Eleições 2025

J_PN

Citação de: DACOSTA97 em 03 de Setembro de 2025, 14:27O PMAG sabe bem o que está a (tentar) fazer...

https://x.com/vitorspa2/status/1963213576480420036

Isso parece montagem.

Se fosse um post dele em 2020 (ou noutro ano) não aparecia apenas 3/10 mas sim 3/10/YYYY.

rubrafortis

Se parece merda, cheira a merda e sabe a merda, então é mesmo merda.

franciscoafonso

Citação de: ff77 em 03 de Setembro de 2025, 14:26
Citação de: +1benfiquista em 03 de Setembro de 2025, 14:25
Citação de: ff77 em 03 de Setembro de 2025, 14:24
Citação de: cmarg1971 em 03 de Setembro de 2025, 14:17Há números reais dos votantes nas ilhas e estrangeiro nas eleições mais concorridas?

É só para ter noção de que percentagem representaram nessa altura.

Não vá alguém se lembrar de transformar cada benfiquista no estrangeiro numa "Casa do Benfica com 50 votos garantidos no grande trabalho desta direção"...
4.583 sócios votaram fora de Portugal continental nas últimas eleições (as mais concorridas de sempre)

E era bom ver quantos estariam a uma distância superior a 100km de uma casa no estrangeiro...
Então fazemos 3 locais de votos em Portugal continental.
Um na Luz, outro no norte e outro no sul. Tudo estará a menos de 100km.

Pá eu sinto muito por benfiquistas no estrangeiro, a sério, mas isto é absurdo. Há três coisas claras para perceber:

1) O voto eletrónico não é fidedigno. Ponto. Se tiverem dúvidas sobre isso digam quais são que a malta está aqui para esclarecer. O facto de "poderem votar" não significa efetivamente que estejam a votar de todo e muito menos a votar naquilo que votaram.

2) Não é possível haver mesas de voto ao lado de casa. Sim, se tivesse de ir votar a Castelo Branco morando em Lisboa era uma merda para mim. A vida acontece e é um "dia queimado". Mas é o que é.

3) Há países que vão obrigatoriamente ficar de fora e, sim, pessoas não vão poder votar no seu local de residência. Por exemplo, nas legislativas há umas cem mesas de votos no estrangeiro. Até em Teerão. E obviamente no caso do Benfica não faz sentido abrir uma mesa de voto em Teerão porque há dois sócios que vão lá votar.

É uma conversa desagradável de se ter e lamento por isso mas se formos escrutinar o estrangeiro dos 10% de votantes (que é o total das eleições de 2021), 7 ou 8% vão estar concentrados num total de 4 ou 5 cidades. Madrid há-de ser um pólo grande, arredores de Bruxelas há-de ser um polo grande, arredores de Paris há-de ser um pólo enorme.

É uma merda não poderem votar? É.
O voto eletrónico dava-vos a possibilidade de votar? Não, dava-vos o descargo de consciência, sem efectiva validação nenhuma.
A direcção devia ter trabalhado atempadamente para o voto por correspondência? Definitivamente.

Noisiv

Citação de: cmarg1971 em 03 de Setembro de 2025, 14:17Há números reais dos votantes nas ilhas e estrangeiro nas eleições mais concorridas?

Não vá alguém se lembrar de transformar cada benfiquista no estrangeiro numa "Casa do Benfica com 50 votos garantidos no grande trabalho desta direção"...
4.583 sócios votaram fora de Portugal continental nas últimas eleições (as mais concorridas de sempre)

E era bom ver quantos estariam a uma distância superior a 100km de uma casa no estrangeiro...

Parece-me óbvio que muito poucos serão os sócios residentes no estrangeiro a 100 km de uma casa. Não há assim tantas casas.

E se a desculpa for essa, e não houver como, que se privem os sócios estrangeiros (como eu) de exercerem o seu direito de voto. Este deve ser físico, ponto final.

ff77

Citação de: Hofstede1904 em 03 de Setembro de 2025, 14:35
Citação de: ff77 em 03 de Setembro de 2025, 14:26

Então fazemos 3 locais de votos em Portugal continental.
Um na Luz, outro no norte e outro no sul. Tudo estará a menos de 100km.

