João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Jpedroc23Araujo

So por ter o apoio do RAP ja tem o meu voto

kramxel²

Gostei imenso da entrevista dele, foi à Presidente, muito bem preparadas, a tocar numa data de temas importantes, e com uma perspectiva que me parece correcta em todos os temas.

Aquilo que ele tem dito sobre a centralização (que é provavelmente dos temas mais importantes dos dias de hoje), e que agora daqui para a frente se vai tornar numa verdade de La Palice, até agora ainda não tinha ouvido ninguém dentro do Benfica com coragem para o dizer!

+1benfiquista

Citação de: franciscoafonso em 05 de Junho de 2025, 21:50
Citação de: The_Riggs em 05 de Junho de 2025, 21:43
Citação de: RGouveia.SLB em 05 de Junho de 2025, 21:41
Citação de: The_Riggs em 05 de Junho de 2025, 21:06Será que quando Benitez desistiu para se juntar a Noronha Lopes também foi um ataque aos valores da democracia do clube ?

Gente sem sede de poder sabe colocar o Benfica acima de tudo. É por isso que os votos vão contar a história certa. É por isso que Benitez, Humberto Coelho, Nuno Gomes, Paneira, Bagão Félix e tantos outros estavam ali hoje e não estiveram noutro sítio.

A história, mais tarde ou mais cedo, encarregar-se-á de colocar as coisas como elas são. De repor a justiça.
E o Benitez irá ter esse reconhecimento. Esteve sempre do lado certo desde 2020. E fez o que muito poucos fariam, ao avançar em 2021 num contexto altamente desfavorável e com meios muito parcos. Só para termos eleições plurais e não ao estilo de uma autocracia.

Enorme.
exatamente . Esse sim , terá o meu eterno respeito .

E quando ele se candidatou , tive de criticar porque como candidato , não esteve bem . Isto só para dizer que eu não estou contra ninguém por estar . Mas as coisas neste momento são simples de ver .

Agora cada um terá de escolher o seu lado da história
Isto faz-me muita confusão, confesso. É que já nem há o argumento da dispersão de votos, porque há segunda volta.

Se o Manteigas tem vontade, capacidade e acredita que tem o melhor projecto para o Benfica tem de o apresentar e ser escrutinado pelos sócios. Seja ele, seja o Malheiro, seja o Barbas, seja quem for. Se ele acredita que é o melhor projecto para o Benfica, tem de continuar.

E se calhar os 2%, 5%, 15% ou o que seja que votam nele até o tempo lhes vai dar razão - se calhar o projeto de Noronha Lopes até é um flop e o do Manteigas é que é. É a maravilha da vida para todos os aspectos: não há certezas.

Esta tese de que o Noronha ou o Benitez ou o Manteigas têm de abdicar só prova um ponto de que a malta na verdade não quer bem democracia, quer uma maioria homogénea que simplesmente acredite naquilo que eles também acreditam. No fundo, querem um Vieirismo novo, com o qual concordem. E o Benfica não é isso.

Acho que o pessoal, sem se dar conta, perdeu a noção de que o normal nos clubes é haver vários candidatos e debates de ideias.

Não vou entrar em bazófias mas acho que não vai ser por o Manteigas e o Noronha irem a eleições que o Rui Costa ganha. Só ganha com roubo de igreja e acho que desta vez não terão hipótese para isso...

sergio19azb

Acho que o JNL tem que ter algum cuidado quando fala dos miudos da formação. Todos sabemos das necessidades financeiras e infelizmente, o JNL mesmo que tenha um mão mais firme nos custos e nos investimentos, terá nos primeiros tempos que arranjar liquidez de alguma maneira.

Um projeto demora a arrancar e nem sempre se pode alterar tudo de uma vez.
Se lhe derem tempo, acredito que num 2º mandato já possa por em pleno todas as ideias.

Este 1º mandato será complicado para concretizar todo o seu projeto / valores à Benfica.

Frusciante

O sonho seria:

JNL ganhar agora porque tem, atualmente, incomparavelmente mais condiçoes do q JDM para derrubar o Vieirismo e munir o clube de uma estrutura vencedora em termos de gestão, visão e competência.

