Rafa

Avançado, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2016-2024), 326 jogos (21235 minutos), 94 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2)

Survivor

Jogador importante no Benfica durante 5 anos.

Lendas são outros.

O Rafa fechou o ciclo na altura certa, no tempo certo, foi uma pena não sair campeão mas ele ficou porque queria sair bi-campeão.

Cob92

Citação de: Billy the Kid em 13 de Maio de 2024, 00:06
Citação de: ruio1999 em 12 de Maio de 2024, 23:38Só lhe vão dar o devido valor daqui há alguns anos.

E sim, é uma Lenda do Sport Lisboa e Benfica.

Dragão 2x, Portimonense na Luz em 2019, Braga, Juve na Luz, Alvalade em 2020, etc etc... São alguns dos momentos que lhe dão esse direito a esse estatuto e com total justiça.

Obrigado por tudo.

Claro que é lenda.

Ele e Pizzi são dois mal-amados por gente ingrata que não reconhece que essa dupla deu muito ao Benfica.

Qualquer dos dois deu mais ao Benfica do que outras lendas como Gaitan ou Aimar.
Foram anos e anos a verter suor pelo Benfica e a serem importantíssimos em vários títulos conquistados. Jogadores-chaves.

Espero que tenha uma despedida à preceito (como tiveram Jonas e Pizzi).

Não sei se estás a trollar ou a falar a sério mas o Gaitan tem mais títulos que o Rafa com menos anos de Benfica.

O gaitan deu mais ao Benfica.

Survivor

O pessoal a falar de lendas.

Lendas são muitoooooooooo poucos amigos.

Lendas são os jogadores que estiveram cá mas 20 anos depois ainda são lembrados, são muito poucos.

PudimDanone

Um gajo que não festeja os seus golos pelo clube não pode ser lenda

lpfc04

Citação de: SousaLB em 12 de Maio de 2024, 21:17
Citação de: lpfc04 em 12 de Maio de 2024, 20:55O Rafa é, desde que o Jonas arrumou as botas, o melhor jogador do Benfica. Era o único jogador do Benfica que, num dia bom, seria capaz de protagonizar um lance de génio contra qualquer equipa do mundo. É irrisório ler aqui pessoal a compará-lo a João Mário e a outros mancos que por cá andam.

Muitos recordá-lo-ao como o "autista", o "inconstante", ou até mesmo como alguém que se está a cagar para isto tudo. Eu lembrá-lo-ei como um craque. Que é o que ele é. Faltou-lhe a finalização para ser de classe mundial e jogar no Real ou Barcelona.

E hoje, esteve muito bem, quer em campo, quer a mandar o coro gregoriano para o caralho. O Benfica está morto? Está! Mas qual é a puta da necessidade de mandar merdas para o relvado? E para quê tentar silenciar uma ovação a um jogador que fez o último jogo no Benfica e que, quer se goste, quer não se goste, está cá há 7 anos sendo determinante nalgumas épocas? Os senhores que se arrogam do benfiquismo puro, que rejeitam cânticos para jogadores (desde o Cardozo, bola!), que recusam gritar o nome do marcador dum golo, mesmo aqueles que são uns golaços do caralho, esquecem-se que o Benfica tornou-se grande graças aos homens que jogam no relvado. O Benfica é maior que tudo e todos, mas é por homens que foi construído e por artistas da arte em movimento que se tornou lendário.

Tanta merda e tanta intitulação de "braço armado do Benfica" e mamamos 5 nas Antas e zero recepção. Humilhações e humilhações e zero receções. Assembleias é tudo menos lutar pela queda da direção, pelo contrário, coagem quem contra ela fala. Manquem-se, caralho! Se o Gullit visse esta merda em que se tornou o grupo, apanhava um desgosto.

Sai o Rafa, sai o último vestígio da equipa tetracampeã. Agora é atacar o 39 com uma equipa recheada de loosers. O Rafa podia não ter a fibra de vencedor, mas partilhou o balneário com referências e figuras importantes da história do Benfica. Excepção feita ao Neves restam-nos autênticos falhados e trepos que aliam a inépcia técnica a um total desconhecimento do que é o Sport Lisboa e Benfica.

