Artur Jorge

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10293 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)
Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

raio

Citação de: Josh em 22 de Fevereiro de 2024, 12:59Eu em 1994 já era nascido, mas ainda só tinha 3 anos, não senti na pele esse ano inicial de Vietname.

Apesar desse impacto negativo que possa ter tido, não se deve sobrepor a 132 jogos e 105 golos. São números de craque que terá honrado a camisola que envergou.

Pois, mas quem depois o viu a treinar o porco e o que fez aqui, tem dificuldade em engolir.

Foi um homem da casa como jogador mas não é por isso que tem passe vitalício para passar borracha sobre tudo. Não é só o começo que nos define, o meio e o fim tb contam para o caminho, e esses momentos no benfica, foram mt prejudicais para nós.

ABenficaC

Citação de: ZéTonto em 22 de Fevereiro de 2024, 11:26
Citação de: piwo em 22 de Fevereiro de 2024, 10:39Recordo me na altura que todos queriam o Artur Jorge no Benfica. Infelizmente correu mal e com contratacoes ao nivel de Tavares, Jamires e Nelos na altura comecou uma verdadeira travessia no deserto mais conhecida por vietname.
Alegadamente ate era do nossos...e foi um dos grandes pontas de lanca que passou pelo futebol portugues.

Como treinador correu tudo pessimo no Benfica....

RiP
Trabalhei com uma pessoa cujo filho era amigo de familiares do Artur Jorge.
Essa pessoa disse-me que um dos grandes desgostos do Artur Jorge era que, sendo Benfiquista, a maioria dos Benfiquistas viam nele a cara do Vietname.
um benfiquista que dizia que tínhamos de jogar à porto...

Mas sei separar as coisas.

kyza

Não consigo sentir nada do que não seja respeito por qualquer cidadão que termina a sua vida. Peço desculpa.. Mas não consigo sentir nada mais. Quem sabe da sua história deve sentir o mesmo que eu. Infelizmente.

raio

Citação de: Josh em 22 de Fevereiro de 2024, 13:04E mesmo fazendo merda da grossa, só esteve um ano. Tivemos a possibilidade de corrigir essa situação e a verdade é que fomos contrando cada vez mais cepos e elegendo vigaristas para o cargo de presidente.

Um ano não serve de desculpa para tudo o que se fez a seguir.

Ele foi a estocada final, já vínhamos em queda, mas o que ele fez num ano, com um Damásio e o apito dourado, chegou para não nos levantarmos por uma década.

kyza

Citação de: Jotenko em 22 de Fevereiro de 2024, 12:47Esta pessoa está ligada diretamente e primeiramente (?) a um trauma que marcou a nossa infância e adolescência e - porque não dizê-lo logo - a nossa vida toda.

Não sei como processar a partida dele, confesso.

Eu vivi isso por isso sinto o mesmo que tu. Já o escrevi. Já pedi desculpa. Mas nunca serei cínico. Foi um dos causadores do que aconteceu. Faltou pouco para fechar portas.

daniii95

Citação de: kyza em 22 de Fevereiro de 2024, 13:11Não consigo sentir nada do que não seja respeito por qualquer cidadão que termina a sua vida. Peço desculpa.. Mas não consigo sentir nada mais. Quem sabe da sua história deve sentir o mesmo que eu. Infelizmente.

O meu pai por exemplo disse: "Jogador fantástico. Só não está nos imortais porque deu cabo da mística. Mas não foi o único responsável. Esse passa pelos pingos da chuva"

kyza

Citação de: daniii95 em 22 de Fevereiro de 2024, 13:14
Citação de: kyza em 22 de Fevereiro de 2024, 13:11Não consigo sentir nada do que não seja respeito por qualquer cidadão que termina a sua vida. Peço desculpa.. Mas não consigo sentir nada mais. Quem sabe da sua história deve sentir o mesmo que eu. Infelizmente.

O meu pai por exemplo disse: "Jogador fantástico. Só não está nos imortais porque deu cabo da mística. Mas não foi o único responsável. Esse passa pelos pingos da chuva"

Há duas caras no Artur. Aliás sempre houve. Estás a ver o judas? Igual com algumas diferenças.

miniMilk

Como treinador ja era bem crescidinho e logo por aí tenho tudo menos amor pelo Artur J.