Conseguir absorver JDM para vice-presidente e dar-lhe todas as ferramentas e know how (se é que precisa) para assumir o cargo daqui a 4 ou 8 anos.

Porque meus amigos....... O JDM, na minha opinião, tem potencial até para ser ainda melhor presidente do que JNL, simplesmente ainda não é a altura certa.

Aproveitemos o JNL enquanto está em idade produtiva (já não vai para novo) e preparemos o JDM para pegar no testemunho a seguir.

Hegemonia meus amigos, é disto que estou a falar.

rlaranjeiro

Citação de: kramxel² em 06 de Junho de 2025, 00:48Gostei imenso da entrevista dele, foi à Presidente, muito bem preparadas, a tocar numa data de temas importantes, e com uma perspectiva que me parece correcta em todos os temas.

Aquilo que ele tem dito sobre a centralização (que é provavelmente dos temas mais importantes dos dias de hoje), e que agora daqui para a frente se vai tornar numa verdade de La Palice, até agora ainda não tinha ouvido ninguém dentro do Benfica com coragem para o dizer!

O que disse sobre a centralização?

kramxel²

Citação de: sergio19azb em 06 de Junho de 2025, 00:52Acho que o JNL tem que ter algum cuidado quando fala dos miudos da formação. Todos sabemos das necessidades financeiras e infelizmente, o JNL mesmo que tenha um mão mais firme nos custos e nos investimentos, terá nos primeiros tempos que arranjar liquidez de alguma maneira.

Se lhe derem tempo, acredito que num 2º mandato já possa por em pleno todas as ideias.

Este 1º mandato será complicado para concretizar todo o seu projeto / valores à Benfica.

Acho que é tempo de falar de ideias e projectos. E é isso que ele tem feito.

A questão das vendas é uma não questão porque existem claúsulas de rescisão, que se forem accionadas invalidam muito boas intenções.

Aqui a questão não é ter que vender a curto prazo, é tentar mudar o rumo para um modelo em que essa necessidade não seja tão premente.

Vai ter que haver um esforço de racionalização dos custos, de renegociação de dívida, e isso vai demorar algum tempo, e neste momento a realidade desastrosa é que temos que fazer cerca de 60/70M todos os anos com jogadores, para manter isto a flutuar.

+1benfiquista

Citação de: rlaranjeiro em 06 de Junho de 2025, 00:55
Citação de: kramxel² em 06 de Junho de 2025, 00:48Gostei imenso da entrevista dele, foi à Presidente, muito bem preparadas, a tocar numa data de temas importantes, e com uma perspectiva que me parece correcta em todos os temas.

Que o decreto lei que determinou a centralização já não deve ter validade uma vez que ninguém se mexeu nos últimos 4 anos e não é agora em cima do joelho que se trata do assunto. Que não é a bala de prata que resolve todos os problemas do futebol português e que o Benfica tem de ser respeitado pelas audiências que gera.

sergio19azb

Citação de: kramxel² em 06 de Junho de 2025, 00:57
Citação de: sergio19azb em 06 de Junho de 2025, 00:52Acho que o JNL tem que ter algum cuidado quando fala dos miudos da formação. Todos sabemos das necessidades financeiras e infelizmente, o JNL mesmo que tenha um mão mais firme nos custos e nos investimentos, terá nos primeiros tempos que arranjar liquidez de alguma maneira.

A questão das vendas é uma não questão porque existem claúsulas de rescisão, que se forem accionadas invalidam muito boas intenções.

Aqui a questão não é ter que vender a curto prazo, é tentar mudar o rumo para um modelo em que essa necessidade não seja tão premente.

Vai ter que haver um esforço de racionalização dos custos, de renegociação de dívida, e isso vai demorar algum tempo, e neste momento a realidade desastrosa é que temos que fazer cerca de 60/70M todos os anos com jogadores, para manter isto a flutuar.

Mas eu concordo com tudo o que ele diz. Qualquer miudo devia de cá ficar pelo menos 3 anos em alto nivel.

