Sven-Göran Eriksson

Treinador, (1948-02-05 - 2024-08-26),
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1982-1984, 1989-1992), 241 jogos (163 vitórias, 48 empates, 30 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Faroleiro

Que nunca seja esquecido que o Benfica foi muito mal-representado no funeral desta lenda do Benfica...

Que nunca seja esquecido que um jogador que começou a carreira por causa desta Lenda nem sequer se dignou a aparecer no funeral desta Lenda. Por sinal este mesmo jogador é supostamente o "presidente" do Benfica...

Elvis the Pelvis

Foi um grande treinador e um bom vivant.

Como treinador do maior, ficou a faltar-lhe um título europeu. Teve em duas finais, Uefa em 1983 e Champions em 1990, e infelizmente perdemos as duas. Mas deixou um legado enorme, no Benfica e em todos os outros clubes e selecções por onde passou.

P245RS

Pena que nunca tivemos o Larsson ou o Nilsson a jogar por nós.

P245RS

Citação de: RedVC em 11 de Abril de 2015, 01:02
Citação de: Trezeguet em 10 de Abril de 2015, 09:25

Tenho ideia que o 4º a contar da esquerda na 3ª fila é Torbjorn Nilsson.
Esteve para vir para o Benfica. Teria sido interessante. Era um avançado frio e letal.  Apesar do convite de Eriksson foi para o Kaiserslautern. É provável que Fernando Martins não tenha avançado com o que era preciso. Na Alemanha marcou umas duas dezenas de golos em umas seis dezena de jogos. Penso que não teve o sucesso que merecia. E penso também que no Benfica teria sido grande. Era muito pequeno mas lembro-me. E fiquei sempre com essa atravessada.

Era um tempo de suecos ilustres no Benfica. Uns bons anos depois fui estudar para a Suécia. E lá havia gente que conhecia e gostava do Benfica por via desta galeria ilustre: Eriksson, Stromberg, Thern, Schwarz, Magnusson. Faltou Torbjorn Nilsson.

O Nilsson também era bastante soberbo tecnicamente, mais do que o Manniche.

Festivus

A Suécia parece-me ter caído um bocado no futebol neste século. Apesar de ter tido alguns bons jogadores neste século, como o Zlatan Ibrahimovic, o Henrik Larsson e Fredrik Ljungberg assim à cabeça; o último Mundial a que foi foi ao de 2018 e antes disso foi ao de 2002 e 2006. Falhou 2010, 2014 e 2022. Aos Europeus tem ido quase sempre mas também não andou propriamente a dar cartas. Quanto aos Mundiais, foi aos Quartos em 2018 mas ficou-se pelos grupos em 2002 e 2006.

A nível de clubes não me lembro de nada assinalável. Acho que o Malmö FF foi à fase de grupos da LC há cerca de uma década, mas tirando isso... até a Dinamarca e a Noruega têm feito melhor a nível de clubes. E a Dinamarca tem tido uma selecção melhor que a Suécia nestes últimos anos apesar de ser um país mais pequeno com menos população.

Como é que o IFK Gotemburgo e o Malmö nunca fizeram mais nada de especial na Europa após os anos 80? Tiveram boas gerações por coincidência nessa altura e depois nunca mais tiveram essa sorte?

fdpdc666

Benfica lembra Sven-Goran Eriksson um ano após a morte.
Histórico treinador sueco morreu a 26 de agosto de 2024, aos 76 anos.

Eriksson liderou o Benfica em dois períodos distintos - de 1982 a 1984 e de 1989 a 1992 (Benfica)

Após uma dura batalha contra um cancro no pâncreas, Sven-Goran Eriksson morreu no dia 26 de agosto de 2024, aos 76 anos. Completado um ano após a partida do histórico treinador sueco, o Benfica assinalou a data com uma publicação nas redes sociais.

https://x.com/SLBenfica/status/1960250866017165501?

«Um ano de saudade. Para sempre na nossa memória, Sven-Goran Eriksson», escreveu o emblema da Luz, acompanhando a publicação com uma fotografia do técnico.

