José Mourinho

Treinador, 61 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2000-2000), 11 jogos (6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas)

GGG

Citação de: ajnogueira em 09 de Abril de 2024, 17:09
Citação de: SousaLB em 09 de Abril de 2024, 15:11
Citação de: Rui PT em 09 de Abril de 2024, 14:16O Mourinho a vir é porque optaria, nesta fase da carreira de treinador, por "treinar por prazer e sem grande stress" para isso ia ter de se reinventar um pouco, mas não muito. Tirando os jogos com os grandes e internacionais teria de melhorar o seu estilo incorporando a pressão alta, agora tanto em moda. Contra os grandes e em jogos internacionais poderia então exercitar toda a sua mestria, onde está como peixe na água, com uma defesa sólida e um contra-ataque letal, e o domínio comunicacional top one.

Ele nao é burro, e viria com a noção que teria uma nova missão que seria a de lançar e moldar jovens da formação e as contratações cirúrgicas de jovens talentos. Ele sabe que clubes como o Benfica só são sustentáveis assim.

Sem inventar, com o que ele sabe, ele tem a capacidade de dominar o Tugão durante muitos e bons anos, e se além desses viessem mais troféus seriam ganhos sem stress. O Benfica é o clube ideal para isso. E aproveitaria para relançar o seu prestigio tb.
Não me lembro de nenhum treinador ultrapassado que tenha deixado de o estar.

Não?

Heynkes...
Ancelotti...
Guus Hidink...
Del Bosque...
Ranieri...

Tantos outros.
Depende sempre do tipo de projecto.


Falta aí o ex grande "concorrente" de Mourinho, na altura em que andava na alta roda, que é sem dúvida o Rafa Benitez que foi outro treinador que caiu a pique na sua carreira.

raymanzarek

Era o gajo ideal para recuperar os índices de guerrilha, combate e entrega que actualmente escasseiam no clube.

O talento está nos jogadores, e temos muitos jovens para integrar que poderão aportá-lo, caso tenham oportunidade para.

É preciso uma mudança de paradigma e mentalidade. É preciso uma raposa velha, que intimide e que tenha poder e carisma, para meter aquele balneário na ordem.

Antes que me venham falar no Jorge Jesus, o Jorge Jesus era tudo menos benfiquista. Era um gajo amigo do Luís Filipe, principalmente. Tudo o que fez no Benfica o fez por ele e para ele.

Este gajo, no momento actual, a vir, seria pelo benfiquismo (é benfiquista doente) e para tentar inverter o paradigma. E principalmente, pelo desafio.

Não perdíamos nada.

Gonçalo Santos

Caríssimo e ultrapassado.

Só quem não viu as equipas do Mourinho jogar nos últimos anos é que pode sequer equacioná-lo como opção.

Chalana era Rock N Roll

Citação de: raymanzarek em 09 de Abril de 2024, 17:22Era o gajo ideal para recuperar os índices de guerrilha, combate e entrega que actualmente escasseiam no clube.

O talento está nos jogadores, e temos muitos jovens para integrar que poderão aportá-lo, caso tenham oportunidade para.

É preciso uma mudança de paradigma e mentalidade. É preciso uma raposa velha, que intimide e que tenha poder e carisma, para meter aquele balneário na ordem.

Antes que me venham falar no Jorge Jesus, o Jorge Jesus era tudo menos benfiquista. Era um gajo amigo do Luís Filipe, principalmente. Tudo o que fez no Benfica o fez por ele e para ele.

Este gajo, no momento actual, a vir, seria pelo benfiquismo (é benfiquista doente) e para tentar inverter o paradigma. E principalmente, pelo desafio.

Não perdíamos nada.

Também sou da mesma opinião em relação ao regresso do Mourinho, mas dizer que o Mourinho é benfiquista doente é ridículo.

Androico

Citação de: raymanzarek em 09 de Abril de 2024, 17:22Era o gajo ideal para recuperar os índices de guerrilha, combate e entrega que actualmente escasseiam no clube.

O talento está nos jogadores, e temos muitos jovens para integrar que poderão aportá-lo, caso tenham oportunidade para.

É preciso uma mudança de paradigma e mentalidade. É preciso uma raposa velha, que intimide e que tenha poder e carisma, para meter aquele balneário na ordem.

Antes que me venham falar no Jorge Jesus, o Jorge Jesus era tudo menos benfiquista. Era um gajo amigo do Luís Filipe, principalmente. Tudo o que fez no Benfica o fez por ele e para ele.

Este gajo, no momento actual, a vir, seria pelo benfiquismo (é benfiquista doente) e para tentar inverter o paradigma. E principalmente, pelo desafio.

Não perdíamos nada.
Ao Mourinho também lhe interessa mais a sua carreira do que qualquer ligação emocional a um clube.

