Artur Jorge

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10293 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)
Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

imightbewrong

Quando chegou achei que ia correr tudo pelo melhor.

Rip em paz.

fdpdc666

Citação de: Thorondor em 22 de Fevereiro de 2024, 14:06
Citação de: fdpdc666 em 22 de Fevereiro de 2024, 13:49
Citação de: Thorondor em 22 de Fevereiro de 2024, 13:45Já foi tarde. "Benfiquistas" destes dispenso bem. O Homem que destruiu o clube para 15 anos.

Acreditas mesmo nisto?

Qual acreditar?

Vivi isso. Tinha 18/19 anos.

Paneira e Isaias (entre outros) OUT. King, Marcelo e paredão IN.

Ninguém me contou. Experienciei.

Eu tinha 17 e adorava ter assim um bode expiatório para poder assacar culpas de tudo o que aconteceu no período mais negro da história do Clube.
Um treinador, ainda para mais...
Mas acho que essa linha de pensamento explica muita coisa.

Thorondor

Citação de: fdpdc666 em 22 de Fevereiro de 2024, 14:09
Citação de: Thorondor em 22 de Fevereiro de 2024, 13:45Já foi tarde. "Benfiquistas" destes dispenso bem. O Homem que destruiu o clube para 15 anos.

Acreditas mesmo nisto?

Qual acreditar?

Eu tinha 17 e adorava ter assim um bode expiatório para poder assacar culpas de tudo o que aconteceu no período mais negro da história do Clube.

É óbvio que não foi o único culpado e se pensarmos que quem manda é o presidente e não o treinador, nem seria o mais culpado. No entanto na ingenuidade dos meus 18 anos que não previam a miséria que viria a seguir, ficou-me na memória como o rosto do início do vietname. Até para um puto como eu era, a dispensa do Paneira e do Isaías me pareceram incompreensíveis e inexplicáveis. isso e o sucesso que teve no porco fizeram dele persona non grata para mim. E não é por ele ter morrido que mudo de opinião.

yerlow

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 22 de Fevereiro de 2024, 13:37
Citação de: Josh em 22 de Fevereiro de 2024, 13:04E mesmo fazendo merda da grossa, só esteve um ano. Tivemos a possibilidade de corrigir essa situação e a verdade é que fomos contratando cada vez mais cepos e elegendo vigaristas para o cargo de presidente.

Um ano não serve de desculpa para tudo o que se fez a seguir.

Só dizer que foi despedido à terceira jornada do segundo ano, sendo responsável por dois defesos. No segundo manda embora Isaías e Paneira e traz jogadores como King, Marcelo ou Hassan após o segundo defeso restavam como campeões um ano e três meses antes dois jogadores Hélder e Abel Xavier.

E Joao Vieira Pinto, como é obvio.

Benfica-Forever

Xau múmia dos anos nas ventas

Saudades zero

zefo

Sentimentos à família.
O resto fica para mim depois digo

fdpdc666

Citação de: Thorondor em 22 de Fevereiro de 2024, 14:21
Citação de: fdpdc666 em 22 de Fevereiro de 2024, 14:09

Acreditas mesmo nisto?

Qual acreditar?

É óbvio que não foi o único culpado e se pensarmos que quem manda é o presidente e não o treinador, nem seria o mais culpado. No entanto na ingenuidade dos meus 18 anos que não previam a miséria que viria a seguir, ficou-me na memória como o rosto do início do vietname. Até para um puto como eu era, a dispensa do Paneira e do Isaías me pareceram incompreensíveis e inexplicáveis. isso e o sucesso que teve no porco fizeram dele persona non grata para mim. E não é por ele ter morrido que mudo de opinião.

Assim já consigo concordar, agora "o Homem que destruiu o clube para 15 anos"?
Como treinador no nosso Clube foi uma nódoa completa, ao ponto de ter desbaratado a boa imagem que tinha deixado como jogador junto da maior parte dos Benfiquistas.
E claro que o facto de ter ganho o que ganhou nos do Norte também não ajudou.
Eu nem da forma dele falar gostava...

Petrov_Carmovich

Que ele descanse em paz e que tenha mais juízo numa próxima vida, já que nesta teve umas atitudes e ações estranhas/negativas perante o Benfica que lhe ofereceu muito como jogador e treinador. Na seleção nacional a mesma coisa...

No que toca à vida pessoal, não conheço muito dele, suponho que fosse mais tranquilo e aparentemente com mais virtudes do seu lado.

Se ele se assumiu como portista, noutras circunstâncias e tempos até podia ter passado pelos pingos da chuva, mas acredito que ele teve demasiado espaço de manobra dentro do Benfica para fazer o que bem entendesse.

Bem sei aquilo que senti dos 8 aos 19 anos quando vi o Benfica a entrar na seca de títulos (excepto a Taça de Portugal de 1996). Ele ajudou a deitar o clube abaixo, fosse ele um Cavalo de Tróia como disse o Vítor Paneira, ou não.

Porque mesmo ele não sendo o causador principal do Vietname dos anos 1990 (Pinto da Costa é que é), ele contribuiu negativamente para uma descida brusca da qualidade que o plantel campeão de 1994 ainda tinha (sairiam os russos, Schwarz e o Submisso Ruie...e ainda podia haver qualquer coisa que um treinador mais amigável ao clube podia fazer em 1994/95 e além).

Não vou sentir saudades dele e todos nós temos coisas mais importantes para nos focarmos do que tristezas passadas.

Que a carreira e a vida dele sirva como lição para o futuro e não como rancor permanente.

Kakarotto

Que a sua alma em paz descanse.
Não há muito a acrescentar ao que foi escrito. Os mais antigos puderam ver o que fez como jogador. A grande maioria, onde me incluo, lembra-se dele como o principal responsável pelo início do período mais negro do Benfica em termos futebolísticos.

Benfica-Forever

Não foi só ele, mas fez parte, e de que maneira. Autêntico cavalo de Tróia dos treinadores.
Depois disso tivemos outro, mas como presidente.

costapequeno

Petrov_Carmovich

Citação de: Tosta Mistica em 22 de Fevereiro de 2024, 12:05
Citação de: Kyoto em 22 de Fevereiro de 2024, 12:01teve uma carreira muito longa como treinador (vi agora no ZZ, 35 anos).
N m recordo da passagem dele pelo Benfica. a memoria mais antiga que tenho dele e de ter assumido a Academica numa altura que comecei a ligar mais a serio ao futebol

Pagava para também não me lembrar da passagem dele pelo Benfica...

Talvez quando o alzheimer atacar...

😒
Vá lá, não desejes isso nem ao teu próprio inimigo. Aliás das poucas coisas que desejo ao Pinto é que ele veja com olhos de ver a queda do FC Contumil quando ficar lá mais 4 anos sem demência ou Alzheimer.

El Tacuara

Enquanto treinador do Benfica, foi uma desgraça para o clube.

Espártaco

RIP.

Pelo que li, apesar do opróbrio (merecido) por causa da sua passagem como treinador do Benfica, foi, como jogador, um símbolo do Benfica.

ajnogueira

Que descanse em paz.

Em termos profissionais, do pior que cá passou. Deixou uma marca enorme na nossa história pela negativa.

Nunca cá devia ter estado como treinador, e certamente que teríamos mais uns campeonatos no nosso nome, e o Porto menos uma liga dos campeões.