Um sócio de Elvas para votar ou faz mais de 400 km num dia para ir votar a Lisboa ou mais de 600km para ir votar a Faro?

Não faz sentido, é simplesmente fazer com que a malta não vote.
O Benfica não é clube de bairro.

Não percebeste o meu ponto inicial.
o tema dos 3 locais em portugal continental lancei como resposta ao argumento que no estrangeiro deveria ser assim.

Acho que quantos mais sócios poderem votar melhor, desde que sejam cumpridos os estatutos do Benfica.

Sexta-Feira

BENFIKA

Os atuais estatutos só contemplam voto fisico ou voto eletrónico com impressão de voto fisico em urna.

Estas duas modalidades de voto permitem EXATAMENTE o mesmo número de sócios votarem!! É tão simples quanto isso.

No que toca ao voto no estrangeiro, parece-me completamente fazível o voto por correspondência.

Naruto

Se porventura fosse permitido o voto eletronico sem deposito em urna iamos assistir a um fenomemo interessante que era haver mais votantes na madeira e estrangeiro que em portugal continental.

J_PN

Citação de: BENFIKA em 03 de Setembro de 2025, 14:42Os atuais estatutos só contemplam voto fisico ou voto eletrónico com impressão de voto fisico em urna.

Estas duas modalidades de voto permitem EXATAMENTE o mesmo número de sócios votarem!! É tão simples quanto isso.

No que toca ao voto no estrangeiro, parece-me completamente fazível o voto por correspondência.

Só contemplam voto físico. Ponto.

Voto electrónico depositado em urna também foi usado em 2020 com o bonito resultado que sabemos.

Lopes1986

Como votam os socios do Bayern, Barcelona e Real Madrid?

Sexta-Feira

Eu só quero é as urnas controladas e protegidas.
De resto...

Só confio no voto físico.
Contados detalhadamente por gente de confiança.

BENFIKA

Citação de: J_PN em 03 de Setembro de 2025, 14:43
Citação de: BENFIKA em 03 de Setembro de 2025, 14:42Os atuais estatutos só contemplam voto fisico ou voto eletrónico com impressão de voto fisico em urna.

Só contemplam voto físico. Ponto.

Voto electrónico depositado em urna também foi usado em 2020 com o bonito resultado que sabemos.

Também preveem o voto eletrónico com impressão de voto físico para depois colocar na urna, sendo que isto tem que ser aprovado por todas as listas concorrentes

Noisiv

Citação de: Naruto em 03 de Setembro de 2025, 14:43Se porventura fosse permitido o voto eletronico sem deposito em urna iamos assistir a um fenomemo interessante que era haver mais votantes na madeira e estrangeiro que em portugal continental.

Estás a especular. Isso seria demasiado burro, e já tiveste voto electrónico com números concretos nas últimas eleições (estão disponíveis na wikipedia).

aquaris

Penso que JDM e JNL já disseram que se gaste dinheiro para ter mesa de votos onde for necessário!

O problema não é o voto eletrónico com depósito do voto imprimido em urna pelo votante, o problema é que há candidatos que querem ganhar mesmo sem votos dos sócios!

Minerva

Novamente o voto eletrónico?

Os sócios que percebam que quando votam eletronicamente, não conseguem ver o que acontece lá dentro do sistema. Têm de confiar no software, nos servidores e na empresa que gere o processo.

No regulamento publicado, encontra-se a seguinte passagem no artigo 3.º, n.º 5:
"As eleições são, nos termos do presente Regulamento, acompanhadas por uma empresa creditada para o efeito."

E quem contrata e paga à empresa que vai gerir o processo eleitoral onde essa mesma direção é candidata? Como nada dizem, assumo que seja a própria direção do Rui Costa. É como se o árbitro fosse escolhido e pago por quem joga. Mesmo que a fraude não aconteça, só esse facto já levanta dúvidas de imparcialidade.

Não é por acaso que nas eleições nacionais não se usa voto eletrónico, a confiança e a auditoria são mais importantes do que a rapidez ou a comodidade.

Um modelo misto (voto físico + voto por correspondência) para quem está longe garante participação sem sacrificar a transparência.