Estádio da Luz

goliath2k

Citação de: HMP em 30 de Outubro de 2024, 11:40Qual é a razão para as claques do Benfica terem deixado de levar bandeiras e tambores? As bandeiras e tambores acho que dão um ambiente visual e sonoro excelentes. É opção própria ou alguma restrição no estádio da luz ou geral? É que vejo outras claques mesmo dos rivais com esses adereços.
As claques para poderem levar bandeiras e tambores têm de estar legalizadas. As nossas não o quiseram fazer porque não concordam com a lei que obrigou a isso.

S1Benfica

Perto de 50k pessoas, num jogo às 20h15 de uma quarta-feira, para a Taça da Liga, contra o campeão da Segunda Liga, numa noite que se perspectivava de chuva.

Incrível.

Não sei se têm a noção mas a gaiola grande estava à pinha.
(ler: praticamente tudo o que havia de bilhetes disponíveis foi ocupado)

Burik

Citação de: goliath2k em 30 de Outubro de 2024, 11:57
Citação de: HMP em 30 de Outubro de 2024, 11:40Qual é a razão para as claques do Benfica terem deixado de levar bandeiras e tambores? As bandeiras e tambores acho que dão um ambiente visual e sonoro excelentes. É opção própria ou alguma restrição no estádio da luz ou geral? É que vejo outras claques mesmo dos rivais com esses adereços.
As claques para poderem levar bandeiras e tambores têm de estar legalizadas. As nossas não o quiseram fazer porque não concordam com a lei que obrigou a isso.

Uma lei pelo que parece é inconstitucional, os políticos mataram praticamente as claques em Portugal, não é só o Benfica, a dos lagartos a juveleo também já não é a mesma coisa

Tsu1904

As claques do Benfica são uma merda aos anos.

Sempre os mesmos cânticos básicos e aborrecidos, sem imaginação nenhuma.

Não se vê organização nem estrutura nenhuma clara.

E a questão da legalização colocou tudo num patamar ainda mais merdoso.

E digo isto com muita pena, pois pertenci a uma delas durante uns bons anos, com excelentes momentos.

slbenfica_croft

O problema não é a quantidade de adeptos. É o ambiente que está cada vez pior. Há vários anos. E está já completamente consolidado como a norma.

Isto tem a ver com uma mudança estrutural no público que hoje frequenta a Luz.

É uma perversidade. Temos hoje médias muito boas, mas o ambiente é muito fraquinho. Há demasiada gente que hoje vai aos estádios, mesmo como cativo, mas que encara isto como uma ida ao teatro ou um mero espectáculo cultural sem grande necessidade de interacção.

Atenção que isto não é só no BENFICA. É um fenómeno global. Mas no BENFICA tem-se feito sentir de forma escandalosa.

Os preços altos para os jogos fizeram mudar o perfil do adepto que frequenta o estádio. Esta nova realidade social, as redes sociais, a permanente e patética necessidade de estar ligado num mundo digital (e virtual já agora) em pleno século XXI encarregou-se de o consolidar.

É um público que vive muito menos os clubes, mesmo que possa ir muitas vezes aos estádios.

O público mais "selvagem" e genuíno de outros tempos, que vive isto verdadeiramente como parte integrante da sua vida, que por vezes perde as estribeiras, que se enerva, que sente é cada vez mais raro de se encontrar nos estádios. Alguns aguentam-se aos dias de hoje, outros não têm capacidade para ter um lugar cativo. Os que se aguentam são muitas vezes caricaturados nos estádios através de videos estilo meme de comédia o que também expõe muito a postura miserável e patética com que muita gente hoje em dia frequenta os estádios, agarrados ao tlm, até durante o jogo, a filmar o jogo ou pior, a filmar adeptos que se exaltam, todos muito contentes... Estes últimos fazem ZERO FALTA AO FUTEBOL E AO BENFICA. Mas são a maioria. No BENFICA e cada vez mais em todo o lado.