So estou a dizer que ele vai encontrar um buraco muito grande nas finanças e que se pode ver obrigado a vender nos primeiros anos, para arrumar a casa.

Apenas alertei para o facto de ele nao conseguir por em prática todas as ideias que sustenta e defende.

Ele tem que começar por cortar nos FSE e custo do plantel. Se reduzir os FSE em 10M€ e custo do plantel em 15M€, talvez ajude a nao vender outro Joao Neves por metade da clausula.

kramxel²

Citação de: rlaranjeiro em 06 de Junho de 2025, 00:55

https://www.abola.pt/futebol/noticias/direitos-tv-se-for-preciso-o-benfica-ir-contra-a-corrente-vai-2025060411540267828

Citação— Para lá desse incidente e desta polémica mais recente, que opinião tem de Frederico Varandas? Se vier a ser presidente, como é que perspetiva a relação com o Sporting e com o presidente leonino?

— O Benfica quererá ter as melhores relações institucionais com todos os clubes e todas as entidades do futebol português. Agora, o Benfica vai respeitar quem o respeitar. E, principalmente, o Benfica tem de se dar ao respeito, assumindo uma posição de liderança naquilo que é o seu papel para transformar o futebol português. Deixe-me lhe dar dois exemplos. Tivemos um decreto-lei sobre a centralização que foi aprovado há quatro anos. Durante quatro anos ninguém fez nada sobre este assunto, e agora vamos querer fazer, aparentemente no espaço de um ano, aquilo que não foi feito em quatro. Na minha opinião, aquilo que deveria ter sido feito - e eu já o escrevi e já o disse em Assembleia Geral do Benfica -, era que estivesse a ser colocada em causa a pertinência daquele decreto-lei, quando as condições de mercado e o panorama audiovisual mudaram. E se a Liga não o faz, teria de ser o Benfica a tomar a iniciativa para o fazer. Agora, o que não aceito é que Pedro Proença venha colocar em causa a grandeza do Benfica enquanto clube e aquilo que é o seu legítimo direito de ser compensado pela posição que tem no futebol português como maior gerador de receitas, e aquele que mais contribui para o ranking internacional. E a propósito desta questão da centralização, deixe-me dizer-lhe uma coisa: comigo, se for preciso o Benfica ir contra a corrente, vai. Eu vou.

— O que significa, neste caso em concreto, ir contra a corrente?

— Significa que o Benfica não pode ser prejudicado naquilo que são as receitas que lhe são devidas, enquanto clube que mais gera e que mais contribui para o ranking, e que não pode, de maneira nenhuma, querer normalizar uma situação, nomeadamente fazendo um nivelamento por baixo daquilo que é o futebol português.  Há um problema: o futebol português, atualmente, é um mau produto. Temos de melhorar o produto, no interesse de todos. E depois de melhorarmos o produto, então vamos pensar como é que vamos distribuir as receitas desse produto. Agora, a centralização, por si só, não resolve nada. O que devíamos estar aqui a discutir era a reformulação dos quadros competitivos, a redução dos clubes na Liga, nomeadamente para evitar sobrecarga de jogos e isso permita ir longe ou ter uma melhor performance na Europa. Deveríamos estar a discutir aqui a independência do Conselho de Disciplina e do Conselho de Justiça. Deveríamos estar aqui a discutir o regime do IVA que se aplica no futebol. Que sentido é que faz que uma pessoa que vai ao futebol pague mais IVA do que uma pessoa que vai ao teatro? Não faz absolutamente nenhum. Principalmente quando o futebol é uma das poucas indústrias em Portugal que consegue ser competitiva com outras indústrias do futebol à volta do mundo. Isso não acontece praticamente com nenhumas indústrias. Há que olhar para o futebol português como um todo, há que pensá-lo com cabeça de tronco e membros, e neste processo o Benfica está disposto para contribuir. Agora, não contem com o Benfica para nivelar para baixo o futebol português e para ser prejudicado nos seus direitos, porque, mais uma vez, se for necessário, na defesa dos interesses do Benfica, ir contra a corrente daquilo que os outros pensam, vou pensar primeiro no Benfica.

