Dodi Lukebakio

Avançado, 28 anos,
Bélgica
Equipa Principal: 1 época (2025-), 11 jogos (839 minutos), 1 golo
Em 2025/2026: 11 jogos (839 minutos), 1 golo

Lopes1986

Citação de: djac em 01 de Setembro de 2025, 09:48A minha questão é: porque é que o Sevilha aceitou vender o seu melhor extremo no último dia do mercado?
Porque nao pode inscrever jogadores devido ao mau estado das finanças e a La Liga nao é o Tugao onde tudo é permitido aos amigos do sistema.

Nramos

Citação de: Savicevic em 01 de Setembro de 2025, 09:54
Citação de: Slb04Sempre em 01 de Setembro de 2025, 09:16@Savicevic que achas disto?

Vi algumas coisas, mas do que vi não partilho minimamente do entusiasmo generalizado.

Em primeiro lugar, andar a negociar o Álvarez e acabar com o Lukebakio não faz o menor sentido e, a não ser que ainda chegue mais alguém, continuamos a precisar de um jogador para desmontar blocos baixos, com capacidade para desequilibrar e tomar boas decisões no último terço.

O Lukebakio é um jogador que tem características físicas raras. Alto, com um poder de aceleração e velocidade de ponta muito grandes. Acrescenta uma batida na bola de qualidade (ter sido avançado no início de carreira e na formação ajudará), sendo um jogador que consegue criar o seu próprio remate. Tem também drible curto eficaz. Isso, por si só, deverá ter algum impacto no campeonato português.

Agora, estas características têm um contexto comum para sobressairem: o Lukebakio precisa de espaço. As melhores qualidades dele vêm ao de cima quando tem campo para correr ou quando a ajuda não está muito próxima. Não quer dizer que num momento ou noutro não consiga safar em espaços curtos, mas a regra é que precisa de espaço para disparar.

Tem muitas dificuldades a jogar sob pressão de costas para a baliza, o primeiro toque é errático. Perde bastantes bolas assim, porque só se sente confortável a ver o jogo de frente. Isso provavelmente explica que tenha acabado a jogar na ala e a receber mais aberto, precisamente porque lhe falta qualidade para jogar em zonas congestionadas do campo. A tomada de decisão não é boa e exagera nas ações individuais - aqui dou algumas de barato devido ao contexto, mas ainda assim fiquei com essa noção - e muitas vezes erra depois de criar o desequilíbrio. Não é jogador de último passe nem de ligar.

Não vem, na minha opinião, resolver problemas no ataque posicional. É um jogador para ser lançado em transição e para fazer estragos em campo aberto. Mas nós também damos bola ao adversário a jogar em casa do Alverca, por isso pensando bem se calhar vai ser útil em quase todos os jogos.

Jogador de transição? Jogador para Lage portanto.

Soundwave

Citação de: ZilluX em 01 de Setembro de 2025, 09:38"Lukebakio é avançado de faixa, não extremo de habilidade/1x1. No meu entendimento, preenche a vaga de Aktürkoğlu como peça vertical e de procura pela finalização, mas partindo (preferencialmente) da direita. Tem potência/argumentos em campo aberto, mais do que em espaços curtos."

Tomás da cunha

Aqui é que está a questão, talvez este não ser o melhor perfil. Não pelo talento ou qualidade. É muito vertical mas espaços curtos contra autocarros, como ontem, são 90% dos jogos do Benfica.

Sparrow

Citação de: SLBruxelas em 01 de Setembro de 2025, 09:56Tenho que acreditar o pessoal do forum que diz que nao é bom porque viu um video youtube ou os adeptos do sevilla que acompanharam o jogador ao longo da epoca e que estão aziados por perder o jogador só por 20M ?
Pessoal do fórum. Acredita de olhos fechados. Mas com opiniões para todos os gostos, vais ter de escolher uma para acreditar.

Francescoli

Citação de: Slb04Sempre em 01 de Setembro de 2025, 09:16@Savicevic que achas disto?

Vi algumas coisas, mas do que vi não partilho minimamente do entusiasmo generalizado.

Em primeiro lugar, andar a negociar o Álvarez e acabar com o Lukebakio não faz o menor sentido e, a não ser que ainda chegue mais alguém, continuamos a precisar de um jogador para desmontar blocos baixos, com capacidade para desequilibrar e tomar boas decisões no último terço.

O Lukebakio é um jogador que tem características físicas raras. Alto, com um poder de aceleração e velocidade de ponta muito grandes. Acrescenta uma batida na bola de qualidade (ter sido avançado no início de carreira e na formação ajudará), sendo um jogador que consegue criar o seu próprio remate. Tem também drible curto eficaz. Isso, por si só, deverá ter algum impacto no campeonato português.