O BENFICA e todos os clubes que se confundiram durante décadas como fenómenos sociais fizeram-se de um outro tipo de adeptos. Ainda mais um clube historicamente ligado às classes sociais mais baixas, ao POVO, como o BENFICA sempre foi.

E atenção que isto não é uma coisa pequena. Isto mexe com a identidade estrutural e social dos clubes que por sua vez mexe com características base de cultura dos clubes. E sim, também mexe com os resultados, porque há muitos jogos que se ganham com futebol lá dentro e ambiente forte de apoio ao clube e hostilidade ao rival. Nós cada vez menos temos qualquer um dos dois.

Nota: Acabem com a merda discoteca antes dos jogos. Já dá vergonha.

Nota: As claques do BENFICA são o cúmulo da vergonha. Não só cada vez estão mais mortos no apoio como invariavelmente se prestam a um papel deplorável em jogos na Europa, dando uma péssima imagem ao clube. Não esqueço o que se passou em San Sebastian. Vergonhoso. Não bastou a miséria dentro de campo, termos sido brindados com aquela vergonha que é um insulto ao BENFICA é demais.

Eagle Heart

Citação de: Burik em 31 de Outubro de 2024, 06:08
Citação de: goliath2k em 30 de Outubro de 2024, 11:57

Uma lei pelo que parece é inconstitucional, os políticos mataram praticamente as claques em Portugal, não é só o Benfica, a dos lagartos a juveleo também já não é a mesma coisa

Entao e onde andao os doutores advogados que muitas vezes gostam de dizer que andam la pelo meio da maltar da ervinha e dos arruaceiros?
Onde andam eles? Se a lei é inconstitucional porque nao apresentam queixa ou colocam um processo ao estado portugues?
É que nem fazem isso e nem um singelo protesto fazem.
Preferem andar com petardos que em nada ajuda o clube ou o ambiente no estadio, pelo contrario. Dá azo a mais umas quantas multas e ameaças de restriçoes.

Shooter_tc

Dou seguimento à discussão com o que me contaram ontem

Fui ao jogo e tive dois amigos na bancada oposta na BTV. Foram para o 3º anel viram que os lugares que compraram bilhete tavam ocupados e meteram-se noutro sitio, sem stresses. Fazem a primeira parte num local para chegarem uns anormais (aparentemente dois rapazes na boa e uma gaja pindérica) para reclamarem que os lugares eram seus tendo uma fila inteira desocupada em cima. Até aqui tudo bem não fosse o facto de terem feito exatamente o mesmo que eles e terem visto o jogo no lugar de outros.

De resto disseram-me exatamente o que vi à minha volta. Malta nova mais preocupada com os cigarros eléctronicos e com as fotos para o insta em vez do jogo. Malta que pouco ou nada cantava ou debatia o jogo. Os três em questão por exemplo passaram mais tempo a falar do trabalho e do que iam dar no natal em vez de ver o jogo.

O ambiente horrivel no estádio não vem só porque falta efeitos visuais (bandeiras faixas) ou porque os dj são uma merda. É cultural, acompanhada de uma subida de preços e a alienação do adepto comum, temos o adepto ocasional, e o adepto que sofre mas como se encontra "cercado" por este tipo de comportamentos não se pode comportar como  quer para apoiar a equipa. É o aburguesamento total do clube refletido nas bancadas que não se irá dissipar.

Chamem-me tolo, porque o sou, mas as memórias que tenho de puto (e sim ainda sou novo) era que os jogos da taça da liga e taça de portugal levavam meia duzia de malta. O benfica normalmente não abria o 3ºpiso, neste sentido o clube tem estado de parabéns por mobilizar mais gente para ir apoiar. Mas ao mesmo tempo sinto que os 20, 30 k da praxe (lembram-se que era a fala comum da altura) sentia mais o clube e fazia mais ruido do que estes 50k, só lá estava quem gostava mesmo do clube e não quem queria uma foto para meter no insta.