Isso não é verdade.

Darwin e Enzo, para mencionar apenas dois casos indiscutíveis, tiveram melhor rendimento que ele (no caso do Darwin, apenas na 2ª época).

Sobre esta época nem consigo tirar conclusões, foi tudo demasiado mau.
É discutível, sem dúvida, mas acho que há alguma subjetividade nesta discussão. Apresentar-me-ias números de Darwin e Enzo e eu diria que essa poderia ser uma análise algo redutora. E repara, eu disse que ele é o melhor jogador pós-Jonas, não disse que foi o que teve mais rendimento. Eu estou convencido que o Rafa poderia ter tido sucesso em Inglaterra, por exemplo. Olho para um Sterling e vejo um Rafa dos ricos. A espaços, poderia fazer a diferença, mesmo com as suas limitações e, aí, se calhar o pessoal olharia para o Rafa de outra forma, tendo em conta o papel fora de Portugal.

Tiago .

Mais um badameco elevado a lenda.
É símbolo, sim. Mas da dinastia Vieirista. Não do Sport Lisboa e Benfica.

Andris

AG

Citação de: VigilanteGnu em 12 de Maio de 2024, 23:14Provavelmente irá juntar se a Jorge Jesus
Faz bem, caminha para o final de carreira.

Aplaudi-o quando saiu do campo hoje.

Apesar de ser um tipo algo acanhado a nível da relação com os adeptos não justifica de longe o chorrilho de insultos que alguns fazem aqui.

Foi um jogador importante no Benfica e merece o nosso respeito.

peterslimer

Obrigado por tudo Rafa e por nada também.

O jogador que mais desejava o fim de linha no clube.

Seremos melhores disso não tenho duvidas.

MightyEagle

Citação de: AG em 13 de Maio de 2024, 00:15
Citação de: VigilanteGnu em 12 de Maio de 2024, 23:14Provavelmente irá juntar se a Jorge Jesus

Apesar de ser um tipo algo acanhado a nível da relação com os adeptos não justifica de longe o chorrilho de insultos que alguns fazem aqui.

É isto.

Também aplaudi.

Mas conversas de lenda neste tópico, é brincadeira.

Fear Factory

Não fazem puta de noção do que é uma lenda. A culpa é do futebol de hoje que se resume a estatísticas dos goalpoints da vida.

Uma lenda do Benfica é alguém que carrega consigo todos os valores do clube, é alguém que consegue marcar gerações, é alguém quando parte fica um enorme vazio no clube.

O Rafa nunca será uma lenda, respeitem quem o foi.

AG

Citação de: MightyEagle em 13 de Maio de 2024, 00:17
Citação de: AG em 13 de Maio de 2024, 00:15

É isto.

Também aplaudi.

Mas conversas de lenda neste tópico, é brincadeira.
Sim, evidente.

Já não existem lendas no futebol moderno, isso é conversa para gente ingénua.

Não dou para esse peditório.

Laranja18

Citação de: ruio1999 em 12 de Maio de 2024, 23:38Só lhe vão dar o devido valor daqui há alguns anos.

E sim, é uma Lenda do Sport Lisboa e Benfica.

Dragão 2x, Portimonense na Luz em 2019, Braga, Juve na Luz, Alvalade em 2020, etc etc... São alguns dos momentos que lhe dão esse direito a esse estatuto e com total justiça.

Obrigado por tudo.

escreveste mal lendia

SousaLB

Citação de: lpfc04 em 13 de Maio de 2024, 00:13
Citação de: SousaLB em 12 de Maio de 2024, 21:17
Citação de: lpfc04 em 12 de Maio de 2024, 20:55O Rafa é, desde que o Jonas arrumou as botas, o melhor jogador do Benfica. Era o único jogador do Benfica que, num dia bom, seria capaz de protagonizar um lance de génio contra qualquer equipa do mundo. É irrisório ler aqui pessoal a compará-lo a João Mário e a outros mancos que por cá andam.

Muitos recordá-lo-ao como o "autista", o "inconstante", ou até mesmo como alguém que se está a cagar para isto tudo. Eu lembrá-lo-ei como um craque. Que é o que ele é. Faltou-lhe a finalização para ser de classe mundial e jogar no Real ou Barcelona.