Agora, estas características têm um contexto comum para sobressairem: o Lukebakio precisa de espaço. As melhores qualidades dele vêm ao de cima quando tem campo para correr ou quando a ajuda não está muito próxima. Não quer dizer que num momento ou noutro não consiga safar em espaços curtos, mas a regra é que precisa de espaço para disparar.

Tem muitas dificuldades a jogar sob pressão de costas para a baliza, o primeiro toque é errático. Perde bastantes bolas assim, porque só se sente confortável a ver o jogo de frente. Isso provavelmente explica que tenha acabado a jogar na ala e a receber mais aberto, precisamente porque lhe falta qualidade para jogar em zonas congestionadas do campo. A tomada de decisão não é boa e exagera nas ações individuais - aqui dou algumas de barato devido ao contexto, mas ainda assim fiquei com essa noção - e muitas vezes erra depois de criar o desequilíbrio. Não é jogador de último passe nem de ligar.

Não vem, na minha opinião, resolver problemas no ataque posicional. É um jogador para ser lançado em transição e para fazer estragos em campo aberto. Mas nós também damos bola ao adversário a jogar em casa do Alverca, por isso pensando bem se calhar vai ser útil em quase todos os jogos.

É o substituto do Akturkoglu, com mais qualidade e menos compromisso defensivo.

É assim que eu vejo.

PS: um abraço!

GiiB_10

Citação de: ruio1999 em 01 de Setembro de 2025, 09:24
Citação de: GiiB_10 em 01 de Setembro de 2025, 09:20
Citação de: ruio1999 em 01 de Setembro de 2025, 09:13
Citação de: paulocc22 em 01 de Setembro de 2025, 08:45
Citação de: RedWinner em 01 de Setembro de 2025, 08:39Não conheço.
Ainda nem chegou e já há estas críticas todas.
 :estrelas:
Normal um jogador de 28 anos com péssimos números num clube como o Sevilla. E vídeos de YouTube é 3 repetições por golo para parecer bom, para ver s enganam alguém e não é que conseguiram. A isso metem uns 10 vieiristas no fórum deles a dizer maravilhas do jogador para enganarem tolos
O Júlio de Matos está sempre a aceitar novas admissões.

O gajo é bem adorado pelos adeptos do Sevilla e todos dizem que é o melhor jogador deles, mas o Paulo do chapéu de papel de alumínio é que sabe.

O Sánchez Pizjuán deve estar cheio de Vieiristas.
O facto de ser o melhor jogador do Sevilha (facto a confirmar), não diz grande coisa.

O Sevilha por 1 ponto, que não desceu o ano passado!
O plantel do Sevilha é miserável.
A La Liga continua a ser um campeonato mais competitivo que o Tugão, o Valência também anda uma miséria e o Enzo foi o melhor deles.

A valia e a época do Sevilla não tem impacto na valia do jogador.
Tudo o que disseste, não invalida que o facto de ser o melhor jogador do Sevilha, não tenha na realidade muita importância. Tendo em conta que são uma equipa miserável.

O Tomané era o melhor jogador do Tondela. Who cares?!

Pedraços

em termos de caracteristicas era o que precisavamos , possante, rápido tem 1x1 agora em termos financeiros é uma jogada arriscada.

É chegar aos quartos para ficarem quase todos pagos

Ginkgo

É um Suazo?

Dá jeito na Europa mas no tugão não serve para nada.

sergio19azb

Jogador para fazer a diferença com espaço e em campo aberto.
Para bloco baixo não é o mais apropriado.

O Neres nesse aspecto era muito muito superior, saía muito bem da cabine telefónica, tinha muito mais definição de passe.

rsd

Tem uma coisa boa: vai ajudar na champions. Mas pessoalmente ia ao alvarez na mesma.

raymanzarek

É o Dembelé lá do sítio ou é impressão minha?

menta

25ME vai custar o Antony ao Betis..

Diavolo Rosso

Citação de: raymanzarek em 01 de Setembro de 2025, 09:59É o Dembelé lá do sítio ou é impressão minha?
Para uns é o Dembelé belga, para outros é o Umaro Embaló belga.

nwpt

Citação de: Lopes1986 em 01 de Setembro de 2025, 09:56
Citação de: djac em 01 de Setembro de 2025, 09:48A minha questão é: porque é que o Sevilha aceitou vender o seu melhor extremo no último dia do mercado?
Porque nao pode inscrever jogadores devido ao mau estado das finanças e a La Liga nao é o Tugao onde tudo é permitido aos amigos do sistema.
O Farselona riu-se ;D

JMIGUEL

Estamos entregues a gente sem responsabilidade, andar a contratar jogadores de 28 anos por 20+5M€ é de uma irresponsabilidade gritante.
Ainda por cima não é o jogador que necessitamos.
Temos um lateral direito que gosta de vir para dentro, agora compramos uma ED que também gosta de vir para dentro. Quem vai dar largura ao nosso jogo.