Mas pronto devo ser eu o romântico

HMP

Parece-me que há muitos adeptos de ocasião, obtêm bilhetes seja oferecidos pela empresa, ou mesmo do familiar ou amigo do amigo etc.. ou mesmo que comprem bilhete nem sequer são sócios mas compram por fora a preço de sócio.
Esta questão da possibilidade de partilhar redpass com quem nem sequer é sócio também dá nisso.
Faz-me uma enorme confusão nos grupos de facebook e companhia haver centenas de malta a vender os redpass para todos os jogos e são sempre os mesmos a fazê-lo, acho que isto tornou-se mesmo um negócio para muitos em vez de uma paixão.

Acho que o descrito acima provoca muito a ida do adepto turista ao invés do apaixonado e aliado a outros fatores como preços dos bilhetes altos, a falta de adereços e criatividade das nossas claques etc, tudo isso contribui para um ambiente pouco infernal.

Naturalmente que isto é apenas a minha opinião, mas uma coisa todos devemos estar de acordo, alguma coisa tem que ser feita para inverter esta tendencia.

Stigmat

Tive ao meu lado um gajo que passou na boa 3/4 do tempo a olhar para o telemovel.

johnsnow87

Citação de: Stigmat em 31 de Outubro de 2024, 15:53Tive ao meu lado um gajo que passou na boa 3/4 do tempo a olhar para o telemovel.

É triste mas cada vez mais isso é uma constante.
Já no jogo contra o Feyenoord fez me confusão a quantidade de pessoas que durante o jogo está atenta aos resultados dos outros jogos para ver se as apostas estão a dar certo. O vício do jogo é um problema não falado mas que, cada vez mais, se vai verificando.

ItsY2Inferno

Isso faz falta no estádio, deveria ser mais falado

Deveria-se revolver a questão das claques na minha opinião

HB

Citação de: johnsnow87 em 31 de Outubro de 2024, 16:41
Citação de: Stigmat em 31 de Outubro de 2024, 15:53Tive ao meu lado um gajo que passou na boa 3/4 do tempo a olhar para o telemovel.

É triste mas cada vez mais isso é uma constante.
Já no jogo contra o Feyenoord fez me confusão a quantidade de pessoas que durante o jogo está atenta aos resultados dos outros jogos para ver se as apostas estão a dar certo. O vício do jogo é um problema não falado mas que, cada vez mais, se vai verificando.

É isso, é as redes socias com selfies e lives, é estar a filmar o jogo na expetativa de captar o momento do golo... é tanta treta junta e sim isso é cada vez mais frequente, e assim deixam de acompanhar e de viver o jogo em si.

HMP

Citação de: ItsY2Inferno em 31 de Outubro de 2024, 16:45

Exato! Bandeiras, estandartes e tambores fazem muita falta para o ambiente do estádio e até podiam ser apenas alusivos ao clube, sem símbolos das claques se for esse o problema.

Sexta-Feira

Citação de: HMP em 31 de Outubro de 2024, 17:13
Citação de: ItsY2Inferno em 31 de Outubro de 2024, 16:45

Exato! Bandeiras, estandartes e tambores fazem muita falta para o ambiente do estádio e até podiam ser apenas alusivos ao clube, sem símbolos das claques se for esse o problema.

Mas as claques não querem coisas alusivas unicamente ao clube. Querem coisas alusivas ao grupo deles.

E barulho só eles é que estão dispostos a fazer.
O resto do pessoal quer estar sentadinho a ver o jogo.

Tosta Mistica

Citação de: S1Benfica em 31 de Outubro de 2024, 05:58Perto de 50k pessoas, num jogo às 20h15 de uma quarta-feira, para a Taça da Liga, contra o campeão da Segunda Liga, numa noite que se perspectivava de chuva.

Incrível.

Não sei se têm a noção mas a gaiola grande estava à pinha.
(ler: praticamente tudo o que havia de bilhetes disponíveis foi ocupado)

Só mostra a força do Santa Clara...

☺️

😇