Na hipótese de não existirem propostas de grandes/médios clubes do top 5 (Bayern, Newcastle, PSG por exemplo), o Mourinho podia aceitar vir para o Benfica por motivos racionais e de acordo com uma lógica de carreira:
a) Jogar na Champions e no Mundial de Clubes;
b) Plantel com qualidade, especialmente nos jovens;
c) Clube com capacidade financeira (Acima da Roma) para lhe dar uma equipa competitiva em Portugal e na Europa;
d) Oportunidade de recuperar alguns feitos do início da carreira, sendo competitivo na Europa com um "underdog".

Não esquecer que na próxima época teremos pelo menos 8 jogos na champions com equipas distintas. No Benfica, o Mourinho teria a oportunidade de defrontar grandes equipas europeias e de causar surpresas, o que o colocaria novamente na ribalta.

Além disso, tem 61 anos. Não lhe restam muitos mais anos de competição. Quer ir para uma equipa que esteja nas principais competições europeias/mundial e não para uma em que tem de lutar por esse espaço.

Red2802

É um com muito orgulho e com uma honra enorme que regresso ao clube onde comecei a minha carreira.

Hoje já posso dizer que me corre sangue vermelho nas veias desde que em menino vinha com o meu pai à antiga catedral ver as gloriosas papoilas saltitantes.

Foi com mágoa que parti cedo demais mas é com o coração cheio que regresso a tempo de colocar o clube no lugar que tem de direito pela sua grandeza.

Será com a águia bem cravada no peito que estarei ao leme deste grande clube na nova Champions e no Mundial de Clubes.

Os Benfiquistas podem certos que, todos juntos, voltaremos a inscrever o nome do Benfica bem alto na história do futebol mundial.

A emoção é muita, pouco mais posso dizer.

O meu obrigado a todos os que me permitiram o regresso a casa!

bmuc79


Rei

#10717
Alguns users falam do Mourinho como se estivessem a falar de um gajo qualquer que vê bola ali na taberna da esquina. Inacreditável. Não estou com isto a dizer que defendo muito a sua vinda ou que seria a melhor opção para nós, mas o Mourinho tem provas dadas e é um treinador que em Portugal e com o plantel mais forte da Liga teria todas as condições para ganhar vários títulos. É óbvio. Pode não acontecer por diversos fatores, mas a probabilidade de ganhar cá é enorme, seja no Benfica, no FC Porto ou no Sporting. Não faz sentido falarem dos seus últimos 10 anos e fazer-se essa comparação, durante essas épocas treinou equipas que não eram candidatas ao título, o seu último grande trabalho foi curiosamente no Manchester United onde era fortemente criticado, mas em Inglaterra ainda hoje dizem que o Mourinho foi mais vítima que outra coisa. Muito fez ele, e os resultados do United desde que ele saiu refletem isso mesmo. Nos Spurs não era de todo expectável que ganhasse títulos, e curiosamente foi quem levou o Tottenham a uma final, foi despedido na semana dessa final sem ter hipótese de a disputar. Confesso que não acompanhei muito o seu trabalho na Roma, mas disputou duas finais europeias e os adeptos queriam que ele ficasse.

Até parece que o estou a defender ou a pedir a sua vinda, nada disso. Estou só a constatar factos. Para mim o Benfica precisa sobretudo de um líder e alguém que perceba o que é o Benfica e esteja preparado para a pressão que existe por cá. O Benfica tem tido este problema, qualquer treinador que chegue é completamente engolido pelo clube, isto deve-se acima de tudo à falta de experiência (de clube grande) desses treinadores que chegam. O RV beneficiou do contexto de entrar num Benfica bicampeão, tinha o plus de vir de um clube onde também há alguma pressão (Vitória de Guimarães), mesmo assim notou-se que lhe faltava pulso, o Lage foi o que foi, o Jesus também teve as suas dificuldades, e agora com o Schmidt é o que se vê. Todos eles têm em comum nunca terem treinado um clube da dimensão do Benfica, e a todos eles faltou pulso em certas alturas. Daí eu ter escrito há pouco tempo que o Benfica precisa acima de tudo de um líder, alguém que seja capaz de agarrar na equipa e subir os níveis de exigência, alguém que seja respeitado tanto pelos adeptos como pelos jogadores. E claro que, neste contexto, um treinador com peso e currículo faria todo o sentido. Se é o Mourinho? Não sei. Mas terá de ser alguém com um perfil semelhante que tenha experiência de clube grande e que seja alguém com autoridade e com a mentalidade certa para um clube como o nosso.

Godescalco

Citação de: Red2802 em 09 de Abril de 2024, 18:52É um com muito orgulho e com uma honra enorme que regresso ao clube onde comecei a minha carreira.

Hoje já posso dizer que me corre sangue vermelho nas veias desde que em menino vinha com o meu pai à antiga catedral ver as gloriosas papoilas saltitantes.