— Mas isso quer dizer o quê? Que efeitos práticos são esses? É sair da centralização? Pedir o fim do decreto? Não o respeitar?

— Como já disse, o decreto-lei, hoje em dia, não faz sentido. O decreto-lei que obriga à centralização foi fruto de um certo contexto histórico, de mercado e do panorama audiovisual, que neste momento é diferente. A primeira coisa que se deveria fazer era ir falar com o Governo e pôr em causa a aplicação deste decreto-lei, neste momento. Porque se assim não for feito, aquilo que vai acontecer é que vamos procurar à pressa resolver um problema que devia ter sido resolvido há quatro. E neste momento não percebo como é que isso se vai fazer, quais é que são as regras que se vão seguir, e como é que todos podem sair a ganhar deste processo.

— Isto é uma bomba-relógio, no fundo, do futebol português?
— Não tem de ser. Agora, devemos ter a coragem para olhar para a floresta e não para uma árvore. Pensar que a centralização é a bala de prata ou a solução mágica que vai resolver os problemas do futebol português é começar a construir a casa pelo telhado. Temos de construir a casa pelas fundações, que passa por melhorar o produto. Vamos criar condições de melhor competitividade com menos equipas. Vamos reformular os quadros competitivos. Vamos deixar de ter competições como a Taça da Liga, que não fazem sentido nenhum. Vamos olhar como é que podemos criar condições para que os clubes gerem mais receitas, como por exemplo a questão do IVA. E depois disto acontecer, vamos então olhar para os critérios de distribuição. Ora, esta discussão global sobre o futebol português não está a acontecer.

Basicamente, que o Benfica é o maior representante do futebol português e que não pode ser prejudicado nessas negociações, que estão a ser feitsas por uma pressão temporal que não tem razão de ser.
E que em último caso, o Benfica tem é de lutar pelos seus direitos e não ir à boleia de algo decidido por terceiros.

kramxel²

Citação de: sergio19azb em 06 de Junho de 2025, 01:00

Mas eu concordo com tudo o que ele diz. Qualquer miudo devia de cá ficar pelo menos 3 anos em alto nivel.

So estou a dizer que ele vai encontrar um buraco muito grande nas finanças e que se pode ver obrigado a vender nos primeiros anos, para arrumar a casa.

Apenas alertei para o facto de ele nao conseguir por em prática todas as ideias que sustenta e defende.

Ele tem que começar por cortar nos FSE e custo do plantel. Se reduzir os FSE em 10M€ e custo do plantel em 15M€, talvez ajude a nao vender outro Joao Neves por metade da clausula.

Eu percebi que não estavas a contestar, e apenas a salientar, mas a discussão neste momento tem de ser sobre ideias e projectos. O choque de realidade a que esta gestão de merceeiro nos levou já sabemos bem o que nos custa todos os anos.

E tens toda a razão, não vai ser de um dia para o outro que se vão resolver as centenas ou milhares de problemas que este clube tem.

Jorge.P_

Acredito que desta vez seja pouco menos de inevitável. Finalmente e para o bem do Benfica.

Votarei outra vez nele, como aconteceu há alguns anos na então primeira vez que se candidatou, apesar daí ter tido racionalmente sempre bastantes reservas em relação à capacidade de quem ia votar de sair do costume.

Gosto do Manteigas, penso que poderá ser alguém para o futuro, ou no mínimo muito importante no e para o Benfica, mas os meus 20 votos ficarão aqui se não houver nenhuma catástrofe ou fenómeno anormal

Nasci em 1990, os anos 90 são de um miúdo que tem memórias e imagens de Benfica e até seus presidentes, mas desde que me considero gente e capaz de pensar e ver, só conheço Benfica de Vieiras e seus discípulos.

Chegou a hora de ver um nível diferente, com gente diferente, capaz, apaixonada, sem que a prioridade seja a banca ou os seus objetivos pessoas ou profissionais.