Eriksson liderou o Benfica em dois períodos distintos - de 1982 a 1984 e de 1989 a 1992 -, tendo conquistado três Ligas, uma Supertaça e uma Taça de Portugal ao serviço das águias. Guiou, também, os encarnados à final da Taça dos Campeões Europeus, em 1990, onde o esquadrão benfiquista foi derrotado pelo Milan (0-1).

in A Bola

Elvis the Pelvis

Citação de: fdpdc666 em 26 de Agosto de 2025, 10:58Benfica lembra Sven-Goran Eriksson um ano após a morte.

Eriksson liderou o Benfica em dois períodos distintos - de 1982 a 1984 e de 1989 a 1992 (Benfica)

Após uma dura batalha contra um cancro no pâncreas, Sven-Goran Eriksson morreu no dia 26 de agosto de 2024, aos 76 anos. Completado um ano após a partida do histórico treinador sueco, o Benfica assinalou a data com uma publicação nas redes sociais.

«Um ano de saudade. Para sempre na nossa memória, Sven-Goran Eriksson», escreveu o emblema da Luz, acompanhando a publicação com uma fotografia do técnico.

Eriksson liderou o Benfica em dois períodos distintos - de 1982 a 1984 e de 1989 a 1992 -, tendo conquistado três Ligas, uma Supertaça e uma Taça de Portugal ao serviço das águias. Guiou, também, os encarnados à final da Taça dos Campeões Europeus, em 1990, onde o esquadrão benfiquista foi derrotado pelo Milan (0-1).

in A Bola

Um dos três melhores treinadores da história do Benfica, juntamente com Bella Guttmann e Otto Glória.

Ganhou tudo internamente nas duas passagens pelo clube, faltaram apenas os títulos europeus. Esteve numa final da Taça Uefa em 1983, infelizmente perdida para o Anderlecht, e a final da Champions de 1990, perdida para o Ac Milan.

Elvis the Pelvis

Citação de: Festivus em 16 de Agosto de 2025, 02:49A Suécia parece-me ter caído um bocado no futebol neste século. Apesar de ter tido alguns bons jogadores neste século, como o Zlatan Ibrahimovic, o Henrik Larsson e Fredrik Ljungberg assim à cabeça; o último Mundial a que foi foi ao de 2018 e antes disso foi ao de 2002 e 2006. Falhou 2010, 2014 e 2022. Aos Europeus tem ido quase sempre mas também não andou propriamente a dar cartas. Quanto aos Mundiais, foi aos Quartos em 2018 mas ficou-se pelos grupos em 2002 e 2006.

A nível de clubes não me lembro de nada assinalável. Acho que o Malmö FF foi à fase de grupos da LC há cerca de uma década, mas tirando isso... até a Dinamarca e a Noruega têm feito melhor a nível de clubes. E a Dinamarca tem tido uma selecção melhor que a Suécia nestes últimos anos apesar de ser um país mais pequeno com menos população.

Como é que o IFK Gotemburgo e o Malmö nunca fizeram mais nada de especial na Europa após os anos 80? Tiveram boas gerações por coincidência nessa altura e depois nunca mais tiveram essa sorte?

A última grande geração deles foi a do início dos anos 90, onde pontificavam os nossos Thern, Schwarz e Magnusson. Depois mais o Henrik Larsson, Brolin, Limpar, Ravelli, Kennet Andersson, Blomqvist, Martin Dahlin, etc. Uma equipa fantástica. No Mundial de 1994 ficaram em 3° lugar.

A geração do Ibrahimovic e Ljungberg já era bem inferior, apesar da qualidade excepcional sobretudo do Ibrahimovic. Mas a geração no seu todo já era muitíssimo inferior à do início dos anos 90.

Jotenko

Muito obrigado por tudo.

Constatar que o tópico deste senhor partilha a mesma secção dos Félixes e Davides Luizes desta vida dá-me vontade de vomitar.

Faroleiro

Citação de: fdpdc666 em 26 de Agosto de 2025, 10:58Benfica lembra Sven-Goran Eriksson um ano após a morte.

in A Bola
Pena que o Benfica tenha sido parcialmente mal-representado no funeral e que o Banana nem se tenha dignado a aparecer no funeral do treinador que lhe lançou no Benfica.