Movimento 1 SÓCIO = 1 VOTO

fdpdc666

O normal no Benfica sempre foram os mandatos curtos.
De entre as exceções, há uma que salta à vista por exceder largamente as demais.
Acho que não é necessário nomear de quem se trata...

A grande questão que se coloca é se vamos voltar ao que era a norma ou se a eternização se vai tornar o "novo normal".

Por regra, à medida que avançamos na idade tornamo-nos mais avessos à mudança.
Se esses associados tendencialmente mais conservadores tiverem um peso eleitoral desmesurado, como acontece atualmente, é menos expectável haverem grandes rupturas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_do_Sport_Lisboa_e_Benfica

nfgl

Citação de: EagleVision em 29 de Abril de 2024, 10:55
Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 10:52
Citação de: SLBRulez em 28 de Abril de 2024, 10:47
Citação de: jjlope00 em 28 de Abril de 2024, 10:36Isto é uma aberração.



A cena das casas e filiais mata-me por completo, como é possível?

A inclusão dos votos das casas e filiais nos estatutos é muito anterior ao Vieira.
É possível porque os sócios na altura assim votaram os estatutos.

E num dos mandatos do orelhas tentou-se reforçar isso ao dar 50 aos mais séniores.

Exatamente, que foi quando se limitou a idade para as candidaturas à presidencia.

bellamy

Citação de: N1c0 em 29 de Abril de 2024, 11:36Não sei se já puseram aqui o sistema dos lagartos (bem mais equilibrado que o nosso):

A quantos votos tem direito um sócio?

Há duas tipologias diferentes de sócio.

Os sócios "Efetivo A" a partir do momento em que completam 1 ano, ininterrupto, como sócio do Clube têm direito a 2 votos. A cada 5 anos ganha-se o direito a mais 1 voto.

Os sócios "Efetivo B" a partir do momento em que completam 1 anos, ininterrupto, como sócio do Clube tem direito a 1 voto. A cada 10 anos ganha-se o direito a mais 1 voto.

Olha é um sistema destes que eu concordo, principalmente na parte de a cada 10 anos ganharem direito a mais um voto.

nfgl

Citação de: Redflyeagle em 29 de Abril de 2024, 11:16
Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 11:14
Citação de: K9Pitbull em 28 de Abril de 2024, 13:57Já não me lembro quando foi aprovada está parolada dos 50 votos e do betão a votar. Mas aposto que deve ter sido numa quarta feira à noite com uns 100 votos a favor, ou algo parecido.

Agora para a alterar vai ser o cabo dos trabalhos.

Os votos das casas foi na década de 80.
Foi com o Vieira

Não.

nfgl

Citação de: osanto em 29 de Abril de 2024, 11:21
Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 10:52
Citação de: SLBRulez em 28 de Abril de 2024, 10:47
Citação de: jjlope00 em 28 de Abril de 2024, 10:36Isto é uma aberração.



A cena das casas e filiais mata-me por completo, como é possível?

A inclusão dos votos das casas e filiais nos estatutos é muito anterior ao Vieira.
É possível porque os sócios na altura assim votaram os estatutos.

A título de curiosidade, sabes quantas casas e filiais existiam quando foi implementada essa medida? Gostava de saber se ja nessa altura tinham má fé.

Quanto à possibilidade de se votar nas casas do Benfica, do ponto de vista teórico faz todo o sentido, conseguimos chegar a mais socios, no entanto com o nivel de dirigentes instalado no clube, mais depressa vejo a casa com uma pilha de cartoes e a mesma pessoa a votar no mesmo candidato. Como nao confio no sistema atual, nao defendo o voto nas casas do Benfica.

Para mim o justo seria sempre 1 socio 1 voto, mas se tiver q existir diferenciação nunca deveriam ser mais do q 5 votos.


Não te sei responder, mas de facto o movimento das casas tem sido bastante intenso nos ultimos anos.

Se são estas as pessoas que estão na direção, são-o porque os sócios assim elegeram.


Redflyeagle

Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 11:38
Citação de: Redflyeagle em 29 de Abril de 2024, 11:16
Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 11:14
Citação de: K9Pitbull em 28 de Abril de 2024, 13:57Já não me lembro quando foi aprovada está parolada dos 50 votos e do betão a votar. Mas aposto que deve ter sido numa quarta feira à noite com uns 100 votos a favor, ou algo parecido.

