Novos Estatutos aprovados com 91% a favor

Sequel

Citação de: franciscoafonso em 17 de Junho de 2024, 16:48
Citação de: Sequel em 17 de Junho de 2024, 16:36
Citação de: AndreCruz11SLB em 17 de Junho de 2024, 11:20
Citação de: !N$4N3_J7 em 17 de Junho de 2024, 03:15
Citação de: MiMiMiccoli10 em 17 de Junho de 2024, 01:44
Citação de: MiMiMiccoli10 em 21 de Maio de 2024, 16:14a) 1 SÓCIO = 1 VOTO

b) VOTO FÍSICO

c) POLÍCIA NAS URNAS

NÃO PODE HAVER QUALQUER DESVIO DESTE CAMINHO!

1 sócio = 1 voto vai ser impossível de passar.
São necessários 75% para haver maioria qualificada.

Enquanto isso não acontecer não sairemos desta situação em que vivemos há imensos anos. Haverá sempre comodismo porque basta convencer uma determinada geração de benfiquistas mais conservadores e quer nunca consideram mudanças e dar tachos à malta das casas...

Há alguma proposta que vá no sentido de, pelo menos, alterar a questão dos 50 votos?

Sinceramente, do que li, não vi nenhuma. E isto espanta-me, mas admito que possa ter lido mal a proposta do BI e da Comissão.

@Savicevic achas que nos podes esclarecer neste assunto?
O SoB propõe 1 voto por cada 5 anos de filiação até um número máximo de 25 votos (os 25 votos serão atribuídos apenas a sócios com mais de 75 anos de filiação).

A comissão mantém os mesmos votos, mas cria uma categoria intermédia de 25 votos. Mas não sei onde está disponível os estatutos da comissão, só li umas declarações creio que do João Pinheiro. Não sei se mexem nos anos atribuídos a cada número de votos ou não.

De qualquer das formas 1 voto por cada 5 anos é uma solução que acho justa. Um sócio com 20 anos de filiação, por exemplo, tem 4 votos mas ao mesmo tempo não se torna completamente irrelevante o 1 voto (como é hoje em dia, quando temos por exemplo 20 votos para 1).

Não conhecia a proposta do SoB. De todas, parece a mais sensata.

As outras duas, acho que foram postadas aqui. Vou ver se arranjo os links.

rkc

Citação de: FTG em 17 de Junho de 2024, 17:03
Citação de: rkc em 17 de Junho de 2024, 15:51
Citação de: Coutinho04 em 17 de Junho de 2024, 15:46
Citação de: LuigiSLB83 em 17 de Junho de 2024, 15:39
Citação de: rkc em 17 de Junho de 2024, 15:38
Citação de: LuigiSLB83 em 17 de Junho de 2024, 15:38
Citação de: rkc em 17 de Junho de 2024, 15:28
Citação de: LuigiSLB83 em 17 de Junho de 2024, 12:14
Citação de: rkc em 17 de Junho de 2024, 11:43Em lado nenhum diz que alguém que more longe não pode ser sócio efectivo.

Artigo 12º
Sócios correspondentes
1. São sócios correspondentes:
a) Nacionais, os que residam em localidade que diste mais de 50 Km da periferia da cidade de Lisboa, desde que não tenham a qualidade de sócios efectivos;
b) Internacionais, os que residam em território estrangeiro, desde que não tenham a qualidade de sócios efectivo.
2. Para efeitos da alínea a) do número anterior, considera-se local de residência o domicílio fiscal do sócio;
3. Os sócios correspondentes que passem a sócios efectivos usufruirão de todos os direitos inerentes a esta categoria, nos termos dos presentes Estatutos, e mantêm a antiguidade, com as restrições previstas no nº 3 do Artigo 17º.

Ou seja, qualquer um pode escolher ser efectivo e nenhuma dessas categorias.

Mas não é automático atribuição de correspondente, na medida em que preenches a tua morada e sendo ela a mais de 50 Km da região de Lisboa?

Não sei. Não sou correspondente...

Nem eu, daí que não sei se isto é uma escolha.
Eu quando me fiz sócio não ne apareceu sequer opção. Como moro a mais de 50km, automaticamente fiquei sócio correspondente.

Mas escolha como?

Eu já nem me lembro de como me fiz sócio, mas de certeza que é uma questão económica. 50€ vs 132€. O Benfica escolhe o mais barato.

Cabe depois a cada um mudar. Digo eu.

Ora bem, como o Benfica funciona de forma exemplar, mais uma história da bandalheira.

Enviei mail, após esta conversa por aqui, a questionar se era possível fazer a alteração para sócio efectivo, mesmo morando a mais de 50km.
Não tendo tido uma resposta concreta, respondi ao Dpt de sócios, e recebo a seguir 4 e-mails iguais a informar que alteraram a modalidade de sócio para efectivo quando lhes fiz apenas duas questões.
Não é pela alteração, é mesmo por não ter sido dado consentimento de merda nenhuma e vai que o sr Vitor Luzes procede à alteração.