Tenho 34 anos e espero que os outros tantos que tenho pela frente sejam de algo melhor, de um clube mais perto do que idealizei e sonhei. Não vamos ganhar sempre, nem de perto, vão existir erros, más decisões, vou criticar, vou discordar, mas acredito que estaremos muito mais perto do que o Benfica deve e tem de ser. Primeiro, porque sinceramente não é muito difícil olhando ao que nos tem sido servido, segundo porque sei que entrará quem tem visão, competencia e capacidade de se rodear dos melhores das suas áreas para chegar ao sucesso

Por um novo Benfica, mas velho conhecido

cacetadas

Citação de: kramxel² em 06 de Junho de 2025, 01:06

Eu percebi que não estavas a contestar, e apenas a salientar, mas a discussão neste momento tem de ser sobre ideias e projectos. O choque de realidade a que esta gestão de merceeiro nos levou já sabemos bem o que nos custa todos os anos.

E tens toda a razão, não vai ser de um dia para o outro que se vão resolver as centenas ou milhares de problemas que este clube tem.

Se o Rui fosse presidente na altura do Damásio/vale com a gestão dele ....nem o Vilarinho salvava isto. Com o outro ainda restavam as pedras da calçada, com o Rui, bem lixados estávamos. Em termos financeiros talvez seja efectivamente o pior de sempre.

Pablito13

Citação de: O Património em 06 de Junho de 2025, 00:25
Citação de: Cob92 em 05 de Junho de 2025, 23:38
Citação de: The_Riggs em 05 de Junho de 2025, 23:37
Citação de: Benfiquista_ em 05 de Junho de 2025, 23:25Os nossos últimos Presidentes, com esta classe foram Jorge de Brito e João Santos.

Que saudades.

Quando sair do clube vai ter uma bandeira no topo sul eternizada.

Acredito que vai trazer de volta o Benfica que metade ou mais deste fórum nunca viu.

Eu so conheci o Benfica no Vieirismo

Deixa lá que eu é o duplo V, Vietname & Vieirismo.

Eu ainda consegui ver para trás. Tenho vaga memória da final da champions de 88, mas lembro-me sobretudo da final de 90. Mas nem sequer é o jogo de que me lembro melhor. Alguns jogos que me marcaram enquanto criança, daqueles que tenho mesmo muita memória:

- Benfica 1-0 Marselha (2ª mão das Meias-Finais da Champions de 1990)

Lembro-me exatamente onde estava a ver o jogo, em casa dos meus avós.

- Arsenal 1-3 Benfica (2ª mão da 2ª eliminatória da Champions, 1991)

Estava num café.

Benfica 5-2 Boavista (Final da Taça de Portugal em 1993)

Vi o jogo na cave de um amigo meu com mais 4 amigos. No meio dos festejos de um dos golos, havia um que tinha tirado a camisola e disse "Foda-se, já tenho pelos no peito". Descobriu ali :2funny:

Leverkusen 4-4 Benfica (2ª mão dos Quartos-Final da Taça das Taças, 1994)

Estava a ver o jogo num café. Assim que o Kulkov faz o 4-4 foi só cadeiras pelo ar, com o bêbado de serviço que lá estava a lançar a primeira. Fui a correr para a estrada a festejar de joelhos no alcatrão ;D

Sporting 3-6 Benfica (Campeonato, 1994)

Estava em casa e lembro-me até de frases que disse. De resto este jogo dispensa mais comentários.

Entre outros, estes foram os que marcaram mais a minha juventude e aqueles de que me lembro na perfeição. Outros tb me lembro, mas não tanto como estes.

sergio19azb

Citação de: kramxel² em 06 de Junho de 2025, 01:06

Exato. Eu gosto de ouvir as suas ideias e tou pronto para lhe dar o tempo suficiente para implementar mas sei que à minima oportunidade vão dizer algo do genero "olha afinal tbm vende os miudos, nao tinha solução nenhuma".

É preciso mesmo muito rigor para conseguir ter RC positivos, sem vender todos os anos alguém com o peso do Joao Neves, Darwin, Ruben Dias, etc.

O Benfica tem que aumentar a receita operacional, baixa os custos operacionais e ir gerindo bem os investimentos, sem entrar em loucuras para que isto bata tudo certo no fim:
- Sucesso desportivo
- Retenção de talento
- Contas positivas