Agora para a alterar vai ser o cabo dos trabalhos.

Os votos das casas foi na década de 80.
Foi com o Vieira

Não.
Só se estou a fazer confusão com o aumento do nº de votos das Casas... isso foi em mandato do Vieira.
Obrigado.

nfgl

Citação de: fdpdc666 em 29 de Abril de 2024, 11:36O normal no Benfica sempre foram os mandatos curtos.
De entre as exceções, há uma que salta à vista por exceder largamente as demais.
Acho que não é necessário nomear de quem se trata...

A grande questão que se coloca é se vamos voltar ao que era a norma ou se a eternização se vai tornar o "novo normal".

Por regra, à medida que avançamos na idade tornamo-nos mais avessos à mudança.
Se esses associados tendencialmente mais conservadores tiverem um peso eleitoral desmesurado, como acontece atualmente, é menos expectável haverem grandes rupturas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_do_Sport_Lisboa_e_Benfica


O normal do Benfica era também haver muito mais participação associativa nas decisões.
Isso desapareceu.

FTG

Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 11:35
Citação de: FTG em 29 de Abril de 2024, 10:40Premeiem os mais velhos com uma ida ao estádio por ano, uma redução nas quotas, umas visitas ao museu, até  uma camisola e um cachecol de oferta de 5 em 5 anos, cenas materiais.

Votos, não faz sentido nenhum.

E certamente, muitos dos que estão aqui a escrever terão mais que um voto.

Tenho 20, por exemplo

Isso é tratar os sócios como clientes.
Exatamente aqui de que a malta se queixa.

Não entendo porquê.
Oferecer a ida a um jogo ou ao museu no verão pra passear ou o que quiserem, pela tal fidelidade é tratar como clientes?
Já não oferecem pins por x anos de sócio?
Premeiem isso com algo mais se isso não basta mas não criem uma diferença para quem paga as mesmas quotas que esses.

Volto a referir, tenho 20 votos e isto não faz sentido nenhum, há muitos anos que falamos disto entre a minha malta da bola.
Quase todos sócios de nascença e quase todos nos 50 e são contra estes patamares.

nfgl

Citação de: Redflyeagle em 29 de Abril de 2024, 11:41
Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 11:38
Citação de: Redflyeagle em 29 de Abril de 2024, 11:16
Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 11:14
Citação de: K9Pitbull em 28 de Abril de 2024, 13:57Já não me lembro quando foi aprovada está parolada dos 50 votos e do betão a votar. Mas aposto que deve ter sido numa quarta feira à noite com uns 100 votos a favor, ou algo parecido.

Agora para a alterar vai ser o cabo dos trabalhos.

Os votos das casas foi na década de 80.
Foi com o Vieira

Não.
Só se estou a fazer confusão com o aumento do nº de votos das Casas... isso foi em mandato do Vieira.
Obrigado.

Com o vieira há 2 alterações:

1) criação da categoria de sócios com mais de 25 anos de ligação, que dá os tais 50 votos
2) Limitação de idade para candidatura à presidencia

As casa sempre foram equiparadas à categoria máxima, apesar de estar identificado nos estatútos que têm os 50 votos.

fdpdc666

Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 11:42
Citação de: fdpdc666 em 29 de Abril de 2024, 11:36O normal no Benfica sempre foram os mandatos curtos.
De entre as exceções, há uma que salta à vista por exceder largamente as demais.
Acho que não é necessário nomear de quem se trata...

A grande questão que se coloca é se vamos voltar ao que era a norma ou se a eternização se vai tornar o "novo normal".

Por regra, à medida que avançamos na idade tornamo-nos mais avessos à mudança.
Se esses associados tendencialmente mais conservadores tiverem um peso eleitoral desmesurado, como acontece atualmente, é menos expectável haverem grandes rupturas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_do_Sport_Lisboa_e_Benfica


O normal do Benfica era também haver muito mais participação associativa nas decisões.
Isso desapareceu.

