Sven-Göran Eriksson

Treinador, 76 anos,
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1982-1984, 1989-1992), 241 jogos (163 vitórias, 48 empates, 30 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

O-Rível

#360
Aconteceu-lhe não ser um grande treinador - na verdadeira acepção da palavra, ou seja, alguém exímio no treino, e na organização colectiva de uma equipa - mas ser um grande gestor e um homem com uma grande sensibilidade para o futebol. Quando o futebol começou a mudar, e a tornar-se mais exigente tacticamente, ele começou a ficar para trás. É pena. O próprio Sacchi, que foi um grande treinador - e um inovador para o seu tempo - apenas ganhou uma Serie A.

Aguia_Rea1

Citação de: O-Rível em 25 de Outubro de 2014, 10:39
Aconteceu-lhe não ser um grande treinador - na verdadeira acepção da palavra, ou seja, alguém exímio no treino, e na organização colectiva de uma equipa - mas ser um grande gestor e um homem com uma grande sensibilidade para o futebol. Quando o futebol começou a mudar, e a tornar-se mais exigente tacticamente, ele começou a ficar para trás. É pena. O próprio Sacchi, que também foi um grande treinador - e um inovador para o seu tempo - apenas ganhou uma Serie A.

mas nao deixa de ser curioso que quando começou na suecia era um treinador inovador  ^-^

O-Rível

Citação de: Aguia_Rea1 em 25 de Outubro de 2014, 11:02
Citação de: O-Rível em 25 de Outubro de 2014, 10:39
Aconteceu-lhe não ser um grande treinador - na verdadeira acepção da palavra, ou seja, alguém exímio no treino, e na organização colectiva de uma equipa - mas ser um grande gestor e um homem com uma grande sensibilidade para o futebol. Quando o futebol começou a mudar, e a tornar-se mais exigente tacticamente, ele começou a ficar para trás. É pena. O próprio Sacchi, que também foi um grande treinador - e um inovador para o seu tempo - apenas ganhou uma Serie A.

mas nao deixa de ser curioso que quando começou na suecia era um treinador inovador  ^-^

Sim, em parte era. Os seus métodos são representativos de um futebol em transição, que conheceu uma grande mudança no final da década de 80 e início da década de 90, apenas equiparada à que ocorreu no final da década de 90 e no início do novo século. Eu gosto bastante do Eriksson, foi muito importante para nós e reconheço-lhe imenso mérito. É um Senhor do futebol. Não invalida que hoje em dia dificilmente tenha condições para ter sucesso.

RedVC



Festivus

Citação de: RedVC em 25 de Outubro de 2014, 00:41
Citação de: Dandy em 25 de Outubro de 2014, 00:22





   Ah... e foi o primeiro treinador do Benfica de que tenho memória directa.

+1

e isso faz uma certa diferença.
Sorte a vossa... o primeiro treinador do Benfica do qual eu tenho memória é o Souness  :crazy2:

RodrigoVivo

Entrou a ganhar na 1ª jornada da Liga Chinesa.

Shanghai East Asia 2 - 1 Jiangsu

Kyoto

esteve tão perto de voltar em 2008. nao sei se teria resultado, mas pior que o Quicas n deveria fazer. E que prazer seria voltar vê-lo de aguia ao peito, um verdadeiro encontro com o passado

RedVC

Foste modesto






Foste célebre:



E aqui foste feliz:



Lycaon

Excertos do seu livro:









Sobre a corrupção do Porto e o jogo do César Brito (abram em novo separador):


Trezeguet


TJSF

Pois, a dizer que devia ter saído quando estava no topo.

Roy Kent

Foi um bom treinador, nos primeiros anos foi um autêntico mago, aquilo que fez na Suécia e no Benfica, na Samp e principalmente na Lazio esteve bem, mas faltou algo para estar no meio dos treinadores de elite.

O Eriksson teve grandes equipas no Benfica, foi a duas finais Europeias e não ganhou, o mesmo aconteceu a JJ, começo a pensar que o Benfica nunca vai ganhar nada na Europa, como é possível um clube que tanto tem dignificado as provas da UEFA, nas finais as coisas nunca correrem bem.


KRF


Anarquista

Penso que Sven-Göran Eriksson foi uma espécie de antecessor do Mourinho: para além de terem passado pelo Sport Lisboa e Benfica, ambos tinham um discurso irreverente e, de certa forma, foram inovadores quando apareceram, sendo que depois os respectivos métodos ficaram obsoletos com o tempo.

A diferença é que o português permaneceu em clubes de topo que lhe permitiram continuar a ter sucesso, apesar de hoje em dia ele ser uma sombra do que foi outrora, muito por culpa da constante evolução no futebol.

Quanto ao sueco, foi um bom treinador enquanto representou este clube, mas duvido que voltasse a ter êxito se não tivesse rejeitado o convite do Luís do bigode, já não sei precisar em que época.