Uma categoria, portanto.

Bem, pelo menos, quem quiser, pode enviar um mail para [email protected]  e pedir a alteração para efectivo

Correcção: 8 e-mails, de um endereço que é [email protected] a indicar
"Em seguimento do seu pedido de alteração de categoria, informamos que o mesmo foi já efetuado.
Relembramos que, caso já tenha um pagamento de quotas em vigor, o novo valor será considerado na próxima quota a pagar.
 Para qualquer esclarecimento adicional não hesite em contactar-nos em resposta a este email ou através dos contatos disponíveis no site oficial em www.slbenfica.pt"

Foda-se

🤣🤣🤣🤣

Que estupidez.

Savicevic

b) VOTO FÍSICO

c) POLÍCIA NAS URNAS

Enquanto isso não acontecer não sairemos desta situação em que vivemos há imensos anos. Haverá sempre comodismo porque basta convencer uma determinada geração de benfiquistas mais conservadores e quer nunca consideram mudanças e dar tachos à malta das casas...

Há alguma proposta que vá no sentido de, pelo menos, alterar a questão dos 50 votos?

Sinceramente, do que li, não vi nenhuma. E isto espanta-me, mas admito que possa ter lido mal a proposta do BI e da Comissão.

Sim, há.

A proposta do Servir o Benfica propõe que seja 1 voto adicionado a cada 5 anos de antiguidade.

1-5 anos, 1 voto
5-10 anos, 2 votos
10-15 anos, 3 votos

E assim sucessivamente, com excepção dos sócios com mais de 75 anos de filiação (que devem ser uma quantidade muito reduzida), que eles propõem que tenham 25 votos.

Também podes ler a nota explicativa que acompanha as propostas de alteração.

Aqui: https://www.servirobenfica.pt/documentos.html

maxi04

Citação de: Savicevic em 17 de Junho de 2024, 17:26

b) VOTO FÍSICO

c) POLÍCIA NAS URNAS

Sim, há.

A proposta do Servir o Benfica propõe que seja 1 voto adicionado a cada 5 anos de antiguidade.

1-5 anos, 1 voto
5-10 anos, 2 votos
10-15 anos, 3 votos

E assim sucessivamente, com excepção dos sócios com mais de 75 anos de filiação (que devem ser uma quantidade muito reduzida), que eles propõem que tenham 25 votos.

Parece me de longe a melhor proposta dos estatutos.

Não consegui perceber os votos das casas ? O servir pretende acabar com isso ?

Savicevic

Citação de: maxi04 em 17 de Junho de 2024, 18:52

b) VOTO FÍSICO

c) POLÍCIA NAS URNAS

Sim, há.

1-5 anos, 1 voto
5-10 anos, 2 votos
10-15 anos, 3 votos

Não conheço a proposta em detalhe, não contribuí para ela e ainda não a li como deve ser. Aliás, nem essa nem nenhuma. Mas tenho ideia que sim, que serão para eliminar.

De todo o modo, na tentativa de se encontrar um entendimento para uma proposta global que seja possível fazer passar, parece-me que se se colocar as casas e filiais a votar em função da antiguidade em conjunto com os sócios, será uma cedência que se poderá pensar fazer em troca de uma muito mais decisiva redução das diferenças entre os sócios mais antigos e mais recentes.

Rui_Garcia

Citação de: maxi04 em 17 de Junho de 2024, 18:52

b) VOTO FÍSICO

c) POLÍCIA NAS URNAS

Sim, há.

1-5 anos, 1 voto
5-10 anos, 2 votos
10-15 anos, 3 votos

O SoB indica que os votos das Casas teriam os mesmos critérios de antiguidade dos sócios. Quem perderia totalmente o direito de voto seriam as Filiais e Delegações que atualmente possuem 20 votos cada. Consegues comprovar isto na página 25 da proposta dos estatutos do SoB - artigo 51º e 52º
https://www.servirobenfica.pt/uploads/1/3/3/2/133248124/estatutos_slb__proposta_sob_.pdf

SkiL

Propostas de merda... Tudo o que não seja 1 sócio 1 voto. Sem casas e presidentes das mesmas a votar..

Tudo o que não seja uma mudança nesse sentido será sempre uma bela bosta...

Tanto querem mudar, mas ninguém quer perder "os direitos".. Ser mais que o vizinho.

Daqui a uns anos, estaremos aqui a discutir novamente, porque vão achar que afinal o novo formato só favorece uns e não outros..

1 sócio - 1 voto tem de ir a votos!
Ninguém é mais benfiquista do que ninguém!
E a democracia é isto!!

KKT

A proposta do SoB parece-me, de longe, a melhor. Terão os meus votos em AG.

A da comissão é pouco melhor do que a situação atual que temos neste momento.

