Novos Estatutos aprovados com 91% a favor

Francescoli

Almareado

A grande vitória de ontem! Parabéns e obrigado a todos os que lutaram para tornar esta alteração de estatutos possível!

kingvata

Citação de: Smashin em 09 de Março de 2025, 07:57Como já vi aí malta a perguntar, aqui estão as principais alterações dos antigos para os novos estatutos, by chat gpt (peço antecipadamente desculpa caso haja algum erro):

Os novos estatutos do Sport Lisboa e Benfica, aprovados em 8 de março de 2025, introduziram diversas alterações significativas em relação aos estatutos anteriores. Abaixo, apresento uma lista detalhada das principais mudanças:

1.
Limitação de mandatos: Os presidentes dos órgãos sociais passam a estar limitados a três mandatos ininterruptos de quatro anos cada. Anteriormente, não existia qualquer limitação quanto ao número de mandatos.

2.
Requisitos para candidatura à presidência: Agora, é necessário que os candidatos a presidente do clube tenham, no mínimo, 15 anos de filiação ininterrupta como sócios efetivos e 35 anos de idade. Anteriormente, exigiam-se 25 anos de filiação. 

3.
Introdução de segunda volta nas eleições: Caso nenhuma lista obtenha mais de 50% dos votos na primeira volta, será realizada uma segunda volta entre as duas listas mais votadas, no prazo de 15 dias.

4.
Listas separadas para órgãos sociais: As candidaturas aos diferentes órgãos sociais passam a ser apresentadas em listas separadas, promovendo uma maior diversidade e representatividade.

5.
Número de votos por antiguidade: A progressão do número de votos dos sócios foi alterada para 3, 10, 20 e 50 votos, conforme os anos de filiação. Anteriormente, a progressão era de 1, 5, 20 e 50 votos.

6.
Fim dos votos das Casas do Benfica: As Casas do Benfica deixam de ter direito a voto enquanto entidades coletivas, garantindo que apenas os sócios individuais participem nas votações.

7.
Remuneração dos órgãos sociais: Passa a ser permitida a remuneração dos membros da Direção, com o montante global das remunerações fixas e variáveis não podendo ultrapassar 0,5% do valor da faturação consolidada de todas as sociedades participadas pelo Benfica.

8.
Assembleias Gerais adicionais: Foi criada uma terceira Assembleia Geral anual, destinada à discussão de assuntos gerais do clube, além das duas já existentes para aprovação do orçamento e das contas.

9.
Queda da Direção por reprovação de contas: Caso o mesmo relatório e contas seja reprovado duas vezes consecutivas, a Direção é destituída e são convocadas eleições intercalares para esse órgão.

10.
Voto eletrónico: O voto eletrónico só será possível em complemento ao voto físico, desde que decidido por unanimidade dos representantes das listas concorrentes.

11.
Alteração na data das eleições: As eleições, anteriormente realizadas em outubro, passam a ocorrer em junho, permitindo uma transição mais eficiente entre as direções.

12.
Transição de sócios correspondentes para efetivos: Foi facilitada a transição dos sócios correspondentes para sócios efetivos, contabilizando metade da antiguidade para este efeito.

13.
Votação das contas consolidadas: A Assembleia Geral passa a votar também as contas consolidadas do grupo Benfica, e não apenas as do clube, proporcionando uma visão mais abrangente da situação financeira.

14.
Maioria do clube na SAD: Fica estatutariamente assegurada a maioria do clube na Sociedade Anónima Desportiva (SAD), garantindo o controlo da gestão e a indicação do presidente do Conselho de Administração.

15.
Comissão de Remunerações: Foi criada uma Comissão de Remunerações para definir os montantes a atribuir aos órgãos sociais, assegurando transparência e equidade nas remunerações.

