Judo

RPicareta

Citação de: Croissant em 04 de Novembro de 2023, 15:35Mais uma acha: quem olhar para os resultados de cadetes e júniores deste ano, ainda mais preocupado fica: temos muito pouca presença e quase nenhum podio.
Assim de cabeça só me lembro do Rodrigo Pires.

Mas sinto que o nível do judo na formação está niveladíssimo por baixo. Há clubes com um trabalho interessante na base, que depois não tem seguimento nestes escalões.

RPicareta

Citação de: Croissant em 03 de Novembro de 2023, 11:30Tenho estado a acompanhar o mundial de veteranos e vi lá combates com intensidade que não vejo em muitos combates de séniores, principalmente até ao M4.

Em pesados, os gajos de veteranos até M6 (o Boloto?) todos ao molho davam mais pica que o nacional de séniores e júniores combinados.

RPicareta

Citação de: danhel em 29 de Outubro de 2023, 08:18
Citação de: Croissant em 26 de Outubro de 2023, 23:31Já treinei com a Rochele num estágio da federação faz anos. Limpei bem o tatami, deve ter ficado a brilhar.
Citação de: Cyb3rNeo em 29 de Outubro de 2023, 00:31Enfim...
Andamos a pagar salários a uma porrada de atletas e depois é isto...

E,como sempre, não há responsáveis...
Embora aqui também aponte o dedo às atletas... Se elas tivessem pressionado irīamos com certeza ao campeonato... O que levanta 2 questões:
1. O que leva um conjunto de atletas a não querer ser campeão nacional?
2. Se não estão no SLB para serem campeãs nacionais estão a ser pagas para quê? Só  projeto olímpico? Parece-me curto... demasiado curto

True Story: O Pedro Soares deve ser dos gajos mais vezes campeão nacional, combinado com uma carreira internacional interessante para o nível, e presenças sucessivas nas provas europeias pelo clube Alemão.
A Telma não aparece em campeonatos vai para anos. No que toca a medalhas não há discussão é certo, mas no que toca à mentalidade...

Croissant

Citação de: RPicareta em 07 de Novembro de 2023, 15:54
Citação de: Croissant em 04 de Novembro de 2023, 15:35Mais uma acha: quem olhar para os resultados de cadetes e júniores deste ano, ainda mais preocupado fica: temos muito pouca presença e quase nenhum podio.
Assim de cabeça só me lembro do Rodrigo Pires.

Mas sinto que o nível do judo na formação está niveladíssimo por baixo. Há clubes com um trabalho interessante na base, que depois não tem seguimento nestes escalões.

Falta financiamento e condições para dar continuidade. Clubes mais pequenos têm de pagar as instalações e as horas aos instrutores, e custos indiretos como água, gás, luz, etc e vão até onde podem ir.
Mesmo a federação tem de fazer escolhas e deixa de fora atletas com potencial para idas a torneios internacionais. Há um ou outro atleta que tenta desenvolver a custas próprias, mas é um sacrificio financeiro e de tempo grande, mas treinares num centro de alto rendimento é estares num mundo competitivo totalmente diferente.

RPicareta

Citação de: Croissant em 07 de Novembro de 2023, 16:15Falta financiamento e condições para dar continuidade. Clubes mais pequenos têm de pagar as instalações e as horas aos instrutores, e custos indiretos como água, gás, luz, etc e vão até onde podem ir.
Mesmo a federação tem de fazer escolhas e deixa de fora atletas com potencial para idas a torneios internacionais. Há um ou outro atleta que tenta desenvolver a custas próprias, mas é um sacrificio financeiro e de tempo grande, mas treinares num centro de alto rendimento é estares num mundo competitivo totalmente diferente.

Eu compreendo a federação. Aliás, se há coisa que o anterior presidente fez (no primeiro mandato, vá) foi meter um bocado de ordem nas convocatórias e estágios no estrangeiro. Compreendo porque é que alguns não gostaram, mas a verdade é que contingentes de amigos de fulano ou fulana são muito menos a regra agora do que há 15 anos.