Smashin

Citação de: FTG em 17 de Junho de 2024, 17:03
Citação de: rkc em 17 de Junho de 2024, 15:51
Citação de: Coutinho04 em 17 de Junho de 2024, 15:46
Citação de: LuigiSLB83 em 17 de Junho de 2024, 15:39
Citação de: rkc em 17 de Junho de 2024, 15:38
Citação de: LuigiSLB83 em 17 de Junho de 2024, 15:38
Citação de: rkc em 17 de Junho de 2024, 15:28
Citação de: LuigiSLB83 em 17 de Junho de 2024, 12:14
Citação de: rkc em 17 de Junho de 2024, 11:43Em lado nenhum diz que alguém que more longe não pode ser sócio efectivo.

Artigo 12º
Sócios correspondentes
1. São sócios correspondentes:
a) Nacionais, os que residam em localidade que diste mais de 50 Km da periferia da cidade de Lisboa, desde que não tenham a qualidade de sócios efectivos;
b) Internacionais, os que residam em território estrangeiro, desde que não tenham a qualidade de sócios efectivo.
2. Para efeitos da alínea a) do número anterior, considera-se local de residência o domicílio fiscal do sócio;
3. Os sócios correspondentes que passem a sócios efectivos usufruirão de todos os direitos inerentes a esta categoria, nos termos dos presentes Estatutos, e mantêm a antiguidade, com as restrições previstas no nº 3 do Artigo 17º.

Ou seja, qualquer um pode escolher ser efectivo e nenhuma dessas categorias.

Mas não é automático atribuição de correspondente, na medida em que preenches a tua morada e sendo ela a mais de 50 Km da região de Lisboa?

Não sei. Não sou correspondente...

Nem eu, daí que não sei se isto é uma escolha.
Eu quando me fiz sócio não ne apareceu sequer opção. Como moro a mais de 50km, automaticamente fiquei sócio correspondente.

Mas escolha como?

Eu já nem me lembro de como me fiz sócio, mas de certeza que é uma questão económica. 50€ vs 132€. O Benfica escolhe o mais barato.

Cabe depois a cada um mudar. Digo eu.

Ora bem, como o Benfica funciona de forma exemplar, mais uma história da bandalheira.

Enviei mail, após esta conversa por aqui, a questionar se era possível fazer a alteração para sócio efectivo, mesmo morando a mais de 50km.
Não tendo tido uma resposta concreta, respondi ao Dpt de sócios, e recebo a seguir 4 e-mails iguais a informar que alteraram a modalidade de sócio para efectivo quando lhes fiz apenas duas questões.
Não é pela alteração, é mesmo por não ter sido dado consentimento de merda nenhuma e vai que o sr Vitor Luzes procede à alteração.

Uma categoria, portanto.

Bem, pelo menos, quem quiser, pode enviar um mail para [email protected]  e pedir a alteração para efectivo

Correcção: 8 e-mails, de um endereço que é [email protected] a indicar
"Em seguimento do seu pedido de alteração de categoria, informamos que o mesmo foi já efetuado.
Relembramos que, caso já tenha um pagamento de quotas em vigor, o novo valor será considerado na próxima quota a pagar.
 Para qualquer esclarecimento adicional não hesite em contactar-nos em resposta a este email ou através dos contatos disponíveis no site oficial em www.slbenfica.pt"

Foda-se
Parece a tasca da esquina. Enfim...

Uma "empresa" que factura centenas de milhões por ano. Uma palhaçada autentica

franciscoafonso

Citação de: SkiL em 18 de Junho de 2024, 09:47Propostas de merda... Tudo o que não seja 1 sócio 1 voto. Sem casas e presidentes das mesmas a votar..

Tudo o que não seja uma mudança nesse sentido será sempre uma bela bosta...

Tanto querem mudar, mas ninguém quer perder "os direitos".. Ser mais que o vizinho.

Daqui a uns anos, estaremos aqui a discutir novamente, porque vão achar que afinal o novo formato só favorece uns e não outros..

1 sócio - 1 voto tem de ir a votos!
Ninguém é mais benfiquista do que ninguém!
E a democracia é isto!!
Tens bom remédio, faz uma proposta. Está no prazo de dez dias para a apresentares.

É mais útil do que comentar "que propostas de merda" a malta que perdeu tempo de vida, não pago, a analisar os estatutos e fazer as propostas que considera mais justas. Mas dá menos trabalho comentar do que efectivamente fazer alguma coisa.

BENFIKA

A questão dos votos é chave, mas não se pode querer passar já toda a gente para 1 voto, isso nunca será aprovado.
E não será aprovado porque os sócios se veem que ficam com direito a menos votos acham logo que estão a perder direitos ou poder. Até podem sugerir passar todos os escalões para metade que haverá quem não queira  :buck2:

Se der para reduzir os 25 e 50 votos já será bom, e acima de tudo retirar os votos das casas e filiais.

Bethoven

E finalmente igualam os sócio correspondente aos outros?