O que também só favorece a "situação".

nfgl

Citação de: FTG em 29 de Abril de 2024, 11:44
Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 11:35
Citação de: FTG em 29 de Abril de 2024, 10:40Premeiem os mais velhos com uma ida ao estádio por ano, uma redução nas quotas, umas visitas ao museu, até  uma camisola e um cachecol de oferta de 5 em 5 anos, cenas materiais.

Votos, não faz sentido nenhum.

E certamente, muitos dos que estão aqui a escrever terão mais que um voto.

Tenho 20, por exemplo

Isso é tratar os sócios como clientes.
Exatamente aqui de que a malta se queixa.

Não entendo porquê.
Oferecer a ida a um jogo ou ao museu no verão pra passear ou o que quiserem, pela tal fidelidade é tratar como clientes?
Já não oferecem pins por x anos de sócio?
Premeiem isso com algo mais se isso não basta mas não criem uma diferença para quem paga as mesmas quotas que esses.

Volto a referir, tenho 20 votos e isto não faz sentido nenhum, há muitos anos que falamos disto entre a minha malta da bola.
Quase todos sócios de nascença e quase todos nos 50 e são contra estes patamares.

É sim, é tratar como clientes.
Tratar associados como associadas é ligitimar a sua participação nas decisões relevantes do clube, até porque são os seus donos.

Se a malta com 50 votos é contra estes patamares facilmente encontram 200 sócios e promovem uma AGE para alterar isso.

nfgl

Citação de: fdpdc666 em 29 de Abril de 2024, 11:47
Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 11:42
Citação de: fdpdc666 em 29 de Abril de 2024, 11:36O normal no Benfica sempre foram os mandatos curtos.
De entre as exceções, há uma que salta à vista por exceder largamente as demais.
Acho que não é necessário nomear de quem se trata...

A grande questão que se coloca é se vamos voltar ao que era a norma ou se a eternização se vai tornar o "novo normal".

Por regra, à medida que avançamos na idade tornamo-nos mais avessos à mudança.
Se esses associados tendencialmente mais conservadores tiverem um peso eleitoral desmesurado, como acontece atualmente, é menos expectável haverem grandes rupturas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_do_Sport_Lisboa_e_Benfica


O normal do Benfica era também haver muito mais participação associativa nas decisões.
Isso desapareceu.

O que também só favorece a "situação".


Claro que favorece.
Quem quer ser cliente é tratado como cliente.

Ghost.Of.Red

Citação de: ForçadoBloqueio em 28 de Abril de 2024, 00:51Não se tentem desculpar com isto para a chapada democrática estrondosa que levámos hoje. O corrupto levou no cu em TODAS as mesas de voto, por isso os sócios mais velhos até podiam ter 50000 votos que tinham limpado o gajo de lá. Tornar-se-á mais produtivo lançar um Movimento "1 Sócio = 1 Cérebro", portanto.

Mas é caso perdido no Benfica

Granizo

Citação de: fdpdc666 em 29 de Abril de 2024, 11:36O normal no Benfica sempre foram os mandatos curtos.
De entre as exceções, há uma que salta à vista por exceder largamente as demais.
Acho que não é necessário nomear de quem se trata...

A grande questão que se coloca é se vamos voltar ao que era a norma ou se a eternização se vai tornar o "novo normal".

Por regra, à medida que avançamos na idade tornamo-nos mais avessos à mudança.
Se esses associados tendencialmente mais conservadores tiverem um peso eleitoral desmesurado, como acontece atualmente, é menos expectável haverem grandes rupturas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_do_Sport_Lisboa_e_Benfica


E quase de certeza a razão porque foi alterado para este sistema.
Um segurança para quem se quer lá manter.


No final quem tem mais anos de sócio acaba por ter as mesmas vantagens que os restantes.

E a única que os diferencia e de 4 em 4 anos.

nfgl

O tema dos estatutos e das AG é sempre a mesma merda.
São em dias que não dá jeito. Isso é desculpa.

Se o Benfica jogar às 23 horas de um domingo o estádio está cheio.

Se querem priorizar a vida do clube então façam-no, não venham com tretas

O que vai acontecer na próxima revisão estatutária é que vão estar 80 pessoas da AG e as alterações vão ser alteradas sem contestação.

Depois queixam-se nos fóruns e nas redes sociais desta vida.