Estas alterações visam modernizar a estrutura governativa do Sport Lisboa e Benfica, promovendo uma gestão mais transparente, democrática e alinhada com as melhores práticas de governança.
Atenção, que a 11 infelizmente não aconteceu
antes fosse...mas não se conseguiu que passasse
e a 12 e a 15 também não está bem contado

Sickness:SLB

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 09 de Março de 2025, 01:50
Citação de: jjlope00 em 09 de Março de 2025, 01:48
Citação de: John F. Kennedy em 09 de Março de 2025, 00:52
Citação de: Orgulhosamente_SLB em 09 de Março de 2025, 00:49A distribuição foi a seguinte: sócios com 1 voto - 1.160 votos a favor/24 contra; sócios com 5 votos - 7.720 votos/390; sócios com 20 votos - 63.500/4.680; sócios com 50 votos - 90.500/11.050. Total de 162.880 votos a favor, 16.144 votos contra.
1 voto - 98% a favor / 2% contra
5 votos - 95% a favor / 5% contra
20 votos - 93% a favor / 7% contra
50 votos - 89% a favor / 11% contra
Malta jovem a mostrar como se faz!

Não entendo este comentário sobretudo porque foi a malta mais antiga que decidiu o tema.

Como se nao houvessem milhares de gajos com 30 e tal/40 anos com 50 votos. Ou vao ter para sempre 20? Alias nas AGs, diria que o sector mais com mais gente era o dos 50 votos e a maioria nao eram pessoas mais velhas...

Eu tenho 38 anos e 50 votos ha quase 10.

38 anos é malta jovem pa!

Di_Maria

Estou sem palavras.

Fui dormir de consciência tranquila porque fiz a minha parte, fiz o que estava ao meu alcance.

Acordo e vejo que os mais de 8 mil votantes escolheram o lado certo da história.

Pessoas a fazer 300 KM para cada lado. Pessoas a vir de avião. Eu que tenho a sorte de morar a 30 minutos do estádio não podia falhar, não me iria perdoar.

Enquanto estivermos aqui, o Benfica é nosso e não morre.

TFFS

Tenho medo que isto seja um presentinho que nos dão para em outubro voltarem a fazer marosca

Mas os sócios por UMA VEZ escolheram bem!

Eagle 0nE

Citação de: Eagle 0nE em 08 de Março de 2025, 23:08Hoje é o princípio do fim.

Em outubro é eleito o ruizinho ou outro boneco qq.

Se se confirmar isto, chega pra mim.

Pessimista do crl.

E burro.

Kyoto

Que dia fantástico! Estes novos estatutos tornam o Benfica um clube mais democrático e concedem aos sócios um maior controle sobre a gestão.

A todos que contribuíram para esta mudança, fizeram um enorme favor ao Sport Lisboa e Benfica.

Gambino

Excelente noticia.
Os meus parabéns aos bravos que ainda têm força de lutar contra isto.
Agora falta outubro.

S1Benfica

Citação de: Eagle 0nE em 09 de Março de 2025, 09:29

Pessimista do crl.

E burro.

Para compensar, deverias dizer: já que assim foi, recomeçarei ainda com mais vontade!

Kyoto

Descrepancia entre votos reduzida, pelo que a influencia dos mais velhos sai drasticamente reduzida.

Casas n votam.

Eleiçoes em papel. Pelo que reduz a perto de zero aldrabar a contagem.

Se o rui costa for reeleito sera apenas por os socios faltarem ao Benfica.

Iron Mask

Citação de: N1c0 em 08 de Março de 2025, 23:27Fui em representação da minha casa. Não votei porque queriam que votasse contra.

Aqui está outro problema.

É preciso varrer as direções das casas.

E descriminar, sem medos das palavras, as que não o fizerem.

Direção de casa vieirista é para tratar como um núcleo lagarto se tratasse.

Alento

Citação de: Eagle 0nE em 09 de Março de 2025, 09:29

Pessimista do crl.

E burro.

Se não é chalupa burro não é 😅