E hoje, esteve muito bem, quer em campo, quer a mandar o coro gregoriano para o caralho. O Benfica está morto? Está! Mas qual é a puta da necessidade de mandar merdas para o relvado? E para quê tentar silenciar uma ovação a um jogador que fez o último jogo no Benfica e que, quer se goste, quer não se goste, está cá há 7 anos sendo determinante nalgumas épocas? Os senhores que se arrogam do benfiquismo puro, que rejeitam cânticos para jogadores (desde o Cardozo, bola!), que recusam gritar o nome do marcador dum golo, mesmo aqueles que são uns golaços do caralho, esquecem-se que o Benfica tornou-se grande graças aos homens que jogam no relvado. O Benfica é maior que tudo e todos, mas é por homens que foi construído e por artistas da arte em movimento que se tornou lendário.

Tanta merda e tanta intitulação de "braço armado do Benfica" e mamamos 5 nas Antas e zero recepção. Humilhações e humilhações e zero receções. Assembleias é tudo menos lutar pela queda da direção, pelo contrário, coagem quem contra ela fala. Manquem-se, caralho! Se o Gullit visse esta merda em que se tornou o grupo, apanhava um desgosto.

Sai o Rafa, sai o último vestígio da equipa tetracampeã. Agora é atacar o 39 com uma equipa recheada de loosers. O Rafa podia não ter a fibra de vencedor, mas partilhou o balneário com referências e figuras importantes da história do Benfica. Excepção feita ao Neves restam-nos autênticos falhados e trepos que aliam a inépcia técnica a um total desconhecimento do que é o Sport Lisboa e Benfica.

Isso não é verdade.

Darwin e Enzo, para mencionar apenas dois casos indiscutíveis, tiveram melhor rendimento que ele (no caso do Darwin, apenas na 2ª época).

Sobre esta época nem consigo tirar conclusões, foi tudo demasiado mau.
É discutível, sem dúvida, mas acho que há alguma subjetividade nesta discussão. Apresentar-me-ias números de Darwin e Enzo e eu diria que essa poderia ser uma análise algo redutora. E repara, eu disse que ele é o melhor jogador pós-Jonas, não disse que foi o que teve mais rendimento. Eu estou convencido que o Rafa poderia ter tido sucesso em Inglaterra, por exemplo. Olho para um Sterling e vejo um Rafa dos ricos. A espaços, poderia fazer a diferença, mesmo com as suas limitações e, aí, se calhar o pessoal olharia para o Rafa de outra forma, tendo em conta o papel fora de Portugal.
Os números valem o que valem. Mas ainda assim, o Darwin na 2ª época tem números incríveis. Além disso marca 2 ao Barça, marca ao Bayern, marca 2 ao Liverpool, marca em Alvalade (e ao Porto, mas pronto)... E isto num Benfica ridiculamente fraco.

É uma opinião e respeito, naturalmente. Falar em potencial é diferente de falar em rendimento. Eu ainda hoje estou convencido que o Nelson Oliveira podia ter sido o melhor PL português dos últimos 30 anos. Por um motivo ou outro, os jogadores não atingem aquilo que pareciam poder vir a atingir.

O Rafa perde por nunca ter tido grande vontade ou inteligência para corrigir algumas das suas lacunas, o que também é uma sua imagem de marca: a atitude. Ou falta dela, no caso. Se nos lembrarmos do Rafa que saiu do Braga e do que sai do Benfica, eu não consigo ver grandes diferenças. É o mesmo jogador que na supertaça de 2016 criou umas quantas oportunidades flagrantes e mandou tudo para as couves.

ff77

Citação de: Fear Factory em 13 de Maio de 2024, 00:23Não fazem puta de noção do que é uma lenda. A culpa é do futebol de hoje que se resume a estatísticas dos goalpoints da vida.

Uma lenda do Benfica é alguém que carrega consigo todos os valores do clube, é alguém que consegue marcar gerações, é alguém quando parte fica um enorme vazio no clube.

O Rafa nunca será uma lenda, respeitem quem o foi.
Entre ser uma lenda ou ser mais jogador que passou pelo Benfica há uma diferença gigante.