Foi com mágoa que parti cedo demais mas é com o coração cheio que regresso a tempo de colocar o clube no lugar que tem de direito pela sua grandeza.

Será com a águia bem cravada no peito que estarei ao leme deste grande clube na nova Champions e no Mundial de Clubes.

Os Benfiquistas podem certos que, todos juntos, voltaremos a inscrever o nome do Benfica bem alto na história do futebol mundial.

A emoção é muita, pouco mais posso dizer.

O meu obrigado a todos os que me permitiram o regresso a casa!


Não esqueço, outrossim, o nome de quem apostou em mim e acreditou no meu valor antes de todos os outros:

O Dr. João Vale e Azevedo.

É também para saldar esta dívida de gratidão que volto com o mesmo entusiasmo e a mesma determinação.

Mestre30

Citação de: Red2802 em 09 de Abril de 2024, 18:52É um com muito orgulho e com uma honra enorme que regresso ao clube onde comecei a minha carreira.

Hoje já posso dizer que me corre sangue vermelho nas veias desde que em menino vinha com o meu pai à antiga catedral ver as gloriosas papoilas saltitantes.

Foi com mágoa que parti cedo demais mas é com o coração cheio que regresso a tempo de colocar o clube no lugar que tem de direito pela sua grandeza.

Será com a águia bem cravada no peito que estarei ao leme deste grande clube na nova Champions e no Mundial de Clubes.

Os Benfiquistas podem certos que, todos juntos, voltaremos a inscrever o nome do Benfica bem alto na história do futebol mundial.

A emoção é muita, pouco mais posso dizer.

O meu obrigado a todos os que me permitiram o regresso a casa!

@Shoky anda cá ler isto  :smokin:  ;D

Trapattoni

Citação de: Godescalco em 09 de Abril de 2024, 19:40
Citação de: Red2802 em 09 de Abril de 2024, 18:52É um com muito orgulho e com uma honra enorme que regresso ao clube onde comecei a minha carreira.

Hoje já posso dizer que me corre sangue vermelho nas veias desde que em menino vinha com o meu pai à antiga catedral ver as gloriosas papoilas saltitantes.

Foi com mágoa que parti cedo demais mas é com o coração cheio que regresso a tempo de colocar o clube no lugar que tem de direito pela sua grandeza.

Será com a águia bem cravada no peito que estarei ao leme deste grande clube na nova Champions e no Mundial de Clubes.

Os Benfiquistas podem certos que, todos juntos, voltaremos a inscrever o nome do Benfica bem alto na história do futebol mundial.

A emoção é muita, pouco mais posso dizer.

O meu obrigado a todos os que me permitiram o regresso a casa!


Não esqueço, outrossim, o nome de quem apostou em mim e acreditou no meu valor antes de todos os outros:

O Dr. João Vale e Azevedo.

É também para saldar esta dívida de gratidão que volto com o mesmo entusiasmo e a mesma determinação.

Sabias palavras caro Gotts, sabias palavras!
Que jamais seja esquecida a grande luta travada pelo grande presidenta JVA contra o sistema que atormentou o futebol português durante anos. Sistema do qual surgiram Manuel Vilarinho e Luis Filipe Vieira.

slbenfica_croft

O Mourinho é mourinhista e só um tolo pode pensar que é mais que isso.

Espártaco

Citação de: Godescalco em 09 de Abril de 2024, 19:40
Citação de: Red2802 em 09 de Abril de 2024, 18:52É um com muito orgulho e com uma honra enorme que regresso ao clube onde comecei a minha carreira.

Hoje já posso dizer que me corre sangue vermelho nas veias desde que em menino vinha com o meu pai à antiga catedral ver as gloriosas papoilas saltitantes.

Foi com mágoa que parti cedo demais mas é com o coração cheio que regresso a tempo de colocar o clube no lugar que tem de direito pela sua grandeza.

Será com a águia bem cravada no peito que estarei ao leme deste grande clube na nova Champions e no Mundial de Clubes.

Os Benfiquistas podem certos que, todos juntos, voltaremos a inscrever o nome do Benfica bem alto na história do futebol mundial.

A emoção é muita, pouco mais posso dizer.

O meu obrigado a todos os que me permitiram o regresso a casa!


Não esqueço, outrossim, o nome de quem apostou em mim e acreditou no meu valor antes de todos os outros:

O Dr. João Vale e Azevedo.

É também para saldar esta dívida de gratidão que volto com o mesmo entusiasmo e a mesma determinação.

:2funny:

SousaLB

Mourinho é do Setúbal. Viu grandes duelos contra a Académica lado a lado com Hugo Gilberto, cada um a puxar para o seu lado.

Espártaco

A única vantagem que tenho de concordar é que, uma vez que aqui no Tugão ele tem um estatuto inimputável semelhante ao do Al-Bidão, no capítulo de brincar com a equipa do Benfica as coisas seriam bem diferentes.

Resta saber se isso seria o suficiente.