Dizem que foi grande jogador pelo nosso Clube e por isso vou-me conter. Até porque hoje não é dia para grandes ressentimentos

que a familia tenha paz

joaoaria

Um infiltrado no Benfica.
Um boost pela negativa no período do Vietname.
Pior treinador que passou pelo Benfica.
Pior que pal csernai é isso diz tudo.

Que descanse em paz que eu não o chateio mais.

P245RS

yerlow

Paz à sua alma, como é obvio.

Mas nunca me esqueci que rebentou com a equipa campeã de 1994, com um requinte nunca visto.
Ficámos "só" a 25 pontos do 1°.

De uma assentada sairam Ailton, Kulkov, Mostovoi, Yuran, Schwarz, Rui Aguas, Mozer, Silvino...

Na temporada seguinte mandou-se embora também Isaias, Neno e Vitor Paneira, e ficámos 10 anos a xuxar no dedo.
A unica venda que foi necessária foi a do menino da lágrima, mas o que se passou nessa temporada foi um desmantelamento de uma equipa campeã.

Glorificus

É óbvio que o declínio do Benfica nos anos 90 tem muito mais a ver com as direções e estruturas fraquissimas do que com o Artur Jorge.

Jorge de Brito podia ser um grande Benfiquista e ter perdido dinheiro com o Benfica mas era um péssimo lider e presidente.

Depois foi sempre a descer. Damásio, Vale e Azevedo, Vilarinho...

E quando apareceu alguém minimamente competente, tinha mais o intuito de se aproveitar do clube e de o fazer um entreposto de negócios.

Vamos ver o que o Rui Costa vai fazer. Parece estar mais preocupado com o sucesso desportivo mas pouco preocupado em tornar o Benfica um clube minimamente sustentável sem vendas. Já nem as despesas operativas cobrem os gastos como em muitos anos do Vieira.

As derapagens das despesas nos últimos relatórios e contas mostram que o modelo de negócio vai continuar a ser o mesmo do do Vieira.

E o pior é que esses aumentos nem é em ordenados de jogadores para reter talento mas em fornecimento e serviços externos que parecem mostrar que não se olha a luxos e despesas no Benfica.

Preocupante, no mínimo.

zikoli

Nao lhe perdoo o que me fez sentir. Adeus!

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Josh em 22 de Fevereiro de 2024, 13:04E mesmo fazendo merda da grossa, só esteve um ano. Tivemos a possibilidade de corrigir essa situação e a verdade é que fomos contratando cada vez mais cepos e elegendo vigaristas para o cargo de presidente.

Um ano não serve de desculpa para tudo o que se fez a seguir.

Só dizer que foi despedido à terceira jornada do segundo ano, sendo responsável por dois defesos. No segundo manda embora Isaías e Paneira e traz jogadores como King, Marcelo ou Hassan após o segundo defeso restavam como campeões um ano e três meses antes dois jogadores Hélder e Abel Xavier.

.:VMPT:.

Citação de: yerlow em 22 de Fevereiro de 2024, 13:31Paz à sua alma, como é obvio.

Mas nunca me esqueci que rebentou com a equipa campeã de 1994, com um requinte nunca visto.
Ficámos "só" a 25 pontos do 1°.

De uma assentada sairam Ailton, Kulkov, Mostovoi, Yuran, Schwarz, Rui Aguas, Mozer, Silvino...

Na temporada seguinte mandou-se embora também Isaias, Neno e Vitor Paneira, e ficámos 10 anos a xuxar no dedo.
A unica venda que foi necessária foi a do menino da lágrima, mas o que se passou nessa temporada foi um desmantelamento de uma equipa campeã.

As coisas não foram assim, pelo menos nessa ordem....

Schwarz foi vendido juntamente com o Rui Costa.... Os Russos estavam em fim de contrato, não renovaram....o Mozer fez a primeira época do Artur Jorge .. o Mostovoi já tinha saído antes do Artur Jorge entrar...mm