Gomes eu trocava pelo Lima
Concordo em tudo menos com o Nuno Gomes.

Podia não ser um ponta de lança finalizados como Tacuara ou Jonas, mas por tudo aquilo que representou não clube, os golos que marcou, em épocas de vietname por exemplo, tem que lá estar sim.

Já o Rui Costa ou o Oblak estão lá a fazer o que mesmo?  O Felix com 6 meses de sênior? Já nem entro na parte do André Almeida que é para rir...

Grandes falhas para mim são certamente a ausência de Jardel, Pizzi, Fejsa e Samaris

O Nuno Gomes para marcar 70 golos como o Lima, precisou de quantos anos? O dobro no minimo.

A verdade é que era um jogador de tabelas, e de coletivo. Mas a bom rigor, nunca foi tão importante nos anos que teve.
Podemos questionar ok mas um jogou quase 10 anos o outro três.

Mas não ha duvidas de quem foi mais decisivo quando jogou, o Lima alias não era so os golos era a pressão que fazia na frente, caia na faixa. Era muito mais intenso e pujante.

É polémico mas eu concordo que estaria a frente de Nuno Gomes sempre, se ambos coincidissem no plantel.

O Nuno Gomes pode até ter precisado do dobro dos anos para marcar os tais 70 golos, mas não podemos esquecer o contexto onde foram inseridos...

O Nuno Gomes apanhou talvez as piores épocas de Benfica que há memória. Plantéis de qualidade completamente banal onde só se aproveitavam 2 ou 3 jogadores de qualidade.

Se pegasses no Lima e o colocasses no mesmo contexto achas que iria marcar os tais 70 golos?

E atenção que eu adorava o Lima mas o Nuno Gomes na minha opinião está mais acima, até pelo facto de ter saído e voltado a casa quando poderia muito bem ter ido para outro lado, pelo facto de não ser um papalvo nas mãos de LFV, pelo facto de ser um ídolo de muitos aqui do fórum quando crianças, etc etc.

André Sousa

Citação de: Deus Jonas em 26 de Outubro de 2023, 00:46Jardel merece mais que o Otamendi.

Podia não ser um ponta de lança finalizados como Tacuara ou Jonas, mas por tudo aquilo que representou não clube, os golos que marcou, em épocas de vietname por exemplo, tem que lá estar sim.

Já o Rui Costa ou o Oblak estão lá a fazer o que mesmo?  O Felix com 6 meses de sênior? Já nem entro na parte do André Almeida que é para rir...

Grandes falhas para mim são certamente a ausência de Jardel, Pizzi, Fejsa e Samaris

O Nuno Gomes para marcar 70 golos como o Lima, precisou de quantos anos? O dobro no minimo.

A verdade é que era um jogador de tabelas, e de coletivo. Mas a bom rigor, nunca foi tão importante nos anos que teve.

Mas não ha duvidas de quem foi mais decisivo quando jogou, o Lima alias não era so os golos era a pressão que fazia na frente, caia na faixa. Era muito mais intenso e pujante.

É polémico mas eu concordo que estaria a frente de Nuno Gomes sempre, se ambos coincidissem no plantel.

Talvez seja melhor ires consultar a estatística...

ruicouto10

O Mural é uma especia de vassalagem ao vieirismo...
até por ter sido inaugurado após mais uma derrota europeia....

figurar lá o RC é mais uma prova do que este clube se tornou: um clube de vassalos, de subservientes, de sacos azuis e de fraudes fiscais...
ainda estou para perceber se esta votação teve o mesmo resultado das ultimas eleições do vigareira.... e depois retificaram para que figurasse o novo rei sol.....

ou é apenas uma copia fiel do pensamento dos adeptos do clube... que adoram qq demagogo que lhe dê um bocadinho de farofa e frango à passarinha....

bruno cardoso

daviddgc

Os que votaram em Rui Costa para estar neste mural tendo em conta que nada fez no novo estadio, são uma excelente amostra dos acéfalos que nós somos a votar.

Nem vamos falar do Almeida, a referència do benfiquinha

20simao1

Citação de: xaninhow em 26 de Outubro de 2023, 16:12

O Nuno Gomes pode até ter precisado do dobro dos anos para marcar os tais 70 golos, mas não podemos esquecer o contexto onde foram inseridos...

O Nuno Gomes apanhou talvez as piores épocas de Benfica que há memória. Plantéis de qualidade completamente banal onde só se aproveitavam 2 ou 3 jogadores de qualidade.

Se pegasses no Lima e o colocasses no mesmo contexto achas que iria marcar os tais 70 golos?

E atenção que eu adorava o Lima mas o Nuno Gomes na minha opinião está mais acima, até pelo facto de ter saído e voltado a casa quando poderia muito bem ter ido para outro lado, pelo facto de não ser um papalvo nas mãos de LFV, pelo facto de ser um ídolo de muitos aqui do fórum quando crianças, etc etc.

Isso não é verdade, a menos que estivesses a falar nos anos 90 e aí com essas equipas basta ver o que o Nuno Gomes fez nessa altura... Por isso e por ter voltado é popular, mas quantos falhanços tinha constantemente? E mais não digo porque ele é popular e não quero ferir susceptibilidades. Mas epa não façam dos plantéis em que o Nuno Gomes teve desde que voltou um monte de cepos só com 2 ou 3 jogadores de qualidade, que isso não é verdade...

tacuaracardozo

Um mural com o André Almeida. Foda-se, nunca mais acaba a sombra desse fdp. Nem depois de reformado deixamos de levar com esta merda. É inacreditável.

ricardoslb1988

Citação de: daviddgc em 26 de Outubro de 2023, 16:37Os que votaram em Rui Costa para estar neste mural tendo em conta que nada fez no novo estadio, são uma excelente amostra dos acéfalos que nós somos a votar.

Nem vamos falar do Almeida, a referència do benfiquinha

Ele estava nas opções por alguma razão. Obviamente que a carneirada ia atrás. Fejsa, Samaris, Pizzi, entre outros mereciam estar lá.