Quando começou a bronca do presidente da junt... perdão, Federação acho que foram os treinadores dos Salesianos que disseram precisamente que o quadro competitivo da formação precisava de mudar. E com ele os apoios aos clubes. E a estrutura do desporto de alta competição.

Mas essas dificuldades nunca impediram de haver sempre um ou dois competitivos internacionalmente por geração e o que vejo agora é um certo abismo. Já falei num post anterior como a geração da Telma foi "pobrezinha", só dando Telma (um um bocado relativo se formos pesar as medalhas, eu sei). Mas o nível nos zonais ou nacionais de júniores não tinha nada a ver com o que se vê agora.

Croissant

Citação de: RPicareta em 07 de Novembro de 2023, 20:26
Citação de: Croissant em 07 de Novembro de 2023, 16:15Falta financiamento e condições para dar continuidade. Clubes mais pequenos têm de pagar as instalações e as horas aos instrutores, e custos indiretos como água, gás, luz, etc e vão até onde podem ir.
Mesmo a federação tem de fazer escolhas e deixa de fora atletas com potencial para idas a torneios internacionais. Há um ou outro atleta que tenta desenvolver a custas próprias, mas é um sacrificio financeiro e de tempo grande, mas treinares num centro de alto rendimento é estares num mundo competitivo totalmente diferente.

Eu compreendo a federação. Aliás, se há coisa que o anterior presidente fez (no primeiro mandato, vá) foi meter um bocado de ordem nas convocatórias e estágios no estrangeiro. Compreendo porque é que alguns não gostaram, mas a verdade é que contingentes de amigos de fulano ou fulana são muito menos a regra agora do que há 15 anos.

Quando começou a bronca do presidente da junt... perdão, Federação acho que foram os treinadores dos Salesianos que disseram precisamente que o quadro competitivo da formação precisava de mudar. E com ele os apoios aos clubes. E a estrutura do desporto de alta competição.

Mas essas dificuldades nunca impediram de haver sempre um ou dois competitivos internacionalmente por geração e o que vejo agora é um certo abismo. Já falei num post anterior como a geração da Telma foi "pobrezinha", só dando Telma (um um bocado relativo se formos pesar as medalhas, eu sei). Mas o nível nos zonais ou nacionais de júniores não tinha nada a ver com o que se vê agora.
Sim, e acho que até já falámos neste buraco geracional que se criou misteriosamente, onde atualmente tens poucos seniores e júniores a competir com regularidade. Penso que no último campeonato nacional tiveste seniores que se fizeram duas ou três provas o ano todo. Mas vem aí uma geração com muita quantidade e muita fome competitiva, que são os miúdos que agora têm 13/14 anos. Já não via uma geração com tanta vontade de treinar faz muitos anos. Mas vai demorar ainda uns 5 a 6 anos até colhermos os frutos.

RPicareta

Citação de: Croissant em 07 de Novembro de 2023, 21:11...e muita fome competitiva, que são os miúdos que agora têm 13/14 anos. Já não via uma geração com tanta vontade de treinar faz muitos anos. ...

E onde estão as provas para competirem?  :confused: ;)

Croissant

Citação de: RPicareta em 07 de Novembro de 2023, 22:03
Citação de: Croissant em 07 de Novembro de 2023, 21:11...e muita fome competitiva, que são os miúdos que agora têm 13/14 anos. Já não via uma geração com tanta vontade de treinar faz muitos anos. ...

E onde estão as provas para competirem?  :confused: ;)
Xeque-Mate 😁

RPicareta

Nacionais Individuais, este fim de semana (11 e 12 de Novembro) em Odivelas.

Mais depressa rasgasse a equipa por não aparecer, mais depressa iam. Bá e Rochele a marcar presença. Desconfio que só a lesão pôs a Telma de fora. Anri a lutar mais no nível dele.

Não penso que compense a não comparência nos de equipas, mas é um elevar o nível da prova, sem dúvida.

Atletas do clube em prova:
-60 André Silva
-73 Thelmo Gomes
-73 Ricardo Lopes
-81 Anri Egutidze
-81 Lucas Lacerda (pendente)
-90 Ricardo Serrão (Abs)
-90 Noel Delgado (Abs)
-90 Carlos Rodrigues (Abs)
+100 Bruno Tavares (Abs)
+100 José Pacheco (Abs)

-52 Jimena Esparza (pendente)
-63 Bárbara Timo
+78 Rochele Nunes (Abs)

A Jimena e o Lucas ainda têm de provar a nacionalidade portuguesa, segundo a lista da FPJ.
Os assinalados com Abs estão aceites para o nacional de Absolutos (12 de Novembro).

Como curiosidade, o Célio Dias está inscrito em -81 e em Absolutos.

pirolito1

Citação de: RPicareta em 08 de Novembro de 2023, 18:00Nacionais Individuais, este fim de semana (11 e 12 de Novembro) em Odivelas.

Mais depressa rasgasse a equipa por não aparecer, mais depressa iam. Bá e Rochele a marcar presença. Desconfio que só a lesão pôs a Telma de fora. Anri a lutar mais no nível dele.

Não penso que compense a não comparência nos de equipas, mas é um elevar o nível da prova, sem dúvida.

Atletas do clube em prova:
-60 André Silva
-73 Thelmo Gomes
-73 Ricardo Lopes
-81 Anri Egutidze
-81 Lucas Lacerda (pendente)
-90 Ricardo Serrão (Abs)
-90 Noel Delgado (Abs)
-90 Carlos Rodrigues (Abs)
+100 Bruno Tavares (Abs)
+100 José Pacheco (Abs)

-52 Jimena Esparza (pendente)
-63 Bárbara Timo
+78 Rochele Nunes (Abs)

A Jimena e o Lucas ainda têm de provar a nacionalidade portuguesa, segundo a lista da FPJ.
Os assinalados com Abs estão aceites para o nacional de Absolutos (12 de Novembro).

Como curiosidade, o Célio Dias está inscrito em -81 e em Absolutos.
Nos individuais participam, o de clubes é que não lhes interessa tanto.

RPicareta


Duvido que participem ao arrepio do clube. São provas de natureza distinta.

Para ser claro: compreendo que todos os atletas do projecto Olímpico, à exepção do Anri, se protejam das lesões chatas que podem ocorrer em competição (vide Telma no Euro), não participando num nacional de equipas marcado sem sensibilidade por parte da FPJ.

Isso não impede que se diga que o clube tem o dever de desencantar 10 atletas, 5 de cada sexo, para se fazer representar nos nacionais. A questão é: onde estão?


Cyb3rNeo

Citação de: RPicareta em 09 de Novembro de 2023, 17:57Duvido que participem ao arrepio do clube. São provas de natureza distinta.

Para ser claro: compreendo que todos os atletas do projecto Olímpico, à exepção do Anri, se protejam das lesões chatas que podem ocorrer em competição (vide Telma no Euro), não participando num nacional de equipas marcado sem sensibilidade por parte da FPJ.

Isso não impede que se diga que o clube tem o dever de desencantar 10 atletas, 5 de cada sexo, para se fazer representar nos nacionais. A questão é: onde estão?


Mas qual desencantar atletas para participar?
O Benfica existe para vencer, só isso deve ou deveria interessar no Benfica.
GANHAR, VENCER, TÍTULOS, DIZIMAR A CONCORRÊNCIA!

Quem não entender isto, não está no Benfica a fazer nada.

RPicareta

Citação de: Cyb3rNeo em 09 de Novembro de 2023, 23:07Quem não entender isto, não está no Benfica a fazer nada.

Eu acho que não entendeste bem o que foi escrito...

Jack Gonçalves

A Rochele perdeu em absolutos contra outra atleta (brasileira), com dois wazari contra... inesperado

Croissant

O Diogo Silva penso que ganhou o seu 11° título apesar, de já não competir nos seniores fãs tempo (penso que nos últimos dois anos competiu numa ou noutra competição de veteranos). Este sim pode ter queixas do que a federação (não) fez por ele, mas agora já não é tempo.